Canfora wrote:Ok. Repara que se não pensares que existe um pé ou um braço, estas partes do corpo nao são perceptíveis. Aliás, se não pensares em corpo, não há uma experiência de corpo.
nao? estas a dizer que se olhar os pés sem pensar, nao existe percepçao de pés?
Eu diria que existe "algo", mas que "olhar", "pés", "pensar", "existe" e "percepção" são conceitos usados para explicar este "algo" que - sem conceitos - não é possível saber o que é. Se olhares para os pés sem pensar, vês "cor". Se não puderes pensar "cor" é impossível saber o que estás a ver. Sem pensamentos é impossível saber o que quer que seja. Claro que esta é uma teoria como outra qualquer! Ainda ando a ver se faz sentido ou não.
Canfora wrote:De onde é que vêm os pensamentos?
parecem vir de outros pensamentos por associaçao
Esta pergunta é sobre a origem dos pensamentos. Queres dizer que um pensamento vem de outro pensamento? É isto que vês a acontecer, o pensamento "tenho fome" causa o pensamento "vou ver o que há no frigorífico"? É possível ver uma origem de onde surgem pensamentos, uma causa para o seu aparecimento?
Canfora wrote:Para onde é que vão?
nao vao a lado nenhum, terminam depois de serem registados na memoria.
Na tua experiência existe um contentor a que chamas memória, onde todos os pensamentos que foram pensados estão armazenados? Consegues lembrar-te do que estavas a pensar ontem à noite às 21:39 horas?
Onde é que estão esses pensamentos todos neste momento?
Canfora wrote:Consegues prever qual vai ser o teu próximo pensamento?
prever um pensamento é pensa-lo, nao posso dizer que vou pensar em laranjas sem estar a pensar em laranjas.
Isso quer dizer sim ou não? Imagina que existe um pensador. Esse pensador - ao fazer um pensamento - não teria de saber antes de pensar qual é o pensamento que vai fazer, para o fazer aparecer :) ?
Canfora wrote:Podes escolher não ter pensamentos negativos?
essa pergunta é dirigida a quem? a mim enquanto eu? penso que nao. o que, ou quem é que vai responder a isso? os pensamentos surgem do inconsciente em resposta a desafios, a sandra faz uma pergunta e o processo de criar pensamentos adequados é posto em marcha.
Essa explicação baseia-se em algo que podes confirmar por ti ou em algo que foi aprendido?
Na tua experiência vês pensamentos a surgirem do inconsciente ou um processo de criar pensamentos?
Canfora wrote:Podes escolher não pensar?
eu? escolher? nao existe um eu que escolhe, se os pensamentos tem uma paragem isso é causado por algo que escapa à consciencia.
Sem o pensamento "consciência", consciência é algo que existe - que não desaparece quando paras de pensar que existe? Para lá de um pensamento, o que é esta consciência?
Canfora wrote:Podes escolher só ter pensamentos felizes, agradáveis?
nao existe esse eu para o fazer, pensamentos agradaveis podem ser o resultado de alteraçoes bioquimicas no cerebro.
Sim, podem e também podem não ser. Se houvesse um eu que pudesse controlar os próprios pensamentos eu diria que a maior parte das pessoas - eu incluida - escolhia ter pensamentos que não causassem sofrimento. Mas essa é só a minha história.
Canfora wrote:Um pensamento pensa?
um pensamento nao pensa mas pode influenciar o tipo de pensamentos que se seguem.
Aqui entramos numa questão fascinante... os pensamentos podem fazer o que quer que seja? Mas deixemos isso para depois, este post já tem imensas perguntas.
Canfora wrote:O que é que vês a pensar?
essa pergunta implica que exite um eu que pode ver algo a pensar. nao, nao se percebe nada singular a pensar, apenas pensamentos aparecendo e desaparecendo do campo da consciencia.
E campo da consciência, é algo que se percebe? Ou algo que pensas que existe? Existe realmente?
Um bom resto de dia para ti também :)