Olá Canfora,
Acho que nesta busca esse tipo de questionamento que referes - as perguntas sobre porque é que as coisas são como são... - também são uma espécie de "pensamento mágico". No fundo, mesmo que inconscientemente, acreditamos que se soubessemos as respostas certas aquilo que nos mói o juízo se resolvia depressa e naturalmente.
E acreditamos que se deixarmos de pensar de uma forma tão "pessoal", tão emotiva quando se trata de nós, tudo seria mais fácil.
Entendi. é que parece bem razoável que se tivesse as respostas ou deixar de pensar de forma tao pessoal e emotiva, de certa forma parece que seria bem mais fácil. Sao pensamentos Mágicos né. Agora olhando para isso, voce quer dizer que tudo o que aparece : resistência, ansiedade, tristeza, medo , angustia , enfim tudo que considero como algo ruim, isso tudo ira continuar mesmo que a ideia de um eu seja vista? Muitos dizem que vai ter só paz, só love, e de certa forma isso cria expectativas. Mas quero saber se todas essas coisas faz parte da vida ou sao criadas por causa da ideia de um eu? Nao consigo ver como elas começam a aparecer. Uma ansiedade por exemplo: essa sensação parece que esta me perseguindo desde que comecei esses questionamentos. Mas ela sempre existiu, ou sou eu que as crio ? Ela vem primeiro ou vem depois dos pensamentos? Sei que voce nao vai dar respota pronta, por isso que estou perguntando para ver por mim mesmo...
Falando com base na minha experiência (e outras pessoas dizem o mesmo) o que pode acontecer é exatamente o contrário. O mecanismo de defesa do eu pode começar a desgastar-se e tudo parece mais intenso, por vezes mais doloroso, mais cru, impossível de evitar.
Eu pensei que seria ao contrario. sem o mecanismo de defesa aparenta que tudo seria mais facil. MAs acho interessante isso, porque por nao encontrar um eu como algo concreto e que tenha controle sobre as coisas, parece que é mais doloroso saber disso. A sensaçao de que no fundo nao posso fazer nada em relação ao que acontece, ate mesmo essa busca (impossível de evitar), parece ser mais doloroso.
É bom estares a escrever. Escreves para perceber melhor quais são os teus mecanismos de pensamento habituais. E é só quando vemos esses mecanismos que eles podem mudar - ou não. Pelo menos temos consciência de que existem.
Sim. PArece que estou conseguindo ser mais sincero e com menos medo de perguntar ou responder Evitando dar respostas que parecem ser certas.
Se queres que te sugira exercícios tens de me dizer exatamente o que é que pensas atualmente que é o eu. Ou o que é que te leva - na tua experiência direta - a pensar que um eu existe. Tens de ser objetivo: o eu é istou ou eu penso que existe um eu porque isto está a acontecer. Só assim é que eu sei quais são os exercícios mais indicados para te sugerir.
Desculpe Canfora, Escrevi um monte de coisa sem nenhuma ordem. Algumas duvidas , outras sao besteiras, e outras um desabafo. Mas resolvi deixar assim mesmo. Perdao!!
Esta mais difícil de responder o que é o eu , porque depois desse tempo aqui no fórum, nao posso encontrar um eu que seja de forma física ou concreta. Apesar de sentir que tem algo aqui , essa sensação que é muito sutil mais esta aqui, ainda sim nao é algo percebido com os sentidos, entao só posso dizer que é uma sensaçao mesmo.Vejo que se nao pudesse pensar que talvez seja a verdadeira causa da ilusão, seria com certeza bem mais fácil.MAs nao posso parar os pensamentos. É um movimento constante.E a aflição maior é que quando pergunto quem esta pensando ou o que se identifica com esses pensamentos, a única resposta que encontro sao MAIS PENSAMENTOS , apenas imagens e lembranças que tenho de mim mesmo. Um ciclo continuo. Entao essa voz na cabeça começa a indagar , se esse pensamento de eu esta aqui como um objeto físico, e claro que a resposta é nao. Entao pode um pensamento sentir , pode uma ideia de eu se ferir? Claro que nao.Só algo fisico pode ser ferido , mexido, sofrer uma mudança, mas algo sutil como o pensamento nao pode. Hoje por um simples segundo, esse eu (pensamento) , o corpo, o espaço, os outros objetos, eram o que estavam acontecendo, mas apesar de serem de formas diferentes e separados uma forma da outra , nao tinha como ver sem eles tudo junto. Dentro deste perceber tudo era visto ao mesmo tempo. Agora mesmo vejo uma parte do corpo, o espaço ente os objetos, os objetos , pensamentos, sensações, som, etc. Posso ate focar em uma dessas coisas , mas nao posso dizer que todas essas coisas nao estao acontecendo no mesmo momento. Seria isso o que voce quer dizer com nao tem separação?
Entao vejo que todo o problema mesmo é por causa dos pensamentos, mas nao percebo como acontece essa identificação. NAo entendo porque a atençao sempre esta voltada para os pensamentos do que para os objetos fisicos. Quem acredita
nesses pensamentos? De novo a resposta : outros pensamentos!! Que inferno!!
Outra coisa que da a ideia de que existe algo aqui, é o fato de poder ver, observar , perceber todas as coisas. Ma de novo vem a frustração, porque na investigação pelo menos com os sentidos isso nao é encontrado.
Eu sei que posso ver um eu como um pensador, um controlador, um experimentador, mas esse eu só se apresenta como um pensamento. Um pensador é real como um pensamento. Nem sei se um pensamento pode ser dizer real , porque tambem nao pode ser experimentados com os sentidos...
Abraço