Há muitos aspectos a considerar em decisões mais complexas, e por isso o exercício se detém em decisões simples e imediatas e portanto não sujeitas a argumentações e ponderações que confundem a observação.
Muitas vezes em assuntos importantes que podem ter efeitos significativos sobre as nossas vidas ou sobre a de outras pessoas, nos rendemos a argumentos e até, às vezes, sobre o que os outros podem pensar de nossa decisão e muitas vezes acabamos não fazendo o que realmente desejávamos. "O que desejávamos" é a decisão em si, o que realmente foi feito depende de outros fatores externos. E também é repleto das palavras "e se...", puramente mentais.
Não propomos exercícios com decisões desse tipo, também porque não é todo dia que acontecem, mas tente se lembrar de um caso desses e veja se não ocorreu algo parecido com o que eu descrevi acima.
Outro caso comum que não chamo de decisão é, por exemplo, quando você marcou um compromisso num determinado local e pensa em detalhes como a que horas sair de casa, que caminho tomar para evitar o trânsito, onde estacionar o carro, que roupa vestir, etc. Nesse caso não se tratam de decisões puras, você apenas está usando seu cérebro como ferramenta para planejar a ida ao compromisso, nada muito diferente de usar, por exemplo o Google Maps para traçar o caminho.
Então vamos nos ater às decisões imediatas nas quais é mais fácil permanecer na experiência direta.
A sua resposta:
não parece muto conclusiva, gostaria que investigasse um pouco mais para responder à pergunta original que é:Eu diria que a maior parte das decisões que deu como exemplo, como quando entro numa sala e fixo um determinado ponto, são demasiado rápidas e a um nível pouco consciente. Aqui o pensamento geralmente surge mais tarde como justificação.
Vou além: existiu esse momento em que decisão aconteceu? Qual foi o momento?Veja se consegue identificar quais foram os exatos momentos em que as escolhas se deram. Descreva como as escolhas acontecem. Existe honestamente um "eu" que escolhe?
Se a fixação do olhar quando entra numa sala é muito rápida para você registrar, tente outras escolhas do dia a dia.
Tenho certeza que você entendeu o sentido do exercício e que vai ter, durante o seu dia, diversas oportunidades para observar como as decisões acontecem.
Aguardo sua resposta.
Abraços e tenha um bom dia.