Truth

scubadiver12

Truth

Postby scubadiver12 » Tue Jul 25, 2023 1:40 pm

LU is focused guiding for seeing there is no real, inherent 'self' - what do you understand by this?
I think it means that the 'me' that I think I am it's just an imagination, a story created in the mind.

What are you looking for at LU?
Truth, no matter what. Abiding non dual awareness, not just glimpses and peak experiencies...
Stop hidding from the things that I'm scared to watch.
Transcend fear and attachments.
Stop seeking and start LIVING!!

What do you expect from a guided conversation?
More clarity and support.
Seeing that the separate self doesn't really exist. Experience from the other that might help in realizing that.
Stop seeking, stop immagining a better future for a unreal self...

What is your experience in terms of spiritual practices, seeking and inquiry?
Meditation: for the last 3 years at least 2 hours a day. 7 day retreat last year.
A lot of reading and watching nondual/spiritual videos (some satsangs via internet).
Some techniques: Spiritual autolysis (from Jed Mckenna), The Work (Byron Katie), Letting go (Lester Levenson), journaling..
A little bit of yoga and breathing techniques...

On a scale from 1 to 10, how willing are you to question any currently held beliefs about 'self?
10

atmajnani

Re: Truth

Postby atmajnani » Tue Jul 25, 2023 2:52 pm

Olá Scubadiver,

A minha alcunha é Atmajnani e serei a tua guia neste questionamento da ilusão do 'Eu'.

Não te vou ensinar nada, apenas vou fazer perguntas pertinentes para observares a tua experiência directa e tirares as tuas conclusões. A experiência direta ou imediata é experienciada com os sentidos - visão, audição, toque, cheiro, sabor e pensamentos (não o seu conteúdo, apenas a observação de pensamentos que surgem e desaparecem).
Não são pedidas respostas conceptuais ou filosóficas que só atrasam o progresso.
Ninguém vai julgar as tuas respostas, este é um auto-questionamento, por isso tenta ser 100% honesto contigo próprio para tirares o máximo de proveito.

Nas tuas respostas iniciais referes a existência de medo, apego e muitas expectativas futuras.

O que receias exatamente? Por outras palavras, o que não queres que aconteça?

A que estás tão apegado?

O que mudará e o que ficará igual quando se tornar claro que não existe o 'Eu' separado?

Quando responderes usa a função 'Quote' (4º botão à esquerda), depois copia e cola a pergunta entre as chavetas do 'Quote' e responde abaixo. Isto facilita a leitura para ambos. As perguntas aparecem a azul. Podes sempre fazer um preview antes de enviar a resposta.

Atenciosamente,
Atmajnani

scubadiver12

Postby scubadiver12 » Wed Jul 26, 2023 5:07 pm

Olá!
O que receias exatamente? Por outras palavras, o que não queres que aconteça?
- Medo de escassez financeira ;
- Medo de perder o corpo musculado;
- Medo em largar a busca, e ao mesmo tempo medo de me imaginar na busca daqui a 20 anos (definição de fracasso para mim);
- Medo de não ser sexualmente ativo;
- Algum receio com as opiniões dos outros (sobre a busca espiritual e escolhas de vida)...

A que estás tão apegado?
- Estou apegado à identidade de ser um buscador espiritual (e com isso existe apego às práticas como a meditação e certos objetos, tipo livros 'espirituais'...).
- Estou apegado ao corpo e à necessidade de ter uma determinada imagem estética (corpo musculado).
- Estou apegado à imagem de 'ter de ser uma pessoa sexualmente ativa o tempo todo', caso contrário existe sofrimento e comparação com os outros.

O que mudará e o que ficará igual quando se tornar claro que não existe o 'Eu' separado?
Penso que os apegos/medos irão desaparecer, ou pelo menos diminuir bastante (e com isso desaparecem alguns comportamentos).
Existirá maior confiança na Vida.
Os mecanismos de escape vão diminuir de intensidade e importância.

De resto penso que as circunstâncias de vida vão continuar semelhantes, não imagino uma revolução...

Obrigado!

atmajnani

Postby atmajnani » Thu Jul 27, 2023 2:36 pm

Olá Scubadiver,
Medo de escassez financeira, de perder o corpo musculado, em largar a busca, e ao mesmo tempo medo de me imaginar na busca daqui a 20 anos; não ser sexualmente ativo; receio com as opiniões dos outros
Todos temos medos de diferentes tipos. Por exemplo, o medo de morrer protege-nos de correr certos riscos que põem a nossa vida em perigo. Pode-se dizer que este medo cumpre uma utilidade em certa medida. Mas se for demasiado intenso já se torna um impedimento a viver a vida em pleno!

Mas o que é o MEDO afinal? É uma contração no corpo acompanhada de pensamentos que compõem uma narrativa de um futuro hipotético indesejável, que intensifica a contração inicial no corpo e causa sofrimento psicológico. A narrativa mental tem o poder de controlar o futuro ou mesmo o momento presente? Vais VER que não, apenas cria resistência ao fluxo natural da vida. Repara como os medos que descreves acima criaram uma identidade 'fictícia' do Scubadiver que só gera sofrimento psicológico.

Primeiro, peço que faças o exercício tantas vezes quanto possível de observar onde sentes contração no corpo quando experiencias esses medos (pode acontecer em diferentes partes do corpo em diferentes momentos). Quando identificares as sensações no corpo que gera, 'desliga' da narrativa mental e foca-te apenas nas sensações até estas se 'dissolverem'. Tudo é impermanente na vida, sensações e pensamentos!
Penso que os apegos/medos irão desaparecer, ou pelo menos diminuir bastante e com isso desaparecem alguns comportamentos.
Estás no caminho certo. Os comportamentos ajustam-se naturalmente aos insights/realizações que vais tendo na vida. Não há necessidade de rejeitar ou forçar nada ou criar expectativas irrealistas. Tudo na VIDA está em constante mudança.

Para começares a treinar a observação da EXPERIÊNCIA DIRETA, lê este texto:

'Existe uma grande diferença entre SABER que não há nada para desistir e VER que não há nada para desistir.'
Aqui está um exemplo para ilustrar a diferença.

Se eu perguntar qual a cor das meias que estás a usar agora, tens duas maneiras de responder:

• Podes pensar sobre isso, no que vestiste esta manhã e tentar lembrar-te das meias que calçaste, e provavelmente podes me dizer de que cor ACHAS que elas são.

• Alternativamente, podes dar uma olhada rápida nas tuas meias e me dizer de que cor elas REALMENTE são!

Espero que concordes que só podes ter 100% de certeza olhando.

Para o propósito do nosso diálogo, será muito importante que fique clara esta diferença. SABER é relativo a CONHECIMENTO que está na mente e não estamos interessados nisso. Estamos apenas interessados em OLHAR e ver o que realmente está acontecendo na tua EXPERIÊNCIA DIRETA momento a momento.

Por favor, diz-me se ficou clara esta diferença ou se gostarias de mais esclarecimentos.

Abraço,
Atmajnani

scubadiver12

Postby scubadiver12 » Fri Jul 28, 2023 7:48 pm

Olá!

Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Primeiro, peço que faças o exercício tantas vezes quanto possível de observar onde sentes contração no corpo quando experiencias esses medos (pode acontecer em diferentes partes do corpo em diferentes momentos). Quando identificares as sensações no corpo que gera, 'desliga' da narrativa mental e foca-te apenas nas sensações até estas se 'dissolverem'. Tudo é impermanente na vida, sensações e pensamentos!
Neste exercício, se eu estiver num encontro social/trabalho etc e acontecer alguma situação que ative um medo, e as sensações forem muito intensas, o que me sugere? Permanecer ou tentar encontrar um local mais isolado e ficar lá por algum tempo até as sensações se dissolverem?

Obrigado

atmajnani

Postby atmajnani » Fri Jul 28, 2023 10:36 pm

Olá Scubadiver,
Neste exercício, se eu estiver num encontro social/trabalho etc e acontecer alguma situação que ative um medo, e as sensações forem muito intensas, o que me sugere? Permanecer ou tentar encontrar um local mais isolado e ficar lá por algum tempo até as sensações se dissolverem?
É difícil prestar atenção aos outos quando estamos com sensações intensas no corpo, e o mais provável é que fiques mais reativo nesses momentos. Se possível é melhor ficar sozinho e observar essas sensações intensas sem reagir, até desaparecerem ou diminuirem significativamente, desligando dos pensamentos que o acompanham. Assim o corpo consegue processar esse medo ou trauma (libertação somática). Se estiveres em casa podes ainda ouvir um banho de som de taças tibetanas, gongos ou sons binaural (theta healing) enquanto observas as sensações. O Youtube está cheio desses videos - geralmente o medo é associado à frequência do chakra da raiz. Mas o 3º chakra também pode ter influência nos medos relacionados com a tua identidade social. E os sons binaural de frequência theta potenciam a cura psicológica e somática.

Vamos fazer alguns exercícios para treinar a observação da experiência direta.
Dá uma olhada nesta maçã clickando no link.

https://urbanfarmipiranga.com.br/produt ... 0g-a-700g/

Ao olhar para uma maçã, há cor, um pensamento dizendo 'maçã', e talvez um pensamento dizendo: "Estou olhando para uma maçã".
O que se sabe com certeza? A cor é conhecida e os pensamentos são conhecidos.
E quanto ao conteúdo dos pensamentos, o que eles descrevem?
A experiência real não se refere a pensamentos SOBRE algo... porque isso é apenas mais pensamento.
A experiência real é cor, som, pensamento, cheiro, sabor, sensação.
Existe realmente uma 'maçã' aqui, ou apenas uma cor e um pensamento SOBRE 'maçã'?
A ‘maçã’ pode ser encontrada na experiência real?

Embora esses pensamentos sejam conhecidos, o que eles falam não pode ser encontrado na experiência direta.
Isso é o que significa ‘olhar na experiência direta’. O que você sabe com certeza, e está sempre aqui.

Sabor rotulado como 'maçã' é conhecido.
A cor rotulada como 'maçã' é conhecida.
A sensação rotulada como 'maçã' é conhecida (quando a maçã é tocada).
Cheiro rotulado como 'maçã' é conhecido.
Pensamento sobre uma ‘maçã’ é conhecido.
No entanto, a experiência da maçã é realmente conhecida?

Abraço,
Atmajnani

scubadiver12

Postby scubadiver12 » Sat Jul 29, 2023 9:42 pm

Olá de novo
No entanto, a experiência da maçã é realmente conhecida?
Vamos ver se entendi bem: a palavra "maçã" é apenas um rótulo que serve para facilitar a comunicação dos seres humanos (neste caso, das pessoas que falam português apenas, noutras línguas o rótulo é diferente). No entanto, na experiência real/direta não existe nenhuma maçã. O que existem são cores, texturas, cheiros, sensações e pensamentos.

É a isso que se refere ou não?

Obrigado

atmajnani

Postby atmajnani » Sat Jul 29, 2023 11:26 pm

Olá,

Sim, o nosso pensamento pode descrever a maçã com todo o tipo de rótulos/classificações referentes à cor, sabor, cheiro, toque, mas isso não é a experiência direta dos 5 sentidos ao comer a maçã.

Aqui está um exercício para observar a natureza dos pensamentos. Sente-se em silêncio por cerca de 30 minutos e observe os pensamentos que surgem. Apenas deixe-os aparecer como eles aparecem. Tente o seu melhor para ignorar COMPLETAMENTE o que eles estsão dizendo e observe como eles aparecem sem que você faça nada.

De onde eles estão vindo e para onde vão?
Você fez alguma coisa para fazer um pensamento ou pensamentos específicos aparecerem?
Você poderia ter feito alguma coisa para fazer um pensamento diferente aparecer naquele exato momento?
Você pode prever seu próximo pensamento?
Você pode escolher o tipo de pensamentos para ter apenas pensamentos agradáveis?
Você pode escolher não ter pensamentos dolorosos, negativos ou de medo?
Você pode escolher qualquer tipo de pensamento?
É possível impedir que um pensamento apareça?

Parece que o pensamento tem uma aparência ordenada e lógica, mas olhe com cuidado e tente perceber se há uma sequência organizada? Ou isso é apenas outro pensamento que diz 'estes pensamentos estão em sequência' ou 'eles ligam o conteúdo do pensamento anterior', ou que 'um pensamento segue outro pensamento’?

Abraço,
Atmajnani

atmajnani

Postby atmajnani » Wed Aug 02, 2023 4:44 pm

Olá Scubadiver,

Estás a sentir resistência a estas questões?
É fundamental compreender a natureza dos pensamentos para o despertar espiritual. A mente pode oferecer resistência no início, mas se te esforçares por VER a realidade como ela é vais conseguir uma transformação profunda.
Queres que faça um exercício mais curto?

Fico a aguardar uma resposta.

Abraço,
Atmajnani

scubadiver12

Postby scubadiver12 » Wed Aug 02, 2023 5:26 pm

Olá.

Sim, dividir esse exercício em 2 ou 3 (ou outro exercício também é bem vindo), uma vez que são bastantes perguntas para lembrar.

Esse exercício é para fazer com que frequência? E durante quanto tempo? Até "obter as respostas"?

Obrigado

atmajnani

Postby atmajnani » Fri Aug 04, 2023 6:38 pm

Olá Scubadiver,

É importante manter uma correspondência diária ou quase diária para ser eficaz na desconstrução das crenças mentais acumuladas ao longo de uma vida. Tu é que vais partilhando comigo quando tiveres um momento ah-ah que muda a tua perspectiva da vida ou de quem és realmente. Tudo o que vamos fazer neste diálogo é clarificar a distinção entre a experiência direta, aqui e agora, e as construções mentais feitas de pensamentos.

O exercício que enviei antes pode ser feito em 15 min ou mesmo 10 min. São várias as perguntas, mas as respostas são um simples sim ou não baseado na observação direta. Não tens que 'lembrar' nada porque deves responder apenas com base na observação imediata e direta. Fico a aguardar as repostas.

Abraço,
Atmajnani

atmajnani

Postby atmajnani » Tue Aug 08, 2023 10:12 pm

Olá Scubadiver,

É muito importante investigar a natureza dos pensamentos para distinguir o que é real do imaginado.
Sinto que há muita resistência da tua parte a avançar nessa direcção.
Que sensações este tipo de inquérito desperta? Como posso ajuadar?

Abraço,
Atmajnani

scubadiver12

Postby scubadiver12 » Wed Aug 16, 2023 10:00 am

Olá!!

Agora sim, depois de uns problemas pendentes estarem resolvidos, já consigo dedicar mais tempo ao fórum e vir aqui com maior regularidade.

Bem, a minha maior dificuldade não são os exercícios, é sentir emoções e sensações desconfortáveis. Por vezes consigo desligar da história mental que aparece junto com as sensações, outras vezes não. De momento penso ser o meu ponto fraco...

atmajnani

Postby atmajnani » Wed Aug 16, 2023 11:08 am

Olá Scubadiver,

Que bom que voltaste, pensei que tinhas desistido!
Os exercícios que proponho no nosso diálogo ajudam a perceber essa ligação dos pensamentos às emoções e a 'criar espaço' entre pensamentos. Aliás, todo o processo consiste em VER a natureza dos pensamentos e distinguir a realidade do imaginado. É um processo gradual, mas ao dedicares uns minutos por dia a refletir nestes exercícios pode acontecer um 'click' na tua mente que muda a tua relação com os pensamentos e emoções de vez.

Depois do meu despertar inicial e da 'lua-de-mel' que experienciei por 5 meses, veio a segunda fase de muita reatividade e tive que encarar os meus traumas passados e fazer libertação emocional de muita coisa (shadow work). É uma fase muito desconfortável que acalmou no último mês e recorri a técnicas terapêuticas de libertação de traumas do corpo físico (micro-kinesoterapia, tb conhecida por microfisioterapia) e dessensitização a memórias traumáticas com EMDR e Brainspotting (técnicas de psicoterapia). Custam dinheiro, mas felizmente posso pagá-las e tirei benefício delas. O TRE é outro exercício de libertação física de stress/trauma que pode ser feito em casa seguindo um video tutorial no YouTube. Eu fi-lo umas vezes.

Voltando aos exercícios, apresento aqui um parecido ao da maçã para perceber a diferença entre fantasia e realidade:

Feche os olhos e imagine uma laranja ou outra fruta. Imagine-a pousada numa mesa em frente a você.
Tem poros finos ou grossos, talvez tenha uma parte pisada?
Em seguida, pegue na laranja. Sinta o peso. Cheire, cheira bem?
Pegue uma faca e descasque a laranja. Sinta o suco levemente pegajoso escorrendo por seus dedos.
Coma um pedaço. A laranja é doce ou azeda? Suculenta ou seca?

ABRA SEUS OLHOS
Onde está a laranja? Escreva sua resposta.

Abraço,
Atmajnani

scubadiver12

Postby scubadiver12 » Wed Aug 16, 2023 7:11 pm

Fico na dúvida se a pergunta tem alguma "rasteira" mas penso que não...
A laranja/fruta não existe, ou no melhor dos casos é apenas um pensamento...
Não sei se consegui perceber bem o que se pretende com o exercício...

Return to “Português”