What brings you to Liberation Unleashed?:
Trago as minhas inquietações e dúvidas de como permanecer no que já sou, consciência pura.
What are you looking for? What do you expect from this?:
Procuração liberação da identificação com o corpo e mente. Espero com isso ver a realidade como ela é.
What is your background in terms of seeking and inquiry?:
Estou em caminhos espirituais progressivos desde 1989 e sinto que ainda está faltando algo para a percepção das coisas como elas são.
How ready are you to question your beliefs about who you are and see the truth no matter what? On a scale from one to ten (ten being most ready). : 9
CONSCIÊNCIA PURA
Re: CONSCIÊNCIA PURA
Viva Dhyan e bem vindo ao fórum da LU.
Só vi o teu post hoje e peço desculpas pelo atraso numa resposta! Espero que não tenhas perdido o entusiasmo.
Suponho que sabes como é que estas conversas funcionam? Eu sou só um guia, faço perguntas e tu procuras as tuas respostas na tua experiência imediata.
Só vi o teu post hoje e peço desculpas pelo atraso numa resposta! Espero que não tenhas perdido o entusiasmo.
Suponho que sabes como é que estas conversas funcionam? Eu sou só um guia, faço perguntas e tu procuras as tuas respostas na tua experiência imediata.
Acho que o que dizes aqui é muito curioso. Como é que sabes que és consciência pura? O que é que existe na tua experiência que é esta consciência?Trago as minhas inquietações e dúvidas de como permanecer no que já sou, consciência pura.
Na realidade ainda não sei ao certo, estou cheio de informações de livros que tenho lido e tendo feito alguns exercícios sugerido pelos autores, mas não dá para saber exatamente que sou consciência pura. Sei que sou consciente de objetos e de pensamentos quando me concentro neles, quando não faço essa concentração fico geralmente no piloto automático, fazendo coisas sem a consciência delas.Viva Dhyan e bem vindo ao fórum da LU.
Acho que o que dizes aqui é muito curioso. Como é que sabes que és consciência pura? O que é que existe na tua experiência que é esta consciência?Trago as minhas inquietações e dúvidas de como permanecer no que já sou, consciência pura.
Como é o meu primeiro contato, gostaria de saber se respondo como fiz agora pelo Quote ou faço sempre pelo Post Reply?
Penso que tens de fazer Post Reply para poder usar a função Quote. Acho que já percebeste como se faz.Como é o meu primeiro contato, gostaria de saber se respondo como fiz agora pelo Quote ou faço sempre pelo Post Reply?
Ótimo! A ideia é veres por ti próprio o que é real na tua experiência.Na realidade ainda não sei ao certo, estou cheio de informações de livros que tenho lido e tendo feito alguns exercícios sugerido pelos autores, mas não dá para saber exatamente que sou consciência pura.
O objetivo desta conversa é verificar experiêncialmente se existe um eu separado da vida, que tem controlo sobre uma parte da existência.Sei que sou consciente de objetos e de pensamentos quando me concentro neles, quando não faço essa concentração fico geralmente no piloto automático, fazendo coisas sem a consciência delas.
Se eu te disser que um eu não existe, nunca existiu e nunca irá existir, quais são os teus pensamentos, o que é que sentes?
Quando li pela primeira vez essa informação, senti um grande alívio, mas ainda está só no intelecto, não consigo perceber de uma forma integrada com o meu dia a dia.Penso que tens de fazer Post Reply para poder usar a função Quote. Acho que já percebeste como se faz.Como é o meu primeiro contato, gostaria de saber se respondo como fiz agora pelo Quote ou faço sempre pelo Post Reply?
Ótimo! A ideia é veres por ti próprio o que é real na tua experiência.Na realidade ainda não sei ao certo, estou cheio de informações de livros que tenho lido e tendo feito alguns exercícios sugerido pelos autores, mas não dá para saber exatamente que sou consciência pura.
O objetivo desta conversa é verificar experiêncialmente se existe um eu separado da vida, que tem controlo sobre uma parte da existência.Sei que sou consciente de objetos e de pensamentos quando me concentro neles, quando não faço essa concentração fico geralmente no piloto automático, fazendo coisas sem a consciência delas.
Se eu te disser que um eu não existe, nunca existiu e nunca irá existir, quais são os teus pensamentos, o que é que sentes?
Repara que se não existe um eu, o que está a acontecer no teu dia a dia já está a acontecer sem esse eu.Quando li pela primeira vez essa informação, senti um grande alívio, mas ainda está só no intelecto, não consigo perceber de uma forma integrada com o meu dia a dia.
O que é que pensas que pode vir a mudar se vires com uma certeza absoluta que o eu não existe?
Como é que seria estar liberto da identificação com o corpo e mente?Procuração liberação da identificação com o corpo e mente.
E, já agora, o que é que encontras na tua experiência que precisa de se libertar da identificação com o corpo e mente? O que é para ti o eu?
Sandra, muito obrigado pelo seu Amor e disponibilidade nestas orientações.Repara que se não existe um eu, o que está a acontecer no teu dia a dia já está a acontecer sem esse eu.Quando li pela primeira vez essa informação, senti um grande alívio, mas ainda está só no intelecto, não consigo perceber de uma forma integrada com o meu dia a dia.
O que é que pensas que pode vir a mudar se vires com uma certeza absoluta que o eu não existe?
Como é que seria estar liberto da identificação com o corpo e mente?Procuração liberação da identificação com o corpo e mente.
E, já agora, o que é que encontras na tua experiência que precisa de se libertar da identificação com o corpo e mente? O que é para ti o eu?
Mesmo sem ter a certeza absoluta que o eu não existe, as coisas do dia a dia continuarão a acontecer de qualquer forma, não vai mudar nada.
Com a certeza que o eu não existe acredito que acabaria o sofrimento, mas quem é que perceberia que não há o sofrimento ? O eu ou o quê? O que existe que percebe as coisas que não seja o eu?
A minha percepção ainda é que o eu é o que faz e decide as coisas da vida.
A sensação de que é eu que faço e decido, inclusive isso que estou fazendo agora, conversando com você é o que dificulta a libertação da identificação com o corpo e mente.
Obrigada por essas palavras Dhyan! É um prazer!Sandra, muito obrigado pelo seu Amor e disponibilidade nestas orientações.
Vamos fazer um pequeno exercício.A minha percepção ainda é que o eu é o que faz e decide as coisas da vida.
Observa uma das tuas mãos.
Vê como a mão se move.
Se for um eu a fazer a mão mover-se, deves conseguir experimentar esse eu, da mesma forma que consegues ver, ouvir, cheirar, tocar, e mesmo saborear, a mão. Dito de outra forma: se um eu existe, tens de conseguir encontrá-lo na tua experiência, tal como encontras a mão, umas chaves, o computador.
Quando a mão se move, o que é que vês a mover a mão?
Vês um eu a decidir quando e como a mão se vai mover?
Quando a mão deixa de ser mover, é um eu que a faz parar?
Há um pensamento, vontade ou solicitação de alguém que faz a mão se mover, mas não vejo nada, é algo sutil que vem não sei de onde e executa a ação. Não vejo um eu a decidir se mover ou a parar, mas há alguma coisa, energia que dá comando a essa ação. Um corpo humano morto, não tem essa energia e vida que executa as ações, já um corpo vivo, sim, nele há uma energia, vida que torna possível tudo acontecer.Obrigada por essas palavras Dhyan! É um prazer!Sandra, muito obrigado pelo seu Amor e disponibilidade nestas orientações.
Vamos fazer um pequeno exercício.A minha percepção ainda é que o eu é o que faz e decide as coisas da vida.
Vê como a mão se move.
Se for um eu a fazer a mão mover-se, deves conseguir experimentar esse eu, da mesma forma que consegues ver, ouvir, cheirar, tocar, e mesmo saborear, a mão. Dito de outra forma: se um eu existe, tens de conseguir encontrá-lo na tua experiência, tal como encontras a mão, umas chaves, o computador.
Em suma, com o exercício, não consigo experimentar o eu, da mesma forma que experimento as diversas sensações com a mão. Onde está ele? Parece que não existe, mas no geral parece que sim, não tenho o tempo todo essa percepção que não existe.Há um pensamento, vontade ou solicitação de alguém que faz a mão se mover, mas não vejo nada, é algo sutil que vem não sei de onde e executa a ação. Não vejo um eu a decidir se mover ou a parar, mas há alguma coisa, energia que dá comando a essa ação. Um corpo humano morto, não tem essa energia e vida que executa as ações, já um corpo vivo, sim, nele há uma energia, vida que torna possível tudo acontecer.Obrigada por essas palavras Dhyan! É um prazer!Sandra, muito obrigado pelo seu Amor e disponibilidade nestas orientações.
Vê como a mão se move.
Quando escreves percepção, estás a referir-te à sensação de ser um eu, à sensação de presença, de vida?Onde está ele? Parece que não existe, mas no geral parece que sim, não tenho o tempo todo essa percepção que não existe.
Se passares algum tempo a observar/experimentar essa sensação, o que é que encontras?
Uma sensação + pensamentos (isto sou eu) ou um eu, uma entidade?
Dirias que sentes que és um eu sempre ou só de vez em quando? O que é que te faz sentir que és um eu? Consegues dar-me um exemplo ou dois de alturas em que parece que és um eu?
Abraço
Exatamente, com percepção refiro-me à vida, presença.Quando escreves percepção, estás a referir-te à sensação de ser um eu, à sensação de presença, de vida?Onde está ele? Parece que não existe, mas no geral parece que sim, não tenho o tempo todo essa percepção que não existe.
Se passares algum tempo a observar/experimentar essa sensação, o que é que encontras?
Uma sensação + pensamentos (isto sou eu) ou um eu, uma entidade?
Dirias que sentes que és um eu sempre ou só de vez em quando? O que é que te faz sentir que és um eu? Consegues dar-me um exemplo ou dois de alturas em que parece que és um eu?
Abraço
Ao observar, vejo que a percepção pessoal desaparece, não encontro nada, apenas a vida acontecendo.
Com uma sensação + pensamentos vejo como o meu próprio eu porque estou ali experimentando no meu corpo e mente.
Na maioria dos momentos sinto que sou um eu, mas quando para para observar ele não é experimentado. Sinto que sou um eu porque na minha mente vejo pensamentos e no meu corpo sensações que na maioria dizem respeito a mim. Por exemplo quando percebo emoções e pensamentos que tem haver com o meu jeito de ser e personalidade, aí penso, esse aí sou eu. Agora me veio uma dúvida, quem diz esse aí sou eu?
Viva Dhyan!
Aqui está uma explicação sobre o uso da função Quote:
- quando vais escrever uma resposta, em vez de carregares em "resposta rápida", usas o botão colorido "Post Reply" que está abaixo, no lado esquerdo;
- no sítio onde escreves, colocas o cursor do rato onde queres que as minhas palavras apareçam;
- selecionas com o rato as palavras que queres "quotar";
- carregas no botão lilás/alaranjado "Quote" que está logo acima, no lado direito.
Onde é que está localizada?
Que tamanho é que tem?
A sensação é sempre igual ou está sempre a mudar?
Não te preocupes se te parecer que as respostas são difíceis de encontrar. Não há uma resposta certa ou errada - o que eu pretendo é que olhes para esta sensação de ser um eu (a sintas tal como é) e a descrevas. Para verificares se encontraste um eu ou uma sensação.
Como tu próprio disseste muito bem
Se eu estiver a ir depressa demais diz, se faz favor!
Abraço
Aqui está uma explicação sobre o uso da função Quote:
- quando vais escrever uma resposta, em vez de carregares em "resposta rápida", usas o botão colorido "Post Reply" que está abaixo, no lado esquerdo;
- no sítio onde escreves, colocas o cursor do rato onde queres que as minhas palavras apareçam;
- selecionas com o rato as palavras que queres "quotar";
- carregas no botão lilás/alaranjado "Quote" que está logo acima, no lado direito.
- se quiseres verificar se está tudo ok, em vez de carregares em Enviar, carregas em Prever e vês o aspeto do teu post, como se tivesse sido submetido. Depois não te esqueças de Enviar, ou eu não vou ver o teu post.as minhas palavras aparecem num retângulo colorido como este, o que facilita a leitura
Essa pergunta é muito boa :)Agora me veio uma dúvida, quem diz esse aí sou eu?
Sim, essa também é a minha experiência.Ao observar, vejo que a percepção pessoal desaparece, não encontro nada, apenas a vida acontecendo.
Repara que estás a dizer que existe um eu que tem um corpo e uma mente. Isto quer dizer que a mente e o corpo não são um eu? Ou achas que existe um eu dentro do corpo que tem uma mente?Com uma sensação + pensamentos vejo como o meu próprio eu porque estou ali experimentando no meu corpo e mente.
Consegues descrever essa sensação de ser um eu?Na maioria dos momentos sinto que sou um eu, mas quando para para observar ele não é experimentado.
Onde é que está localizada?
Que tamanho é que tem?
A sensação é sempre igual ou está sempre a mudar?
Não te preocupes se te parecer que as respostas são difíceis de encontrar. Não há uma resposta certa ou errada - o que eu pretendo é que olhes para esta sensação de ser um eu (a sintas tal como é) e a descrevas. Para verificares se encontraste um eu ou uma sensação.
És então essas emoções e pensamentos?Por exemplo quando percebo emoções e pensamentos que tem haver com o meu jeito de ser e personalidade, aí penso, esse aí sou eu.
Como tu próprio disseste muito bem
como é que tu podes ser algo que estás a perceber? Como é que tu podes ser os pensamentos sobre o eu?Agora me veio uma dúvida, quem diz esse aí sou eu?
Se eu estiver a ir depressa demais diz, se faz favor!
Abraço
Oi Sandra, o andamento das suas orientações está num bom ritmo, não precisa mudar. Sou muito grato pela sua paciência e compaixão.
Agora revendo o que postei vejo que o que há é a consciência sendo vivida em um corpo e mente.
A sensação de ser um eu é quando estou a pensar nas minha "supostas" decisões.
Está localizado no corpo e o seu tamanho seria todo o proprio corpo.
A sensação está sempre a mudar. Quando estou consciente de algo é a consciência percebendo o corpo e mente como sendo um só e quando não estou consciente as coisas acontecem automaticamente sem uma percepção de quem é quem.
O que me parece é que não encontro o eu mas apenas uma sensação de que o corpo mais as sensações seja o eu.
Naquele momento sim, acredito que as emoções e pensamento seja o eu, mas depois tudo muda e desaparece, perco então essa sensação de que aquilo seja eu, quem sou então?
Abraços
Agora revendo o que postei vejo que o que há é a consciência sendo vivida em um corpo e mente.
A sensação de ser um eu é quando estou a pensar nas minha "supostas" decisões.
Está localizado no corpo e o seu tamanho seria todo o proprio corpo.
A sensação está sempre a mudar. Quando estou consciente de algo é a consciência percebendo o corpo e mente como sendo um só e quando não estou consciente as coisas acontecem automaticamente sem uma percepção de quem é quem.
O que me parece é que não encontro o eu mas apenas uma sensação de que o corpo mais as sensações seja o eu.
Naquele momento sim, acredito que as emoções e pensamento seja o eu, mas depois tudo muda e desaparece, perco então essa sensação de que aquilo seja eu, quem sou então?
Abraços
Viva Dhyan!
Apaguei o teu segundo post com as quotes misturadas, espero que não te importes (consigo fazer isso porque tenho permissões de administrador neste site).
Esta consciência é algo que consegues ver, ouvir, cheirar, tocar, saborear - como poderias fazer com uma flor ou com um prato de feijão com arroz?
Como é que sabes que "consciência" não é só uma ideia?
Abraço!
Apaguei o teu segundo post com as quotes misturadas, espero que não te importes (consigo fazer isso porque tenho permissões de administrador neste site).
Como é que sabes que há consciência dentro do corpo e da mente?Agora revendo o que postei vejo que o que há é a consciência sendo vivida em um corpo e mente.
Esta consciência é algo que consegues ver, ouvir, cheirar, tocar, saborear - como poderias fazer com uma flor ou com um prato de feijão com arroz?
Como é que sabes que "consciência" não é só uma ideia?
Abraço!