Sim.Existem ideias que podemos verificar que são verdadeiras e ideias que podemos verificar que não são verdadeiras.
Concordas comigo?
São ideias que apontam para algo real: "maçã", "pêra". São ideias que apontam para algo irreal: "papai noel", "coelho da páscoa".Consegues dar-me 2 ou 3 exemplos de ideias que apontam para a verdade e 2 ou 3 exemplos de ideias que sabes que não são reais?
As que são reais apontam para algo que pode ser encontrado na realidade. As que não são, apontam para algo que não pode ser encontrado.Como é que distingues umas das outras? Como é que sabes quais são reais e quais não são?
O eu parece ser outra dessas ideias que apontam para algo que não existe. Por exemplo, quando estou ouvindo música num fone de ouvido, não parece haver um eu ouvindo a música. Existe a ideia de um eu, mas ideias não ouvem músicas. E também existe a música acontecendo, mas aparentemente sem ninguém por trás fazendo ela acontecer.
A impressão que se tem é que esse eu estaria por trás de tudo, fazendo tudo acontecer. Ele pensa, ele ouve, ele fala. Mas não é possível encontrar ninguém fazendo essas ações. Elas parecem simplesmente acontecer. Esse eu também está associado a imagem desse corpo, e de fato é possível ver essas ações refletidas nesse corpo, mas não é possível dizer que ele é que as está fazendo. É como ver o vento soprando e imaginar que ele de fato está por trás disso.
Tenho tentado observar no dia-a-dia se essa ideia de eu aponta para algo real.
É um nó meio difícil de desatar, mas as coisas estão ficando mais claras :)
Abraços,