Way to Light

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
LightEternal

Re: Way to Light

Postby LightEternal » Thu Sep 20, 2018 5:43 pm

Boas Sandra,
Se te focares numa experiência como a que descreves, e usares a experiência em si para chegar a conclusões, quando as experiências forem daquelas que reforçam a ilusão de que és um eu separado vais ficar com dúvidas. É por isso que tens de observar o que parece ser um eu e ver se é realmente um eu, independentemente do tipo de experiência que estás a ter.
já percebi, faz sentido. assim como pego numa experiência boa e digo "olha, senti que não existo, desapareci", também pego noutra experiência má e digo "olha, afinal está aqui o eu a rebeliar-se contra o momento presente, ele resiste, afinal existe".
Isto por vezes é um bocado como descascar uma cebola para ver o que está na camada seguinte.
vamos lá :)
Se eu te pedir para moveres uma mão e observares o que é que faz mover a mão, qual é a tua resposta? O que é que vês a mover a mão?
credo, assusta um bocado, quando olho para a mão ela já está a mover-se, não dá a sensação que alguém disse "move-te", ela simplesmente moveu-se. alias acho que estou a sentir isso no corpo todo, tipo automatismo, credo!!!

bjs
Pedro

Canfora

Postby Canfora » Fri Sep 21, 2018 12:35 pm

Viva Pedro,
já percebi, faz sentido. assim como pego numa experiência boa e digo "olha, senti que não existo, desapareci", também pego noutra experiência má e digo "olha, afinal está aqui o eu a rebeliar-se contra o momento presente, ele resiste, afinal existe".
Sim, era isso mesmo que eu estava a tentar explicar.
credo, assusta um bocado, quando olho para a mão ela já está a mover-se, não dá a sensação que alguém disse "move-te", ela simplesmente moveu-se. alias acho que estou a sentir isso no corpo todo, tipo automatismo, credo!!!
Muito bom! :D
Mas se não existe um eu a mexer a mão, existe um eu que se assusta?
Observa sem medos.
Consegues encontrar, ver, este eu assustadiço?

Abraço,
S

LightEternal

Postby LightEternal » Fri Sep 21, 2018 5:36 pm

Boas Sandra,
Consegues encontrar, ver, este eu assustadiço?
nop, apenas existem sensações a pairar no ar. tipo as sensações incómodas dos arrepios, dos calafrios, das pernas a tremer, etc mas nada que resida "aqui", nada "meu". é tudo automático, tudo parte da cena atual. existe o pc, existe a garrafa de água, existem arrepios, existe medo, existe tensão mas não têm dono. sem história elas não são de ninguém, e honestamente a história já me diz pouco.

apesar de tudo a ilusão permanece :)

bjs
Pedro

Canfora

Postby Canfora » Sun Sep 23, 2018 1:47 pm

Viva Pedro,

Espero que estejas a ter um bom fim de semana! Obrigada pela tua resposta.

Do que é que tens medo? O que é que pensas que pode acontecer?

Descreve essa ilusão que continua. Como é que ela é?

Abraço,
S

LightEternal

Postby LightEternal » Sun Sep 23, 2018 7:48 pm

Boas Sandra, bons olhos te leiam :D

não, o que eu quis dizer é que acho que estou a "ver" a ilusão!!!

no dia anterior a te responder estava a secar-me depois de tomar banho e estava noutro daqueles momentos de desaparecimento. então lembrei-me da tua sugestão de procurar o "eu" nesses momentos e tive um momento de claridade, de convicção até, em como não há ninguém aqui a fazer alguma coisa. tudo decorria sem "eu".

desde então tenho esta sensação em mim que tudo é como é. a mágoa, a tensão, o riso, as parvoices, é tudo vida. não há resistência em mim ao que está a acontecer. eventualmente quando existe resistência ao que está a acontecer, não há resistência há resistência, se é que me entendes.

não há nenhuma procura neste momento, nenhuma vontade de atingir qualquer outro estado que não aquele que estou aqui e agora. curiosamente a mente continua a bombar análises de tudo e mais alguma coisa, vejo o trance a acontecer mas não o sigo nem me importo com isso. quando às vezes o trance me apanha e perco presença também não me importo com isso. no geral não tenho interesse nenhum (ou quase nenhum) nas histórias.

achas que está feito?

bjs
Pedro

Canfora

Postby Canfora » Mon Sep 24, 2018 12:54 pm

Viva Pedro,
bons olhos te leiam :D
Cómico :D
não, o que eu quis dizer é que acho que estou a "ver" a ilusão!!!
Ohhhhhhh...... boa!
Obrigada por partilhares o que se está a passar contigo.
achas que está feito?
Não sei. Eu para saber se vês aquilo que te estou a apontar preciso de saber o que é que vês independentemente da experiência que estás a ter. As experiências vêm e vão, mudam constantemente. O ver acontece no momento em que se olha. A experiência é uma espécie de sintoma, que reflete o que se passa no momento de forma mais ou menos subjetiva/objetiva. O ver é ver, percepcionar com clareza o que está aqui agora.
tive um momento de claridade, de convicção até, em como não há ninguém aqui a fazer alguma coisa. tudo decorria sem "eu".
Sim, mas o que é que viste? O que é que foi claro e porquê?

Imagina que eu nunca ouvi falar sobre esta coisa de não existir um eu. O que é que me dirias para me explicar como é que lá chegaste?

Abraço,
S

LightEternal

Postby LightEternal » Mon Sep 24, 2018 5:55 pm

Boas Sandra,
Não sei. Eu para saber se vês aquilo que te estou a apontar preciso de saber o que é que vês independentemente da experiência que estás a ter. As experiências vêm e vão, mudam constantemente. O ver acontece no momento em que se olha. A experiência é uma espécie de sintoma, que reflete o que se passa no momento de forma mais ou menos subjetiva/objetiva. O ver é ver, percepcionar com clareza o que está aqui agora.
sim, mas talvez me tenha precipitado. acho que ainda não "vi" com profundidade (bem, isto parece uma montanha russa :D ), nos dias anteriores estava bastante presente e via a ilusão como ilusão, como um véu que filtra a realidade.
agora acho que já estou demasiado embrulhado nos pensamentos outra vez, e por vezes bastante resistente "ao que é". por vezes sinto alguma separação e repulsa. não pode ser isto. deve haver ainda aqui uma crença, se bem que enfraquecida, num "eu" :(

é melhor não atirar foguetes e voltar a pegar na picareta :). hit me

bjs
Pedro

Canfora

Postby Canfora » Tue Sep 25, 2018 9:17 am

Viva Pedro,

Obrigada pela tua honestidade. Continuemos então. Devagar se vai ao longe, um passo de cada vez :D
deve haver ainda aqui uma crença, se bem que enfraquecida, num "eu" :(
Eu diria que, de forma simplificada, a crença num eu é basicamente pensamentos em como um eu existe + sensações e emoções que parecem provar a existência deste eu.

Ver que um eu não existe não faz com que isto ^ pare de acontecer. A ilusão continua. Mas existe uma diferença entre pensar e ver. Ver permite verificar que este eu não existe aqui e agora.

Suponho que conheces aquela ilusão dos dias quentes em que parece que a estrada está molhada? Quando vês esta ilusão sabes que o que parece ser real não é real, mas a estrada continua a parecer estar molhada. Apesar disso sabes que o que está a acontecer é uma ilusão. E não esperas que a tua realização de que estás a ver uma ilusão faça com que a ilusão desapareça. Quando as condições estão alinhadas, a ilusão acontece. Com a ilusão do eu é semelhante.
acho que ainda não "vi" com profundidade
É mais uma questão de clareza do que de profundidade. Por profundidade deves estar a pensar em compreensão. Ver não é compreender. A compreensão do que se vê vem depois.

Ver é muito simples, embora possa parecer complicado. Ver é ver. É usar os olhos, é reparar no que os sentidos transmitem.

Se eu te perguntar onde estão as tuas chaves de casa e tu não te lembrares onde as colocaste da última vez que lhes tocas-te, vais procurar as chaves nos lugares onde geralmente as deixas. Não precisas de pensar para achar as chaves. Aqui é o mesmo. Partes do principio inquestionado de que és um eu sólido, constante, separado. E eu pergunto-te onde está esse eu. Para que tu verifiques se este eu é algo que está aqui agora, que podes encontrar. Se um eu é real, as evidências da sua existência tem de ser tão óbvias como as evidências da existência de um copo, um raio de luz, uma gota de água.

Por isso não tentes compreender. Observa, olha. A resposta está à vista, é tão óbvia que por vezes nos escapa.

O que é que vês se olhares à tua volta? Vês um eu?

O que é que vês se olhares para o corpo. Vês um corpo ou um eu?

No que parece estar fora de ti - é possível encontrar um eu?

E no que parece ser o teu interior - é possível encontrar um eu?

Partilha o que descobrires.

Abraço,
S

LightEternal

Postby LightEternal » Tue Sep 25, 2018 12:34 pm

Bom dia Sandrita,
Ver que um eu não existe não faz com que isto ^ pare de acontecer. A ilusão continua. Mas existe uma diferença entre pensar e ver. Ver permite verificar que este eu não existe aqui e agora.
sim, ai já tinha captado, não só pelo que disseste noutro post como pelo aquilo que vi há dias atrás. o véu continua, nós é que vemos o véu ;)
Por isso não tentes compreender. Observa, olha. A resposta está à vista, é tão óbvia que por vezes nos escapa.
de facto se é coisa que desde o inicio da minha busca espiritual está patente é essa ideia amplamente difundida de que "aquilo que é está mesmo debaixo do nariz". o que é deveras frustrante como podes imaginar :D. se é tão óbvio como não vejo isso? grrrrrrrr
O que é que vês se olhares à tua volta? Vês um eu?
não, existem movimentos dos olhos, existe aquilo que é observado mas tecnicamente não há um "observador".
O que é que vês se olhares para o corpo. Vês um corpo ou um eu?
corpo. para haver um "eu" tenho que começar a pensar "eis o corpo". e a seguir vem a ideia "o meu corpo".
No que parece estar fora de ti - é possível encontrar um eu?

E no que parece ser o teu interior - é possível encontrar um eu?
não, exteriormente não há eu nenhum :D.

interiormente não vejo nenhum centro de comando, só sensações corporais.

não sei, parece evidente sabes, mas custa a acreditar. acho que ainda tenho aquela crença que a consciência provém do corpo e que eu talvez funcione a algum nível inconsciente, que não estou consciente das ações mas que sou eu que as toma em algum nível imperceptível.

se eu disser que sou a consciência, aquilo que está consciente, então significa que não sou o corpo (a mente é bastante óbvio que não sou :D ), e que portanto tenho tanta afinidade com o corpo como com o pc que está à minha frente. e isso não me entra. apesar de não encontrar um "eu" nem um centro de comando, parece-me surreal como não sou eu que tomo decisões e realizo ações.

bjs
Pedro

Canfora

Postby Canfora » Tue Sep 25, 2018 7:43 pm

Olá Pedro!
de facto se é coisa que desde o inicio da minha busca espiritual está patente é essa ideia amplamente difundida de que "aquilo que é está mesmo debaixo do nariz". o que é deveras frustrante como podes imaginar :D. se é tão óbvio como não vejo isso? grrrrrrrr
É simples. Não vês porque pensas em vez de olhar :)
A frustração está quase sempre ligada à necessidade de compreender ou a uma expetativa não realizada. Bwahaha...
não, exteriormente não há eu nenhum :D.

interiormente não vejo nenhum centro de comando, só sensações corporais.
Bling, bling, bling! Não há um eu fora nem dentro. Assim sendo, como é que tal coisa pode ser real?
não sei, parece evidente sabes, mas custa a acreditar. acho que ainda tenho aquela crença que a consciência provém do corpo e que eu talvez funcione a algum nível inconsciente, que não estou consciente das ações mas que sou eu que as toma em algum nível imperceptível.
Digamos que a consciência provem do corpo. Que algo funciona a nível inconsciente. Que algo toma decisões a algum nível imperceptivel. Pode ser que isto esteja alinhado com o que é ou não. Mesmo assim, o que é te leva a dizer que esse algo é um eu? O que te leva a pensar que pode haver um eu nesse cenário?

Há alguma coisa em particular que te leve a acreditar na existência de um eu em algum nível imperceptível?
se eu disser que sou a consciência, aquilo que está consciente, então significa que não sou o corpo (a mente é bastante óbvio que não sou :D ), e que portanto tenho tanta afinidade com o corpo como com o pc que está à minha frente. e isso não me entra. apesar de não encontrar um "eu" nem um centro de comando, parece-me surreal como não sou eu que tomo decisões e realizo ações.
O que é que achas que o corpo faz que implica a necessidade de existir um eu a controlá-lo? Dá-me exemplos práticos, sff.

Bjs,
S

LightEternal

Postby LightEternal » Tue Sep 25, 2018 10:28 pm

Boas Sandra,
É simples. Não vês porque pensas em vez de olhar :)
A frustração está quase sempre ligada à necessidade de compreender ou a uma expetativa não realizada. Bwahaha...
só faltavas tu :D. todos os professores e livros que li e videos e por aí fora dizem a mesma coisa "não vale a pena entender com a mente que assim nunca mais se chega lá". então pronto, desisto de entender. mas continuo sem ver :D
Bling, bling, bling! Não há um eu fora nem dentro. Assim sendo, como é que tal coisa pode ser real?
como é que funciona? pois não sei, mas o que é certo é que funciona :D
Digamos que a consciência provem do corpo. Que algo funciona a nível inconsciente. Que algo toma decisões a algum nível imperceptivel. Pode ser que isto esteja alinhado com o que é ou não. Mesmo assim, o que é te leva a dizer que esse algo é um eu? O que te leva a pensar que pode haver um eu nesse cenário?
bem, se o corpo é que está a tomar decisões e assumir ações, ele não é amorfo nem caótico, as ações têm uma finalidade, portanto nesse caso terá uma entidade associada que comanda as ações.
Há alguma coisa em particular que te leve a acreditar na existência de um eu em algum nível imperceptível?
não, apenas a minha incredubilidade de ser a consciência. imagina, se é verdade, se eu sou mesmo consciência, isto vira tudo do avesso. tipo toda a noção que tenho da vida é tudo falso. quer dizer as coisas existem, mas não existem referentes a ninguém, passo apenas a ser um elemento difundido entre todos os outros, nada separado.

sendo consciência não existem problemas, sendo consciência não existem necessidades, quer dizer é tudo perfeito. os dramas acontecem e a consciência está a comer pipocas. o problema é que isto é tão visceral que não dá para acreditar. é pior do que se dissessem que a tua mãe não é a tua mãe e tu és adoptada. rompe com tudo. Deus queira que consiga "ver" mas enquanto não "ver" acho que vou ter esta crença de que sou o corpo.
O que é que achas que o corpo faz que implica a necessidade de existir um eu a controlá-lo? Dá-me exemplos práticos, sff.
existem reações automáticas, tipo se pisar um prego, instintivamente vou levantar o pé, nem sequer me apercebi que levantei o pé, quando noto o pé já está levantado. mas por exemplo ao escrever isto, eu paro para pensar o que vou escrever, olho para as teclas, corrigo os erros, existem ações complexas, definidas e não parecem de todo que são automáticas ou fora do meu controlo. mas a verdade é esta, eu não encontro o ponto de decisão. se decidir levantar um braço, a ideia de levantar um braço apareceu antes de levantar e quando me apercebi da ideia entretanto já tomei a decisão de levantar o braço.

isto é um nó cego. na observação pura não existe um autor, o eu chega sempre depois. mas o senso comum, a lógica, diz que tem de haver um autor. não é possível não haver aqui nada.

bjs
Pedro

Canfora

Postby Canfora » Wed Sep 26, 2018 10:42 am

Viva Pedro,
só faltavas tu :D. todos os professores e livros que li e videos e por aí fora dizem a mesma coisa "não vale a pena entender com a mente que assim nunca mais se chega lá". então pronto, desisto de entender. mas continuo sem ver :D
Tens os olhos abertos? Vês o que te rodeia? Se sim, então vês. O que é que pensas que ver é além de... ver?
bem, se o corpo é que está a tomar decisões e assumir ações, ele não é amorfo nem caótico, as ações têm uma finalidade, portanto nesse caso terá uma entidade associada que comanda as ações.
Ora aqui está um raciocínio lógico e interessante! O que é que faz com que seja (ou não seja) verdadeiro?
Como é que sabes se os pensamentos correspondem à realidade?
Ou acreditas em tudo o que te passa pela cabeça?
não, apenas a minha incredubilidade de ser a consciência. imagina, se é verdade, se eu sou mesmo consciência, isto vira tudo do avesso. tipo toda a noção que tenho da vida é tudo falso. quer dizer as coisas existem, mas não existem referentes a ninguém, passo apenas a ser um elemento difundido entre todos os outros, nada separado.
Hmmm. Diz-me uma coisa. Tu não és vida? Acreditas que estás separado da vida?
sendo consciência não existem problemas, sendo consciência não existem necessidades, quer dizer é tudo perfeito. os dramas acontecem e a consciência está a comer pipocas. o problema é que isto é tão visceral que não dá para acreditar. é pior do que se dissessem que a tua mãe não é a tua mãe e tu és adoptada. rompe com tudo. Deus queira que consiga "ver" mas enquanto não "ver" acho que vou ter esta crença de que sou o corpo.
Estás à espera que a vida corresponda às tuas expetativas irrealistas de perfeição? Bem podes ir comendo pipocas enquanto esperas pela ausência de problemas, necessidades, perfeição, etc.

Essa ideia de que devias ser consciência é gira. Parto do principio de que neste momento existe na tua experiência consciência do que está a acontecer. A consciência não é só isso? Consciência? Do bom e do mau, do branco e do preto e de todas as cores intermédias?
isto é um nó cego. na observação pura não existe um autor, o eu chega sempre depois. mas o senso comum, a lógica, diz que tem de haver um autor. não é possível não haver aqui nada.
Mas quem é que disse que não existe nada? Não existe um eu. Mas tu és. Só que não és aquilo que pensas.

Bjs,
S

LightEternal

Postby LightEternal » Wed Sep 26, 2018 12:27 pm

Bom dia Sandrita,
Tens os olhos abertos? Vês o que te rodeia? Se sim, então vês. O que é que pensas que ver é além de... ver?
ok, ver com os olhos, certo, sim senhora. vejo aquilo que está a acontecer, a realidade por assim dizer. mas ao ver aquilo que é, não suposto algo acontecer? :)
Ora aqui está um raciocínio lógico e interessante! O que é que faz com que seja (ou não seja) verdadeiro?
hum, teria que haver uma prova que indicasse "o corpo possui alguma entidade que o comanda" mas eu acho que a entidade está dentro do corpo, estás a ver? :(
Como é que sabes se os pensamentos correspondem à realidade?
Ou acreditas em tudo o que te passa pela cabeça?
lol, os pensamentos não são a realidade. alguns podem indicar algo que já aconteceu ou que nós supomos que pode acontecer, mas nada disso é verdade. o que é, já é, e não pode ser de outra maneira.
Estás à espera que a vida corresponda às tuas expetativas irrealistas de perfeição? Bem podes ir comendo pipocas enquanto esperas pela ausência de problemas, necessidades, perfeição, etc.
não, o que eu quis dizer é que se de facto nós somos consciência, e a consciência não é afetada por nada, logo todo o tipo de problemas, questões, necessidades associadas à mente/corpo, desaparecem. quer dizer pelo menos é o que me parece, mas como ainda não "vi" não posso garantir :)
Essa ideia de que devias ser consciência é gira. Parto do principio de que neste momento existe na tua experiência consciência do que está a acontecer. A consciência não é só isso? Consciência? Do bom e do mau, do branco e do preto e de todas as cores intermédias?
tim, a consciência é isso tudo, esta banal, curriqueira, simplória consciência daquilo que é. não uma consciência aumentada ou melhorada, apenas esta consciência normal. aliás sempre que quis estar "mais atento" ou ter "mais consciência" só ganhei dores de cabeça :D. coisas de tolinho espiritual.
Mas quem é que disse que não existe nada? Não existe um eu. Mas tu és. Só que não és aquilo que pensas.
pronto, então aqui entramos no vazio. não existe um eu, mas eu acho que ele está aqui dentro em qualquer lado. depois de "ver" posso dizer "ah, isto é tudo uma estupidez, afinal não sou o que pensava", "sou consciência", "sou entidade suprema", "brahman", "atman" and so on. mas segundo vocês todos nem é precisa saber o que sou, basta saber o que não sou, certo?

bisou
Pedro

LightEternal

Postby LightEternal » Wed Sep 26, 2018 10:33 pm

Agora à noite estava a ler Tony Parsons e ele disse uma coisa tão certa e óbvia que até me ri:

"A vida não é uma tarefa. Não há nada para alcançar a não ser a realização que não há nada para alcançar"

:)

Canfora

Postby Canfora » Thu Sep 27, 2018 10:27 am

Viva Pedro, bom dia.
ok, ver com os olhos, certo, sim senhora. vejo aquilo que está a acontecer, a realidade por assim dizer. mas ao ver aquilo que é, não suposto algo acontecer? :)
O que é que pensas que devia acontecer?
Achas que o que está aqui devia mudar só porque estás a olhar para lá?
pronto, então aqui entramos no vazio. não existe um eu, mas eu acho que ele está aqui dentro em qualquer lado. depois de "ver" posso dizer "ah, isto é tudo uma estupidez, afinal não sou o que pensava", "sou consciência", "sou entidade suprema", "brahman", "atman" and so on. mas segundo vocês todos nem é precisa saber o que sou, basta saber o que não sou, certo?
O que é que achas que mudaria se pudesses por um rótulo no que és?

Bjs,
S

Return to “Other Languages”