O que é real?

arthurbac

Re: O que é real?

Postby arthurbac » Wed May 04, 2022 2:53 am

Estás a falar sobre compreender melhor porque é que as coisas são como são? Achas que é possível? Não basta serem como são? O que é que está por trás deste desejo de compreender melhor?
Acho que não exatamente compreender para explicar o funcionamento da vida ou poder elaborar uma teoria sobre as coisas. Acho que mais porque ainda fica um lapso, um “gap” entre as ideias que vou adquirindo ao conversarmos aqui e o que observo da realidade. E nesse caso é o fato de que parece haver conflito entre essas ideias com o fato de existirmos separadamente de modo mensurável (distância etc), sem implicar que estejamos realmente separados, ou seja, que somos pontos de observação da realidade diferentes (eu observo algo daqui e você daí), mas jamais separados, ambos partes, expressões da vida e que não podem controlá-la, apenas existir, ser, fluir a cada momento como tiver que ser.

:**

Canfora

Postby Canfora » Wed May 04, 2022 10:07 am

Se a nossa percepção não fosse aparentemente diferente da dos outros, como é que seriamos o que somos?
Acho que é possível que os nossos sentidos existam para não termos a possibilidade de ter a experiência da totalidade.
E ao mesmo tempo, acho que esta experiência que estamos a ter agora, tu e eu e tudo o resto, é a experiência da totalidade.
Pode existir algo real que não seja a totalidade, tal como é? Penso que não. Pelo menos, quando observo a totalidade que aqui está, não encontro outra realidade, outra totalidade. Apesar de estar sempre a mudar, esta é única, não tenho a percepção de outra.
Ou dito de outra forma, o que é possível ver é a totalidade a ter a experiência de ser tudo, de forma aparentemente individualizada.
De qualquer forma, pensar sobre isto é tentar reduzir o que existe a uma interpretação, a uma história sobre o que é.
Quando falas de um lapso, um "gap" entre as ideias e a observação estás a pensar ou a verificar?
Aqui e agora, se observares sem interpretares, sem começares a pensar sobre o assunto, consegues ver evidências sobre a existência de um ponto de observação da realidade para além do teu?
Se não conseguires, podemos assumir que para as outras pessoas é igual, o seu ponto de observação é único?
E, já agora, esse ponto de observação pertence a um indivíduo, uma entidade separada? O que é que encontras quando voltas a tua atenção para onde é suposto estar o teu eu?

Abraço

arthurbac

Postby arthurbac » Mon May 09, 2022 3:38 am

Oi! Bem legais as coisas que você falou. Vamos lá!
Se a nossa percepção não fosse aparentemente diferente da dos outros, como é que seriamos o que somos?
Sim… só digo que existem “outros” porque existe um eu que eles não são.
Quando falas de um lapso, um "gap" entre as ideias e a observação estás a pensar ou a verificar?
Aqui e agora, se observares sem interpretares, sem começares a pensar sobre o assunto, consegues ver evidências sobre a existência de um ponto de observação da realidade para além do teu?
Se não conseguires, podemos assumir que para as outras pessoas é igual, o seu ponto de observação é único?
E, já agora, esse ponto de observação pertence a um indivíduo, uma entidade separada? O que é que encontras quando voltas a tua atenção para onde é suposto estar o teu eu?
Aqui que você me pegou! Fiquei meio sem resposta e tive que ler várias vezes para “entender”.

Para começar o que eu queria falar é: quando vejo esse gap entre a ideia e o que observo é porque creio estar fazendo as duas coisas - observando a vida, no caso, observando agora essa nossa conversa e percebendo que existe eu que digito e penso daqui e você que conversa comigo daí, e essa observação entra em conflito com a ideia, a imaginação ou pensamento de que devo crer que não existe um eu individual, um eu separado, já que a observação me mostra que existem dois “eus” (não no sentido de Arthur e Sandra, que já vimos ser uma história, mas dois pontos de vista, duas percepções de mundo).

Aí você me veio com essas perguntas que me “chocaram” - eu não tinha mais a resposta pronta para “rebater”, tive que parar e olhar… vamos lá.
Bom, se eu observar esse nosso bate-papo eu consigo imaginar que você está do outro lado olhando seu computador, atenta, me respondendo com atenção… mas me vem agora que isso é realmente só imaginação. Tudo que vejo são letras e eu respondendo a elas. Não vejo um ponto de vista. Vejo letras, mensagens que essas letras codificam e eu respondendo a elas.

Mas se eu observo, por exemplo, a conversa que estava tendo a pouco com as enfermeiras, cada pessoa fala sobre seu ponto de vista, suas experiências, perspectivas, ideias… eu não consigo enxergar exatamente que elas sejam um ponto de percepção diferente da realidade, ou pelo menos em que lugar esse ponto se encontra, apenas percebo que elas são o que são, e que são diferentes de mim.

Ainda assim tentando explorar mais o assunto: se eu peço para uma delas observar a janela e me dizer o que há lá fora, ela me falará e poderia dizer então que ela é um ponto de percepção diferente do meu, isso é até “lógico” de se falar, mas em realidade, a única percepção que posso ter é a minha própria.
Bom, sim. Mas aí, ao fazermos isso, assumimos que os pontos de observações o são únicos - realmente eu só consigo ter a minha percepção - e também multiplos/infinitos, já que cada um tem sou próprio ponto.
Sim, esse ponto de vista pertence a uma individualidade, uma entidade separada. O que encontro quando volto a atenção ao suposto eu é minha percepção do mundo, no sentido de “awareness”, atenção, interação, vivacidade.

Não sei, fiquei confuso, meio atordoado, como se estivéssemos falando de algo novo, apesar de me parecer que “retrocedi” na nossa conversa ao perceber um eu separado.

Obrigado!!

Canfora

Postby Canfora » Mon May 09, 2022 4:41 pm

Olá Arthur!

É sem dúvida confuso porque estamos a falar sobre e a tentar entender e experiênciar algo que está para além da linguagem, do entendimento. Ao ler a tua descrição também me senti confusa, mas quando escrevi esse post pareceu-me bastante claro aquilo que queria apontar.

Ahah. É paradoxal: existe um único ponto de vista, o nosso que é absoluto e existe o ponto de vista dos outros, que para nós - apesar de sabermos que deve ser semelhante ao nosso - é uma incógnita. Felizmente, acho eu. O meu próprio ponto de vista é suficiente e por vezes até é demais.
percebendo que existe eu que digito e penso daqui
de me parecer que “retrocedi” na nossa conversa ao perceber um eu separado.
Sim, esse ponto de vista pertence a uma individualidade, uma entidade separada.
Se bem entendo dizes que um eu é real e que a não existência de um eu separado é uma ideia, imaginação, pensamento, crença?

Na minha experiência não existe um eu real e separado. E, por vezes (às vezes mais, às vezes menos), existem pensamentos sobre o eu.

O que estás a dizer é que na tua experiência existe um eu real e separado e ideias sobre a possível não existência de um eu real.

Podes descrever esse eu que dizes que existe? Descrever implica observar o que está aqui, agora. O que é que vês que é esse eu?

Abraço,
S

Return to “Português”