Preciso de ajuda pra me libertar!!

Canfora

Re: Preciso de ajuda pra me libertar!!

Postby Canfora » Fri Dec 23, 2016 11:20 am

Acredito que deixava de existir se não fosse ensinado outra vez e programado aos mesmos procedimentos que tinha sobre o eu.
O que é que acreditas que deixava de existir?
Existe um eu que possa deixar de existir?
Quando não há pensamentos sobre um eu a acontecer, há algo real que desaparece?
Quando há pensamentos sobre um eu a acontecer, há um eu que aparece?
Encontras algo na tua experiência que é o eu?

magicvieira

Postby magicvieira » Fri Dec 23, 2016 12:47 pm

[quote="Canfora"]
O que é que acreditas que deixava de existir?
Na verdade não deixaria de existir nada....era vivo na mesma mas talvez sem estar muito ciente do que fazia
[quote="Canfora"]
Existe um eu que possa deixar de existir?
Na verdade não porque ele só está nos pensamentos, e se eu ficasse sem memória não teria pensamentos do eu....

[quote="Canfora"]
Quando não há pensamentos sobre um eu a acontecer, há algo real que desaparece?
Não, tudo acontece na mesma...
[quote="Canfora"]
Quando há pensamentos sobre um eu a acontecer, há um eu que aparece?
Não, esse eu não se manifesta em nenhum dos 5 sentidos, apenas na mente, nos P´s
[quote="Canfora"]
Encontras algo na tua experiência que é o eu?
Não, se eu tiver agora a beber um sumo, e disser propositadamente: " não estou a beber nada neste momento" ou " estou apenas a meditar" tipo para enganar a mente, esse eu não está presente e mesmo assim a ação de beber o sumo está a acontecer, esse eu não pode fazer nada mesmo que exista..

Canfora

Postby Canfora » Fri Dec 23, 2016 4:56 pm

Para as citações funcionarem, o texto que queres citar tem que ter o código [/quote] no fim.
Na verdade não deixaria de existir nada....era vivo na mesma mas talvez sem estar muito ciente do que fazia
Se existe um eu que está ciente do que o eu faz, deves ser capaz de encontrar:

- o eu que faz coisas
- o eu que está ciente do eu que faz coisas

algum destes eus está aqui agora?
Não, se eu tiver agora a beber um sumo, e disser propositadamente: " não estou a beber nada neste momento" ou " estou apenas a meditar" tipo para enganar a mente, esse eu não está presente e mesmo assim a ação de beber o sumo está a acontecer, esse eu não pode fazer nada mesmo que exista..
Se um eu existisse podia ser encontrado a fazer coisas, a beber um sumo, a meditar. Vês então que este eu não está presente como uma coisa separada do que está a acontecer?

magicvieira

Postby magicvieira » Fri Dec 23, 2016 5:33 pm

penso que nenhum desses eus está aqui e agora....
então o eu não está presente como uma coisa separada do que está a acontecer, isso quer dizer que ele está junto de tudo que acontece ?

Canfora

Postby Canfora » Fri Dec 23, 2016 5:44 pm

penso que nenhum desses eus está aqui e agora....
Observaste o que te rodeia?
Vês com os olhos, com os sentidos, que nenhum destes eus está aqui agora?

Ou pensas que não há aqui um eu?

E se um pensamento for "penso que um eu está aqui agora"?
Este pensamento é verdade?
então o eu não está presente como uma coisa separada do que está a acontecer, isso quer dizer que ele está junto de tudo que acontece ?
O que é que seria este eu? O que é que consegues encontrar que é um eu que esteja junto ou separado ou outra coisa qualquer?

magicvieira

Postby magicvieira » Fri Dec 23, 2016 7:41 pm

Usando os sentidos não consigo encontrar nenhum eu...nem aqui nem agora nem em nenhum lado....
Penso que não há aqui um eu....

"E se um pensamento for "penso que um eu está aqui agora"?
Este pensamento é verdade?"
R: talvez não seja, já que não sei o que é o eu de verdade nem como o consigo achar....

"O que é que seria este eu? O que é que consegues encontrar que é um eu que esteja junto ou separado ou outra coisa qualquer?"
R: um eu junto, eu acho que seja talvez um eu que me acompanha sempre de maneira natural, de acordo com a essência ou consciência, um eu separado penso que seja um eu externo que me controla e faz o que quer...

não consigo fazer quote, se puder me dizer por favor..

Canfora

Postby Canfora » Sun Dec 25, 2016 8:02 pm

Não precisas de fazer quotes, está muito bem assim.

Antes de mais boas festas! :) Para a semana estou de férias e é possível que tenha menos tempo para escrever aqui.
um eu junto, eu acho que seja talvez um eu que me acompanha sempre de maneira natural, de acordo com a essência ou consciência, um eu separado penso que seja um eu externo que me controla e faz o que quer...
Existe um eu interno dentro do corpo e um eu externo que controla este eu?
Se não consegues encontrar nenhum eu na tua experiência, porque é que acreditas nesta história do eu interno e externo??
Que provas é que vês de que isto é verdade?
Faz uma lista com a descrição destes eus!

Abraço,
S

magicvieira

Postby magicvieira » Sun Dec 25, 2016 10:12 pm

Olá, grato e boas festas para si também :)
Então isso dos Eus, não consigo comprovar, não passam de teoria que me vêm à cabeça ....
Sendo assim o Eu não existe

Canfora

Postby Canfora » Tue Dec 27, 2016 9:52 pm

Teorias que vêm à cabeça de quem? Há um eu a quem a cabeça pertença e que observa ou controla os pensamentos que surgem?
Sendo assim o Eu não existe
O que é que te leva a dizer isto? :)

magicvieira

Postby magicvieira » Tue Dec 27, 2016 11:04 pm

Olá ! :)
Então, à cabeça do Luís... mas então a cabeça não pertence a ninguém, assim como nada pertence a nada neste mundo...
O eu não pode existir , porque os pensamentos surgem do nada, sendo assim quem eu pensava que produzia os pensamentos não produz porque eles vem do nada, sendo assim o Eu é uma farsa...

Canfora

Postby Canfora » Wed Dec 28, 2016 8:29 pm

Olá Luís!

Se não existe um eu, como é que as escolhas, como é que as decisões acontecem?

Há um eu que decide o que escrever aqui no fórum? É possível encontar um eu a decidir o que escrever?

Quando estás a andar, no momento em que o corpo vira para um lado ou para o outro, existe um eu a escolher para que lado o corpo vai virar?

Quando escolhes o que comer, existe um eu que decide o que quer comer?

Se observares as escolhas, as decisões, é possível encontrar um eu?

Abraço,
S

magicvieira

Postby magicvieira » Wed Dec 28, 2016 9:58 pm

Olá Sandra
As escolhas e decisões simplesmente acontecem...é o destino...
Neste momento estou a pensar e na minha mente diz que sim e para comprovar isso na mente tenta-me dizer, por exemplo tu é que sabes o que queres escrever ou trocar uma palavra que queira dizer o mesmo, mas só para ficar mais bonita na frase..eu escrevo isto porque decidi, a mente diz isso....mas eu acho que ela manipula me para eu pensar que tenho controlo sobre tudo... mas não porque se este eu que tá a dizer isto na mente existisse eu poderia encontrá-lo mas não, não encontro nem com o uso dos 5 sentidos humanos, nem com nenhuma ferramenta !
No momento em que estou a andar, se for me lembrar do que a Sandra me disse, sobre haver um eu a decidir sobre qual lado deva virar, segundo o eu a decidir, na minha cabeça vai surgir, sim Luís, claro que és tu que decides o lado que vais querer virar, seja pra direita, ou para a esquerda, tu é que mandas, sou eu que mando, a mente diz isso, mas se sou eu que mando onde é que está esse eu, onde o posso encontrar ? não posso, nem consigo..logo ele não poderá existir..o lado que vai virar o meu corpo simplesmente vira....
Se caso me apeteça algum doce, e este se encontrar na prateleira da cozinha, dirijo-me até lá, mas vou pensado, e mente me dizendo, só vais comer agora porque só te apeteceu agora e vais comer doce porque não escolhes-te salgado...mas se esse eu tomas estas decisões e escolhas, onde ele está ? no meu imaginário ? provavelmente...
Sendo assim, o EU é uma ilusão criada na mente, ou até implante... sendo assim não existe livre arbítrio eu não tenho livre arbítrio, simplesmente a vida flui, comandada pelo destino...

Canfora

Postby Canfora » Thu Dec 29, 2016 11:38 am

Olá Luís!

Andas a escrever mais, que bom :)
As escolhas e decisões simplesmente acontecem...é o destino...
O que é que queres dizer com "é o destino"?
Neste momento estou a pensar e na minha mente diz que sim e para comprovar isso na mente tenta-me dizer, por exemplo tu é que sabes o que queres escrever ou trocar uma palavra que queira dizer o mesmo, mas só para ficar mais bonita na frase..eu escrevo isto porque decidi, a mente diz isso....mas eu acho que ela manipula me para eu pensar que tenho controlo sobre tudo... mas não porque se este eu que tá a dizer isto na mente existisse eu poderia encontrá-lo mas não, não encontro nem com o uso dos 5 sentidos humanos, nem com nenhuma ferramenta !
Repara em como estás, de certa forma, a substituir a ideia de que existe um eu pela ideia de que existe uma mente, uma mente que tem poder sobre ti.

A mente é algo que consegues encontar com os 5 sentidos? Consegues experimentar esta mente separada que faz isto e aquilo?

Esta voz que descreves... passa algum tempo a reparar nela.

Esta voz faz o relato do que já aconteceu, como se fosse um narrador num filme, ou é a voz que faz com que as coisas aconteçam?

Dirias que esta voz é o eu?

Abraço,
S

magicvieira

Postby magicvieira » Thu Dec 29, 2016 1:39 pm

Bom dia :)´
Sim já ando a escrever mais hehe, correu bem, grato !

Quando falo em destino quero dizer que, como o próprio nome indica, não temos escolhas, é tudo programado e traçado para cada ser humano...

A mente mente-nos constantemente, diz que está tudo bem comigo quando muitas vezes me sinto mal e sei que estou mas na mente algo diz que estou bem...Ela tem poder sobre mim, porque carrega muitas coisas, desde lembranças, memórias, histórias de afeto, família, carinho, etc...muita coisa que também mexe com as emoções, e isso de mexer com as emoções acaba por ter um certo poder sobre mim...

Não, a mente, eu não a consigo encontrar com os 5 sentidos. Conseguir experimentar uma mente separada ? não sei se interpretei bem essa pergunta, mas se é o que eu pensei, não eu não consigo imaginar uma mente separada a fazer coisas, como faz com o meu corpo e com a minha pessoa...

Essa voz, eu parei agora pra reparar nela, mas ela é muito inteligente, ela calou-se agora... é como se brincasse às escondidas comigo, haha

Se for a observá-la sempre que me lembro de fazer coisas, ou que vou fazer, existe um processo de pensar , então essa voz está sempre presente para tentar ver o que mais me agrada e é melhor ... então essa voz, eu até poderia dizer que é ela que faz com que as coisas acontecem, mas aí eu estaria a contrapor o facto de que as coisas, as ações e movimentos do corpo, simplesmente acontecem ! Sendo assim se for a pensar em momentos que eu já presenciei, momentos passados.Por exemplo, lembro-me de comer uma refeição deliciosa, quando era pequeno em um restaurante da cidade, e quando passado por lá lembro-me sempre de eu estar naquela mesa a comer batatas fritas e depois apareceram duas amigas minhas e divertimo-nos imenso. Se for a relembrar este momento, até pode só passar na cabeça sem barulhos nem ninguém a falar nada... mas entretanto também uma voz pode relatar para mim, olha Luís foi ali naquele restaurante que comes-te aquelas batatas muito boas, há muito tempo.
Assim como eu sempre digo, que a vida é um "jogo" ou uma história, isso do narrador de um filme , por vezes também tem um certo sentido em enquadrar nas minhas hipóteses, mesmo não tendo a certeza de tal ser verdade..

Sim, eu diria que essa voz é o eu, porque sempre que fala na minha cabeça ou nos pensamentos, muitas vezes a frase começa com : " Eu quando chegar a casa vou ver o filme do homem aranha, apetece me mesmo vê-lo " e juntamente eu vou comer um bolo...e também a comentar sobre algum ato da qual eu assistia, também há uma voz a comentar cá dentro, eu acho aquela ato muito feio e desagradável...Mas se essa voz é o eu que tanto eu me questiono onde ele estará, ele só se manifesta através de uma voz ? mas também pode ser que esses comentários, as quais citei acima , sejam apenas pensamentos...o que possa ser o mais provável...sendo assim, essa voz deixara de existir e nunca existira antes. Desse jeito o que, então, existe apenas são pensamentos que surgem do nada...

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Mon Jan 02, 2017 1:33 pm

Olá Luís!

Desculpa a pausa nas minhas respostas. Espero que não tenhas perdido o entusiasmo!
Quando falo em destino quero dizer que, como o próprio nome indica, não temos escolhas, é tudo programado e traçado para cada ser humano...
Parece-me uma maneira de pensar um bocadinho fatalista. Se com isto queres dizer que o que está a acontecer agora não podia acontecer de outra forma, porque uma série de circunstâncias (cultura, família, tendências hereditárias, etc...) e todas as coisas que aconteceram antes, levaram a estes acontecimentos precisos, estou de acordo sobre este momento não poder ser de outra maneira. Até porque é impossível alterar o que já aconteceu.
Sim, eu diria que essa voz é o eu, porque sempre que fala na minha cabeça ou nos pensamentos, muitas vezes a frase começa com : " Eu quando chegar a casa vou ver o filme do homem aranha, apetece me mesmo vê-lo " e juntamente eu vou comer um bolo...e também a comentar sobre algum ato da qual eu assistia, também há uma voz a comentar cá dentro, eu acho aquela ato muito feio e desagradável...Mas se essa voz é o eu que tanto eu me questiono onde ele estará, ele só se manifesta através de uma voz ? mas também pode ser que esses comentários, as quais citei acima , sejam apenas pensamentos...o que possa ser o mais provável...sendo assim, essa voz deixara de existir e nunca existira antes. Desse jeito o que, então, existe apenas são pensamentos que surgem do nada...
A voz aparece como uma perceção - algo que pode ser "visto" quando está a acontecer?
Se a voz é algo que é experienciado, como é que pode ser um eu?
Consegues encontrar um eu que é a voz ou que ouve a voz - ou tal como escreves, é mais verdadeiro que a voz são pensamentos que surgem não se sabe de onde?
Se a voz fosse um eu, não seria algo de contínuo, algo sempre presente? Quando estás a dormir, o que é que acontece à voz? Quando não estás a pensar, o que é que acontece à voz :) ?

Abraço,
S

Return to “Português”