Bom dia, May !!!
Me sinto bem, tranquilo, e você ???
Caos e ordem são só conceitos que a mente usa para tentar organizar o que aparece, não acha?
Sim, e ainda tem muito a ver com aquela necessidade de controle e o medo do imprevisível.
As coisas simplesmente já são como são, sem precisar de explicação/narrativa.
Exato, é o que quis dizer com a inevitabilidade.
E essa “rendição” não é algo “você” faz... quando ocorre essa "rendição", no sentido de cessar a resistência, de querer modificar as coisas, algo espontâneo parece acontecer: sua percepção se abre, permitindo que as coisas sejam vistas como realmente são. Nesse estado, conceitos como caos e ordem, bem e mal, certo e errado, perdem completamente o sentido, porque você percebe que esses referenciais não conseguem capturar ou rotular minimamente a vastidão da experiência. Assim, surge essa sensação de que tudo está exatamente como deveria estar, incluindo o que antes parecia fora de lugar.
É o sentimento que tem me tomado... Ainda estou bastante reflexivo, mas tem se tornado mais natural e espontâneo. Os conceitos da dualidade ainda existem, mas estão perdendo a força... Tem sido tudo mais tranquilo, mais fluído.
Essa pergunta é ótima: quem mesmo faria o exercício??? Talvez essa seja a essência de tudo o que estamos explorando aqui. Sem pressa, observe isso por conta própria e veja o que aparece. Estou curioso para saber o que você descobrirá quando se aprofundar nisso. rsrs
Como disse, May, a coisa toda ainda está em "andamento", mas parece que a presença do ego tem se tornada mais artificial do que natural ... Quem está fazendo os exercício, agora estou em dúvida, rs... Mas sei que eles estão sendo feitos e estão acontecendo.
(1) Primeiro, feche os olhos e sinta as sensações rotuladas como ‘corpo’.
(2) Abra os olhos e olhe no espelho, enquanto ainda presta atenção nas sensações.
Há alguma conexão entre as sensações sentidas e a imagem no espelho?
Ou são apenas pensamentos (e/ou imagens mentais) que sugerem que há?
Não há conexão entre as sensações e a imagem, apenas pensamentos associativos.
(3) Enquanto ainda presta atenção nas sensações, mova uma das mãos e observe o movimento no espelho.
Há alguma conexão entre as sensações sentidas (rotuladas como ‘mão’) e a imagem do movimento no espelho?
Não, mesmo com o movimento aparecendo na imagem.
(4) Agora faça o mesmo movimento com a mão, mas desta vez olhe para a mão diretamente, não pelo espelho.
Há alguma conexão entre as sensações sentidas (rotuladas como ‘mão’) e a imagem do movimento? Ou apenas pensamentos sugerem isso?
Aqui fiquei meio em dúvida... Mas me parece que os pensamentos que estão sugerindo.
(5) Agora, preste atenção apenas na imagem no espelho.
A imagem por si só sugere de alguma forma que é ‘você’ ou ‘seu corpo’?
A imagem em si sugere de alguma forma que é um ‘corpo’ de verdade?
Ou existem apenas cores e formas?
Não, considerando apenas a imagem, ela não tem nenhuma força neste sentido. Vejo apenas cores e formas.
(6) Onde o espelho termina, algumas partes do corpo (provavelmente as pernas) não podem ser vistas.
Apenas pela imagem no espelho, há algum ‘conhecimento’ de que devem existir pernas, ou são apenas pensamentos e imagens mentais que sugerem isso?
Apenas pensamentos e imagens mentais.
(7) Agora, vire-se para longe do espelho e olhe para frente (não olhe diretamente para nenhuma parte do corpo).
Existe um ‘corpo’ em algum lugar quando todos os pensamentos e imagens são ignorados, ou existem apenas sensações?
Apenas sensações.
(8) Comece a andar lentamente.
Há um ‘corpo andando’, ou existem apenas sensações?
Sinto as sensações, mas fica difícil afirmar que há um corpo andando.
Existe uma experiência real de ‘andar’ de fato?
Não sei... Podem ser só sensações.
Ou apenas PENSAMENTOS SOBRE ‘andar’?
Terei que repetir mais vezes, estou confuso.
Algo como ‘corpo’ pode ser encontrado OU são apenas PENSAMENTOS SOBRE um ‘corpo’?
Parece que são pensamentos.
Algo como ‘andar’ pode ser encontrado?
Só sentido ...
(9) As sensações estão localizadas no espaço, como ‘atravessando o quarto’? OU existe apenas uma imagem rotulada como ‘quarto’ e as sensações aparecem sem nenhuma localização?
Difícil de responder... Vou ter que trabalhar mais isso...