Eu = Eu

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
Canfora

Re: Eu = Eu

Postby Canfora » Wed Sep 30, 2020 2:27 pm

Viva dognaldo,
Se você não acredita nas grandes tradições espirituais, então acredite na ciência. Mas se também não acredita na ciência ou não quer saber o que ela diz, então... acredite em si mesmo. Faça-se algumas perguntas simples: eu sou meu corpo?; minha mente?; minha vontade? Onde exatamente me encontro? Como? Etc. Se for sincero, honesto consigo mesmo, você no mínimo começará a duvidar da existência de um eu objetivo, substancial, separado do resto do mundo. Você pode ir adiante e examinar certas experiências, p.ex. a de dirigir, de tocar um instrumento, de abraçar uma criança, escutar os passarinhos etc. Nessas ocasiões, onde se encontra o eu separado? E quanto está em sono profundo??? Tendo compreendido intelectualmente o problema e vislumbrado o vazio da inexistência do ego, você começará a ver o mundo e a si mesmo de um modo diferente. Não espere maravilhas, experiências transcendentais, visões: não se trata de ver outras coisas, mas de ver as mesmas coisas de outro modo. Por assim dizer, a partir de lugar nenhum.

Muito complicado?
Muito poético! Gostei de ler.
Faça-se algumas perguntas simples: eu sou meu corpo?; minha mente?; minha vontade? Onde exatamente me encontro? Como? Etc.
E se a pessoa te perguntasse onde e como é que podia achar as respostas a estas perguntas? O que é que lhe dizias?

Abraço
S

dognaldo

Postby dognaldo » Wed Sep 30, 2020 8:18 pm

Oi Sandra,
E se a pessoa te perguntasse onde e como é que podia achar as respostas a estas perguntas --eu sou meu corpo?; minha mente?; minha vontade?; onde exatamente me encontro?; como?, etc.--, o que é que lhe dizias?
Eu diria que ela devia fazer essas perguntas a si mesma e observar o que acontece. Não há onde nem como. Mas é preciso estar realmente interessada em descobrir a verdade e ser honesta consigo mesma. Isso (veracidade e honestidade) deve ser o suficiente para aquietar a mente (ansiedade, curiosidade etc.) sem necessidade de fazer esforço.

Abraço
d.

Canfora

Postby Canfora » Thu Oct 01, 2020 2:47 pm

Viva dognaldo e obrigada pela tua resposta.
Eu diria que ela devia fazer essas perguntas a si mesma e observar o que acontece. Não há onde nem como.
Se a pessoa deve observar o que acontece, como é que não há onde nem como? Como é que observas o que acontece sem um onde nem um como?

Abraço
S

dognaldo

Postby dognaldo » Thu Oct 01, 2020 8:05 pm

Olá Sandra,

Imaginava que uma pessoa interessada perguntasse isto:
Se a pessoa deve observar o que acontece, como é que não há onde nem como? Como é que observas o que acontece sem um onde nem um como?
A pessoa deve observar se, dentre todos os dados/objetos que lhe aparecem, existe algum com as características que ela atribui a um suposto eu separado.

Se ela disser que encontra sensações, sentimentos, volições e pensamentos, eu repetiria a pergunta, ou seja, se alguma dessas coisas é um eu separado ou se há alguma conexão necessária entra elas e ele.

Se eu tivesse que especificar um "lugar" e um "modo" para essa investigação, então eu diria "(para) dentro" e de modo "despreconcebido". Mas isso certamente exigiria explicações adicionais (na verdade, não há dentro nem fora, e o olhar só pode ser despreconcebido, pois a consciência que olha não é egoica etc.), que deveriam ser evitadas no começo.

Abração,
d.

Canfora

Postby Canfora » Fri Oct 02, 2020 1:51 pm

Viva dognaldo,

Obrigada pela tua resposta. Tenho a impressão que andamos às voltas, mas não faz mal. No fundo gostava de ter a certeza de que as tuas certezas se baseiam na tua experiência imediata.

Consegues ver de forma imediata e inequivoca que um eu separado não está aqui? Como é que te sentes em relação a isto?

Abraço
S

dognaldo

Postby dognaldo » Fri Oct 02, 2020 4:21 pm

Cara Sandra,
Tenho a impressão que andamos às voltas...
Ás vezes também tenho, hehe...
...mas não faz mal. No fundo gostava de ter a certeza de que as tuas certezas se baseiam na tua experiência imediata.
Eu também!
Consegues ver de forma imediata e inequívoca que um eu separado não está aqui?

Eu consigo ver de modo inequívoco que tudo que parecia ser um eu ou ego separado não passa de pensamentos, volições, sentimentos, sensações, imagens etc. E consigo ver também inequivocamente que nada disso é capaz de produzir coisa alguma: tudo surge e simplesmente desaparece.

Agora, se essa visão é uma experiência imediata, isso eu já não sei.
Como é que te sentes em relação a isto?
É um sentimento ambíguo. É frustrante, porque não tem fogos de artifício; mas é libertador, porque é verdade.

Fora isso, pareço ter a necessidade de explicar teoricamente essas coisas; como se tivesse de fazer um inventário da memória para jogar fora o que não presta mais.

E resta um desafio final, que diz respeito à ética e à justiça; justamente porque sempre pensei que, para sermos responsáveis e incrimináveis, nós teríamos antes de ser livres.

Então, teoricamente, as coisas se complicaram.

Abraço e bom fim de semana,
d.

Canfora

Postby Canfora » Tue Oct 06, 2020 11:45 am

Olá dognaldo,
Eu consigo ver de modo inequívoco que tudo que parecia ser um eu ou ego separado não passa de pensamentos, volições, sentimentos, sensações, imagens etc. E consigo ver também inequivocamente que nada disso é capaz de produzir coisa alguma: tudo surge e simplesmente desaparece.
Quando dizes ver, o que é que queres dizer? Neste contexto, o que é para ti ver?

Abraço
S

dognaldo

Postby dognaldo » Tue Oct 06, 2020 1:59 pm

Olá Sandra,
Quando dizes ver, o que é que queres dizer? Neste contexto, o que é para ti ver?
Era melhor ter dito "não ver, não vejo": não vejo --encontro, verifico, observo, constato etc.-- nenhum ego ou eu separado.

Abraço,
d.

Canfora

Postby Canfora » Thu Oct 08, 2020 12:23 pm

Viva dognaldo,

Sem um eu, o que é que fica?

Abraço
S

dognaldo

Postby dognaldo » Thu Oct 08, 2020 7:22 pm

Viva!
Sem um eu, o que é que fica?
Fica o resto, quer dizer, tudo menos a ilusão...
Na verdade, fica inclusive o pensamento-eu-separado.
O que muda é que agora ele é visto como um pensamento entre outros.

Abraço
d

Canfora

Postby Canfora » Fri Oct 09, 2020 5:11 pm

Viva dognaldo,
O que muda é que agora ele é visto como um pensamento entre outros.

Abraço
S

dognaldo

Postby dognaldo » Fri Oct 09, 2020 6:22 pm

Viva Sandra!
Muito bem, obrigado; e você?

Surgem sentimentos de alegria, renovação, gratidão etc., mas também de estranheza, tristeza etc.

Seja como for, nada melhor que se estar em casa, não é?

Abraço e bom fim de semana,
d.

Canfora

Postby Canfora » Tue Oct 13, 2020 5:53 pm

Viva dognaldo,
Pois é :)

O que mais é que posso fazer por ti como guia? Tens incertezas, dúvidas, perguntas?

Abraço,
S

dognaldo

Postby dognaldo » Tue Oct 13, 2020 7:35 pm

Viva Sandra!
Pois é :)
O mais engraçado é que nunca estive fora de casa...
O que mais é que posso fazer por ti como guia?
Se você tiver algum conselho e/ou indicação de leitura...
Tens incertezas, dúvidas, perguntas?
Por ora não, obrigado.

Muitíssimo obrigado por tudo, Sandra!

Abraço,
d

Canfora

Postby Canfora » Thu Oct 15, 2020 3:45 pm

Viva dognaldo,
O mais engraçado é que nunca estive fora de casa...
Sim! :)
Se você tiver algum conselho e/ou indicação de leitura...
É difícil dar conselhos ou indicações de leitura. Somos todos tão diferentes. Aquilo que funcionou comigo pode não te dizer nada. Continuo a achar que, se a ideia é manter e aprofundar esta visão/experiência da inexistência de um eu, guiar aqui no forum é muito eficaz. Quando guiamos outras pessoas também temos de olhar para o caminho.

Existe um procedimento a seguir no final destas conversas, em que o guia pede a outros guias para verem se tem dúvidas ou questões a colocar a quem viu a ilusão. Mas sendo este diálogo em português fico sempre sem saber muito bem o que fazer.

Queres tentar responder, em inglês, às 5 questões "finais" que se costumam perguntar? Para eu pedir aos outros guias para verem se nos escapou alguma coisa que vale a pena ser explorada?

Abraço,
S

Return to “Other Languages”