LU is focused guiding for seeing there is no real, inherent 'self' - what do you understand by this? So I don't exist? Honestly, I think I exist. But it is just a thought. Existence is a thought. I'm trying to convince myself of this. Myself that doesn't exist. Am I in the body? I am moving with the body. Am I inside the head? I feel a tension inbetween my eyes. Is that me? Of course not! Am I inside the head? I am moving with the head. I think.
What are you looking for at LU? Looking for enlightenment. Liberation. A point in my life where I say, words are just words. Where happiness is all around. I am looking to not find myself everywhere I go. I don't even know what the problem is, honestly. Ha! I think non-duality broke me. I can't even say what I want. I want love. I want life. I want full-on life.
What do you expect from a guided conversation? I don't expect much to be honest. Just a few pointers. I hope the one-and-one attention will get me somewhere. Where do I want to be? I don't know. Just freedom. The pointers I expect is "I am nothing appearing as everything", "I am the body and nothing more", "Everything is a belief", etc...
What is your experience in terms of spiritual practices, seeking and inquiry? I went from Alan Watts to Osho to Mooji to Eckhart to Rupert to Tony to Emerson to Luchana and Lubo and every other non-dual speaker. I don't like practices, seeking, inquiries because that implies doing. I want to hear the truth over and over until I get knocked off my feet and never look back. But of course, I can try any sort of practice if the guide suggests. Just can't force anything.
On a scale from 1 to 10, how willing are you to question any currently held beliefs about 'self?
11
Hey!
Re: Hey!
Olá! Bem vindo ao forum da LU e obrigada pela tua introdução. É bom ter-te aqui.
Sou a Sandra e vou ser o teu guia.
Se eu te disser que um eu real não existe qual é a tua reação? O que é que pensas sobre isto, o que é que sentes?
Abraço,
S
Sou a Sandra e vou ser o teu guia.
Sim, existes, claro que sim. Mas será que um eu real, separado, independente, sólido existe? Essa é a questão que exploramos aqui no forum.So I don't exist? Honestly, I think I exist. But it is just a thought. Existence is a thought. I'm trying to convince myself of this. Myself that doesn't exist. Am I in the body? I am moving with the body. Am I inside the head? I feel a tension inbetween my eyes. Is that me? Of course not! Am I inside the head? I am moving with the head. I think.
Full-on life inclui tudo, o bom, o mau e o assim assim. Eu diria que já estás a viver uma full-on life, mas compreendo que tens expetativas sobre o vai acontecer. E que queres ser diferente. É impossível saber qual é o impacto que esta exploração vai ter em ti, mas é bastante provável que não seja aquilo que pensas :)Looking for enlightenment. Liberation. A point in my life where I say, words are just words. Where happiness is all around. I am looking to not find myself everywhere I go. I don't even know what the problem is, honestly. Ha! I think non-duality broke me. I can't even say what I want. I want love. I want life. I want full-on life.
O meu papel não é dar-te pointers desse tipo. Não te vou dizer o que és ou o que a realidade é. Um guia sugere que olhes para o que está aqui, tal como é, e verifiques por ti se a realidade está de acordo com os teus pensamentos sobre a mesma.I don't expect much to be honest. Just a few pointers. I hope the one-and-one attention will get me somewhere. Where do I want to be? I don't know. Just freedom. The pointers I expect is "I am nothing appearing as everything", "I am the body and nothing more", "Everything is a belief", etc...
Sim, compreendo. O que eu te vou sugerir é que deixes de lado aquilo que aprendeste e aquilo que pensas e que observes o que está aqui, tal como é. Observar não é propriamente uma prática, seeking ou um inquérito. É a forma mais direta de realizar, tonar nítido, o que existe.I went from Alan Watts to Osho to Mooji to Eckhart to Rupert to Tony to Emerson to Luchana and Lubo and every other non-dual speaker. I don't like practices, seeking, inquiries because that implies doing. I want to hear the truth over and over until I get knocked off my feet and never look back. But of course, I can try any sort of practice if the guide suggests. Just can't force anything.
Se eu te disser que um eu real não existe qual é a tua reação? O que é que pensas sobre isto, o que é que sentes?
Abraço,
S
- TheVipZo123
Opa tudo bem?
Muito obrigado pelas respostas Sandra!
O que eu penso é "sem problemas". Quando um eu real não existe, não tem problemas.
Quando um eu real não existe, os pensamentos diminuem bastante. Tenho que admitir que fica meio chato sem pensamentos!
O que eu sinto é uma mistura de alivio e medo.
Voce tambem me perguntou "Mas será que um eu real, separado, independente, sólido existe?"
Eu gostei que voce afirmou a minha existencia. Solido eu nao sei. Nao consigo achar. Independente, sim, eu devo estar no corpo. Separado, sim tambem. E real... nao sei tambem, pois nao sei o que é real.
Obrigado de novo Sandra!
Meu nome é Vicenzo.
Abraço
Muito obrigado pelas respostas Sandra!
O que eu penso é "sem problemas". Quando um eu real não existe, não tem problemas.
Quando um eu real não existe, os pensamentos diminuem bastante. Tenho que admitir que fica meio chato sem pensamentos!
O que eu sinto é uma mistura de alivio e medo.
Voce tambem me perguntou "Mas será que um eu real, separado, independente, sólido existe?"
Eu gostei que voce afirmou a minha existencia. Solido eu nao sei. Nao consigo achar. Independente, sim, eu devo estar no corpo. Separado, sim tambem. E real... nao sei tambem, pois nao sei o que é real.
Obrigado de novo Sandra!
Meu nome é Vicenzo.
Abraço
Olá Vicenzo, obrigada pela tua resposta!
Mas será que este eu pode ser encontrado dentro do corpo? Será este pensamento apenas um pensamento, sem fundo de verdade, ou será que o pensamento é a descrição de algo que é real, comprovável?
A forma de comprovar se existe um eu dentro do corpo ou que é o corpo é observando o corpo. Pensar sobre isto, não vale, tens mesmo de observar, de olhar para.
Quando olhas para o corpo está a ver um eu ou um corpo?
Quando vês uma perna, um braço, a pele, estás a ver uma perna, um braço, a pele ou um eu?
Neste caso também podes usar a imaginação. Imagina que estás a ser operado. O cirugião está a abrir o corpo. Vai encontrar um eu algures dentro do corpo?
Está à vontade para partilhar as tuas dúvidas, dificuldades, descobertas :)
Abraço,
S
O eu nunca existiu, mas os problemas às vezes acontecem :)O que eu penso é "sem problemas". Quando um eu real não existe, não tem problemas.
Uma diminuição da quantidade dos pensamentos pode acontecer ou não, mas não sei se isso está diretamente relacionado com o ver que o eu é uma ilusão. Tenho a impressão que penso menos do que pensava à uns anos atrás, mas acho que isso tem mais a ver com a prática continuada de olhar em vez de pensar do que com o ver que não existe um eu.Quando um eu real não existe, os pensamentos diminuem bastante.
Sim, é tão bom pensar sobre certas coisas ou usar a imaginação. Os pensamentos vão continuar a acontecer.Tenho que admitir que fica meio chato sem pensamentos!
Não há razão para ter medo, embora sentir medo seja uma reação normal. Ver a ilusão do eu é mais ou menos como perceber que o Pai Natal não existe, é a realização de um fato. Pode levar a determinadas experiências, diferentes para cada um de nós, mas não coloca ninguém em perigo. Não vais desaparecer, perder capacidades, tornar-te completamente diferente, etc, etc. Se esta exploração te causar medo diz-me, para podermos lidar com o medo e tirá-lo do caminho, para poderes avançar para além do medo.O que eu sinto é uma mistura de alivio e medo.
Ora aqui está um pensamento comum e lógico, algo que aprendemos desde muito novos. Eu devo estar no corpo. Isto implica que dentro do corpo existe um pequeno eu, uma pessoa, uma entidade, muito provávelmente por trás dos olhos ou no peito.eu devo estar no corpo.
Mas será que este eu pode ser encontrado dentro do corpo? Será este pensamento apenas um pensamento, sem fundo de verdade, ou será que o pensamento é a descrição de algo que é real, comprovável?
A forma de comprovar se existe um eu dentro do corpo ou que é o corpo é observando o corpo. Pensar sobre isto, não vale, tens mesmo de observar, de olhar para.
Quando olhas para o corpo está a ver um eu ou um corpo?
Quando vês uma perna, um braço, a pele, estás a ver uma perna, um braço, a pele ou um eu?
Neste caso também podes usar a imaginação. Imagina que estás a ser operado. O cirugião está a abrir o corpo. Vai encontrar um eu algures dentro do corpo?
Está à vontade para partilhar as tuas dúvidas, dificuldades, descobertas :)
Abraço,
S
- TheVipZo123
Opa Sandra, como vais?
Voce me perguntou, "Quando olhas para o corpo está a ver um eu ou um corpo?" e respondo, "Um corpo! Um corpo! Tem somente um corpo aqui. Mas é dificil eu me acostumar. Mas é a verdade."
Voce me perguntou, "Quando vês uma perna, um braço, a pele, estás a ver uma perna, um braço, a pele ou um eu?" e respondo,
"Só tem isso. Quando eu estou olhando para o meu corpo penso que estou na cabeça, em seguida, me olho no espelho e não tem nada ali, apenas uma cabeça."
Voce me perguntou, "Neste caso também podes usar a imaginação. Imagina que estás a ser operado. O cirugião está a abrir o corpo. Vai encontrar um eu algures dentro do corpo?" e respondo, "Pois é. Apenas orgãos e um monte de sangue. Nada a ver comigo."
Voce me perguntou, "Mas será que este eu pode ser encontrado dentro do corpo? Será este pensamento apenas um pensamento, sem fundo de verdade, ou será que o pensamento é a descrição de algo que é real, comprovável?" e respondo, "Talvez devo valorizar mais a observação do que o pensamento. Como tu fez para que isso vem a acontecer?"
Obrigado Sandra.
Abraço
Voce me perguntou, "Quando olhas para o corpo está a ver um eu ou um corpo?" e respondo, "Um corpo! Um corpo! Tem somente um corpo aqui. Mas é dificil eu me acostumar. Mas é a verdade."
Voce me perguntou, "Quando vês uma perna, um braço, a pele, estás a ver uma perna, um braço, a pele ou um eu?" e respondo,
"Só tem isso. Quando eu estou olhando para o meu corpo penso que estou na cabeça, em seguida, me olho no espelho e não tem nada ali, apenas uma cabeça."
Voce me perguntou, "Neste caso também podes usar a imaginação. Imagina que estás a ser operado. O cirugião está a abrir o corpo. Vai encontrar um eu algures dentro do corpo?" e respondo, "Pois é. Apenas orgãos e um monte de sangue. Nada a ver comigo."
Voce me perguntou, "Mas será que este eu pode ser encontrado dentro do corpo? Será este pensamento apenas um pensamento, sem fundo de verdade, ou será que o pensamento é a descrição de algo que é real, comprovável?" e respondo, "Talvez devo valorizar mais a observação do que o pensamento. Como tu fez para que isso vem a acontecer?"
Obrigado Sandra.
Abraço
Viva Vicenzo,
Se não existe um eu dentro de ti - no corpo - existe um eu fora de ti?
Quando observas, o que é que encontras que seja um eu?
Abraço,
S
Acho que dar valor à observação acontece de forma natural à medida que te vais apercebendo que é através da observação que estás conetado com a realidade do momento - o único real que existe. Não é que seja melhor olhar que pensar, mas olhar é estar no real e pensar é estar num (irr)real que não tem por base a realidade do momento - geralmente pensamos sobre o passado ou sobre o futuro ou sobre coisas que não estão a acontecer."Talvez devo valorizar mais a observação do que o pensamento. Como tu fez para que isso vem a acontecer?"
Assim sendo o corpo não é um eu e não existe um eu dentro do corpo? Para encontrar a resposta observa o corpo tal como é e só depois chega a conclusões. Em caso de dúvida, volta a olhar, a observar.Um corpo! Um corpo! Tem somente um corpo aqui.
Se não existe um eu dentro de ti - no corpo - existe um eu fora de ti?
Quando observas, o que é que encontras que seja um eu?
Abraço,
S
- TheVipZo123
Salve salve Sandra, como vais?
Não existe um eu dentro do corpo. Se existir um eu fora, deve ser tudo, pois nao posso ser uma coisa especifica. Eu sou tudo.
Só isso que tenho a relatar. Tentei achar mais palavras mas nao tenho.
Abraço
Não existe um eu dentro do corpo. Se existir um eu fora, deve ser tudo, pois nao posso ser uma coisa especifica. Eu sou tudo.
Só isso que tenho a relatar. Tentei achar mais palavras mas nao tenho.
Abraço
- TheVipZo123
Jesus Sandra, me ajuda.
Nao sei o que fazer. Tenho um senso de eu no peito e quero liberar essa energia. Nao confio nos meus pensamentos. Tenho outro senso de eu na minha cabeca, bem forte. Gostaria de liberar essa energia. Nao sei o que estou esperando da vida.
Voce me perguntou, "Tens algumas dúvidas sobre o que é ver o que está aqui, tal como é?"
"Sim, todas. Como eu posso ver o que está aqui se, a partir do momento que vejo e digo "Sim, é isso mesmo." eu nao confio. Eu nao confio mais nos meus pensamentos."
Voce me perguntou, "Consegues fazer isso com facilidade?" "Nao. Me doi ser cobrado a verdade toda vez que observo algo, é chato mesmo."
Voce me perguntou, "Achas que podes confiar neste ver para obter respostas?" "Nao. A confiancia na minha capacidade de observar a realidade é pequena."
voce me perguntou, "Neste momento o que é que pensas que o eu é?" "Desespero."
Poxa vida, essa resposta foi meio para baixo. Espero nao ter assustado. Prometo que sou mais divertido pessoalmente.
Obrigado Sandra.
Abraço
Nao sei o que fazer. Tenho um senso de eu no peito e quero liberar essa energia. Nao confio nos meus pensamentos. Tenho outro senso de eu na minha cabeca, bem forte. Gostaria de liberar essa energia. Nao sei o que estou esperando da vida.
Voce me perguntou, "Tens algumas dúvidas sobre o que é ver o que está aqui, tal como é?"
"Sim, todas. Como eu posso ver o que está aqui se, a partir do momento que vejo e digo "Sim, é isso mesmo." eu nao confio. Eu nao confio mais nos meus pensamentos."
Voce me perguntou, "Consegues fazer isso com facilidade?" "Nao. Me doi ser cobrado a verdade toda vez que observo algo, é chato mesmo."
Voce me perguntou, "Achas que podes confiar neste ver para obter respostas?" "Nao. A confiancia na minha capacidade de observar a realidade é pequena."
voce me perguntou, "Neste momento o que é que pensas que o eu é?" "Desespero."
Poxa vida, essa resposta foi meio para baixo. Espero nao ter assustado. Prometo que sou mais divertido pessoalmente.
Obrigado Sandra.
Abraço
Viva Vicenzo,
Ao ler a tua resposta fico com a ideia de que não sabes o que fazer, que achas que olhar é complicado e que tens vontade de arrancar os cabelos quando pensas sobre isto :D Tu consegues fazer isto! É uma questão de tempo, preserverança, curiosidade e tentar não complicar o que é simples. Tu sabes olhar, não é nada de novo, nem de especial - é simplesmente ver o que está aqui, usar os sentidos para explorar o que é.
Obrigada pela tua honestidade e não te preocupes com as minhas reações. Para mim é um prazer ser o teu guia.
Quando queremos saber alguma coisa podemos olhar ou pensar.
Exemplos:
Está a chover?
Podemos ver na internet como está o tempo ou ir à rua / olhar pela janela e ver se está a chover.
Onde é que está a chave?
Podemos pensar para nos lembrarmos onde é que estava a chave da última vez que a usámos ou podemos ir à procura da chave nos sítios onde pensamos que ela pode estar.
Como é que é um país onde nunca estivémos?
Podemos ver vídeos, ler livros, consultar um mapa ou falar com alguém sobre a experiência que teve neste país ou podemos lá ir.
Existe um eu real?
Podemos pensar sobre o assunto durante séculos e séculos ou ver se no que nos rodeia está um eu.
Percebes a diferença entre pensar e ver(ificar)?
Abraço,
S
Ao ler a tua resposta fico com a ideia de que não sabes o que fazer, que achas que olhar é complicado e que tens vontade de arrancar os cabelos quando pensas sobre isto :D Tu consegues fazer isto! É uma questão de tempo, preserverança, curiosidade e tentar não complicar o que é simples. Tu sabes olhar, não é nada de novo, nem de especial - é simplesmente ver o que está aqui, usar os sentidos para explorar o que é.
Obrigada pela tua honestidade e não te preocupes com as minhas reações. Para mim é um prazer ser o teu guia.
Quando queremos saber alguma coisa podemos olhar ou pensar.
Exemplos:
Está a chover?
Podemos ver na internet como está o tempo ou ir à rua / olhar pela janela e ver se está a chover.
Onde é que está a chave?
Podemos pensar para nos lembrarmos onde é que estava a chave da última vez que a usámos ou podemos ir à procura da chave nos sítios onde pensamos que ela pode estar.
Como é que é um país onde nunca estivémos?
Podemos ver vídeos, ler livros, consultar um mapa ou falar com alguém sobre a experiência que teve neste país ou podemos lá ir.
Existe um eu real?
Podemos pensar sobre o assunto durante séculos e séculos ou ver se no que nos rodeia está um eu.
Percebes a diferença entre pensar e ver(ificar)?
Abraço,
S
- TheVipZo123
Oi Sandra,
"Existe um eu real?
Podemos pensar sobre o assunto durante séculos e séculos ou ver se no que nos rodeia está um eu."
Hahaha que incrivel essa analogia. Obrigado. Estou fazendo muito drama mesmo.
"Percebes a diferença entre pensar e ver(ificar)?"
Percebo. A realidade é. Simplesmente. Acho que, o proprio fato de eu verificar a existencia, se um eu existe, indica que não. Pois, caso o contrario, não restaria duvida. Mas estou pensando de novo. Vou verificar.
Eu estou tentando achar mas não estou conseguindo. O que eu devo estar procurando? Pode me descrever como seria um "eu"? Seria o que está olhando? Acho que tem alguem ali sim. Mas quando fecho os olhos, ele desaparece. Entao é so uma ideia de quem está olhando. Ou ele vê preto. Mas olhar é apenas uma ação, não indica uma substãncia "olhadora".
Antes terminar essa mensagem, eu gostaria de compartilhar algo. Quando eu estava dentro do carro, andando, como passageiro, tinha a impressão de que eu estava movendo. Mas quando olhei para o teto do carro, percebi que eu estava parado! Eu não tinha saido do lugar. Somente o carro estava se movendo! Talvez, é mais ou menos isso quando falam que voce não saiu do lugar desde sempre. Somente o mundo está movendo. Voce está parado! Mas a que ponto de referência eu preciso olhar? Onde esta o teto do carro do mundo?
Obrigado Sandra,
Abraço
"Existe um eu real?
Podemos pensar sobre o assunto durante séculos e séculos ou ver se no que nos rodeia está um eu."
Hahaha que incrivel essa analogia. Obrigado. Estou fazendo muito drama mesmo.
"Percebes a diferença entre pensar e ver(ificar)?"
Percebo. A realidade é. Simplesmente. Acho que, o proprio fato de eu verificar a existencia, se um eu existe, indica que não. Pois, caso o contrario, não restaria duvida. Mas estou pensando de novo. Vou verificar.
Eu estou tentando achar mas não estou conseguindo. O que eu devo estar procurando? Pode me descrever como seria um "eu"? Seria o que está olhando? Acho que tem alguem ali sim. Mas quando fecho os olhos, ele desaparece. Entao é so uma ideia de quem está olhando. Ou ele vê preto. Mas olhar é apenas uma ação, não indica uma substãncia "olhadora".
Antes terminar essa mensagem, eu gostaria de compartilhar algo. Quando eu estava dentro do carro, andando, como passageiro, tinha a impressão de que eu estava movendo. Mas quando olhei para o teto do carro, percebi que eu estava parado! Eu não tinha saido do lugar. Somente o carro estava se movendo! Talvez, é mais ou menos isso quando falam que voce não saiu do lugar desde sempre. Somente o mundo está movendo. Voce está parado! Mas a que ponto de referência eu preciso olhar? Onde esta o teto do carro do mundo?
Obrigado Sandra,
Abraço
Viva Vicenzo,
Estás a descrever uma experiência onde tiveste a noção do que és em relação ao que vês. Fantástico!
Há uma experiência aqui sobre o que estás a descrever:
- em inglês https://www.headless.org/experiments/sp ... -world.htm
- ou aqui em tradução automática google para português: https://www-headless-org.translate.goog ... r_pto=wapp
Voltando ao eu, aquilo que deves questionar são os teus pensamentos sobre o que o eu é e sobre a localização de um eu.
Estamos a ver se encontramos um eu real aqui e agora - uma coisa que é um eu, uma entidade separada do resto, do que aqui está, independente, sólida, permanente.
Eu estou a ver uma garrafa em cima de uma mesa. Como vejo a garrafa sei que ela existe. Posso agarrar na garrafa, olhar para ela, sentir a garrafa, usá-la para beber água. Se eu não pensar na garrafa ela continua aqui, presente.
Se um eu é real, tem se ser tão encontrável quanto uma garrafa. Tem de estar em algum lado neste momento presente e ter características que provam a sua existência.
Por exemplo,
Para ser verdade um eu tem de estar presente quando tens os olhos abertos e puff desaparecer quando os fechas. Isto corresponde à tua experiência?
Abraço,
S
Também tenho tendência para o dramalhão, identifico-me com a tua reação (rimei! :D).Estou fazendo muito drama mesmo.
É curioso, não é? Até encontrar este forum acho que nunca tinha questionado a existência de um eu separado ou pensado sobre o assunto. Identificamo-nos com uma identidade sem a questionar ou ter a noção do que é que ela é.Vou verificar.
Eu estou tentando achar mas não estou conseguindo. O que eu devo estar procurando? Pode me descrever como seria um "eu"?
Sim.Seria o que está olhando? Acho que tem alguem ali sim. Mas quando fecho os olhos, ele desaparece. Entao é so uma ideia de quem está olhando. Ou ele vê preto. Mas olhar é apenas uma ação, não indica uma substãncia "olhadora".
Ohhhh! Sim! O que somos não se move, mas vemos a realidade a mover-se. Absolutamente correto em termos de visão do que está a acontecer e nada fácil de lá chegar. Para ter a experiência do que estás a descrever tenho de me concentrar no que está a acontecer de uma forma específica, o que implica lembrar-me de o fazer, o que quase nunca acontece.Antes terminar essa mensagem, eu gostaria de compartilhar algo. Quando eu estava dentro do carro, andando, como passageiro, tinha a impressão de que eu estava movendo. Mas quando olhei para o teto do carro, percebi que eu estava parado! Eu não tinha saido do lugar. Somente o carro estava se movendo!
Estás a descrever uma experiência onde tiveste a noção do que és em relação ao que vês. Fantástico!
Há uma experiência aqui sobre o que estás a descrever:
- em inglês https://www.headless.org/experiments/sp ... -world.htm
- ou aqui em tradução automática google para português: https://www-headless-org.translate.goog ... r_pto=wapp
Voltando ao eu, aquilo que deves questionar são os teus pensamentos sobre o que o eu é e sobre a localização de um eu.
Estamos a ver se encontramos um eu real aqui e agora - uma coisa que é um eu, uma entidade separada do resto, do que aqui está, independente, sólida, permanente.
Eu estou a ver uma garrafa em cima de uma mesa. Como vejo a garrafa sei que ela existe. Posso agarrar na garrafa, olhar para ela, sentir a garrafa, usá-la para beber água. Se eu não pensar na garrafa ela continua aqui, presente.
Se um eu é real, tem se ser tão encontrável quanto uma garrafa. Tem de estar em algum lado neste momento presente e ter características que provam a sua existência.
Por exemplo,
Isto é um pensamento ou é a realidade?Mas quando fecho os olhos, ele desaparece.
Para ser verdade um eu tem de estar presente quando tens os olhos abertos e puff desaparecer quando os fechas. Isto corresponde à tua experiência?
Abraço,
S
- TheVipZo123
Hahahaha Obrigado Sandra!
"Estás a descrever uma experiência onde tiveste a noção do que és em relação ao que vês. Fantástico!"
Muito show mesmo! Vou comemorar pedindo pizza amanhã! Hehehe.
"Há uma experiência aqui sobre o que estás a descrever:
- em inglês https://www.headless.org/experiments/sp ... -world.htm"
Gostei da frase do Ramana Maharshi aqui. Só tem movimento aqui, eu não saio do lugar. Nunca saí.
"Isto é um pensamento ou é a realidade?
Para ser verdade um eu tem de estar presente quando tens os olhos abertos e puff desaparecer quando os fechas. Isto corresponde à tua experiência?"
Para mim, olhar é uma ação que eu estou atribuindo para alguem. Mas voltando a pergunta, Não, o eu deveria estar ali independente da ação ou do movimento. Deveria estar sempre aqui. Eu não poderia confundir ele por uma ação.
Penso que eu estou indo para meio que os dois lados. Ou o eu esteve sempre aqui em tudo que é lugar e nunca se moveu ou o eu nao existe e nunca existiu. Hahaha.
Que estranho.
Abraço
"Estás a descrever uma experiência onde tiveste a noção do que és em relação ao que vês. Fantástico!"
Muito show mesmo! Vou comemorar pedindo pizza amanhã! Hehehe.
"Há uma experiência aqui sobre o que estás a descrever:
- em inglês https://www.headless.org/experiments/sp ... -world.htm"
Gostei da frase do Ramana Maharshi aqui. Só tem movimento aqui, eu não saio do lugar. Nunca saí.
"Isto é um pensamento ou é a realidade?
Para ser verdade um eu tem de estar presente quando tens os olhos abertos e puff desaparecer quando os fechas. Isto corresponde à tua experiência?"
Para mim, olhar é uma ação que eu estou atribuindo para alguem. Mas voltando a pergunta, Não, o eu deveria estar ali independente da ação ou do movimento. Deveria estar sempre aqui. Eu não poderia confundir ele por uma ação.
Penso que eu estou indo para meio que os dois lados. Ou o eu esteve sempre aqui em tudo que é lugar e nunca se moveu ou o eu nao existe e nunca existiu. Hahaha.
Que estranho.
Abraço
Viva Vicenzo,
Estás a tentar perceber, dar significado a algo, usando os pensamentos.
Estás a pensar e de certa forma, a contar uma história sobre o que o eu é ou não é.
Quando pensamos que algo pode ser uma coisa (tudo) ou o seu oposto (nada) estamos a pensar a preto e branco e a realidade, felizmente não é a preto/branco.
Se perguntares o que é o eu a 1000 pessoas vais ouvir 1000 repostas diferentes. E se fizeres a mesma pergunta à mesma pessoa, daqui a 3 horas, 3 dias ou 3 anos, a resposta que te vão dar vai ser diferente da anterior.
Os pensamentos, as histórias que contamos, mudam, evoluem.
Aparentemente o que pensamos influência a realidade, mas quando voltamos a olhar para o que está aqui, agora, tal como é, estamos presente nos que existe para lá dos pensamentos, a ter uma experiência direta, única, real, que é independente do que pensamos sobre isto tudo.
Percebes inglês? Lê este artigo da Ilona sobre como a linguagem influência a nossa perceção e faz o exercício que é proposto. Partilha as tuas descobertas.
Link English: https://markedeternal.blogspot.com/2012/05/labels.html
Link tradução google: https://markedeternal-blogspot-com.tran ... _pto=wapp
Abraço,
S
Parece-me que estás a pensar que um eu é tudo, ou um eu não é nada.Penso que eu estou indo para meio que os dois lados. Ou o eu esteve sempre aqui em tudo que é lugar e nunca se moveu ou o eu nao existe e nunca existiu. Hahaha.
Estás a tentar perceber, dar significado a algo, usando os pensamentos.
Estás a pensar e de certa forma, a contar uma história sobre o que o eu é ou não é.
Quando pensamos que algo pode ser uma coisa (tudo) ou o seu oposto (nada) estamos a pensar a preto e branco e a realidade, felizmente não é a preto/branco.
Se perguntares o que é o eu a 1000 pessoas vais ouvir 1000 repostas diferentes. E se fizeres a mesma pergunta à mesma pessoa, daqui a 3 horas, 3 dias ou 3 anos, a resposta que te vão dar vai ser diferente da anterior.
Os pensamentos, as histórias que contamos, mudam, evoluem.
Aparentemente o que pensamos influência a realidade, mas quando voltamos a olhar para o que está aqui, agora, tal como é, estamos presente nos que existe para lá dos pensamentos, a ter uma experiência direta, única, real, que é independente do que pensamos sobre isto tudo.
Percebes inglês? Lê este artigo da Ilona sobre como a linguagem influência a nossa perceção e faz o exercício que é proposto. Partilha as tuas descobertas.
Link English: https://markedeternal.blogspot.com/2012/05/labels.html
Link tradução google: https://markedeternal-blogspot-com.tran ... _pto=wapp
Abraço,
S
- TheVipZo123
Opa Sandra, tudo bem?
Obrigado por compartilhar esse link comigo. Eu gostei do exercicio. Também gostei onde ela fala "Imagine that! Humans got screwed by labels." Eu esqueci de falar que também fiz o outro exercicio da conversa passada sobre o mundo em movimento e gostei.
Eu sei ingles sim. Confesso que, sem usar as palavras "I" e "me" as coisas ficaram mais simples. Eu não notei uma diferença no corpo. Mas, tudo em mim esta dizendo que o caminho mais simples é o verdadeiro.
Se tiver mais exercicios, seria legal eu tentar fazer-los. Obrigado.
"Quando pensamos que algo pode ser uma coisa (tudo) ou o seu oposto (nada) estamos a pensar a preto e branco e a realidade, felizmente não é a preto/branco."
Muito legal isso. Felizmente, a quantidade de descriçao da realidade não vai chegar perto da realidade.
Obrigado Sandra,
Abraço
Obrigado por compartilhar esse link comigo. Eu gostei do exercicio. Também gostei onde ela fala "Imagine that! Humans got screwed by labels." Eu esqueci de falar que também fiz o outro exercicio da conversa passada sobre o mundo em movimento e gostei.
Eu sei ingles sim. Confesso que, sem usar as palavras "I" e "me" as coisas ficaram mais simples. Eu não notei uma diferença no corpo. Mas, tudo em mim esta dizendo que o caminho mais simples é o verdadeiro.
Se tiver mais exercicios, seria legal eu tentar fazer-los. Obrigado.
"Quando pensamos que algo pode ser uma coisa (tudo) ou o seu oposto (nada) estamos a pensar a preto e branco e a realidade, felizmente não é a preto/branco."
Muito legal isso. Felizmente, a quantidade de descriçao da realidade não vai chegar perto da realidade.
Obrigado Sandra,
Abraço