Ola,
Eu quero escrever uma resposta amanhã para as questões levantadadas. Eu preciso de um tempo para assimilar o que tem sido discutido. Desculpe, estou cansado. Tenho pensado muito em tudo o que vem sendo discutido, não apenas "pensar", mas observar. Tem sido bem intenso para mim o que estamos discutindo. Se existe uma saída disso quero sair já, mas cria-se uma tensão que me confunde e não deixa ver mais claras. E percebo que há esse espaço entre o pensamento outra coisa, que observa. Um gap se forma quando eu pergunto: O que é o eu ? O que é essa voz que esta perguntando o que é o eu ?
Atenciosamente,
Luiz
Guia português disponível.
Re: Guia português disponível.
Meu post de ontem nao foi publidacado. Aqui vai...
Ola,
Eu quero escrever uma resposta amanhã para as questões levantadadas. Eu preciso de um tempo para assimilar o que tem sido discutido. Desculpe, estou cansado. Tenho pensado muito em tudo o que vem sendo discutido, não apenas "pensar", mas observar. Tem sido bem intenso para mim o que estamos discutindo. Se existe uma saída disso quero sair já, mas cria-se uma tensão que me confunde e não deixa ver mais claras. E percebo que há esse espaço entre o pensamento outra coisa, que observa. Um gap se forma quando eu pergunto: O que é o eu ? O que é essa voz que esta perguntando o que é o eu ?
Atenciosamente,
Luiz
Ola,
Atenciosamente,
Luiz
Olá Luiz, passámos para a 2ª página!
Um exemplo de como estas perguntas devem ser respondidas:
Pergunta: Consegues ver um gato a andar em cima do teu computador?
Resposta (que surge depois de olhar para cima do computador): Não, olhei para o computador e não vi um gato.
Com as minhas perguntas sobre o eu é o mesmo:
Pergunta: Existe um eu a mover as mãos ou o movimento acontece simplesmente?
Resposta (depois de olhar para as mãos e ver se há um eu a mover as mãos): Não. Olhei para as mãos e vi que elas se moviam sem que um eu as fizesse mover.
É tão simples quanto isto. Descrever a experiência.
Fico então à espera das tuas respostas. Não penses demais nelas, quanto mais imediata a resposta, quanto mais próxima do que podes ver a acontecer agora, melhor.
Não há pressa, vamos ao teu ritmo. Não há respostas certas ou erradas, mas quanto mais pensares nas respostas mais hipóteses há de em vez de olhares para a experiência e dizeres o que vês, digas o que pensas que está a acontecer.Eu quero escrever uma resposta amanhã para as questões levantadadas.
Um exemplo de como estas perguntas devem ser respondidas:
Pergunta: Consegues ver um gato a andar em cima do teu computador?
Resposta (que surge depois de olhar para cima do computador): Não, olhei para o computador e não vi um gato.
Com as minhas perguntas sobre o eu é o mesmo:
Pergunta: Existe um eu a mover as mãos ou o movimento acontece simplesmente?
Resposta (depois de olhar para as mãos e ver se há um eu a mover as mãos): Não. Olhei para as mãos e vi que elas se moviam sem que um eu as fizesse mover.
É tão simples quanto isto. Descrever a experiência.
É uma pergunta enlouquecedora, não é? Se o eu existisse, a resposta seria óbvia... eu sou isto. Até podíamos mostrar os nossos eus uns aos outros :)Um gap se forma quando eu pergunto: O que é o eu ?
Fico então à espera das tuas respostas. Não penses demais nelas, quanto mais imediata a resposta, quanto mais próxima do que podes ver a acontecer agora, melhor.
Olá Guga,
corpo é experimentado. E eu digo eu, mas é meio artificial quando se
presta atenção a isso. Tem aquele "gap" entre a pergunta e a resposta.
identificação, mas ainda não desmontei o carro para ver que as peças
não são o carro.
ir na origem da sensação do eu. Aparece e pronto. Consigo ver alguns
gaps. Eu não por aí com pensamentos auto-referenciais o tempo
todo. Coloco a minha atenção o mais que posso no que esta acontecendo
no momento, no que chega ao campo da consciência, aos sentidos, ao que
emerge na mente.
pensamento, há memórias, desejos. Mas a sensação do eu não é o próprio
eu. Isso é um raciocínio, mas o como pelo pensamento quebrar a
identificação com a sensação de um self ? Eu observo, mas ...
Atenciosamente,
Luiz
PS: Não sei o que aconteceu ontem, mas a minha mensagem não foi
publicada. Era apenas:
"Ola,
Atenciosamente,
Luiz"
Primeiro o corpo é experimentado. Então eu me pergunto por quem oQueres dizer que o corpo é experimentado ou que há um eu dentro do corpo?
Este eu no corpo é como a melancia imaginária? Pensas que ele existe e assim sendo, ele existe - na imaginação - e quando olhas para a realidade, não pode ser encontrado?
corpo é experimentado. E eu digo eu, mas é meio artificial quando se
presta atenção a isso. Tem aquele "gap" entre a pergunta e a resposta.
Eu não sei. Só encontro os meus pensamentos. Sei que é umSem a imagem imaginária de que existe um eu no corpo, onde está este eu?
identificação, mas ainda não desmontei o carro para ver que as peças
não são o carro.
Sei que tenho que ver por mim mesmo e busco isso, observo. Não consigoOlhando para a sensação e vendo que não há um eu a causar a
sensação. Mas vê por ti próprio. Se olhares para a sensação do eu, o
que é que vês na sua origem?
ir na origem da sensação do eu. Aparece e pronto. Consigo ver alguns
gaps. Eu não por aí com pensamentos auto-referenciais o tempo
todo. Coloco a minha atenção o mais que posso no que esta acontecendo
no momento, no que chega ao campo da consciência, aos sentidos, ao que
emerge na mente.
Não consigo ver o que esta na origem da sensação do eu. Há oA sensação está a ser causada por um eu
ou é só uma sensação?
pensamento, há memórias, desejos. Mas a sensação do eu não é o próprio
eu. Isso é um raciocínio, mas o como pelo pensamento quebrar a
identificação com a sensação de um self ? Eu observo, mas ...
Atenciosamente,
Luiz
PS: Não sei o que aconteceu ontem, mas a minha mensagem não foi
publicada. Era apenas:
"Ola,
Atenciosamente,
Luiz"
Olá Luiz,
O que estás a dizer é que quando procuras um eu no corpo, ou um eu na própria sensação de ser um eu, esse eu não é encontrado?
Penso que é uma boa altura para fazeres o exercício que está no meio deste artigo http://markedeternal.blogspot.co.uk/2012/05/labels.html e responderes às perguntas que são feitas. Este exercício é uma boa forma de ver como a linguagem ajuda a construir a ilusão do eu.
Aqui está a descrição do exercício:
"All you need is 20 minutes, a pen & paper.
First write what you are experiencing right now using words I and me. Get right to the point, no past or future fantasy, just plain description of here now.
Like this-
I am laying in bed. I am hearing the rain, I am typing these words..
Do it for 10 minutes. Watch the body, are there any sensations of tightening or relaxing?
Then for next 10 minutes write without words I and me. Just describe the experience as it is happening using verbs:
Waiting for next thought, typing, breathing, blinking, hearing the rain.
Again watch what is happening in the body.
Now compare the two ways to label experience- is one truer than the other? If so, which one? What is here without labels? Do labels affect the experience or just describe it?"
Um abraço, Sandra
Engraçado, eu consigo ver a tua mensagem publicada duas vezes. Devem ter feito manutenções no site...PS: Não sei o que aconteceu ontem, mas a minha mensagem não foi publicada.
O que é este "gap"? É um espaço em que pensamentos não acontecem?Tem aquele "gap" entre a pergunta e a resposta.
O que estás a dizer é que quando procuras um eu no corpo, ou um eu na própria sensação de ser um eu, esse eu não é encontrado?
Penso que é uma boa altura para fazeres o exercício que está no meio deste artigo http://markedeternal.blogspot.co.uk/2012/05/labels.html e responderes às perguntas que são feitas. Este exercício é uma boa forma de ver como a linguagem ajuda a construir a ilusão do eu.
Aqui está a descrição do exercício:
"All you need is 20 minutes, a pen & paper.
First write what you are experiencing right now using words I and me. Get right to the point, no past or future fantasy, just plain description of here now.
Like this-
I am laying in bed. I am hearing the rain, I am typing these words..
Do it for 10 minutes. Watch the body, are there any sensations of tightening or relaxing?
Then for next 10 minutes write without words I and me. Just describe the experience as it is happening using verbs:
Waiting for next thought, typing, breathing, blinking, hearing the rain.
Again watch what is happening in the body.
Now compare the two ways to label experience- is one truer than the other? If so, which one? What is here without labels? Do labels affect the experience or just describe it?"
Um abraço, Sandra
Sim, é um espaço sem pensamentos onde a sensação de um eu nãoO que é este "gap"? É um espaço em que pensamentos não acontecem?
aparece. Ou se aparecesse, fala baixo. Ao sair da meditação a mesma
sensação de silêncio interior acontece, mas rápidamente o fluxo de
pensamentos volta e estraga tudo. Eu não ando por aí o tempo todo trancado pelos pensamentos,
isso diminuiu muito nos últimos anos. mas...
Farei o exercício. Um abraço,Penso que é uma boa altura para fazeres o exercício que está no meio deste artigo http://markedeternal.blogspot.co.uk/2012/05/labels.html e responderes às perguntas que são feitas. Este exercício é uma boa forma de ver como a linguagem ajuda a construir a ilusão do eu.
Guga
Oi,
Hoje nao fiz o exercicio. Farei amanhã.
Busco observar as sensações o mais que posso ou que eu lembro no meu dia-a-dia. Além de sentar para meditar na respiração (anapanasati). Estou fazendo isso nos últimos 4 anos. A maior parte do praticantes do budismo teravada que conheço estao praticando há muito mais tempo. Alguns deles a várias decádas. Por isso me pergunto: É possível ver através da ilusão do "eu" sem ter estabelecido "mindfulness", como descrito no Satipatana Suta ? Todos os que alegam ver a ilusão do self tecnicamente alcançaram o primeiro estágio da liberação "entraram na corrente", são sotapanna. Isso não é trivial. Eu consigo andar com uma paz que eu não tinha antes nos últimos meses, isso começou na primarera. O karaoque esta mais silêncioso, com mais paz, há mais claridade. Há menos impulsividade, menos atrito interno como os desejos. Mas ainda há voz interna é a voz de alguém, as vezes de nem sei quem... O caso aqui é que eu não experimentei a transformação da consciência que te permite perceber o não-self. E parar a busca, como muitos que "viram" o não-self declaram. É possível insight liberador, isto é perceber o não-self com a concentração "normal" que todos tem ?
Abraço,
Guga
PS. Eu citei acima apenas as referências que eu tenho para esse caminho que é o budismo teravada. O uso dos termos em pali não é pedantismo. As traduções são por demais imperfeitas e citar o original permite quem lê buscar uma tradução melhor e expandir a compreenção.
Hoje nao fiz o exercicio. Farei amanhã.
Busco observar as sensações o mais que posso ou que eu lembro no meu dia-a-dia. Além de sentar para meditar na respiração (anapanasati). Estou fazendo isso nos últimos 4 anos. A maior parte do praticantes do budismo teravada que conheço estao praticando há muito mais tempo. Alguns deles a várias decádas. Por isso me pergunto: É possível ver através da ilusão do "eu" sem ter estabelecido "mindfulness", como descrito no Satipatana Suta ? Todos os que alegam ver a ilusão do self tecnicamente alcançaram o primeiro estágio da liberação "entraram na corrente", são sotapanna. Isso não é trivial. Eu consigo andar com uma paz que eu não tinha antes nos últimos meses, isso começou na primarera. O karaoque esta mais silêncioso, com mais paz, há mais claridade. Há menos impulsividade, menos atrito interno como os desejos. Mas ainda há voz interna é a voz de alguém, as vezes de nem sei quem... O caso aqui é que eu não experimentei a transformação da consciência que te permite perceber o não-self. E parar a busca, como muitos que "viram" o não-self declaram. É possível insight liberador, isto é perceber o não-self com a concentração "normal" que todos tem ?
Abraço,
Guga
PS. Eu citei acima apenas as referências que eu tenho para esse caminho que é o budismo teravada. O uso dos termos em pali não é pedantismo. As traduções são por demais imperfeitas e citar o original permite quem lê buscar uma tradução melhor e expandir a compreenção.
Olá Luiz,
Não é preciso seguir um caminho específico para ver que não há um eu. Só é preciso olhar, ver a realidade.
Consegues experimentar algo que não esteja a acontecer aqui e agora? O passado e o futuro existem ou só é possível experimentar este momento?
Abraço, Sandra
Não é preciso seguir um caminho específico para ver que não há um eu. Só é preciso olhar, ver a realidade.
Eu diria que é ao contrário, ver que o eu não existe pode levar a transformações, transformações na percepção. E não é uma questão de perceber. Basta olhar e ver o que está aqui e agora.O caso aqui é que eu não experimentei a transformação da consciência que te permite perceber o não-self.
Consegues experimentar algo que não esteja a acontecer aqui e agora? O passado e o futuro existem ou só é possível experimentar este momento?
Abraço, Sandra
Olá Sandra,
Desculpe pelo silêncio dos últimos dias. Viajei para uma fazenda onde era suposto ter conexão a internet, mas não funcionou e demorou alguns dias para a reparação acontecer. De qualquer modo estou de volta.
Abraço,
Guga
Desculpe pelo silêncio dos últimos dias. Viajei para uma fazenda onde era suposto ter conexão a internet, mas não funcionou e demorou alguns dias para a reparação acontecer. De qualquer modo estou de volta.
Olhar, ver a realidade. É o que estou fazendo, ou pelo menos tentando, mas as concluções que chegamos são diferentes. Quando leio os depoimentos ou vejos os videos tudo parece simples e direto para eles. As descrições são simples assim, veja que você é apenas uma ilusão e quando fica livre dessa ilusão tudo muda para melhor e você apesar de não existir ainda paga impostos, casa, cria os filhos e etc... Estou olhando... E esperando que algo aconteça. Tive sim alguns "vislumbres", tenho aqui e ali essa sensação de apenas observar e ver o que esta por trás dos meus atos, ou por trás das minhas intenções. Posso ver, nalguma das vezes que tudo apenas acontece. Apesar de na borda desse "apenas acontece" estou "eu".Não é preciso seguir um caminho específico para ver que não há um eu. Só é preciso olhar, ver a realidade.
...
Eu diria que é ao contrário, ver que o eu não existe pode levar a transformações, transformações na percepção. E não é uma questão de perceber. Basta olhar e ver o que está aqui e agora.
Não é possível experimentar algo que não esteja acontecer. Apenas nos sonhos ou nas psicoses temos percepções sem um objeto, alucinações. O passado existe como memória, o futuro é apenas uma projeção, só exite mesmo o agora que é efêmero, um fluxo. Mas . . . onde esta o "clique" ? Onde esta o insight, a sensação de aha ? Ando por aí oprimido por meus problemas que me parecem medíocres, mas ainda assim apertam o meu peito. Oprimido pelo passado, pelo futuro e pelo agora.Consegues experimentar algo que não esteja a acontecer aqui e agora? O passado e o futuro existem ou só é possível experimentar este momento?
Abraço,
Guga
Olá Guga, bem-vindo de volta!
Agradeço que leias esta lista sobre o que a liberation unleashed não é:
http://liberationunleashed.com/faqs/lib ... ed-is-not/
Do que está na lista, o que é que esperas que aconteça?
Abraço, Sandra
Quem são os "eles" de que falas?Quando leio os depoimentos ou vejos os videos tudo parece simples e direto para eles. As descrições são simples assim, veja que você é apenas uma ilusão e quando fica livre dessa ilusão tudo muda para melhor e você apesar de não existir ainda paga impostos, casa, cria os filhos e etc...
Agradeço que leias esta lista sobre o que a liberation unleashed não é:
Abraço, Sandra
Os eles são os protagonistas dos videos na página do Liberation Unleashed e os "personagens" dos diálogos no livro do site.Quem são os "eles" de que falas?
Vamos a lista. Já adianto que quero, desesjo que tudo que esta ali aconteça em maior ou menor intensidade.Agradeço que leias esta lista sobre o que a liberation unleashed não é:
Liberation Unleashed is not…
Throughout the years our many guides have discovered that one of the major obstacles to the direct, clear seeing of what is already magnificently the case is a thick layer of expectations and narrative about a self’s journey towards enlightenment, built up by years and years of seeking. Getting these expectations out in the open and out of the way is an important first step. Below is a list explaining what the LU process is not:
This is not a way to escape your daily life.
Se eu não estiver aqui e por que escapei. No fundo quero escapar.
This is not about gaining something extra, becoming something special.
Ainda não é comum, descobrir que o próprio self não existe. Se isso não é especial então o que é ?
This is not about cultivating an altered state of consciousness.
Se não é, não tem problema vou continuar sentando e curtindo os efeitos relaxantes da meditação.
This isn’t a trick of the mind, or twisting the mind into believing certain thoughts.
É um truque magistral, não ser um eu.
This is not about gaining a particular bit of knowledge.
Conhecimento virá.
This is not about having a certain thought or sequence of thoughts.
Pensamentos fluem...
This is not about becoming a holy, good, moral or better person.
A santidade é um ideal bonito, mas se
This is not a belief, religion, or a philosophy, it not magical or mystical.
É misterioso, é mágico e tem questões filosóficas profundas.
This is not going to lead you to eternal peace and happiness, it is not about happiness.
Tudo é sobre felicidade. O princípio do prazer nos escraviza.
This is not about freedom from emotions and intense feelings.
Se não é sobre liberação, então sobre o que é ?
This is not about getting rid of self, ego, I.
Se o ego não existe entao não irei me livrar dele. Não esta aqui.
This is not a solution to problems in relationships.
Relaciomento com que se eu não vou estar aqui.
This is not a way to get free of depression or other diseases.
Um ego deprimido que não existe, não é melhor do que um deprimido egocentrico.
This is not about stopping thoughts, changing thoughts, getting rid of thoughts.
Os pensamentos mudam e desaparecem....
This is not a way to make the story of you disappear.
Se o eu desaparecer, eu nao estarei aqui para sentir falta dele.
This is not about convincing you of anything.
Depois que se experimenta, fica-se convencido.
This is not something that will lead to accumulation of money or things.
Tenho a secreta crença de que é mais fácil ganha dinheiro quando não se é obcecado por dinheiro.
This is not a self improvement program.
Mas é para melhorarmos
Cara Sandra, sinto-me um caso perdido depois de ler essa lista. Negar que se tem expectativas é hipócrita, levá-las a sério, perigoso. "the proof of the pudding is in the eating" até o dia em isso acontecer tudo será pensamentos, idéias e ideais.
Abraços,
Guga
Caro Guga,
Se centenas ou milhares de pessoas viram que o eu não existe, não vejo porque é que contigo será diferente. Parece-me que estás a ver as coisas de trás para a frente, a pensar no que é que podes ganhar com isto antes de veres se há realmente um eu que pode ganhar alguma coisa com isto. Há uma contradição nesse tipo de abordagem.
Estás a dizer que se não houver nada a ganhar com este processo não tens motivação para continuar?
Abraço,
Sandra
Se centenas ou milhares de pessoas viram que o eu não existe, não vejo porque é que contigo será diferente. Parece-me que estás a ver as coisas de trás para a frente, a pensar no que é que podes ganhar com isto antes de veres se há realmente um eu que pode ganhar alguma coisa com isto. Há uma contradição nesse tipo de abordagem.
Estás a dizer que se não houver nada a ganhar com este processo não tens motivação para continuar?
Abraço,
Sandra
Cara Sandra,
Atenciosamente,
Guga
Viram ou descobriram que o eu não existe ? Não se vê o eu, se vê a sua imagem no espelho, mas isso não sou eu, se é a imagem no espelho sou eu é apenas parte do eu. Quando se faz uma demonstração matemática, por mais simples que seja, temos aquela sensação de aha! É como um click dentro da gente e vemos como as relações que antes estavam invisíveis agora mostram um novo sentido antes escondido. Claro que escreve-se e comunica-se a demonstração, mas toda vez que alguém lê a demonstração para realmente entender tem que se ter o mesmo insigth que quem escreveu teve. Re-descobre-se o teorema ao entende-lo "primeiro estranha-se, depois entranha-se . . ." Falta-me o click ?Se centenas ou milhares de pessoas viram que o eu não existe,...
Se não tiver ninguém aqui para ganhar ou para perder o que quer que seja, será uma grande vantagem. A pergunta óbvia que vem é o que é que há depois do não-eu ?Parece-me que estás a ver as coisas de trás para a frente, a pensar no que é que podes ganhar com isto antes de veres se há realmente um eu que pode ganhar alguma coisa com isto. Há uma contradição nesse tipo de abordagem.
Tenho muita motivação para continuar com esse processo. Estou a dizer que as expectativas existem em maior ou menor intensidade. Negá-las não as fará desaparecer, encará-las pode trazer luz a ilusão. E são apenas pensamentos, pensamentos que podemos agarrar com maior ou menor avidez. Mas não será com pensamentos sobre a realização do não-self que se vai ter a experiência do não-self. Até isso é apenas uma idéia, um conceito, mas é o melhor que tenho. O algoritmo que tenho é deixe os pensamentos chegarem (ou qualquer outro fenômeno), seja educado e diga Olá e diga adeus quando eles se vão, observe, esteja lá, presente, não caia na estória deles (os pensamentos) e siga em frente. Mais fenômenos a frente se seguirão. Com o tempo e a prática as três características de todo e qualquer fenômeno iram aparecem, a saber: impermanência, a inexistencia uma essência duradoura e independente; e a intrinsica insatisfação de todo e qualquer fenômeno. Bom, você já deve ter ouvido isso em algum lugar, é são conceitos do budismo. O que o você propõe é a mesma coisa. Pare e olhe. Estarei enganado ?Estás a dizer que se não houver nada a ganhar com este processo não tens motivação para continuar?
Atenciosamente,
Guga
Olá Guga,
Não posso dizer que encontrei um novo sentido antes escondido. Pelo contrário. Foi mais um ver que nada está escondido e que nada tem um sentido para além daquele que lhe damos.
Abraço,
Sandra
Só posso falar por mim... eu vi que o eu não existe. E desde aí nunca tive dúvidas. Mas guio à tempo suficiente para saber que nem sempre é assim. Ver não é passar o portão. Por vezes as dúvidas instalam-se e as expectativas complicam as coisas.Viram ou descobriram que o eu não existe ? Não se vê o eu, se vê a sua imagem no espelho, mas isso não sou eu, se é a imagem no espelho sou eu é apenas parte do eu. Quando se faz uma demonstração matemática, por mais simples que seja, temos aquela sensação de aha! É como um click dentro da gente e vemos como as relações que antes estavam invisíveis agora mostram um novo sentido antes escondido. Claro que escreve-se e comunica-se a demonstração, mas toda vez que alguém lê a demonstração para realmente entender tem que se ter o mesmo insigth que quem escreveu teve. Re-descobre-se o teorema ao entende-lo "primeiro estranha-se, depois entranha-se . . ." Falta-me o click ?
Não posso dizer que encontrei um novo sentido antes escondido. Pelo contrário. Foi mais um ver que nada está escondido e que nada tem um sentido para além daquele que lhe damos.
Depende de uma série de fatores, como tudo na vida.Se não tiver ninguém aqui para ganhar ou para perder o que quer que seja, será uma grande vantagem. A pergunta óbvia que vem é o que é que há depois do não-eu ?
Sim, é exatamente isso. Pare e olhe. Consegues fazê-lo? A impressão que tenho é que te peço para parares e olhares e tu paras, olhas e dizes-me o que é que pensas sobre o que vês e não aquilo que vês. Que estás a tentar moldar este processo de forma a que seja como pensas que deve ser. O que é que está a causar resistência?O que o você propõe é a mesma coisa. Pare e olhe. Estarei enganado ?
Abraço,
Sandra
Olá Sandra,
Você mostra o caminho, mas sou eu que tenho que cruzar o portal. A única resistência que eu tenho é: tenho que experimentar, ver por mim mesmo que não há eu mesmo. Observo é não há eu, mas volto a escrever e esta de volta. Observo mais e apenas sinto meus dedos teclarem. Paro e estou de volta. Se uma vez realizada a percepção do no-self ela não volta mais, como você relatou. Eu não desconstrui o eu, por que apesar de momentos de silêncio do blá-blá-blá mental e perceber que pequenos atos e pensamentos simplesmente acontecem e eu sou uma mera testemunha deles, quando tanto. A sensação do eu volta, silêncio ... e volta a sensação de que eu estou aqui teclando para você e almejando descobrir esse quebra-cabeça.
Cordialmente,
Guga
Eu quero ver, ou de algum outro modo experimentar que o que chamamos de eu, não existe. É apenas uma ilusão. Eu foco no aparece na minha mente, nas emoções, nos pensamentos. E identifico alguém. Eu me pergunto: o que sou eu ? Não sei a resposta, sei que tem uma voz que faz a pergunta. Sou eu essa voz ? A identificação esta lá. Não posso dizer que eu vi a ilusão do eu e estou livre dessa ilusão.Sim, é exatamente isso. Pare e olhe. Consegues fazê-lo? A impressão que tenho é que te peço para parares e olhares e tu paras, olhas e dizes-me o que é que pensas sobre o que vês e não aquilo que vês. Que estás a tentar moldar este processo de forma a que seja como pensas que deve ser. O que é que está a causar resistência?
Você mostra o caminho, mas sou eu que tenho que cruzar o portal. A única resistência que eu tenho é: tenho que experimentar, ver por mim mesmo que não há eu mesmo. Observo é não há eu, mas volto a escrever e esta de volta. Observo mais e apenas sinto meus dedos teclarem. Paro e estou de volta. Se uma vez realizada a percepção do no-self ela não volta mais, como você relatou. Eu não desconstrui o eu, por que apesar de momentos de silêncio do blá-blá-blá mental e perceber que pequenos atos e pensamentos simplesmente acontecem e eu sou uma mera testemunha deles, quando tanto. A sensação do eu volta, silêncio ... e volta a sensação de que eu estou aqui teclando para você e almejando descobrir esse quebra-cabeça.
Cordialmente,
Guga