Se não consegues encontrar um eu, o que é que atravessa o portal e o que é que se liberta?Então não devo tentar atravessar o "portal" propositalmente? Não devo tentar produzir a experiência de liberar-me?
Neste momento, o que é que precisa de libertar-se? Esta entidade existe?
Estás a dizer que existe um eu que tem de corrigir o mundo?O mundo parece que está quebrado, e que devo concertá-lo, mesmo que não havendo evidências de algo estar tão ruim assim. Se eu não corrigir o mundo, ele vai deteriorar por si, vai ficar pior do que é.
"Se eu não corrigir o mundo" é um pensamento que diz que há um eu e um mundo, separados um do outro.
Se isto é verdade, onde é que no mundo vês este eu?
Tenho a impressão que a tua crença num eu passa muito por pensamentos sobre o futuro, que provocam ansiedade, medo - o que pensas que tens de fazer, o que pensas que tens de mudar. Se olhares para o conteúdo dos pensamentos, o que estou a dizer é verdade?
Ivan, este futuro existe? É possível experimentar o futuro?
Quem diz o futuro diz o passado...
Existe algo a acontecer fora deste momento? Ou este momento é o único momento real?
Não acredites na primeira resposta que ocorrer, nos pensamentos que aparecerem. Vê o que está a acontecer, experimenta o que está a acontecer. Olha para o que é.
Sim. É capaz de ser uma boa ideia tentares apontar para os problemas quando pensas que eles existem. Eu vou fazer o mesmo :)Não, tudo está onde deveria estar, tudo é como deveria ser. Se você me pedir para "apontar para os problemas" eu não vou conseguir, pois eles existem somente como pensamentos.
O que é que te leva a pensar que existe um eu inconstante, onde é que este eu existe? Na realidade ou em pensamentos?É, acho que a expressão "eu real" é contraditória em si, sendo que esse "eu" é instável, muda constantemente. Não existe um "eu real", somente o "eu insconstante".
De onde é que vêm os pensamentos?Parece que existem pois estão sempre afirmando sua posição no mundo. Está sempre a pensar "eu isto, eles aquilo", "eu isto, as coisas aquilo". Sim, tudo isso são somente pensamentos. Então não são os eus que estão pensando, mas esses "eus" são os próprios pensamentos.
Usando uma expressão complicada, esse "eu" não passa de um artifício verbal. Esse "eu" é somente um elemento linguístico de auto-referência. Enfim, "eu" é pensamento.
Se olhares para a sua origem, o que é que vês?
Uh, quais insights? Por isto queres dizer que olhar aconteceu de uma forma consciente?Hoje não me senti confuso. Pelo contrário, acho que tive alguns insights.