Seeking for oneness

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
Franchi

Seeking for oneness

Postby Franchi » Mon Oct 21, 2024 10:58 pm

LU is focused guiding for seeing there is no real, inherent 'self' - what do you understand by this?
I guess we are trapped in patterns that we created among our lives. And I really want to be free of that feeling by myself that illusionary character of the self as an individual.

What are you looking for at LU?
Some kind of pointer that I still have not found. I am trying to live by my beliefs but I am not suceeding on that. I am looking for some kind of understanding or explanation that can help me to clear my lack of clarity.

What do you expect from a guided conversation?
Nothing beyond share my process with people that thinks the same. I am seeking alone for a long time. I cannot talk with my wife neither with my family because everyone beliefs that it is a great insanity think in oneness.

What is your experience in terms of spiritual practices, seeking and inquiry?
I have been studying religions and philosophy for more than 10 years. I found myself in non duality studies. I like Advaita Vedanta and his representants. I also medidate daily for more than 3 years. Almost all of the time meditating about self inquiry.

On a scale from 1 to 10, how willing are you to question any currently held beliefs about 'self? 10

Maylson

Re: Seeking for oneness

Postby Maylson » Tue Oct 22, 2024 2:48 pm

Bom dia, tudo bem?

Sou May, e posso ser o seu guia!
Qual o seu nome? Como quer ser chamado?
I guess we are trapped in patterns that we created among our lives. And I really want to be free of that feeling by myself that illusionary character of the self as an individual
.

Quem é esse 'Eu' que quer se libertar?

Abraços,
May.

May.
May.

"The moment I am aware that I am aware I am not aware. Awareness means the observer is not"
― Jiddu Krishnamurti

Franchi

Postby Franchi » Tue Oct 22, 2024 8:42 pm

Olá, May !!! Agradeço pela sua atenção e ajuda !!!
Sou o Franchi.
De acordo com as orientações, adquiri o livro Liberation Unleashed para o meu kindle.
E por curiosidade, também baixei o primeiro livro da trilogia de Jed Mckenna, inclusive encontrei-o em português, também para o Kindle.
Há mais de 10 anos venho trilhando esta busca pela verdade através de estudos e experiências e, desde que encontrei o Advaita Vedanta e demais filosofias do não dualismo, senti que encontrei o rumo que queria.
No entanto, ainda estou buscando esta compreensão que leva a "liberação" ou como você quiser nominar.
Sei que a dificuldade reside no fato de o "meu" ego estar fazendo esta busca, mas ainda não me sinto capaz de conduzir isso de outra maneira.
Por favor, sinta se à vontade de perguntar qualquer coisa que possa te dar mais "pistas" sobre mim e minhas dificuldades.

Franchi

Franchi

Postby Franchi » Wed Oct 23, 2024 2:40 pm

Sempre fui uma pessoa muito mundana no sentido literal da palavra.
Vivia o "mundo" demais, era muito intenso, festeiro, gostava muito de estar entre pessoas, extremamente sociável.
Desde que o mundo começou a adquirir um aspecto ilusório, comecei a me desapegar de tudo e de todos e me tornei mais introspectivo.
Levo minha vida normal no trabalho e com aminha família, mas não faço mais questão de viajar de sair e só tenho ido em eventos que tem mais representatividade para a família.
Os meus sonhos têm me ensinado muito porque passei a analisá-los com mais carinho ... Se tudo o que acontece no sonho é tão real e desperta tantas emoções e sentimentos, com o se de fato estivesse acontecendo, porque a vida não pode ser isso também???
Mas me falta a certeza ...
Antigamente achava que ia ter alguma experiência esclarecedora e marcante, mas com o tempo percebi que isso era uma ilusão e que na verdade falta um estalo, algo que simplesmente me convença de que tudo é isso... That´s it!!!

Maylson

Postby Maylson » Thu Oct 24, 2024 5:13 am

Oi Franchi, boa noite! Tudo bem contigo?

Obrigado por compartilhar sua história.
Sim, tenho algumas perguntas:
Há mais de 10 anos venho trilhando esta busca pela verdade...
Não há uma verdade. ‘ISTO’ é tudo o que sempre foi e sempre será. Há apenas um pensamento SOBRE uma ‘verdade’ e a ideia de que existe um ‘EU’ que pode alcançá-la de alguma forma. É importante distinguir o que é pensamento do que de fato existe na sua experiência direta, no presente momento.

Peço que dedique um tempo e faça esse exercício:

Medite e faça a pergunta:
"O que há aqui que não é um pensamento?"
Se você tiver dúvidas sobre se está fazendo isso corretamente, observe que essas dúvidas são pensamentos e retorne à pergunta.
Se você perceber que há silêncio após a pergunta, note que a percepção do silêncio é um pensamento e volte à pergunta.
Se você ficar frustrado, observe que está acreditando em um pensamento como "isso não está funcionando" ou algo semelhante e retorne à pergunta. Me avise como foi pra você.
Se tudo o que acontece no sonho é tão real e desperta tantas emoções e sentimentos, com o se de fato estivesse acontecendo, porque a vida não pode ser isso também???
Interessante! Se eu te pedir para me contar sobre a sua vida ou para compartilhar um de seus sonhos, imagino que, em ambas as situações, a resposta virá dos seus pensamentos/memórias, e não da sua experiência direta. Então, qual a diferença entre o seu sonho e o que você chama de 'sua vida'?
Sei que a dificuldade reside no fato de o “meu” ego estar fazendo esta busca, mas ainda não me sinto capaz de conduzir isso de outra maneira.
A dificuldade reside na busca por algo que não está Aqui. O que você imagina ser o seu ego?
Antigamente achava que ia ter alguma experiência esclarecedora e marcante, mas com o tempo percebi que isso era uma ilusão e que na verdade falta um estalo, algo que simplesmente me convença de que tudo é isso...
Quem precisa ser convencido?

Abraços,
May
May.

"The moment I am aware that I am aware I am not aware. Awareness means the observer is not"
― Jiddu Krishnamurti

Franchi

Postby Franchi » Thu Oct 24, 2024 7:24 pm

Olá, May!!!
Tenho que confessar que estou empolgado... Embora já tenha lido bastante sobre o não dualismo e esteja acostumado aos exercícios propostos, gostei do jeito direto e claro que você utilizou.

"Não há uma verdade. ‘ISTO’ é tudo o que sempre foi e sempre será. Há apenas um pensamento SOBRE uma ‘verdade’ e a ideia de que existe um ‘EU’ que pode alcançá-la de alguma forma. É importante distinguir o que é pensamento do que de fato existe na sua experiência direta, no presente momento."

Essa é a essência de tudo, e quando estou lendo esta frase, consigo por alguns momentos ficar num estado de tranquilidade e paz, no entanto, logo a seguir os pensamentos habituais retornam.

"O que há aqui que não é um pensamento?"
Não há nada ... Não encontro nada que não seja pensamento..

A diferença do meu sonho e da minha vida é que consigo acordar para o meu sonho e perceber que foi uma ilusão... Ainda não consigo fazer isso em relação à vida...

Para mim, o meu ego é a minha mente, o meu dispositivo carregado com mecanismos de associação lógica, crenças, tendências, experiências de outras existências, que faz com que eu tenha certas características congênitas.

Eu preciso ser convencido de que não há eu ...

Como você encara a sua vida cotidiana tendo essa consciência da unicidade??? Você ainda sente raiva das pessoas quando fazem algo errado... Você dá fluência as suas tendências ou apenas as observa???

Agradeço pela sua disponibilidade e atenção!!!

abraço,

Franchi

Maylson

Postby Maylson » Sat Oct 26, 2024 4:22 am

Oi Franchi, como se sente?

Bom saber que está empolgado! Explore tudo com curiosidade!
Essa é a essência de tudo, e quando estou lendo esta frase, consigo por alguns momentos ficar num estado de tranquilidade e paz, no entanto, logo a seguir os pensamentos habituais retornam.
Os pensamentos não serão extinguidos. Mas a forma como os encara pode acabar definindo sua perspectiva de realidade.
Qual a sua relação com os seus pensamentos?
Para mim, o meu ego é a minha mente, o meu dispositivo carregado com mecanismos de associação lógica, crenças, tendências, experiências de outras existências, que faz com que eu tenha certas características congênitas.
Se eu te pedir para me mostrar esse EU que imaginas que existe, o que me mostraria? Consegue localizá-lo? Quero saber onde, na sua experiência direta, está esse Ego, esse ‘EU’, essas historias de outras vidas, crenças e tendências, onde está tudo isso? Como você experiencia esse ego/eu na sua experiência imediata? Dedique um tempo, observe, identifique o que são pensamentos e o que de fato se manifesta na sua experiência imediata e me responda.
Eu preciso ser convencido de que não há eu...
Infelizmente não há como convencê-lo disso, essa “compreensão” por assim dizer, está na sua experiência direta, e não há nada além disto!

May. :)
May.

― Jiddu Krishnamurti

Franchi

Postby Franchi » Tue Oct 29, 2024 6:43 pm

Boa tarde, May!!!
Desculpe pela demora, mas tivemos uma emenda aqui.
Eu entendo que os pensamentos não serão extinguidos, e procuro ter uma relação não muito próxima a eles, como se eles estivessem "no ar" mas não fossem meus.
No entanto, eles ainda me despertam reações emocionais.
Procuro sempre respirar e me focar no momento, olhando onde estou, percebendo cores, texturas, sentindo as sensações daquele exato momento.
Entendo também que todos estes componentes do "eu" que imagino não existem, mas são como uma programação de meu indivíduo, que me conduzem nos meus atos, ações, pensamentos e comportamentos.
Não consigo localizá-los, mas sei que estão me afetando.
É como disse, quando me concentro no momento, esta interferência fica mais fraca.
Acho que os pensamentos de fato não se manifestam, mas me induzem a fazer ou sentir algo.
Por exemplo, quando acontece algo que não é agradável, é muito comum eu ficar remoendo a situação... E mesmo que eu tenha me sentido satisfeito com minha conduta quando deste evento desagradável, fico projetando outros cenários que poderiam ter acontecido, como um exercício cansativo, desgastante ... e infrutífero...
Gostaria muito de ter esta "compreensão", mas o que eu espero é um estalo ou algo que aconteça que me faça sentir no "caminho correto" para esta interpretação do universo. E, realmente, não sei se é assim que funciona.
Você pode me contar sobre o seu processo individual e como foi que você "estabeleceu" esta compreensão??

Franchi

Maylson

Postby Maylson » Fri Nov 01, 2024 4:50 pm

Bom dia, Franchi. Como está se sentindo agora?
Por exemplo, quando acontece algo que não é agradável, é muito comum eu ficar remoendo a situação. E mesmo que eu tenha me sentido satisfeito com minha conduta quando deste evento desagradável, fico projetando outros cenários que poderiam ter acontecido, como um exercício cansativo, desgastante .. e infrutífero..
Sim, quando há essa não aceitação das coisas como elas são, quando há essa resistência, automaticamente inicia-se esse exercício mental e ficamos nesse loop de projeções imaginarias. Os pensamentos são muito ‘sorrateiros’ em reforçar coisas que não são reais, como memórias ou fantasias de um futuro. Tudo que é real está aqui e agora na sua experiência imediata. Indico que sempre que se sentir preso no pensamentos, preste atenção a sua experiência direta para que consiga distinguir o que é real e o que é conteúdo de pensamentos.
Gostaria muito de ter esta “compreensão”, mas o que eu espero é um estalo ou algo que aconteça que me faça sentir no “caminho correto” para esta interpretação do universo. E, realmente, não sei se é assim que funciona.
Esse “estalo” pode acontecer, mas não em um futuro. Quando falo que o futuro é ilusório, não estou usando nenhuma linguagem espiritual ou transcendental, falo no sentido literal. Essa ‘percepção do universo’ a qual se refere só acontece quando você consegue distinguir o que é ilusório e o que é real. A crença de que existe um ‘Eu’ esperando por esse ‘estalo’ só existe como um pensamento.
Preste atenção aos seus pensamentos. As pessoas, normalmente, estão tão absortas neles que não percebem que são apenas isso: pensamentos. Observe seus pensamentos, mas não esqueça que eles são apenas pensamentos. Preste atenção em tudo o que eles dizem. Seus pensamentos são arbitrários e automáticos. O conteúdo deles poderia ser totalmente diferente. As palavras que escrevo não são mais “verdadeiras” ou “corretas” do que os devaneios e teorias que você escreve. A distinção entre imaginação e não-imaginação é apenas um pensamento. A distinção entre caminho correto e caminho-não‐correto também é apenas um pensamento.
Sobre o exercício de observar os pensamentos que sugeri anteriormente, você tem feito? Por mais que esteja familiarizado, gostaria que o fizesse por alguns dias, com ‘dedicação’. Faça-o e me diga como tem sido.

May
May.

― Jiddu Krishnamurti

Maylson

Postby Maylson » Fri Nov 01, 2024 4:54 pm

Faltou essa parte da resposta:
Você pode me contar sobre o seu processo individual e como foi que você “estabeleceu” esta compreensão?
Lembro que, ainda muito jovem, tinha uma curiosidade sobre a origem de tudo, tentando entender qual o objetivo dessa existência. Essa curiosidade, junto com os sofrimentos da vida cotidiana, provavelmente foram gatilhos para intensificar a busca por respostas. Recorri a diversas áreas: filosofia, psicanálise, espiritismo, budismo, xamanismo, não dualidade, Advaita etc. Os conteúdos de não dualidade e Advaita ressoaram bastante em mim, e passei alguns anos comprando muitos livros, assistindo a muitos vídeos e consumindo diversos conteúdos sobre o assunto, me entupindo de histórias.

Lembro que sentia frustração, como se estivesse caminhando em círculos, entendendo muitos conceitos, mas não chegando a uma conclusão. Já compreendia intelectualmente que o “Eu” não existia e tinha tido alguns vislumbres dessa realidade não dual, mas isso permanecia no campo mental. Estava construindo uma narrativa sobre isso com todo o conhecimento acumulado, o que apenas fortalecia a identificação com pensamentos, corpo e sensações.
Esse “clique”, por assim dizer, ocorreu quando deixei de lado todas essas narrativas externas e passei a investigar minha experiência direta, observando a natureza do pensamento e das emoções, questionando se há ou não limites e barreiras entre corpo, consciência e universo. Quando a ilusão desse ‘mecanismo’ cai, e é perceptível que o “Eu” não existe, nunca existiu e jamais existirá, essa “visão não dual” se estabelece de forma muito espontânea. Não há mais um ‘eu’ resistindo à vida e às sensações que chamamos de existência; as sensações passam a ser apenas sensações, sem um ‘sofredor’. Isso não significa não ter mais sensações ou existir de uma maneira ‘vegetativa’; pelo contrário, as sensações se manifestam de forma mais presente, diria mais intensa, porém sem uma narrativa dramática e sem delírios de um personagem.

Mas não existe uma receita de bolo. Há pessoas que nunca passaram por todo esse contexto e possuem uma clareza muito nítida em relação a isso. Por isso, não acredito que a história que acabei de te contar possa, de alguma forma, aproximá-lo do seu objetivo de ter esse ‘estalo’. Enquanto houver esse objetivo, haverá um ‘eu’ fictício à espera. Quantas histórias, livros e narrativas você acha que precisa ouvir para alcançar seu objetivo?
May.

― Jiddu Krishnamurti

Franchi

Postby Franchi » Fri Nov 01, 2024 8:00 pm

Boa tarde !!!
Deixa eu respirar para começar ...
Antes de te responder, gostaria de compartilhar algo com você.
O livro inicial da trilogia do Jed Mckenna (não me interesso sobre a polêmica criada sobre quem era realmente Jed Mckenna) tem me trazido insights fantásticos. O autor foi muito feliz nas colocações e tem realmente me levado a reavaliar alguns pontos, além de me fazer rir...
Todo o meu embasamento(iniciação, vislumbre) para o não dualismo veio, de verdade, dos estudos do Advaita Vedanta. Aqui a minha história se parece muito com a sua trajetória particular, conforme sua narração. Inclusive com muitos caminhos em comum.
Outra coisa que ocorreu, que não sei se foi casual ou se realmente é permitido, foi que outro dia estava checando para ver se você havia me enviado mensagem e entrei no fórum em português e tive acesso a algumas conversações, que de certa forma adiantaram alguns assuntos que possivelmente serão abordados em nossas conversas.
Isso tudo tem feito eu me sentir mais confortável com a compreensão da realidade (não que eu já tenha atingido a mesma) e tenho feito exercícios constantes, imaginando que estou vivendo uma novela, um drama, mas que na verdade sou só um personagem nessa história ...
Lógico, surgem algumas dúvidas em relação ao real objetivo de nossa vida, porque aparentemente não há um, além de vivermos a própria experiência ... Tudo é a experiência, a manifestação ou seja lá que termos podemos mais usar.
Mas aí fica grande dúvida... E o que é Deus afinal ??? A própria experiência ??? Não há então ninguém para quem rezarmos ou pedirmos, já que estamos e somos a própria experiência???

Este trecho escrito por você

"Lembro que sentia frustração, como se estivesse caminhando em círculos, entendendo muitos conceitos, mas não chegando a uma conclusão. Já compreendia intelectualmente que o “Eu” não existia e tinha tido alguns vislumbres dessa realidade não dual, mas isso permanecia no campo mental. Estava construindo uma narrativa sobre isso com todo o conhecimento acumulado, o que apenas fortalecia a identificação com pensamentos, corpo e sensações."

É a minha própria descrição, tal qual se estivesse olhando num espelho psicológico.

Em relação ao exercício proposto por você, tenho feito, mas não com dedicação, porque acredito que a resposta ao exercício seria eu sentir o ser... a consciência... o Eu sou... Mas me sinto forçando a barra e mentindo se disser que estou realmente sentindo... Então, vou tentar me esforçar mais para fazer o exercício de forma dedicada e Espontânea.

Já fiz parte da sociedade teosófica então tenho uma parafernália metafísica de conhecimentos que na verdade só ajudam a causar mais dúvidas, mas aos poucos entendo que existem vários níveis do que entendemos por "realidade" e os planos mais sutis não escapam desta ilusão... São ilusões em camadas, por assim dizer ...

Mas te digo que estou começando a me sentir mais leve deixando tudo isso para trás.
Acho que precisava conversar com alguém que entendesse isso de verdade, para parar de me questionar se poderia estar louco ou perdendo meu tempo com teorias fantásticas.
Mas vejo que estas teorias fantásticas cada vez estão mais próximas de serem sentidas e assimiladas...
É tudo muito estranho porque apenas uma pequena porcentagem da população tem acesso e não refuta este tipo de conhecimento, então acho que estava me sentindo meio insano desenvolvendo tudo isso em minha cabeça, sem poder compartilhar com alguém.

Franchi

Franchi

Postby Franchi » Tue Nov 05, 2024 7:29 pm

Boa tarde, May!
Enquanto não recebo suas orientações, tenho me dedicado mais àquele exercício que você recomendou, principalmente durante minhas meditações diárias.
Acredito que ainda não estou tendo a sensibilidade necessária, pois toda vez que começo a procurar este "algo" além dos pensamentos, parece que estou tentando encontrar algo ou na região da minha cabeça (cérebro) ou algo na região do coração, como se houvesse uma correspondência física.

Franchi.

Maylson

Postby Maylson » Wed Nov 06, 2024 6:02 am

Boa noite, Franchi. Tudo bem?

Desculpe a demora em responder. Tive algumas demandas no trabalho que envolverem viagens e etc.

Não conheço esse livro, mas o nome desse autor me parece familiar. Alguns guias incentivam deixar de lado as leituras, vídeos... para focar apenas no fórum, mas não acho isso necessário, então fique a vontade...
“Outra coisa que ocorreu, que não sei se foi casual ou se realmente é permitido, foi que outro dia estava checando para ver se você havia me enviado mensagem e entrei no fórum em português e tive acesso a algumas conversações, que de certa forma adiantaram alguns assuntos que possivelmente serão abordados em nossas conversas.”
Acho que não há problemas em acessar o fórum e ver outras conversas, uma vez que você tem acesso. Então fiquei tranquilo em relação a isso. Sobre as conversas abordadas aqui, não há um roteiro específico, depende muito de cada caso, o foco aqui é identificar e questionar crenças que possa ter sobre o “Eu”. O intuito mesmo é instigar e investigar a sua experiência direta. Não importa quantos livros leia e quantas horas gaste assistindo vídeos ou quantos anos dedique a essa busca. Não acredito que possa encontrar nada que não esteja aqui e agora na sua experiência imediata.
Isso tudo tem feito eu me sentir mais confortável com a compreensão da realidade (não que eu já tenha atingido a mesma) e tenho feito exercícios constantes, imaginando que estou vivendo uma novela, um drama, mas que na verdade sou só um personagem nessa história ...
Qual a diferença entre a realidade que você está agora e a realidade que você deseja alcançar?
Qual desconforto sente ao saber que sua história é uma ilusão?
Sente medo imaginado que o Franchi é só uma narrativa/personagem?
Mas aí fica grande dúvida... E o que é Deus afinal ???
Deus é uma história, muitas vezes poética (dependendo da cultura e do contexto), mas apenas uma projeção egoica, uma tentativa do EU de se eternizar, com todos o seu senso e idealizações de certo e errado.
Você não esta sozinho nessa, NINGUÉM sabe o que é essa “existência”, ninguém nunca soube o que ‘ISSO’ é.
Se observar, vai perceber que quando se trata de ‘conhecer’ , a essência do ‘conhecimento’ é baseada em referências, contrastes e comparação. Essa é também a natureza do pensamento, dos mecanismos da identidade, da crença do EU, é a essência da separação.
Não há então ninguém para quem rezarmos ou pedirmos, já que estamos e somos a própria experiência???
Parece paradoxal! Mas isso aqui que estamos tendo é um MONÓLOGO. Não existe interno e externo. O que difere o que está externo e que está interno na sua percepção? O que os separa? Onde estão esses locais ‘externo e interno’?
Já fiz parte da sociedade teosófica então tenho uma parafernália metafísica de conhecimentos que na verdade só ajudam a causar mais dúvidas, mas aos poucos entendo que existem vários níveis do que entendemos por "realidade" e os planos mais sutis não escapam desta ilusão... São ilusões em camadas, por assim dizer ...
Como mencionei, aparentemente a essência de todo ‘conhecimento’ é baseado na comparação, contrate e referenciais. Nosso cérebro (coincidentemente ou não, rsrsrs) possui DOIS hemisférios... Essa analogia das camadas me parece cabível para esse universo de ilusões. Muito bem observado!
Acho que precisava conversar com alguém que entendesse isso de verdade, para parar de me questionar se poderia estar louco ou perdendo meu tempo com teorias fantásticas.
Mas vejo que estas teorias fantásticas cada vez estão mais próximas de serem sentidas e assimiladas.
Quando mudamos nossa relação com os pensamentos, pode ocorrer uma certa desorientação, ou sensação de dissociação, mas sempre que sentir algo assim, ou tiver alguma dúvida sobre isso, observe a sua experiência direta, perceba o que são apenas pensamentos e o que de fato é real no aqui e agora.

May
May.

― Jiddu Krishnamurti

Maylson

Postby Maylson » Wed Nov 06, 2024 6:09 am

para facilitar a comunicação aqui, veja como usar o essa ferramenta de citação/quote:

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=-fAToDNh9hQ
May.

― Jiddu Krishnamurti

Franchi

Postby Franchi » Wed Nov 06, 2024 2:48 pm

Bom dia, May !!!
Imaginei que você estivesse em alguma tarefa que exigia a sua atenção por estes dias mesmo.
Não conheço esse livro, mas o nome desse autor me parece familiar.
Com certeza lhe é familiar, pois a própria Ilona cita os livros do Jed Mckenna como uma das fontes de inspiração para sua "busca". Isso que me levou a procurá-los...
Já acabei o primeiro livro dele, disponível em português, e achei realmente fantástico.
Quem quer tirar os méritos do autor, possivelmente não tem o conhecimento necessário para entender o livro, não está no momento ou, simplesmente, se assusta...
A abordagem está em consonância com os assuntos tratados aqui no fórum.
Eu prefiro manter o meu hábito de ler, que retomei por agora, porque agora só busco leituras direcionadas. O próximo que já iniciei é o primeiro livro da Ilona, que já cita bastante a LU e o fórum.

Entendo quando você fala que tudo o que preciso está aqui no agora, mas enquanto não "solto" da borda da piscina, os livros me ajudam a estabelecer um grau maior de certeza... Dá segurança ouvir pessoas falando com convicção sobre o assunto.
São muito anos de crenças enraizadas que estão sendo pulverizadas, então o processo de assimilação, para mim, ainda está em andamento.
Qual a diferença entre a realidade que você está agora e a realidade que você deseja alcançar?
A realidade em si acredito que não seja diferente, mas o grau da percepção sim... Por enquanto ainda estou tendo percepções em gotas ... Ás vezes vejo que está tudo certo, que é isso mesmo, e outras me questiono, ainda com dúvidas ... É difícil para quem tem um "ambiente estabelecido" nesta novela que vivemos, simplemente adotar a visão direta e reta de que tudo é uma ilusão e, que simplesmente devemos seguir o fluxo... que é inevitável...
Qual desconforto sente ao saber que sua história é uma ilusão?
Sente medo imaginado que o Franchi é só uma narrativa/personagem?
Medo de estar errando, de estar seguindo um caminho que não é o correto. Tudo isso potencializado pelas pessoas que dependem de mim... Esposa, filhos, trabalho, casa, etc...
Mas acredito que seja o medo natural que faz parte do processo, pois ele não me impede de continuar, só gera insegurança.
Deus é uma história, muitas vezes poética (dependendo da cultura e do contexto), mas apenas uma projeção egoica, uma tentativa do EU de se eternizar, com todos o seu senso e idealizações de certo e errado.
Imagina a ruptura necessária para quebrar esta barreira... Ainda gostaria de entender melhor a concepção da unidade, do absoluto, e se podemos comparar este conceito com a consciência suprema, onde tudo acontece com um certo equilíbrio, mesmo na dualidade ilusória... A teoria do KArma é divagação ??? O aqui se faz, aqui se paga, que tanto presenciamos é controlado pela nossa própria consciência única??? Ou isso não existe???
Quando acordo de manhã e dou bom dia aos meus filhos e peço a Deus que os abençoe, isto é inócuo ??? Por que não há ninguém para abençoar e ninguém para ser abençoado ?? Seria retórica??
Parece paradoxal! Mas isso aqui que estamos tendo é um MONÓLOGO. Não existe interno e externo. O que difere o que está externo e que está interno na sua percepção? O que os separa? Onde estão esses locais ‘externo e interno’?
É a concepção final, mas ainda estou longe... kkkkkkkk ...
Quando mudamos nossa relação com os pensamentos, pode ocorrer uma certa desorientação, ou sensação de dissociação, mas sempre que sentir algo assim, ou tiver alguma dúvida sobre isso, observe a sua experiência direta, perceba o que são apenas pensamentos e o que de fato é real no aqui e agora.
É o que tenho feito...

Franchi

Return to “Other Languages”