Como dizemos aqui no Brasil, acho que você "entendeu o espírito da coisa" rs.
Contnue assim, a questionar. Você já conseguiu algum resultado hoje. Muito mais virá.
Vamos prosseguir, e focalizar nossas próximas mensagens no que chamamos de "experiência direta" mas, antes disso vamos investigar juntos parte das suas últimas respostas.
Você encontrou um "eu"?Este «eu» que eu encontro quando pergunto, não tem de facto qualquer característica específica.
Isto é sensação mesmo, ou é mais um pensamento?A sensação que tenho é que deve corresponder à experiência da consciência pura...
Agora, a experiência direta...
Este exercício você pode fazer amanhã ao longo do dia, e quando estiver certo do que sentiu, descreva em sua resposta.
Emoções são sensações DO CORPO, e quase sempre acontecem na região abdominal, podendo às vezes acontecer na região peitoral.Quando observava algumas emoções mais fortes perguntei-me: mas quem é este «eu» a que se refere esta emoção? quem é este «eu» que está triste ou pensativo? quem é este «eu» que sente estas emoções ?
Quando as emoções são sentidas, vêm os pensamentos e as rotulam (identificam) com nomes tais como "raiva", "tristeza", "desapontamento", "alegria", "prazer", "inveja", etc. Aí termina a experiência direta.
Depois vêm os julgamentos - emoção "boa" ou "ruim", relacionados ao quanto tentamos amplificar ou bloquear a sensação.
Consegue ver isso em você?
Então ao exercício:
Ao longo do próximo dia, várias emoções desses tipos vão ocorrer. O que você deve fazer é tentar sentir as emoções apenas no corpo - às vezes um calor, às vezes uma palpitação, às vezes contração - SEM atribuir a elas qualquer nome ou julgamento (nem mesmo calor, palpitação, contração), e sem reprimi-las, como se elas fossem simplesmente parte da sua experiência.
Depois me conte.
Abraços.