NECESSITO DE UM GUIA EM PORTUGUES.

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
mahalama

NECESSITO DE UM GUIA EM PORTUGUES.

Postby mahalama » Thu Feb 05, 2015 9:29 pm

A MUITOS ANOS VENHO PESQUISANDO SOBRE O CAMINHO ESPIRITUAL ,CONHECI DIVERSOS MESTRES PROFESSORES E GURUS ,MAS AINDA VIVENCIO AQUELA SEPARAÇÃO DA REALIDADE ULTIMA ,AINDA SOFRO OS APEGOS E AS IDENTIFICAÇÕES .PRECISO MUITO DE AUXÍLIO NESTA BUSCA PELO SER REAL.
GRATO .
MAHALAMA.

Canfora

Re: NECESSITO DE UM GUIA EM PORTUGUES.

Postby Canfora » Sun Feb 08, 2015 3:37 pm

Olá Mahalama e bem vindo à LU!

Peço desculpa pela demora numa resposta, mas só vi o teu post hoje.

O meu nome é Sandra e se quiseres, posso ser o teu guia - espero que o tratamento por tu não te pareça desrespeitoso, mas eu falo Português de Portugal.

Antes de começarmos gostava de te perguntar se entendes aquilo que fazemos neste forum. O único objectivo desta conversa é o ver experiencial de que o eu separado não existe na realidade. Eu faço perguntas e tu olhas para a realidade e vês, no aqui e agora, aquilo que houver para ver - mesmo que seja diferente do que pensas que é ou do que aprendeste que era, ao falar, ler e ouvir o que outras pessoas pensavam sobre estes assuntos.

Era bom se:
- deixasses de ler ou ouvir coisas sobre espiritualidade, enquanto esta conversa durar
- escrevesses todos os dias, nem que seja para dizer "hoje não tenho tempo"
- lesses o nosso disclaimer: http://liberationunleashed.com/liberati ... ortuguese/
e as perguntas frequentes: http://liberationunleashed.com/faq-portuguese/

Se estiveres disposto a continuar gostava de saber

- o que é para ti o ser real

- aquilo que pensas que vai mudar com esta conversa (o que é que vai ser diferente na tua vida ou mudar em ti)

Atenção - às vezes este site "sai do ar" e tudo o que se escreveu desaparece. Ultimamente isso tem acontecido bastante. Antes de carregares no botão "*Preview" (para verificares se o aspecto do que escreveste está como queres) ou no botão "Submit", não te esqueças de COPIAR o que escreveste, para não teres de voltar a escrever tudo outra vez.

mahalama

Quem seria o ser real? O que pode mudar em minha vida? respo

Postby mahalama » Sun Feb 08, 2015 8:45 pm

OLÁ SANDRA, EU QUERO CONTINUAR SIM .
PEÇO TAMBÉM DESCULPAS PELA DEMORA! NÃO OLHEI ANTES PORQUE PENSEI QUE NEM SERIA ACEITO PARA SER GUIADO.
OBRIGADO POR TER ACEITADO SER MINHA GUIA.
A PERGUNTA SOBRE O QUE É PARA MIM O SER REAL? EU RESPONDO QUE CONSIDERO SER AQUILO QUE UM DIA PODEREI REALIZAR COMO ALGO ALEM DESSA VIDA ORDINÁRIA DE ALTOS E BAIXOS ,DESTA BRIGA INÚTIL PARA PRESERVAR IDEIAS PENSAMENTOS ,VONTADES E DOS MEDOS DE PERDER,DO MEDO DA MORTE ,NÃO MINHA MAS DE ENTES QUERIDOS,SINTO SER O SER AQUILO QUE UMA VEZ CAPTADO JAMAIS PODERÁ DEIXAR DE SER ESTÁVEL .SOBRE A PERGUNTA SOBRE O QUE EU ACHO QUE VAI MUDAR DEPOIS DESSAS NOSSAS CONVERSAS ? ACHO QUE JUSTAMENTE ADQUIRIREI UMA ESTABILIDADE NAQUILO QUE É DE VERDADE E NÃO AQUILO QUE EU PENSO SER. E TAMBÉM PENSO QUE ESTAREI MAIS APTO PARA ENTENDER O QUE É REALMENTE A FELICIDADE E A AUTO REALIZAÇÃO ESPIRITUAL.
AGUARDO CONTINUIDADE DESTA CAMINHADA.
OBRIGADO.Mahalama 08/02/2015

Canfora

Postby Canfora » Sun Feb 08, 2015 10:06 pm

Olá novamente, Mahalama.
OBRIGADO POR TER ACEITADO SER MINHA GUIA.
É um prazer!
SOBRE A PERGUNTA SOBRE O QUE EU ACHO QUE VAI MUDAR DEPOIS DESSAS NOSSAS CONVERSAS ? ACHO QUE JUSTAMENTE ADQUIRIREI UMA ESTABILIDADE NAQUILO QUE É DE VERDADE E NÃO AQUILO QUE EU PENSO SER. E TAMBÉM PENSO QUE ESTAREI MAIS APTO PARA ENTENDER O QUE É REALMENTE A FELICIDADE E A AUTO REALIZAÇÃO ESPIRITUAL.
Cada pessoa que passa por este processo tem uma experiência diferente, única, e é bem possível que aquilo que dizes acima aconteça. Mas é provável que seja de uma forma diferente daquela que estás à espera. As expectativas que temos são sempre ideias sobre um futuro imaginário :)

Dizes-me, por favor, o que é para ti o "eu" que é suposto existir aqui neste momento?
Consegues descrever-me o "eu" que pensas que és, da mesma forma que é possível descrever um objeto - um relógio, por exemplo?

mahalama

Postby mahalama » Tue Feb 10, 2015 8:59 pm

Sandra te confesso que fico ansioso ainda pela suas respostas ás minhas palavras, queria acelerar este processo de compreeçao.(desculpe) pedes para que eu descreva o eu que supostamente existe neste momento, assim como descrevo um objeto ,uma mesa um sofá etc...este eu que eu pressinto ele me vem como pensamentos a sensação que existo, que percebo.Emuitas vezes como agora ao procura-lo para dar-lhe uma resposta eis que não consigo achar nada ,nada, nada,para descreve-lo,defini-lo,a não ser que me parece ser este eu uma especie de um amontoado de milhares de lembranças,todavia bem no amago de mim parece existir algo que em raros momentos me renova e me convida a acordar.nem sei se consegui responder o que sinto.
obrigado.

Canfora

Postby Canfora » Tue Feb 10, 2015 11:58 pm

Mahalama, como é que podes ter a certeza absoluta de que algo existe? Com os sentidos - o olhar, ouvir, tocar, saborear, cheirar ou através do pensamento?

Uma mão, por exemplo. Digamos que aquilo a que chamamos "mão" é real, quanto mais não seja porque não desaparece quando não estamos a pensar sobre ela. Uma "mão" pode ser olhada, usada para fazer sons, tocada, saboreada e cheirada, é algo de real. Mas, se pensarmos numa mão verde, por exemplo, ela só é real na nossa imaginação.

Neste processo, procuramos ver se o "eu" separado é real, se é possível encontrar um "eu" aqui e agora, ou seja, se é possível olhar, ouvir, tocar, saborear, cheirar um "eu".

É tão simples como procurar por uma chave que não se sabe onde está: a chave está aqui? Não... Está aqui? Não... E aqui? Sim! ---> e como a chave pode ser experimentada com os sentidos, é evidente que existe, não se questiona a sua realidade. Se o "eu" realmente existir, então também tem de ser possível encontrá-lo...

Assim, procuramos na experiência imediata, no aqui e agora, por este "eu" que é suposto existir.

Ao ler a tua resposta parece-me que para ti o "eu" existe por causa dos pensamentos sobre o "eu".

Quando falas em milhares de lembranças, estás a referir-te ao pensamentos sobre o "eu"? Se olhares para estes pensamentos, o que é que os causa? Há um eu a pensá-los?

***************************************************************************************
Se selecionares, em baixo da caixa branca onde escreves, a opção "Submeter Notify me when a reply is posted", recebes um e-mail sempre que eu escrevo aqui uma resposta - para seleccionar esta opção é necessário fazer login primeiro.

mahalama

Postby mahalama » Wed Feb 11, 2015 10:09 pm

Sandra boa tarde.
perguntas se quando eu falo sobre milhares de lembranças se estou falando dos pensamentos.? sim! é ,são apenas pensamentos o tempo todo ,só conheço pensamentos ,até mesmo quando dizes que uma mão é real. um relógio é real .eu os conheço apenas pelos pensamentos ,poi penso que até meus sentidos tato paladar olfato audição ,creio que até eles sejam irreais ,pois são imediatistas e mutantes,então também em minha investigação que tu me conduz a fazer eu percebo que não posso garantir de forma alguma que exista um eu pensando para mim.mas apenas uma percepção de milhares de pensamentos que vão e vem ,sendo o eu apenas mais um deles .Então este eu é apenas um pensamento que não deixa as coisas serem ,não deixa a chuva cair sem julga-la não deixa a pedra rolar sem julga-la ,na deixa as nuvens passarem acima de uma montanha ou de um vale sem julga-la ,este eu parece ser um fantasma de minha própria imaginação,uma criação de minha mente ou apenas um sonho individual ou coletivo,coletivo no sentido de que as pessoas individualizadas criaram um eu e rezam pra ele como uma especie de deus individual .não consigo portanto sentir o relógio a mão etc como reais pois para mim esta realidade já está passando em poucos anos minha mão estará com rugas o relógio terá se quebrado e onde está a realidade destas coisas hoje tangíveis? da mesma forma este eu (ego) que penso ser meu observador ,o fazedor ,este eu pode ( não tenho certeza ) ser apenas um pensamento existindo com a força emprestada de algo que para mim (suposta pessoa ) é totalmente desconhecido e ainda não real.mas se percebo a vida passando por mim ! seria a própria vida irreal?poderia EU viver sem ela?

Canfora

Postby Canfora » Thu Feb 12, 2015 6:13 pm

Olá Mahalama,

Existe uma experiência a acontecer aqui e agora. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que o que está a acontecer É.

Esta experiência é percebida pelos sentidos - neste momento, ver, ouvir, cheirar, saborear, tocar, está a acontecer - como um todo indivisível... É verdade que, como dizes, sem o pensamento, sem utilizar conceitos, a linguagem, não é possível fazer sentido desta realidade em que vivemos. Mas, quando pensar não está a acontecer, a vida continua a existir. O que quer que ISTO seja, não desaparece quando não estamos a pensar sobre ISTO.

Neste momento, na tua experiência, o que é que te faz pensar que um "eu" separado existe? Onde é que este eu sólido, concreto, separado, pode estar? Dentro do corpo?

mahalama

Postby mahalama » Sat Feb 14, 2015 12:08 pm

Sandra ,nenhum eu pode ser encontrado agora ,parece que o tempo todo existo apenas ! mas me vem a questão ,então quem anima este corpo? ou pelo menos quem percebe ?

Canfora

Postby Canfora » Sat Feb 14, 2015 3:37 pm

Olá, Mahalama!

Em baixo estão algumas perguntas relacionadas com o corpo. Estão numeradas para facilitar a leitura. Reponde, por favor, a todas descrevendo o que podes ver a acontecer na tua experiência.

1. Quando uma mão se move, a cabeça se vira, os olhos se mexem, os pulmões respiram, escrever no teclado acontece - há um eu dentro do corpo a causar os movimentos, o funcionamento do corpo?

2. Se neste momento te levantares e andares de um lado para o outro - é possível encontrar um eu a fazer o corpo mover-se?

3. Se pensares no que compõem um corpo - células, ossos, músculos, etc - onde é que um eu separado poderia estar? Algures no meio do cérebro ou por trás dos olhos?

4. O corpo precisa de um eu para ser o que é e fazer o que faz?

5. É possível encontrar um eu que anima ou habita o corpo?

Estas perguntas tem a ver com a necessidade de compreender "quem":

5. Quando perguntas "quem..." o que é que precisa de saber as respostas? Existe um eu presente aqui e agora que precisa de saber porque é que as coisas são como são ou, se observares o que está a acontecer, o que existe são pensamentos sobre o porque é que as coisas são como são? Pensamentos que aparecem sem controlo, sem um eu a escolhê-los, a seleccioná-los?

6. Perceber é algo mais do que pensamentos a validarem outros pensamentos?

Se achares que eu faço demasiadas perguntas diz, podemos ir mais devagar :)

mahalama

Postby mahalama » Sat Feb 14, 2015 6:28 pm

PERGUNTAS .
1. Quando uma mão se move, a cabeça se vira, os olhos se mexem, os pulmões respiram, escrever no teclado acontece - há um eu dentro do corpo a causar os movimentos, o funcionamento do corpo?

RESPOSTA.hoje ao observar direito percebo que este corpo até agora tem sido vitima de imaginação a respeito de algo (ego) que parece existir, tomando conta de tudo, mas no entanto percebo ser apenas imaginação ,sentimentos ,e pensamentos pensando em uma pseudo existência de um ego ou "eu".

2 Se neste momento te levantares e andares de um lado para o outro - é possível encontrar um eu a fazer o corpo mover-se?

RESPOSTA.Tudo parece transcorrer devido a um auto inteligencia própria ,automaticamente,pela força apenas do acontecimento em si.mas quando os gestos sao observados percebo pensamentos julgando-os (certo ,errado,rápido ,lento etc...)percebo ainda sermos escravos destes julgamentos ,entanto se a observação segue sem interferências,percebe-se um algo que percebe essa nao interferência! seria este algo um impulso da própria existência por ela mesma?

3. Se pensares no que compõem um corpo - células, ossos, músculos, etc - onde é que um eu separado poderia estar? Algures no meio do cérebro ou por trás dos olhos?

RESPOSTA .Em nenhum destes lugares.Mas quando acontece de ficar só sem nenhum pensamento existe uma imensa percepção de tudo acorrendo em um imenso vazio totalmente independente de qualquer coisa que possa ser imaginada.anseio fundir-me nisso.

O corpo precisa de um eu para ser o que é e fazer o que faz?

minha percepção sobre essa questão é a seguinte
uma pedra ela precisa de algo que não seja pedra para ser pedra? assim também em meu corpo percebo que nada de alienígena entra para move-lo ele está só com algum poder por traz do suposto ego e ainda por traz dos pensamentos e imaginações .mas se eu o chamo como chamei agora meu corpo ,isso torna irreal minha investigação pois ele é um corpo .mas quem é esta força que me lava a chama-lo de meu? seria algo forasteiro
reclamando este corpo para si?

no momento digo que sinto apenas o poder dentro dele um poder de existir.mas quando ele morrer estiver inanimado onde foi e quem era este poder? ao mesmo tempo percebo a verdade de que se há algo que o anima e o habita ele deveria apenas viver jovial mas se ele envelhece percebe-se que a força que o faz viver envelhecer e morrer vem de sua própria reserva de energia senão não envelheceria.como não existem meios para trocar peças assim como nos carros ele(o corpo vive e morre por si mesmo) mas não seria essa minha descoberta um niilismo?realmente nada existe que transcenda um eu? o ser como disse ramana maharishi,nisargadhata maharaj, swami nardanand,shankara e muitos outros todos concordando entre si?

5. Quando perguntas "quem..." o que é que precisa de saber as respostas? Existe um eu presente aqui e agora que precisa de saber porque é que as coisas são como são ou, se observares o que está a acontecer, o que existe são pensamentos sobre o porque é que as coisas são como são? Pensamentos que aparecem sem controlo, sem um eu a escolhê-los, a selecioná-los?

RESPOSTA percebo que existe um poder que dirige o todo (nao um corpo em particular ) mas o todo e se este corpo esta maquina acordou para isso ela vence a suposta morte temporal,imaginativa e também deixa de viver esta vida falsa dormente ,este sono de milênios.

6. Perceber é algo mais do que pensamentos a validarem outros pensamentos?

RESPOSTA,sinto que perceber é acordar de uma ilusão hipnótica que convenceu-me que tenho um euzinho pessoal.

Se achares que eu faço demasiadas perguntas diz, podemos ir mais devagar :)

RESPOSTA
Suas perguntas são próprias para este momento tao especial nesta "MINHA" vida .
obrigado por me tolerar e estar me guiando rumo ao despertar.
obrigado de novo.

mahalama

Postby mahalama » Sat Feb 14, 2015 6:44 pm

Sandra

Hoje andando aqui pelas ruas de minha cidade ,me veio as seguintes perguntas que faço ao meu coração .
o corpo existe por si mesmo? ouve uma criação? se não existe um ego que se apossou da mente e a dirige ,se é como estou percebendo agora ,tudo um imenso vazio inteligente .então a mente vazia seria o inicio da realidade? existe isso que chamamos de mente? Percebo que quando estou sem influencia dos pensamentos não existe nada que não seja EU .(DIGO EU COMO EXISTÊNCIA) Mas percebo também que não existe nada como um eu (neste caso digo eu como criatura pessoa).seria isso uma brincadeira universal? um paradoxo?
obrigado por me guiar .
gratidão .
maha.

Canfora

Postby Canfora » Sat Feb 14, 2015 7:26 pm

Obrigada pelas respostas e pelos dois posts, maha.
mas não seria essa minha descoberta um niilismo?realmente nada existe que transcenda um eu? o ser como disse ramana maharishi,nisargadhata maharaj, swami nardanand,shankara e muitos outros todos concordando entre si?
Eu diria que tentares encaixar a tua experiência no que foi dito por outras pessoas nunca poderá ser satisfatório!

Há algo de único a acontecer aqui e agora e todas as palavras ditas por ramana maharishi,nisargadhata maharaj, swami nardanand,shankara são apenas "dedos a apontar para a lua". Deixa de olhar para os "dedos" e olha para a experiência para a qual os dedos apontam!

Também me parece que o que quer que seja que exista é impossível de conhecer, entender, apreender, usando os pensamentos como uma ferramenta. Um pensamento não pode experimentar a realidade. Um pensamento é, ele também, parte do que é experimentado. Um "objecto".

1. Pensas que ver que não existe um eu separado pode conduzir a uma experiência de niilismo? Niilismo é algo que esperas que aconteça, baseado em algo que leste (aprendeste)??
quando acontece de ficar só sem nenhum pensamento existe uma imensa percepção de tudo acorrendo em um imenso vazio totalmente independente de qualquer coisa que possa ser imaginada.anseio fundir-me nisso.
Por um lado compreendo o que queres dizer - quando vi que não existe um eu, o que vi foi o vazio por trás de tudo. Mas ao mesmo tempo vi que tudo "vinha" desse vazio <----- e isto que escrevo sobre o que se passou comigo é apenas uma história sobre uma experiência...
O que me leva a perguntar-te:

2. Na vida há realmente "vazio" - é possível experimentar o nada? Este momento não é completo como é? Falta algo aqui, algo que se possa obter no futuro?

*************************************************************************************************************
Se em vez de teres o trabalho de estar a copiar as minhas palavras as quiseres assinalar desta forma,
Quando uma mão se move, a cabeça se vira, os olhos se mexem, os pulmões respiram, escrever no teclado acontece - há um eu dentro do corpo a causar os movimentos, o funcionamento do corpo?
- coloca o cursor no sítio da tua caixa de texto onde queres fazer aparecer a quote
- no meu post usa o rato para seleccionar o texto que queres salientar
- carrega no botão azul/alaranjado que diz Quote

Ou copias o meu texto para a caixa de texto onde escreves, seleccionas tudo com o rato e carregas no botãozinho cinzento que diz Quote e está por baixo do Subject.

De qualquer forma não é importante - se te der mais jeito continua a fazer como fizeste :)

mahalama

Postby mahalama » Tue Feb 17, 2015 2:51 pm

Sandra

Hoje andando aqui pelas ruas de minha cidade ,me veio as seguintes perguntas que faço ao meu coração .
o corpo existe por si mesmo? ouve uma criação? se não existe um ego que se apossou da mente e a dirige ,se é como estou percebendo agora ,tudo um imenso vazio inteligente .então a mente vazia seria o inicio da realidade? existe isso que chamamos de mente? Percebo que quando estou sem influencia dos pensamentos não existe nada que não seja EU .(DIGO EU COMO EXISTÊNCIA) Mas percebo também que não existe nada como um eu (neste caso digo eu como criatura pessoa).seria isso uma brincadeira universal? um paradoxo?
obrigado por me guiar .
gratidão .
maha.

SANDRA .
Boa manha de terça feira.
Somente agora comecei a sentir os calafrios da compreeçao parece um bum(explosão) mas estou agora entre o receio de descrever isso para você. e não conseguir, ou de apenas estar escrevendo uma outra estoria que devido uma experiencia mais direta ficou gravado em minha memoria.ou apenas de não ter palavras para descreve-lo.
vou agora reler e reler teu ultimo post e me deixar absorver neste silencio.
até mais tarde.

obrigado
Maha.

Canfora

Postby Canfora » Tue Feb 17, 2015 8:11 pm

Olá Maha.

Sentir dificuldade em falar sobre estes assuntos é algo que compreendo muito bem. Por vezes é muito claro para mim que tudo o que é expresso é uma história, um ponto de vista, uma teoria, um jogo de conceitos.

Não existe uma forma perfeita de falar sobre estas coisas, só a forma como o falar acontece neste momento. Sem controlo... :)

Fico a aguardar com curiosidade a descrição do que se passa contigo.

Abraço,
Sandra

Return to “Other Languages”