Guia em Português

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
atmajnani

Re: Guia em Português

Postby atmajnani » Thu Oct 05, 2023 9:10 pm

Oi May,

Faltou responder a uma questão: você se sente (absolutamente) responsável por alguma coisa?

Pelas respostas que deu às 5 perguntas, você 'passou o Gate', ou seja, já experienciou a dissolução da ilusão do 'EU' mental que é o primeiro estágio do processo de despertar espiritual.

Posso fazer mais umas perguntas para tentar perceber em que fase se encontra, mas o propósito deste fórum é ajudar as pessoas a passarem o 'gateless gate' (a ilusão do EU separado).

1) Quando a ilusão sumiu e sentiu o vazio e a liberdade, quanto tempo durou esse período que chamamos de 'lua-de-mel', em que se sentiu livre e feliz?

2) Após a 'lua-de-mel', notou o regresso de reatividade, insatisfação ou outro padrão emocional desconfortável? Quanto tempo durou ou ainda está a durar?

3) Teve alguma experiência direta de interligação e união com tudo (non-dual realization), em que a ilusão da percepção do tempo e espaço se dissolvem?

4) Podia especificar que ilusões pretende questionar durante o nosso diálogo?

Abraço,
Atmajnani

Maylson

Postby Maylson » Fri Oct 06, 2023 2:29 pm

Bom dia! Atmajnani!

Perdão, acabei esquecendo de reponder a ultima questão. Vamos la!
Faltou responder a uma questão: você se sente (absolutamente) responsável por alguma coisa?
Não sinto de forma absoluta responsável por nada, o que sinto é uma vontade de ajudar algumas pessoas que estão sofrendo com essa ilusão, tenho uma amiga que está em um estágio meio depressivo exatamente por ter essa identificação com o personagem e as histórias de vida, mas sempre que entramos nesse assunto de investigação do “eu” ela acredita que isso é apenas mais uma filosofia espiritual do ocidente. Mas não vejo essa vontade como sendo uma responsabilidade.
1) Quando a ilusão sumiu e sentiu o vazio e a liberdade, quanto tempo durou esse período que chamamos de 'lua-de-mel', em que se sentiu livre e feliz?
Quando consegui ver além da ilusão, houve uma descontração muito grande, tanto psicológica como física, é como se estivesse tudo muito contraído e tenso por anos e de repente houve essa descontração/relaxamento!
A sensação de vazio e liberdade nunca foi embora, se mantem. Porém, com a vida cotidiana e com todos os estímulos diários que intensificam a identidade e a ideia de um “eu”, faze com que as contrações ocorram. Sabe quando você está jogando um videogame de batalha e está totalmente imerso ali e seus músculos se contraem e a respiração fica menos fluida? A sensação as vezes na vida cotidiana é mais ou menos assim. Mas quando tiro a atenção do jogo, a sensação de vazio e liberdade se mostra mais evidente.

2) Após a 'lua-de-mel', notou o regresso de reatividade, insatisfação ou outro padrão emocional desconfortável? Quanto tempo durou ou ainda está a durar?
Como mencionei acima, essa reatividade ocorre quando estou inserido em um ambiente propício, como no trabalho por exemplo, então sinto que ainda hoje oscila!
3) Teve alguma experiência direta de interligação e união com tudo (non-dual realization), em que a ilusão da percepção do tempo e espaço se dissolvem?
Sim! E isso foi algo que fiquei curioso, nos momentos de clareza e de total dissolução do “eu” eu me sinto totalmente interligado a tudo, é um sentimento de aceitação de tudo, das coisas exatamente como são sem nenhum julgamento, sem querer modificar nada, é como se tudo fosse perfeito como é, na verdade vai além disso, não há imperfeição ou perfeição, simplesmente é o que é! Sem necessidade de rotular. Isso vem acompanhado de uma sensação muito forte de ser tudo, de tudo ser eu. E é isso que fiquei curioso, do que se trataria essa sensação de “ser” tudo e de tudo ser “eu”? Quem é esse “eu que tudo é?

4) Podia especificar que ilusões pretende questionar durante o nosso diálogo?
Queria investigar essa sensação de ser “tudo” e de tudo ser “eu”, essa sensação de existência de alguma coisa que realmente não sei descrever, que definitivamente não é essa ilusão do “eu”.

Você mencionou sobre fases de despertar espiritual, quais são essas fases? Poderia falar mais sobre isso?

Aguardo seus comentarios!

Atenciosamete,
May!
May.

"The moment I am aware that I am aware I am not aware. Awareness means the observer is not"
― Jiddu Krishnamurti

atmajnani

Postby atmajnani » Sat Oct 07, 2023 2:03 pm

Olá May,

Eu vou pedir o feedback de outros guias no forum para o poder aprovar no Gate e depois tem a possibilidade de ajudar outros 'cliente' a ver a ilusão do EU tornando-se um guia em português e inglês, se quiser.
E é isso que fiquei curioso, do que se trataria essa sensação de “ser” tudo e de tudo ser “eu”? Quem é esse “eu que tudo é?
Repare na separação que cria quando rotula 'tudo' e 'eu'.
Quem cria essa separação? Quem rotula?
Onde está a fronteira de separação do 'tudo' e 'eu' (use os 5 sentidos para procurar)?

Abraço,
Atmajnani

Maylson

Postby Maylson » Sat Oct 07, 2023 5:07 pm

Ola, Atmajnani!

Acho que não me expressei bem ou não consegui usar as palavras adequadas quando escrevi sobre essa sensação de “ser tudo e de tudo ser eu”. Coincidentemente ontem eu estava lendo o livro da Ilona ‘Gateless Gatecrashers’ e me deparei com essa pergunta de um cliente que ressoou muito com o que sinto e era mais ou menos isso que eu estava tentando expressar:

Eric: “Of course there is no “me”, never was and never will be, just life moving in ever-changing patterns. Nothing really changes because it was always like that. Just life and certainly nobody living it or doing it. The remaining thing is that there is a strong felt sense of a presence (?) or being or whatever (do not want to use any spiritual platitudes), but undoubtedly there is this strong sense of something and it is always there and never ever changes”

Ilona: “Eric, I’m delighted that seeing happened for you! We just need to go through a couple of bits before I let you go. The sense of something is “I am”. It’s the sense of being, it’s unshakeable and yes, it is always here now. When you close your eyes it can be felt clearly. It’s not going to go away.”

É isso!!!!!

Agora respondendo suas perguntas:
Repare na separação que cria quando rotula 'tudo' e 'eu'.
Quem cria essa separação? Quem rotula?
A mente! É o condicionamento de rotular todas as coisas...
Onde está a fronteira de separação do 'tudo' e 'eu' (use os 5 sentidos para procurar)?
Sim, realmente não existe nada que separe, isso corre apenas no campo mental, percebo isso!

Att
May
May.

"The moment I am aware that I am aware I am not aware. Awareness means the observer is not"
― Jiddu Krishnamurti

atmajnani

Postby atmajnani » Sat Oct 07, 2023 9:04 pm

Oi May,

Enquanto esperamos pelo feedback de outros guias, dixo aqui um exercício para fazer:

Sente-se com os olhos fechados por cerca de 15 minutos.
Prestando atenção apenas às sensações puras, sem depender de pensamentos ou imagens mentais, responda:
É possível saber a altura do corpo?
O corpo tem peso ou volume?
Na experiência real o corpo tem uma forma?
Existe uma fronteira entre o corpo e a roupa?
Existe uma fronteira entre o corpo e a cadeira?
Existe um interior ou um exterior?
Se existe um interior – o interior do que exatamente?
Se existe um exterior – o exterior do que exatamente?
A que a palavra/rótulo ‘corpo’ REALMENTE se refere?
Qual é a experiência REAL do corpo?

Observe com muito cuidado, principalmente com a última pergunta. Não tenha pressa. Você pode olhar várias vezes durante o dia enquanto faz outras coisas (como lavar as mãos, tomar banho,
fazer uma pequena pausa no trabalho, caminhar, etc.) antes de responder.

Abraço,
Atmajnani

Maylson

Postby Maylson » Mon Oct 09, 2023 4:21 pm

Bom dia, Atmajnami!

Obrigado por enviar o exercício! O fiz em algumas situações durante o final de semana, tanto de olhos fechados como durante algumas atividades cotidianas. Segue abaixo as respostas:
É possível saber a altura do corpo?
Não!
O corpo tem peso ou volume?
Não!
Na experiência real o corpo tem uma forma?
Não!
Existe uma fronteira entre o corpo e a roupa?
Não, há apenas a sensação do toque do tecido sobre a pele (áspero, macio, quente, frio etc.)
Existe uma fronteira entre o corpo e a cadeira?
Há apenas uma sensação de pressão, mas não há nenhuma percepção de fronteira que separe algo.
Existe um interior ou um exterior?
Não, a sensação pura é de ser uma coisa só, ou como se fosse uma extensão infinita, não sei bem por em palavras.
Se existe um interior – o interior do que exatamente?
Não sinto que haja!
Percebo que a sensação de “interior e exterior” é um processo mental que ocorre na tentativa de nomear as sensações a partir dos sentidos, no contexto em que há uma identificação com a ideia de ser um individuo separado.

Se existe um exterior – o exterior do que exatamente?
Não há!
A que a palavra/rótulo ‘corpo’ REALMENTE se refere?
Qual é a experiência REAL do corpo?
O que percebi é que palavra corpo é uma tentativa de rotular e de materializar as sensações que são manifestadas. A experiência que me parece real do “corpo” são as sensações puras, as quais não precisam de rótulos, simplesmente são!

Uma dúvida, você havia mencionado no exercício anterior que faria as perguntas para tentar identificar em qual fase eu estaria no processo de despertar espiritual. Qual foi a sua percepção?

Abraço,
May
May.

― Jiddu Krishnamurti

atmajnani

Postby atmajnani » Mon Oct 09, 2023 8:39 pm

Olá May,
você havia mencionado no exercício anterior que faria as perguntas para tentar identificar em qual fase eu estaria no processo de despertar espiritual. Qual foi a sua percepção?
As questões que levantou referem-se à ilusão do sujeito-objeto, a ilusão de que existe uma separação entre eu (sujeito) e tudo o resto (objetos). Quando esta ilusão cai a percepção de distância altera-se. Existem outras ilusões que alimentam a sensação de separação: o desejo e aversão, a ilusão do tempo, etc. Todas elas contribuem para a sensação de separação que vivenciamos no dia-a-dia.

Aqui está uma investigação ainda mais profunda do corpo. Siga cada passo, não deixe de fora nenhum. Sem pressa. Não passe para a próxima etapa até que a anterior seja claramente vista.
Repita o exercício várias vezes.

Fique na frente de um espelho grande.
(1) Primeiro, feche os olhos e sinta as sensações denominadas “corpo”.
(2) Em seguida, abra os olhos e olhe no espelho enquanto ainda presta atenção às sensações.

Existe alguma conexão entre as sensações sentidas e a imagem no espelho?
Ou apenas pensamentos (e/ou imagens mentais) sugerem que existe?

(3) Ainda prestando atenção às sensações, mova uma mão e observe o movimento do espelho.
Existe alguma conexão entre as sensações sentidas (rotuladas como “mão”) e a imagem de movimento no espelho?

(4) Agora faça o mesmo movimento com a mão, mas desta vez olhe diretamente para a mão, não no espelho.
Existe alguma conexão entre as sensações sentidas (rotuladas como “mão”) e a imagem “de movimento"? Ou apenas os pensamentos sugerem isso?

(5) Agora preste atenção apenas na imagem no espelho.
A imagem por si só sugere de alguma forma que é “você” ou “seu corpo”?
A própria imagem sugere de alguma forma que se trata de um “corpo”?
Ou existem apenas cores e formas?

(6) Onde o espelho termina, algumas partes do corpo (provavelmente pernas) não podem ser vistas.
Só pela imagem no espelho existe algum “conhecimento” de que deve haver pernas, ou apenas pensamentos e imagens mentais sugerem isso?

(7) Agora afaste-se do espelho e olhe para a frente (não olhe diretamente para nenhuma parte do corpo).
Existe um “corpo” em algum lugar quando todos os pensamentos e imagens são ignorados, ou existe apenas sensações?

(8) Comece a andar devagar.
Existe um ‘corpo andando’ ou existem apenas sensações?
Existe alguma experiência real de “caminhar”?
Ou apenas PENSAMENTOS SOBRE ‘caminhar’?
Pode algo como ‘corpo’ ser encontrado OU apenas PENSAMENTOS SOBRE um ‘corpo’?
É possível encontrar algo como “caminhar”?

(9) As sensações estão localizadas no espaço, como ‘passar pela sala’?; OU existe apenas uma imagem rotulada como ‘quarto’ e que apresenta sensações sem qualquer localização?

Abraço,
Atmajnani

atmajnani

Postby atmajnani » Tue Oct 10, 2023 12:09 pm

Olá May,

As suas respostas às perguntas finais do fórum foram validadas por outros 3 guias e você passou o 'Gate'. Parabéns!
O seu nome no fórum vai passar à cor vermelha e você poderá começar a guiar uma pessoa em português ou inglês usando os recursos disponibilizados pela Nerina, a Admin do fórum, e pedindo ajuda de um guia-mentor que você pode escolher.

Se ficarmos impossibilitados de continuar este diálogo (não sei se a Nerina o arquiva de imediato), poderá abrir um novo thread no fórum Unleashed e pedir Atmajnani para o guiar.

Abraço,
Atmajnani

Maylson

Postby Maylson » Wed Oct 11, 2023 6:17 pm

Oi Atmajnani,

Eu recebi a mensagem privada da Nerina e entrei no grupo de facebook.
Sobre poder escolher um guia, posso continuar contigo como guia?
No caso a partir de agora para darmos continuidade preciso abrir um dialogo no aka Unleashed forum?
Vou notificar a Nerina que tenho interesse de ser guia!

Att,

May
May.

― Jiddu Krishnamurti

atmajnani

Postby atmajnani » Thu Oct 12, 2023 9:54 am

Olá May,

Enquanto for possível postar neste diálogo, podemos continuar aqui.
Se este diálogo ficar fechado ou inacessível procure o fórum Unleashed no site LU e crie um novo thread lá. Esse fórum é para aprofundar o questionamento depois da ilusão do EU cair. Pode me enviar uma mensagem privada a avisar que já lá criou um thread e eu pego no diálogo.

Por enquanto fico a aguardar respostas do último exercício aqui.

Abraço,
Atmajnani

Maylson

Postby Maylson » Fri Oct 13, 2023 7:26 pm

Oi Atmajnani, boa tarde!

De todos, esse foi o exercício que me deu a maior clareza sobre a questão da identificação com o corpo. Fiz o exercício várias vezes e essas foram as impressões que tive:
Fique na frente de um espelho grande.
(1) Primeiro, feche os olhos e sinta as sensações denominadas “corpo”.
(2) Em seguida, abra os olhos e olhe no espelho enquanto ainda presta atenção às sensações.
Existe alguma conexão entre as sensações sentidas e a imagem no espelho?
Ou apenas pensamentos (e/ou imagens mentais) sugerem que existe?
Não senti que haja conexão, o que dá a ideia da conexão é a imagem, o visual que aparece no espelho.

(3) Ainda prestando atenção às sensações, mova uma mão e observe o movimento do espelho.
Existe alguma conexão entre as sensações sentidas (rotuladas como “mão”) e a imagem de movimento no espelho?
Percebo que o que dá a impressão dessa conexão é a sincronicidade da mão se mexendo com a imagem que aparece no espelho, ou seja, só existe a aparente conexão com o apelo da imagem mental.
(4) Agora faça o mesmo movimento com a mão, mas desta vez olhe diretamente para a mão, não no espelho.
Existe alguma conexão entre as sensações sentidas (rotuladas como “mão”) e a imagem “de movimento"? Ou apenas os pensamentos sugerem isso?
Essa parte do exercício me trouxe uma clareza em relação a questão da identificação com o corpo. Pois olhar diretamente para a mão se mexendo traz exatamente o mesmo efeito que olhar para o espelho, ambas são apenas imagens. Após o exercício o que percebi é que tanto a imagem do espelho como a imagem direta da mão se mexendo, ambas parecem ilusórias, não há uma conexão direta com as sensações.
(5) Agora preste atenção apenas na imagem no espelho.
A imagem por si só sugere de alguma forma que é “você” ou “seu corpo”?
A própria imagem sugere de alguma forma que se trata de um “corpo”?
Ou existem apenas cores e formas?
A ideia de que é um corpo é imediata e totalmente vinculada com a mente/ideia da forma. Ao deixar a mente de lado, o que vejo são apenas cores e formas.
(6) Onde o espelho termina, algumas partes do corpo (provavelmente pernas) não podem ser vistas.
Só pela imagem no espelho existe algum “conhecimento” de que deve haver pernas, ou apenas pensamentos e imagens mentais sugerem isso?

Apenas pela imagem do espelho não há como saber, somente poderia afirmar que sei que tem uma perna ou um braço após a borda do espelho caso eu use os pensamentos e imagens mentais.

(7) Agora afaste-se do espelho e olhe para a frente (não olhe diretamente para nenhuma parte do corpo).
Existe um “corpo” em algum lugar quando todos os pensamentos e imagens são ignorados, ou existe apenas sensações?
Apenas sensações, formas e cores...
(8) Comece a andar devagar.
Existe um ‘corpo andando’ ou existem apenas sensações?
Existe alguma experiência real de “caminhar”?
Ou apenas PENSAMENTOS SOBRE ‘caminhar’?
Pode algo como ‘corpo’ ser encontrado OU apenas PENSAMENTOS SOBRE um ‘corpo’?
É possível encontrar algo como “caminhar”?
Existe uma sensação que rotulamos como movimento/caminhar. Sem o uso da mente a impressão que tive foi que não há uma “experiência de caminhar”. Em outras palavras eu percebo que a “experiência de caminhar” só existe se eu rotular o que chamamos de corpo, chão/piso e movimento, Mas tudo isso seriam apenas rótulos às sensações. Ou seja, a experiência é mental, em última análise, não há algo de fato acontecendo. Isso é tão chocante quanto saber que o "eu é ilusório", hahaha
(9) As sensações estão localizadas no espaço, como ‘passar pela sala’?; OU existe apenas uma imagem rotulada como ‘quarto’ e que apresenta sensações sem qualquer localização?

Não há localização, são apenas sensações, vibrações, compressões etc.

Atenciosamente,
May
May.

― Jiddu Krishnamurti

Return to “Other Languages”