Olá Guga,
A resposta é óbvia "eu" faço o meu corpo. Entendendo "faço" como quem decide os movimentos do corpo.
O que é que torna esta resposta óbvia? O pensamento de que sabes a resposta?
Quando pensas que uma resposta é óbvia o que é que fazes? Dás-te ao trabalho de verificar, na tua experiência, se aquilo que pensas que é óbvio é verdadeiro?
Ou achas que não vale a pena verificares? Porque é óbvio?
Verificas-te realmente se és tu que decides os movimentos do corpo?
Olhaste?
Viste?
Tens a certeza?
Há realmente um eu a comandar os movimentos do corpo?
É realmente óbvio que há?
Se é assim tão óbvio onde é que está este eu e como é que este eu comanda o corpo? Consegues descrever, olhando para a tua experiência, este eu e a forma como comanda o corpo?
Tenho que reconhecer que percebo movimentos que eu não decidi e que apenas "acontecem". Exemplo: pus, agora o meu braço esquerdo descansar a sobre o cobertor a minha esquerda. Quem decidiu isso ? Não fui eu. Vejo isso acontecer várias vezes por dia, sei que isso acontece o tempo inteiro, mesmo que eu não "veja" e nem "decida" o movimento.
Então não é assim tão óbvio. Quando olhaste viste que há movimentos que apenas acontecem.
E se for sempre assim?
E se
"A resposta é óbvia "eu" faço o meu corpo. Entendendo "faço" como quem decide os movimentos do corpo." for só uma crença, um pensamento?
Ou ambas as coisas podem ser verdade?
1. Um eu a decidir os movimentos do corpo e
2. movimentos a acontecer sem um eu, como se o eu ligasse o piloto automático e fosse ocupar-se de outras coisas?
:)
Algumas sugestões para verificares o que é que faz mover o corpo:
Quando comes, o que é que move o corpo?
Quando tomas banho, o que é que move o corpo?
Quando conduzes um carro, o que é que move o corpo?
Quando escreves, o que é que move o corpo?
O que é que é mais verdadeiro?
Eu como ou comer acontece?
Eu tomo banho ou tomar banho acontece?
Eu conduzo ou conduzir acontece?
Eu escrevo ou escrever acontece?
Se existe um eu presente quando o movimento do corpo acontece, onde é que este eu está? Consegues vê-lo?
Por um momento, senti meus pensamentos "funcionando" sem a minha intervenção ou controle.
Estiveste a ver os pensamentos enquanto eles aconteciam. A ideia é mesmo essa. Os pensamentos podem ser vistos.
Dizes "meus" pensamentos. O que é que torna os pensamentos "meus"? Onde é que está o proprietário dos pensamentos? Consegues ver o pensador, da mesma forma que consegues ver pensamentos?
Se os pensamentos pertencem a um eu, onde é que estão? O eu é um contentor de pensamentos?
Abraço, Sandra