Tópico para Gerwa

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
Riktam

Re: Tópico para Gerwa

Postby Riktam » Sat May 04, 2013 12:49 am

Gerwa, boa noie.

Como dizemos aqui no Brasil, acho que você "entendeu o espírito da coisa" rs.
Contnue assim, a questionar. Você já conseguiu algum resultado hoje. Muito mais virá.

Vamos prosseguir, e focalizar nossas próximas mensagens no que chamamos de "experiência direta" mas, antes disso vamos investigar juntos parte das suas últimas respostas.
Este «eu» que eu encontro quando pergunto, não tem de facto qualquer característica específica.
Você encontrou um "eu"?
A sensação que tenho é que deve corresponder à experiência da consciência pura...
Isto é sensação mesmo, ou é mais um pensamento?

Agora, a experiência direta...
Este exercício você pode fazer amanhã ao longo do dia, e quando estiver certo do que sentiu, descreva em sua resposta.
Quando observava algumas emoções mais fortes perguntei-me: mas quem é este «eu» a que se refere esta emoção? quem é este «eu» que está triste ou pensativo? quem é este «eu» que sente estas emoções ?
Emoções são sensações DO CORPO, e quase sempre acontecem na região abdominal, podendo às vezes acontecer na região peitoral.
Quando as emoções são sentidas, vêm os pensamentos e as rotulam (identificam) com nomes tais como "raiva", "tristeza", "desapontamento", "alegria", "prazer", "inveja", etc. Aí termina a experiência direta.
Depois vêm os julgamentos - emoção "boa" ou "ruim", relacionados ao quanto tentamos amplificar ou bloquear a sensação.
Consegue ver isso em você?

Então ao exercício:

Ao longo do próximo dia, várias emoções desses tipos vão ocorrer. O que você deve fazer é tentar sentir as emoções apenas no corpo - às vezes um calor, às vezes uma palpitação, às vezes contração - SEM atribuir a elas qualquer nome ou julgamento (nem mesmo calor, palpitação, contração), e sem reprimi-las, como se elas fossem simplesmente parte da sua experiência.

Depois me conte.

Abraços.
==================================
Riktam
https://www.facebook.com/LibertacaoDesencadeada

Gerwa

Postby Gerwa » Sat May 04, 2013 5:08 pm

Este «eu» que eu encontro quando pergunto, não tem de facto qualquer característica específica.
Você encontrou um "eu"?
Não propriamente, simplesmente me identifiquei com aquela sensação de aceitação e relaxamento, algo mais básico e que parece existir num plano subtil, sempre presente.
A sensação que tenho é que deve corresponder à experiência da consciência pura...
Isto é sensação mesmo, ou é mais um pensamento?
Geralmente a sensação parece existir só por si, sem qualquer pensamento. Mas depois surgem os pensamentos, e depois novamente a sensção.
Uma boa analogia é a do sol que brilha intermitentemente ao passar entre as nuvens.

Quando observava algumas emoções mais fortes perguntei-me: mas quem é este «eu» a que se refere esta emoção? quem é este «eu» que está triste ou pensativo? quem é este «eu» que sente estas emoções ?
Emoções são sensações DO CORPO, e quase sempre acontecem na região abdominal, podendo às vezes acontecer na região peitoral.
Quando as emoções são sentidas, vêm os pensamentos e as rotulam (identificam) com nomes tais como "raiva", "tristeza", "desapontamento", "alegria", "prazer", "inveja", etc. Aí termina a experiência direta.
Depois vêm os julgamentos - emoção "boa" ou "ruim", relacionados ao quanto tentamos amplificar ou bloquear a sensação.
Consegue ver isso em você?
Sim, consigo ver isso e consigo ver que a vontade de controlar a experiência reforça a ideia de que existe um «eu» separado que precisa de controlar alguma coisa, o que penso que tenho feito ao longo de toda a minha vida, um verdadeiro « control freak » :)
Então ao exercício:

Ao longo do próximo dia, várias emoções desses tipos vão ocorrer. O que você deve fazer é tentar sentir as emoções apenas no corpo - às vezes um calor, às vezes uma palpitação, às vezes contração - SEM atribuir a elas qualquer nome ou julgamento (nem mesmo calor, palpitação, contração), e sem reprimi-las, como se elas fossem simplesmente parte da sua experiência.

Depois me conte.
Ok Riktam, sinto-me motivado para isso.

Até logo. Abraço

Obrigado

Riktam

Postby Riktam » Sun May 05, 2013 10:49 pm

Olá Gerwa,

Como está indo com a observação das emoções?

Abraços.
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Mon May 06, 2013 12:12 am

Riktam,

Peço desculpa por nao estar a actualizar tao frequentemente, por razoes academicas.

Mas tenho praticado. Consigo discernir o momento em que começa a vontade de controlar a emoção, nesse momento tento analizar quem é que está a sentir essa emoção e consigo ganhar um pouco de espaço, libertando assim a vontade de controlar. Ainda me é dificil concentrar apenas na experiencia, ainda há uma parte consideravel de julgamento, e por isso ainda tenho necessidade de analise, de revelar a ilusao. Acho que quando isso diminutir é um bom sinal.

Riktam

Postby Riktam » Mon May 06, 2013 1:35 am

Gerwa,

OK. Não tente controlar, nem julgar nada.
Não existe experiência ruim, nem experiência boa.
Qualquer julgamento desse tipo não passa de pensamento.
Existe apenas experiência pura, e mais nada.

Estou aguardando um relato seu, quando estiver pronto para isso, para prosseguir com a abordagem da experiência direta.

Quando estiver sem tempo de escrever como hoje, passe uma mensagem simples, apenas para não perdermos o contato.

Abraços.
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Mon May 06, 2013 1:50 pm

Estou aguardando um relato seu, quando estiver pronto para isso, para prosseguir com a abordagem da experiência direta.
Riktam,

Só para clarificar: é para continuar com esta experiência anterior e dizer quando me sentir preparado para avançar ?

Abraço

Riktam

Postby Riktam » Mon May 06, 2013 6:09 pm

Gerwa, boa tarde.

Até o momento você relatou o seguinte:
Consigo discernir o momento em que começa a vontade de controlar a emoção, nesse momento tento analizar quem é que está a sentir essa emoção e consigo ganhar um pouco de espaço, libertando assim a vontade de controlar. Ainda me é dificil concentrar apenas na experiencia, ainda há uma parte consideravel de julgamento, e por isso ainda tenho necessidade de analise, de revelar a ilusao. Acho que quando isso diminutir é um bom sinal.
Você já quer prosseguir, ou acha que ainda pode tirar algo mais desta experiência?

Descreva um pouco mais, porém do ponto de vista do que sente. Você percebe alguma mudança de perspectiva quando observa as emoções como simples sensações acontecendo no corpo, sem julgamentos, sem tomar como pessoal?

Abraços
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Mon May 06, 2013 7:22 pm

Riktam,

acho que posso tirar ainda mais desta experiência, mas penso que podemos prosseguir. quando observo as emoções e tento perceber que não existe uma entidade nelas e tento apenas sentir a sua energia, posso dizer que a minha perspectiva sofre algumas mudanças, tal como relatei há uns dias quando questionei « quem é que está a sentir isto». de repente, consegui observar as sensações de uma forma muito mais objectiva, sem um eu associado, e como que entrei num estado de consciencia diferente. geralmente quando isto sucede a minha auto-consciencia parece evaporar-se.

sinto-me motivado para procurar e observar directamente as emoções e observar a sua energia e natureza, de um ponto de vista de experiencia directa e análise.

posso dizer que estas experiencia se têm reproduzido nos ultimos dias, embora de uma forma intermitente e gradual, daí eu pensar que ainda posso tirar algo mais. uma coisa que tem também sido óbvia é que o meu corpo tem reagido com muito menos ansiedade a alguns acontecimentos. não tenho notado momentos de irritação com coisas que antes provocavam, e sim nesses momentos consigo ter uma perspectiva diferente.

penso que nos ultimos dias tive vários momentos que me puderiam ter despertado emoções mais fortes, mas isso não sucedeu. contudo penso que ainda não passei por todos o tipo de testes. não quero com isto dizer que estou à espera de não sentir ansiedade, ou que rejeito esta experiencia.

Riktam

Postby Riktam » Tue May 07, 2013 3:13 am

Gerwa, boa noite.

Uma observação:
quando observo as emoções e tento perceber que não existe uma entidade nelas
Você não tem que "tentar" chegar a uma determinada percepção ou conclusão. Apenas registre o que sente no momento, o que quer que seja.
uma coisa que tem também sido óbvia é que o meu corpo tem reagido com muito menos ansiedade a alguns acontecimentos. não tenho notado momentos de irritação com coisas que antes provocavam, e sim nesses momentos consigo ter uma perspectiva diferente.
Muito bom. Você pode usar essa observação em seu dia a dia.
Continue praticando e, independentemente de estarmos em outro exercício, volte ao assunto toda vez que tiver uma nova sensação/ percepção.

Vamos prosseguir abordando outro aspecto da experiência direta: os sentidos.

Quando sair amanhã, procure passar por uma praça ou jardim e fixe o seu olhar aleatoriamente em qualquer ponto que chamar sua atenção.
Perceba que acontece a percepção do objeto e alguns milissegundos depois a rotulagem (por exemplo, flor - árvore - passarinho) e muitas vezes um julgamento (bonito - feio - pequeno - estranho).
Perceba que há um intervalo de tempo, mesmo que mínimo, entre a percepçao e a intelectualização.
Repita isso diversas vezes e tente aumentar cada vez mais esse intervalo de tempo.

OBS: não é recomendável fazer o exercício em sua própria casa ou em um lugar muito conhecido no qual você já pode saber de antemão o que vai ver quando dirige o olhar em alguma direção. A intelectualização pode acontecer antes mesmo da percepção do objeto.

Depois tente o mesmo com sons, cheiros e sensações na pele.
Quando for fazer sua refeição, o mesmo com o paladar.

Me escreva ao final do dia para dizer como sentiu a experiência. Peço que registre o que aconteceu e como você se sentiu. Há alguma diferença de qualidade quando permanecemos na experiência direta?

Abraços.
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Tue May 07, 2013 1:33 pm

Riktam

ok, acho interessante esse exercício. contudo, hoje não é previsível que saia de casa. posso tentar fazê-lo com a vista que tenho da minha casa, com os arredores da minha habitação.

tenho continuado a questionar-me e mesmo que não consiga traduzir tudo por palavras, as modificações fisiológicas são marcadas. é bastante óbvia uma maior resistência a ansiedade, e a minha atenção dirige-se mais para os outros. a minha compaixão natural tem estado bastante ativa.

a experiencia em si é de facto dificil de por em palavras, mas sem duvida que a sensação que predomina é a de uma maior sensação de liberdade, de espaço, de tempo para pensar e sentir antes de entrar em piloto automático ou reagir com impulsividade. posso dizer que muitas expectativas em relação a todo este processo têm sido realizadas, embora não tenha expectativas irrealistas de que todos os problemas se solucionem.

espero continuar a progredir, ao final do dia farei um resumo do exercício

Obrigado por todo o apoio até agora

Riktam

Postby Riktam » Tue May 07, 2013 2:10 pm

Gerwa,

OK.

um lembrete...
é bastante óbvia uma maior resistência a ansiedade
Lembre-se que a ansiedade também faz parte da experiência, e também pode ser observada como (mais) uma sensação do corpo.

Abraços.
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Tue May 07, 2013 7:18 pm

Lembre-se que a ansiedade também faz parte da experiência, e também pode ser observada como (mais) uma sensação do corpo.
Sim, eu lembro-me disso :) espero não criar falsas expectativas com todo este processo

Em relação ao exercício que me pediu, acho que prefiro colocar amanhã algum resultado, uma vez que passei boa parte do dia a descansar da ultima noitada académica, e ainda me sinto um pouco cansado.
provavelmente já ouviu falar em Coimbra :) e na Queima das Fitas !

Penso que amanhã terei melhores oportunidades para praticar

Abraço

Riktam

Postby Riktam » Tue May 07, 2013 8:29 pm

Gerwa,

Não tinha ouvido falar não, mas pesquisei e parece bem divertido. Aproveite, e quando tiver descansado retomamos.

Abraços,
Riktam

Gerwa

Postby Gerwa » Wed May 08, 2013 5:31 pm

Riktam,

dentre de poucas horas, vou sair novamente de casa e jantar com amigos. vou tentar aproveitar os momentos mais calmos para realizar o exercício. Quando voltar, ou mais provavelmente na manhã seguinte se já for muito tarde, farei um resumo do exercício proposto.

Abraço

Riktam

Postby Riktam » Wed May 08, 2013 6:43 pm

OK, Gerwa,

Boa noite.
Riktam

Return to “Other Languages”