Quem Sou Eu?

Rogerio

Quem Sou Eu?

Postby Rogerio » Sat Feb 27, 2016 8:26 pm

What brings you to Liberation Unleashed?:
Depois de muitos anos de busca , cheguei a conclusão de que não posso chegar a lugar nenhum pelo próprio esforço. Tive algumas experiência que me mostraram como seria simples a vida se eu não existisse&; Gostaria de um guia para me ajudar a olhar para mim mesmo.

What are you looking for? What do you expect from this?:
Quero descobrir quem realmente sou. Gostaria de ver com clareza o significado da vida.

What is your background in terms of seeking and inquiry?:
Apenas de muitos anos de leitura , videos e meditaçao.Nos ultimos anos tenho ficado mais tempo em silencio e em observaçao de mim mesmo.

How ready are you to question your beliefs about who you are and see the truth no matter what? On a scale from one to ten (ten being most ready). : 10

Canfora

Re: Quem Sou Eu?

Postby Canfora » Sat Feb 27, 2016 8:52 pm

Olá Rogério, bem vindo ao forum da LU, é bom ter-te aqui!

O meu nome é Sandra e de momento sou o único guia a guiar em português, o que quer dizer que vou ser o teu guia. É sempre um prazer guiar em português! Obrigada pela tua apresentação. Parto do princípio de que sabes como é que estas conversas funcionam. Eu faço perguntas e tu procuras as tuas respostas na tua experiência imediata - o que implica usar os sentidos, em vez de pensar nas respostas, e descrever aquilo que está presente aqui e agora. O objectivo é verificar, experiencialmente, se existe um eu, ou se o eu é tão ilusório como o Batman ou o Pai Natal (e, já agora, o eternamente em vias de aparecer D. Sebastião).
Depois de muitos anos de busca
Gostava de saber de que é que andas à procura. O que é que pensas que podes encontrar num momento futuro, que não esteja presente agora?
Tive algumas experiência que me mostraram como seria simples a vida se eu não existisse&
Neste momento, o que é que vês a acontecer que não seja simples?
Gostaria de um guia para me ajudar a olhar para mim mesmo.
O que é que pensas que é este eu?

Penso que são perguntas mais do que suficientes para iniciar este diálogo. Não te preocupes em escrever as respostas "certas", sê apenas o mais honesto que conseguires e responde tendo por base a TUA experiência, não o que lestes, ouvistes, aprendeste no passado - deixa de lado o mais que conseguires essa experiência em "segunda mão".

Um abraço,
Sandra

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Feb 27, 2016 11:30 pm

Olá Sandra!!
Muito obrigado pela oportunidade .Fico muito grato!!

A sua pergunta ,
-Gostava de saber de que é que andas à procura. O que é que pensas que podes encontrar num momento futuro, que não esteja presente agora?

Poderia escrever muitas coisas , mas de forma mais honesta possível acho que estou procurando pela paz , felicidade..

-Neste momento, o que é que vês a acontecer que não seja simples?

Acho que é a insatisfação das coisas como são.A nao aceitaçao das coisas como sao ; vida , relacionamentos, desejos, trabalho, sentimentos etc...

-O que é que pensas que é este eu?

Parece ser esse que pensa , sente ,deseja , raciocina, este corpo etc..

Canfora

Postby Canfora » Sun Feb 28, 2016 7:59 pm

Viva Rogério! Obrigada pelas tuas respostas!
Poderia escrever muitas coisas , mas de forma mais honesta possível acho que estou procurando pela paz , felicidade..
Compreendo. É possível que voltemos a falar sobre isto, mas mais para a frente.
-Neste momento, o que é que vês a acontecer que não seja simples?
Acho que é a insatisfação das coisas como são.A nao aceitaçao das coisas como sao ; vida , relacionamentos, desejos, trabalho, sentimentos etc...
Também é possível que voltemos a falar sobre isto mais tarde... Mas penso que podemos começar a verificar se existe um eu.
Parece ser esse que pensa , sente ,deseja , raciocina, este corpo etc..
Dizes que "este corpo" é o eu. Isto significa que no corpo existe um eu?
Se fizeres um "scan" do interior do corpo (vais ter que imaginar o que está dentro do corpo), onde é que pensas que um eu se encontra? Qual é o tamanho, a cor, a forma deste eu?

Rogerio

Postby Rogerio » Sun Feb 28, 2016 11:47 pm

Olá Sandra!

-Dizes que "este corpo" é o eu. Isto significa que no corpo existe um eu?
Se fizeres um "scan" do interior do corpo (vais ter que imaginar o que está dentro do corpo), onde é que pensas que um eu se encontra? Qual é o tamanho, a cor, a forma deste eu?

Não posso encontrar nenhum eu.So tenho consciência do corpo , pensamentos , sentimentos . Parece que tudo esta na mente.

Abraço
Sandra!

Canfora

Postby Canfora » Mon Feb 29, 2016 11:53 am

Viva Rogério, bom dia.

Para usares a função Quote (se não conseguires não há problema, mas facilita a leitura):
- quando vais escrever uma resposta, em vez de carregares em "resposta rápida", usas o botão colorido "Post Reply" que está abaixo, no lado esquerdo;
- no sítio onde escreves, colocas o cursor do rato onde queres que as minhas palavras apareçam;
- selecionas com o rato as palavras que queres "quotar";
- carregas no botão lilás/alaranjado "Quote" que está logo acima, no lado direito.
as minhas palavras aparecem num retângulo colorido como este, o que facilita a leitura
- se quiseres verificar se está tudo ok, em vez de carregares em Enviar, carregas em Prever e vês o aspeto do teu post, como se tivesse sido submetido. Depois não te esqueças de Enviar, ou eu não vou ver o teu post.

Já que estamos a falar de questões técnicas, é sempre uma boa ideia copiar o que escreveste antes de carregar em Enviar - este site por vezes faz logout e, se não copiares o que escreveste, podes ter de escrever tudo outra vez.
Não posso encontrar nenhum eu.
Fantástico.
Parece que tudo esta na mente.
Isto é uma ideia ou é uma experiência?
Observa o que te rodeia.
Onde está e o que é esta mente? Consegues ver, tocar, cheirar, ouvir, saborear, algo que seja a mente?

Verifica se é possível encontrar uma coisa chamada mente.
Ou uma mente a criar os pensamentos e sentimentos que pertencem a um eu.
Ou um eu a quem pertence a mente :)

Descreve o que vês na tua experiência.

Um abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Feb 29, 2016 9:58 pm

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Feb 29, 2016 10:31 pm

Oi Sandra!

Estou fazendo o teste da função quote, e tem um erro no começo.Mas agora ja entendi ok!

Eu disse que tudo parece estar na mente.
É estranho de falar sobre isso.Aparentemente é uma experiencia , mas quando voce me pede para encontra-la,
Onde está e o que é esta mente? Consegues ver, tocar, cheirar, ouvir, saborear, algo que seja a mente?
Eu nao posso achar.
Verifica se é possível encontrar uma coisa chamada mente.
Ou uma mente a criar os pensamentos e sentimentos que pertencem a um eu.
Ou um eu a quem pertence a mente :)
Nao posso encontrar uma mente .
Nao consigo ver um eu , uma mente de forma concreta , como voce me pede , mas existe algo
que ve os pensamentos , sentimentos. poderia chamar isso de consciência e que essa consciência seria o eu.
Nao sei se respondi o que você queria.Também não sei se me expressei bem,

Por favor qualquer duvida me pergunte

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Feb 29, 2016 10:37 pm

Sandra,

Se você achar valido , poderia me indicar um texto , livro ou vídeo que pudesse ajudar nessas investigações.

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 01, 2016 1:41 pm

Olá Rogério!

Boa, vejo que sabes usar a quote :)
Por favor qualquer duvida me pergunte
Sim, se reparares a única coisa que eu faço é fazer perguntas! Estás a ir muito bem.
Nao posso encontrar uma mente .
Sim, a mente só existe como um conceito, só existe como uma ideia. Podes pensar que existe uma mente, mas a mente - aqui e agora - não existe como uma experiência: não é possível ver, tocar, cheirar, ouvir, saborear uma coisa que seja a mente.
Se você achar valido , poderia me indicar um texto , livro ou vídeo que pudesse ajudar nessas investigações.
Ajudar em que sentido? A perceber ou a investigares a tua própria experiência? Lês em inglês?
existe algo
que ve os pensamentos , sentimentos. poderia chamar isso de consciência e que essa consciência seria o eu.
Sim, podes chamar "consciência" ao estar consciente do que se está a acontecer. Repara que o nome que dás a algo não muda esse algo. Também podias chamar "batatas" a esse algo, que não mudavas esse algo.

Mas o que é que vês que seja esta consciência? Consciência é uma coisa, é uma ação, é um eu?

Isto a que estás a chamar consciência, é algo de pessoal - uma espécie de coisa que pertence a um eu, que um eu controla, que um eu faz acontecer?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Mar 01, 2016 9:53 pm

Oi Sandra!!
Ajudar em que sentido? A perceber ou a investigares a tua própria experiência? Lês em inglês?
Qualquer coisa que você acha que seria de ajuda.Mas infelizmente não sei nada de inglês.
Mas o que é que vês que seja esta consciência? Consciência é uma coisa, é uma ação, é um eu?
A consciencia tambem nao pode ser vista.Acho que ela mesma se reconhece.Mas tem algo no pano de fundo que ve e sabe das coisas que aparecem.
Isto a que estás a chamar consciência, é algo de pessoal - uma espécie de coisa que pertence a um eu, que um eu controla, que um eu faz acontecer?
Consciência parece que esta ai , mas sem um eu que controla , nao tenho poder sobre ela.

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Wed Mar 02, 2016 11:46 am

Olá Rogério!
Qualquer coisa que você acha que seria de ajuda.Mas infelizmente não sei nada de inglês.
Vou pensar sobre isto.
A consciencia tambem nao pode ser vista.Acho que ela mesma se reconhece.Mas tem algo no pano de fundo que ve e sabe das coisas que aparecem.
Consciência parece que esta ai , mas sem um eu que controla , nao tenho poder sobre ela.
O que escreves são ideias ou a descrição de algo que podes verificar na tua experiência?

Se fechares os olhos e ouvires os sons que te rodeiam, dirias que é possível experimentar uma consciência (separada) a ouvir? Na experiência "ouvir" é possível encontrar um eu (separado) ou uma consciência (separada) a ouvir os sons?

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Wed Mar 02, 2016 9:27 pm

Olá Sandra!
O que escreves são ideias ou a descrição de algo que podes verificar na tua experiência?
Quando digo que ha uma consciencia , nao é que eu posso ve-la.Porque se eu a procurar , nao da para ver , sentir ,cheirar... Assim como um eu ou mente.Entao respondendo a sua pergunta.Nao é uma experiencia.
Se fechares os olhos e ouvires os sons que te rodeiam, dirias que é possível experimentar uma consciência (separada) a ouvir? Na experiência "ouvir" é possível encontrar um eu (separado) ou uma consciência (separada) a ouvir os sons?
Tudo acontece sem um eu ou uma consciencia separados.O sons apenas aparecem .Mas aparecem para quem?
Dessa pergunta , é que se tem a sensação de ter alguma coisa.Poderia nomear de consciencia.Mas so nomear , porque nao se pode acha-lo.Acho que é dai que vem a sensaçao de existir.

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Thu Mar 03, 2016 11:58 am

Olá Rogério,
Quando digo que ha uma consciencia , nao é que eu posso ve-la.Porque se eu a procurar , nao da para ver , sentir ,cheirar... Assim como um eu ou mente.Entao respondendo a sua pergunta.Nao é uma experiencia.
Se não é uma experiência, é o quê então?
Acho que é dai que vem a sensaçao de existir.
Há um eu a sentir esta sensação? Se há, o que é este eu?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Thu Mar 03, 2016 10:39 pm

Olá Sandra!!
Rogerio Escreveu:
Se não é uma experiência, é o quê então?
Acho que é só uma ideia uma descrição para explicar que tudo é visto.Que existe consciência das coisas que aparecem ( pensamentos ,sentimentos ...). Mas não existe separação dessas coisas q aparecem e da consciencia.
É bem sutil, mas quando se nomeai a palavra consciencia , eu ou mente , parece se surge a divisao .

Rogerio Escreveu:
Acho que é dai que vem a sensaçao de existir.
Há um eu a sentir esta sensação? Se há, o que é este eu?
Eu iria dizer que sim.Mas quando procura quem é que sente não da para encontrar.
Hoje de manha tentei responder estas perguntas e fiquei olhando para isso, percebi que as sensações aconteciam assim como os pensamentos .Pode ser besteira minha, mas os pensamentos vinham , e percebi que as reações dos próprios pensamentos que achava que era o "eu controlando" tambem aconteciam de forma automatica.Corrija-me por favor...

Grande abraço!!

Return to “Português”