Essa é uma boa resposta.
Compreendo a necessidade de tentar encontrar uma explicação, mas porquê "automático", porquê "robotizado"? Tenho a impressão de que estás a ir atrás de ideias mecanicistas para explicar as coisas que acontecem. Consegues achar alguma evidência de que somos parte de uma espécie de mecanismo, de que somos uma espécie de robots?Tudo automático . Sensação de ser robotizado tudo.
Vê se é possível comprovar isto sem recorrer a ideias feitas.
Olha para a tua mão.
Mexe a mão.
Estás a ver açgo que acontece por causa de um automatismo? Vês a mão a receber um comando e a processar e realizar movimentos por causa desse comando? Dito por outras palavras, em termos de experiência, é possível verificar exatamente o que faz mexer a mão?
Tendo em conta a tua formação é provável que penses em termos anatómicos mas o que é que anima a anatomia? É possível saber?
Se olhares para um organismo - uma pessoa, um pássaro, um cão - estás a olhar para algo automático, robotizado?
Existe algo no que és e que te rodeia que te leve a afirmar que é tudo automático?
Estamos a afastar-nos um bocado da questão do eu, mas acho que é interessante ires vendo como as ideias condicionam a nossa visão da realidade.
Abraço
S