porque não o encontro!O que é que te leva a dizer que não há um eu dentro do corpo?
ready 4 go
Re: ready 4 go
usando os 5 sentidos não o encontro, somente nas histórias acerca do filipe
E como é que sabes que não encontras um eu? :)
O que é que queres dizer com isto?
Como é que sabes, por exemplo, que não existe neste momento, um eu algures no corpo a olhar para uma realidade exterior a si? Se não há um eu, como é que olhar está a acontecer?
PS - é possível que eu só volte a escrever no forum amanhã.
O que é que queres dizer com isto?
Como é que sabes, por exemplo, que não existe neste momento, um eu algures no corpo a olhar para uma realidade exterior a si? Se não há um eu, como é que olhar está a acontecer?
PS - é possível que eu só volte a escrever no forum amanhã.
porque este olhar é impessoal, nada tem com a história do filipe, simplesmente acontece.
abraços até amanha!
abraços até amanha!
Bom dia Sandra!
Esta manhã acordei com a sensação de que respondi a todas as questões rapidamente, com a preocupação de dar a resposta certa, como se fosse um teste á minha inteligência.
Se a Sandra estiver de acordo, recomeçamos do zero, para que eu possa responder a partir da minha experiência
direta, e não através de conceitos e experiências emprestadas.
Entre aquilo que sei, e a experiência daquilo que sei, vai uma grande distancia.
Estou recetivo para deixar de lado o meu conhecimento sobre esta matéria e tentar responder com toda a
honestidade possível.
Obrigado pela compreensão,
Abraço
Esta manhã acordei com a sensação de que respondi a todas as questões rapidamente, com a preocupação de dar a resposta certa, como se fosse um teste á minha inteligência.
Se a Sandra estiver de acordo, recomeçamos do zero, para que eu possa responder a partir da minha experiência
direta, e não através de conceitos e experiências emprestadas.
Entre aquilo que sei, e a experiência daquilo que sei, vai uma grande distancia.
Estou recetivo para deixar de lado o meu conhecimento sobre esta matéria e tentar responder com toda a
honestidade possível.
Obrigado pela compreensão,
Abraço
Olá, bom dia Filipe!
Obrigada pela tua honestidade. Recomeçamos do zero as vezes que forem precisas. E, neste inquérito o zero é sempre o eu.
Aqui e agora, observando o que te rodeia, o que é que te faz pensar que existe um eu a quem deram o nome Filipe?
Isto é o mesmo que perguntar "Aqui e agora, observando o que te rodeia, o que é que te faz pensar que existe um objeto ao qual deram o nome computador?"
Esta última pergunta seria à partida fácil de responder. A existência do computador é óbvia, basta olhar e tocar nessa coisa à qual chamaram computador e que deve estar ao pé de ti. Acontece o mesmo com o eu? É possível encontrar um eu no que te rodeia? Se sim, o que é este eu? E onde está?
Não penses sobre isto.... olha. Se um eu existe, tem de estar aí, tal como o computador.
Abraço
Obrigada pela tua honestidade. Recomeçamos do zero as vezes que forem precisas. E, neste inquérito o zero é sempre o eu.
Aqui e agora, observando o que te rodeia, o que é que te faz pensar que existe um eu a quem deram o nome Filipe?
Isto é o mesmo que perguntar "Aqui e agora, observando o que te rodeia, o que é que te faz pensar que existe um objeto ao qual deram o nome computador?"
Esta última pergunta seria à partida fácil de responder. A existência do computador é óbvia, basta olhar e tocar nessa coisa à qual chamaram computador e que deve estar ao pé de ti. Acontece o mesmo com o eu? É possível encontrar um eu no que te rodeia? Se sim, o que é este eu? E onde está?
Não penses sobre isto.... olha. Se um eu existe, tem de estar aí, tal como o computador.
Abraço
A vontade de responder através dos pensamentos é tentadora " é claro que não existe um eu",Não penses sobre isto.... olha. Se um eu existe, tem de estar aí, tal como o computador.
mas a verdade é tão óbvia, que fico literalmente sem palavras, sem saber o que responder,num zero absoluto, e o
que é mais curioso, é que nem me apetece responder, mas ficar na paz do não saber.
Mesmo assim, posso dizer que encontro um eu nos pensamentos sobre o que está a acontecer,dando
a sensação de controle.
Ok! Também sei que se olhar mais de perto, posso concluir que também não existe nenhum eu nos pensamentos;
Pensamentos são só pensamentos, certo? Portanto o eu também é um pensamento...
Mas prometo que me vou aplicar sobre isto, para que o sinta de verdade.
Estás a ir muito bem, mas sim, nada de pressas. Esta nova perspectiva pode ser um bocadinho desconcertante ao princípio, é um bocado como quando olhas para uma daquelas imagens que parecem uma coisa e afinal são outra e tens de te habituar a alternar entre uma e outra forma de ver exatamente a mesma imagem:

Como é que pensas que é sentir de verdade que não és um eu? O que é que seria diferente?

É muito provável que a sensação de ser um eu continue.Mas prometo que me vou aplicar sobre isto, para que o sinta de verdade.
Como é que pensas que é sentir de verdade que não és um eu? O que é que seria diferente?
Ok! também já li algures que o mais provável é o eu não desaparecer, mas sim, ver através dele.É muito provável que a sensação de ser um eu continue.
É a primeira vez que me encontro nesta situação de expor aquilo que acumulei ao longo destes anos de livros e vídeos,e chego á simples conclusão, de que me fizeram mais mal do que bem!!!Como é que pensas que é sentir de verdade que não és um eu? O que é que seria diferente?
Não existe pergunta ou resposta (sobre este assunto) que já não me tenha passado pelos pensamentos, como se tudo existisse dentro de mim.
Tantos "eus" e "EUS" fazem com que pareça esquizofrénico como o Fernando Pessoa :)
NÃO SEI, NÃO SEI DE MAIS NADA COM AS CERTEZAS QUE SEMPRE TINHA.
E AO MESMO TEMPO, SEI QUE TUDO ISTO SÃO HISTÓRIAS, QUE NO FIM NADA VALEM...
:)
Vá lá Filipe, o que é este eu de que falas? O pensamento "eu sou"... aponta para o quê?
A tua resposta não precisa de ser perfeita. Com toda a simplicidade, examina a tua experiência e diz-me: "Sandra, eu sou isto." Não interessa se é verdade ou não. Se te parecer que encontraste algo que prova a existência de um eu Filipe, diz-me o que é - mesmo que pareça uma parvoíce - para investigarmos juntos essa forma de identificação.
Vá lá Filipe, o que é este eu de que falas? O pensamento "eu sou"... aponta para o quê?
A tua resposta não precisa de ser perfeita. Com toda a simplicidade, examina a tua experiência e diz-me: "Sandra, eu sou isto." Não interessa se é verdade ou não. Se te parecer que encontraste algo que prova a existência de um eu Filipe, diz-me o que é - mesmo que pareça uma parvoíce - para investigarmos juntos essa forma de identificação.
Sandra, eu sou um arrogante intelectual que se esconde por detrás das suas crenças e certezas, para evitar
o confronto direto com a dura realidade da sua não existência...
o confronto direto com a dura realidade da sua não existência...
Se é verdade que não existe um eu Filipe, também tem se ser verdade que algo existe aqui e agora. E esse algo não vai desaparecer. Porque é que a não existência de um eu é uma dura realidade?
O que é que se passa, Filipe? Suponho que não estavas à espera que este inquérito fosse assim tão direto?
O que é que se passa, Filipe? Suponho que não estavas à espera que este inquérito fosse assim tão direto?
Essa perceção, já a tenho faz bastante tempo.Se é verdade que não existe um eu Filipe, também tem se ser verdade que algo existe aqui e agora. E esse algo não vai desaparecer.
Aconteça o que acontecer, "EU" estou sempre aqui.
Esta resposta foi dada a teu pedido, porque eu não acredito totalmente nela :) o filipe sim!Sandra, eu sou um arrogante intelectual que se esconde por detrás das suas crenças e certezas, para evitar o confronto direto com a dura realidade da sua não existência...
Se calhar o click já se deu faz tempo, e só estou á espera de que algo aconteça para confirmar .
Agora pergunto: Se já não existe a crença no filipe, porque é que surge um medo terrível de que algo de mal
pode acontecer com a minha filha???
Penso que entrei em colapso!!!
Já não acredito em nada do que penso, e digo coisas contraditórias sem sentido.
Só dá para confiar no silencio
Nem isto que acabei de escrever acredito
Já não acredito em nada do que penso, e digo coisas contraditórias sem sentido.
Só dá para confiar no silencio
Nem isto que acabei de escrever acredito
Viva Filipe! Sabes, acho que te fazia bem ir para um sítio onde estivesses em contato com a natureza, andar a pé e olhar durante uma hora ou duas para árvores ou para o mar. Parece-me que estás a ter um "ataque de pensamentos" e focalizares-te nas sensações do corpo ou no mundo que te rodeia é capaz de ser uma boa ideia :)
Pensar pode evitar que algo aconteça? Ou fazer com que algo aconteça?
Pensamentos. Alguns são sobre o que aconteceu, outros sobre o que está a acontecer e outros sobre o que poderá vir a acontecer. Assim por alto, dirias que os teus receios tem a tendência a concretizar-se? Ou a maioria dos cenários catastróficos que são imaginados não passam da imaginação?Agora pergunto: Se já não existe a crença no filipe, porque é que surge um medo terrível de que algo de mal pode acontecer com a minha filha???
Pensar pode evitar que algo aconteça? Ou fazer com que algo aconteça?