Way to Light

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
LightEternal

Re: Way to Light

Postby LightEternal » Mon Nov 19, 2018 12:25 pm

Bonjour
Fico com a impressão de que estás a complicar. E que te focas mais na tua experiência do que em procurar verificar se um eu existe? Como é que fazes quando queres encontrar uma coisa? Tenho a certeza de que se andares à procura das chaves de casa não te focas na sensação de espaço, etc nem no que queres que aconteça, etc.
pois, mas aí já são 2 coisas. é para olhar a realidade ou para procurar um eu? porque olhar é olhar, olhar aquilo que está à frente dos olhos, sim senhora. mas para procurar um eu, normalmente faço um body scan à procura de quem está a ter a experiência de olhar. então em que ficamos?

bisou

Canfora

Postby Canfora » Tue Nov 20, 2018 5:18 pm

Para verificares e um eu existe tens de olhar para a realidade. O que é que mais há para ver??
Ainda achas que há um eu no corpo?
Um body scan é de certa forma usar a imaginação.
Olha para o que se consegue ver do corpo.
Estás a ver um eu?

O que é que está a olhar? é um eu?

bjs

LightEternal

Postby LightEternal » Tue Nov 20, 2018 9:40 pm

Viva Sandra,

ok, ao olhar para a realidade, só vejo a realidade. só existe a experiência do real. só existe aquilo que é. não encontro alguém que está a observar. não tenho nenhuma ideia/sensação/percepção que exista uma entidade a observar.
Olha para o que se consegue ver do corpo.
Estás a ver um eu?

O que é que está a olhar? é um eu?
não vejo eu nenhum, só vejo aquilo que se está a passar. não há nenhum observador nem a experiência se remete a nenhuma entidade. é como se fosse uma câmara de filmar, só existe o que está a ser filmado. ainda assim tenho aquela sensação que lá por não encontrar uma identidade separada não significa que ela não exista.

factos observáveis:
não encontro pensador, não encontro ator, não encontro decisor, não encontro observador, não encontro eu. será possível que não está aqui ninguém? mas eu tenho que ver isso!! acima de qualquer dúvida. e acho que nenhuma resposta linguistica me satisfaz porque será sempre o eu separado que quer encontrar/compreender algo que não está aqui agora. vou continuar a olhar sem expetativas.

parece que estou a andar em circulos mas as coisas aos bocados começam a tornar-se mais claras. sobretudo essa noção de que o estamos a falar este tempo todo não está aqui/agora e alguma coisa tem de ser alcançada/vista, essa ideia está a perder-se.

bjs

Canfora

Postby Canfora » Wed Nov 21, 2018 11:52 am

Viva Pedro,
ainda assim tenho aquela sensação que lá por não encontrar uma identidade separada não significa que ela não exista.
Porquê? Em que é que te baseias para dizer isto?

Bjs,
S

LightEternal

Postby LightEternal » Fri Nov 23, 2018 3:54 pm

Boas Sandra, desculpa o atraso, há vezes tem dias non stop

não sei em que me baseio, deve ser alguma crença primordial. tipo não existir nada pessoal, parece que me custa a aceitar tal ideia.

continuo a observar regularmente durante o dia aquilo que é. nesses momentos de facto não há separação, não há eu, só existe aquilo que se passa. nesses momentos às vezes tenho sensações de grande paz e outras vezes sinto aqueles calafrios que te falei.

bjs

Canfora

Postby Canfora » Fri Nov 23, 2018 4:20 pm

Viva Pedro, não te preocupes com responder diariamente. Perguntas óbvias, tendo em conta o que dizes: o que é que observa? É um observador? E o que é que sente?

Bjs

LightEternal

Postby LightEternal » Sat Nov 24, 2018 7:28 pm

Boas Sandra,

O que é que observa? os olhos :), kidding. sei que os olhos transmitem os sinais que são descodificados no cérebro, mas na realidade parece mais que é uma certa vivacidade que está alerta, não só das imagens mas de tudo. tipo se eu fechar os olhos deixo de ver coisas mas essa vivacidade permanece, essa vivacidade que está alerta. não é um observador, não é uma entidade localizada, parece um fundo que permeia tudo. e esse fundo também sente o que se passa, os sons que aparecem, etc...

bjs

Canfora

Postby Canfora » Sun Nov 25, 2018 2:28 pm

Viva Pedro,

Vês que não existe um sujeito a observar e vês também que não existe um eu real no que é observado?

Se não há um eu dentro, nem um eu fora, o que é então o eu?

(os domingos convidam a perguntas de caracter filosófico :D )

E, já agora, como é que vai a vida? O peso da busca é o mesmo ou andas menos focado em procurar entender, mudar, etc?

Bjs

LightEternal

Postby LightEternal » Sun Nov 25, 2018 7:59 pm

Boas Sandra,
Se não há um eu dentro, nem um eu fora, o que é então o eu?
pois, deve ser uma fabricação da mente promovida pela linguagem. desde pequenos que ouvimos "eu" "tu", "meu", "seu" etc... então começamos a desenvolver uma noção que existe algo pessoal, um centro, que normalmente está enraizado no pensamento "eu". e bem enraizado :(
E, já agora, como é que vai a vida? O peso da busca é o mesmo ou andas menos focado em procurar entender, mudar, etc?
desanimado é a expressão correta :(. eu continuo a olhar como te disse várias vezes por dia. mas não vejo nada a surtir, então parece que desanimei e já lido com isto como se fosse uma prioridade inferior, primeiro estão outras coisas e depois está a busca. porque cada vez tenho mais a sensação que não posso fazer nada em relação a isto e que o Pedro que quer que alguma coisa aconteça é o Pedro que tem de desaparecer, ou melhor é o Pedro que tem de ser visto como ilusão.

é frustrante sabes, "tu és a realidade à procura da realidade". meh. preferia que fosse alguma coisa concreta e errada para assim me transformar numa coisa concreta e certa. tipo matemática hihihi sempre era melhor!!!

Canfora

Postby Canfora » Mon Nov 26, 2018 10:31 am

Viva Pedro,
pois, deve ser uma fabricação da mente promovida pela linguagem. desde pequenos que ouvimos "eu" "tu", "meu", "seu" etc... então começamos a desenvolver uma noção que existe algo pessoal, um centro, que normalmente está enraizado no pensamento "eu". e bem enraizado :(
Porque é que pões uma carinha triste? Qual é o drama?
desanimado é a expressão correta :(. eu continuo a olhar como te disse várias vezes por dia. mas não vejo nada a surtir, então parece que desanimei e já lido com isto como se fosse uma prioridade inferior, primeiro estão outras coisas e depois está a busca. porque cada vez tenho mais a sensação que não posso fazer nada em relação a isto e que o Pedro que quer que alguma coisa aconteça é o Pedro que tem de desaparecer, ou melhor é o Pedro que tem de ser visto como ilusão.
O objetivo é ver se um eu existe ou não. Se não encontras este eu por muito que o procures, aparentemente o objetivo foi alcançado. A não ser, é claro, que continues à espera de ouvir anjos a cantar como resultado do que estás a fazer.

O que dizes é muito acertado. Como dizia o amigo Einstein, "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes."

Consegues ver que a ilusão está nessa ideia de que existe um Pedro a tentar ver a sua natureza ilusória na esperança de desaparecer?

Não sendo tu este Pedro, é assim tão desagradável viver como se fosses?

Bjs
S

LightEternal

Postby LightEternal » Tue Nov 27, 2018 12:01 pm

Bom dia Sandra Maria :D

olha, nem te passa, ontem estava a tomar café depois de almoço e deu-me outra epifania (há qualquer coisa entre o café e a verdade hihihi). então estava eu tranquilo a janela, a ouvir musica e tomar café e estava a reparar as coisas que se passavam, crianças a passar, pássaros a voar, máquinas a fazer barulho, então só posso dizer que tive uma sensação do género "a vida está a ser vivida", é o melhor que consigo descrever. naquele momento percebi que não havia ninguém que estivesse a interferir com a vida. as coisas simplesmente acontecem sem mim o personagem. quer dizer comigo dentro da vida, como um movimento da vida, mas sem que eu fosse deslocado da vida, do género eu estar à parte e tentar compreender ou agir sobre algo alheio a mim.

depois vieram as coisas habituais: paz, compaixão, amor, visão panorâmica, sensação de união, etc o bundle completo :D

hoje ainda me sinto assim, à excepção da visão panorâmica :D mas acho que agora vi que não há nenhuma entidade aqui, nada separado, é apenas uma ilusão bem construída que dá a ideia que há um centro no corpo. depois devido aos constantes desejos e medos criados pelo pensamento cria-se uma sensação de falta. isto faz com que a ilusão se fortaleça porque não só acredita que existe como tem que lutar pelas suas ambições.

curiosamente continuo sem saber o que sou mas na realidade acho que a resposta nem é importante. talvez o mais próximo que se consiga dizer é: sou vida.

bjs

Canfora

Postby Canfora » Tue Nov 27, 2018 2:12 pm

Viva Pedro,

Sim, sim, sim!! Vida!

:D viva o café matinal !! :D

Tendo em conta a tua maravilhosa tendência para complicar o simples, fico a aguardar a continuação.

A tua próxima tarefa, caso decidas aceitá-la, é descrever-me como é que as decisões acontecem.

Exemplos:

- escolher entre café com ou sem açúcar

- o momento em que te levantas de manhã - existe um eu presente a decidir o momento exato para o corpo se levantar da cama?

- decidir o que vestir

- virar à esquerda ou à direita

- decidir falar ou ficar calado

- decidir o que comer

Isto são só algumas ideias. A ideia é observares se há um eu a fazer com que as coisas aconteçam, se aquilo a que chamamos escolher e decidir depende da existência de um eu.

Bjs

LightEternal

Postby LightEternal » Tue Nov 27, 2018 7:35 pm

Tendo em conta a tua maravilhosa tendência para complicar o simples, fico a aguardar a continuação.
Thanks!! :p :D

Como as decisões acontecem. Eu não encontro o ponto de decisão, vamos supor, eu decido parar de escrever ou continuar a escrever, quando o evento de começar a escrever ou parar de escrever inicia eu não encontro aquilo que tomou a decisão, a decisão já foi tomada. Mas na verdade não há um inicio. O que acontece é apenas um suceder de acontecimentos. Não existem escolhas, existe continuidade. No entanto para efeitos de descrição chamamos escolhas.

Se puser duas t-shirts na cama para escolher, quando linguisticamente declaro, seja por pensamento, seja por palavra, a escolha de uma delas, essa decisão já foi tomada. Quem tomou a decisão? O que tomou a decisão? Não sei. Mas para haver uma entidade decisora tínhamos que dizer que ela não é parte do que é, algo separado, que se emancipou e tomou decisões. O quê? Onde está? Nada é separado, isto é tudo uma amálgama de eventos que decorrem agora. Mas existe uma ilusão. Ela sugere poder e autoria, mas na realidade não está aqui nada, só pensamentos a dizer: eu sou, quero, posso e mando.

Vamos ver uma situação menos reflexiva, mais flagrante. a conduzir até se pode dizer que foi o momento que decidiu, a vida que decidiu. Quando vês a curva, a interseção, etc, já sabes o que vais fazer e quando vais fazer. Aliás até posso dizer uma barbaridade mas se houvesse uma entidade separada ela tinha de se manifestar, de orientar o corpo, logo enquanto ela se manifestava nós provavelmente já tínhamos um acidente tal é a rapidez com que acontecem as coisas no trânsito.

A vida vive em ebulição constante. uma dança infinita de causas e efeitos. Independentemente daquilo que eu penso sobre ela, ela decorre.

bisou

Canfora

Postby Canfora » Wed Nov 28, 2018 12:37 pm

Viva Pedro! Falas como um verdadeiro mestre :D.

Agora a sério, obrigada pelo teu post. É uma boa maneira de tentar descrever o que aparentemente acontece.

Responde lá (penso que novemente) a uma das minhas perguntas preferidas:

“How would you describe this to someone who has never heard of this?”

Imagina que estás a explicar a um amigo o teu "ver" atual.

Bjs

LightEternal

Postby LightEternal » Wed Nov 28, 2018 6:08 pm

Viva Sandra,

Bem, é simples mas é complicado :D.

vamos ver, sabes que existes certo, independentemente de usares alguma forma de linguagem pensada ou escrita, independentemente de usares os 5 sentidos, sabes que estás vivo. É um facto inegável.
Também sabes que o mundo exterior existe, podes ver naquilo que tocas, que ouves, etc… que existe matéria, uma realidade. Aquilo que quase ninguém repara, porque nunca prestam atenção, é que o mundo que existe, existe contigo, não existe lá fora e tu aqui atrás como avaliador/lutador, não como um recipiente onde tu fazes as coisas isoladamente. O que existe é uma união total onde todos os elementos da vida interagem, o corpo também está aqui, os pensamentos também, etc… mas eles são parte da dança da vida, não pertencem a ninguém em particular, são fenómenos do momento presente, tal como qualquer coisa que se observe, cheire, etc… nada pertence a ninguém porque para isso teria de haver um fenómeno isolado que contém propriedades, mas quando posto à observação nada existe isoladamente.
Logo tu não existes, a vida existe. E este é talvez o maior mistério, a vida vive por si só e tu não sabes o que és.

A minha maneira de ver tem coisas parecidas e coisas diferentes. Os padrões de pensamento são iguais, mesmas sugestões, mesmas ideias, mesma tendência para interpretar, etc… mas existe um descrédito em relação a “isto está-me a acontecer”, algum pensamento sugere autoria e personificação, mas aí sinto uma diferença, não dou importância. Parece pateta.
Em termos perceptivos há uma diferença, vejo as coisas mais em grande escala, há uma tendência para observar o todo do que focar-me em algum aspecto em particular. Como se fosse consciência aumentada. Também existe uma sensação de proximidade com aquilo que está a acontecer, como uma união.
Emocionalmente existe uma tendência para a paz e compaixão mas por vezes chateio-me e tenho receio e aversão de algumas situações problemáticas. Não sinto é aquele arrastamento de personificação, existe stress mas não a crença “meu stress”.

bjs

Return to “Other Languages”