Olá Jorge,
Perdão, acho que ficou um pouco extenso.
Correcto... entonces "parece" que eres alguien: ¿porqué parece que eres alguien?, ¿que es lo que origina la sensación de ser alguien?, ¿es un pensamiento?, ¿eso que hace aparecer la sensación de ser "alguien" es real?
Nao tenho certeza.pensamentos de duvidas vem toda hora, e sensação de que sou alguma coisa que observa tudo isso também vao fazendo aparecer mais pensamentos.Mais sao sempre pensamentos e sensação, nao provam que sou alguém.Quando respondi que nao se pode experimentar um eu, fica um sentimento de incerteza, é como se nao acreditasse,mesmo sabendo que nao se encontra alguém.Entende? O que os pensamento diz, é que se nao encontro um eu entao era para acabar a nossa investigação, nao tem nada para buscar , porque nao tem mais um buscador, etc.
¿qué es "más correcto" decir: "Yo estoy viendo un árbol" o "aparecen colores en la consciencia"?
De acordo com o que estamos investigando, o nome arvore , nao é a experiência de de ver , sentir, cheirar.No caso o correto seria dizer aparecem cores na consciência.
¿qué es lo que puedes decir en realidad: "oigo un carro en la calle", o "aparece un sonido en la consciencia"?
A realidade é de ouvir o som.
¿es correcto decir "yo estoy aquí viendo eso de allá"? ¿o simplemente la visión de algo aparece en la consciencia?
Assim como no caso da arvore , o ver é um pouco mais difícil.Vejo o monitor na minha frente e eu aqui.Mas entendo que voce quer dizer que aparece na consciência. Exemplo :Estaria certo dizer , que este corpo com seus pensamentos e imagens ,o espaço deste corpo e o monitor e o monitor estao todos aparecendo na consciência?Entende?A tendência é de ver a partir do corpo, mas o corpo também pode ser visto.Estou certo? Ou estou me enganado...
¿esa consciencia tiene una localización específica o solo "parece" que está allí "dentro de ti"?
Nao tem localização.Parece estar próxima de mim.
¿la "observación de un árbol" está separada de la consciencia o son la misma cosa?
es decir, la "observación de un árbol" y la consciencia de los colores (colores que parecen un árbol) ¿son dos cosas distintas o son simultáneas?, al final, la consciencia de los sentidos y los sentidos ¿son dos cosas distintas?, ¿lo observado es distinto de la observación? ¿o solo está la consciencia de... cualquier cosa... la consciencia de todo...?
Parecem ser simultâneas. Pode haver diferenças de traços e cores mas essas diferenças aparecem simultaneamente Certo?
Vou tentar expor minha duvida.
Parecem ser coisas distintas eu(observador) esta aqui a olhar a arvore lá( objeto observado).O que voce esta me falando , é que este eu(observaDOR) e o objeto( o OBSERVADO) estao sendo vistos juntos ,simultâneos? Parecem ser duas coisas diferentes em : nome , formas , lugar, cor , mas estao aparecendo simultaneamente na consciência?Entende minha duvida?
pero las "cosas" aparecen y desaparecen de la consciencia, especialmente un "ouch" no está siempre ahí, el olor (de una flor) no está siempre ahí, la visión (de un árbol) no está siempre ahí, esas "cosas" vienen y van.
¿que es lo que está siempre? ¿no está siempre presente la consciencia de todo esto?
¿Tú estás ahí? ¿estás siempre ahí? ¿qué eres Tú?, ¿eres Rogerio?, ¿está Rogerio en algún sitio específico?
As coisas aparecem e desaparecem na consciência. Mas sem esse movimento de as coisas aparecerem e desaparecerem nao se tem consciência , nao tem nada aqui.Nem sempre estou consciente de ser alguém , as vezes parece estar
"destraido" que nem lembra da ideia de ser alguém. E no sono também nao.
Abraço