Way to Light
- LightEternal
Re: Way to Light
já estava a palpitar que ias pegar nisso :)
pois não sei que caminho é. em termos de senso comum, lógica, não posso deixar de ver isto como um método (observação, questionamento...) para um fim e o fim seria ver a ilusão do eu separado. por outro lado é dito que isto não é um fim porque isso implicava algo que não está aqui agora e que precisa de tempo para ser descoberto. e é aí que toda a minha teoria espiritual se torna obsoleta porque eu não atinjo isso. é um contra senso. se é algo inato, inerente como é que não vejo isso? porque é tão difícil? :(. mas também tu e todos dizem que isto não dá para perceber, é uma questão de ver acima de qualquer dúvida. então pronto, eu continuo a estar atento o melhor possível e a procurar o eu durante o dia.
bjs
pois não sei que caminho é. em termos de senso comum, lógica, não posso deixar de ver isto como um método (observação, questionamento...) para um fim e o fim seria ver a ilusão do eu separado. por outro lado é dito que isto não é um fim porque isso implicava algo que não está aqui agora e que precisa de tempo para ser descoberto. e é aí que toda a minha teoria espiritual se torna obsoleta porque eu não atinjo isso. é um contra senso. se é algo inato, inerente como é que não vejo isso? porque é tão difícil? :(. mas também tu e todos dizem que isto não dá para perceber, é uma questão de ver acima de qualquer dúvida. então pronto, eu continuo a estar atento o melhor possível e a procurar o eu durante o dia.
bjs
Viva Pedro bom dia.
Não ligues ao que os outros dizem se isso te faz ficar confuso. Eu incluida.
Não é a ler um livro sobre natação que se aprende a nadar, é preciso ir para dentro de água e aprender por ti. Os outros só te podem dar indicações que te podem ser úteis ou não.
Continuas a ler sobre estes assuntos?
Não te parece estranho andares à procura de um eu que não encontras?
Se um eu existisse, seria difícil encontrá-lo?
Onde é que achas que um eu pode estar?
E se está, quando é que pensas - temporalmente falando - que podes vir a encontrá-lo?
Bejitos,
S
Não ligues ao que os outros dizem se isso te faz ficar confuso. Eu incluida.
Não é a ler um livro sobre natação que se aprende a nadar, é preciso ir para dentro de água e aprender por ti. Os outros só te podem dar indicações que te podem ser úteis ou não.
Continuas a ler sobre estes assuntos?
Não te parece estranho andares à procura de um eu que não encontras?
Se um eu existisse, seria difícil encontrá-lo?
Onde é que achas que um eu pode estar?
E se está, quando é que pensas - temporalmente falando - que podes vir a encontrá-lo?
Bejitos,
S
- LightEternal
Bom dia Sandra,
bjs
não, depois que falamos sobre isso afastei-me. contudo o hábito é grande então de vez em quando dava por mim a espreitar uma página ou outra, mas depois fechava o livro, "não, tenho que me manter focado, não dispersar" :DContinuas a ler sobre estes assuntos?
sim, é um bocado estúpido. costumo ir fazendo rastreios à procura do eu mas só encontro sensações corporais. e parece algo evidente. afinal que estou eu à procura? de um computador central? :sNão te parece estranho andares à procura de um eu que não encontras?
acho que é mais assim, se uma entidade individual existisse, ela tem de dar provas inequívocas: que pensa, que toma decisões, que realiza ações, etc. ora através da observação direta não vejo nada disso. eu não faço coisa nenhuma. mas acho que ainda não consegui somar isso tudo e ver que não está aqui ninguém.Se um eu existisse, seria difícil encontrá-lo?
boa pergunta. antes eu diria que estava no cérebro, mas agora já não sei. hum, tou mais inclinado para responder na consciência, a minha identidade está neste campo aberto, consciente, sempre presente.Onde é que achas que um eu pode estar?
pois, se houvesse um eu, um centro separado, seria a peça mais nuclear da minha existência, logo ou encontro ou não encontro. é algo que tem de estar comigo 24/7. portanto "nesta situação não o vejo, na próxima pode ser que o veja" não faz sentido. não me parece que seja uma questão de tempo. é outra coisa.E se está, quando é que pensas - temporalmente falando - que podes vir a encontrá-lo?
bjs
Viva Pedro,
Obrigada pelas tuas respostas!
Olha para o que te rodeia.
Não consegues ver que não está aqui ninguém?
Como diria uma colega minha, como é que é possível???? :)
Se vês alguém, o que é e onde está este alguém?
bjs
Obrigada pelas tuas respostas!
Mas quando olhas vês alguém?acho que ainda não consegui somar isso tudo e ver que não está aqui ninguém.
Olha para o que te rodeia.
Não consegues ver que não está aqui ninguém?
Como diria uma colega minha, como é que é possível???? :)
Se vês alguém, o que é e onde está este alguém?
bjs
- LightEternal
Viva Sandra,
sim, eu realmente tenho cada vez menos a impressão de estar a ser vivido por ninguém. as coisas simplesmente acontecem e não me parece que haja nenhum centro por detrás destes olhos. aliás cada vez mais tenho essa sensação. ainda hoje vinha a conduzir o carro e até me ri sozinho conforme as coisas apareciam e desapareciam da estrada.
os pensamentos aparecem, as sensações aparecem, os comportamentos são feitos mas não reportam a ninguém, são fenómenos do momento presente. sinto tudo muito impessoal, transitório, surreal até.
no entanto não vejo nenhuma alteração perceptiva nem me sinto uno com o que é, ainda sinto alguma tensão e aversão. será normal?
bjs
sim, eu realmente tenho cada vez menos a impressão de estar a ser vivido por ninguém. as coisas simplesmente acontecem e não me parece que haja nenhum centro por detrás destes olhos. aliás cada vez mais tenho essa sensação. ainda hoje vinha a conduzir o carro e até me ri sozinho conforme as coisas apareciam e desapareciam da estrada.
os pensamentos aparecem, as sensações aparecem, os comportamentos são feitos mas não reportam a ninguém, são fenómenos do momento presente. sinto tudo muito impessoal, transitório, surreal até.
no entanto não vejo nenhuma alteração perceptiva nem me sinto uno com o que é, ainda sinto alguma tensão e aversão. será normal?
bjs
Viva Pedro, bons dias!
Compreendo a impressão de surrealismo. Suponho que seja causada pela impressão de que és uma espécie de observador separado do que está acontecer? Se sim, talvez devas questionar a existência deste observador do tipo sureal e separado?
Se é verdade que um eu verdadeiro não existe, o que é que isso implica em termos daquilo que tens experimentado durante toda a tua vida? As experiências que viveste e vives atualmente não tem acontecido todas sem a presença de um eu sólido, independente, permanente, separado? As boas, as más, as piores que más, as fantásticas, o mesmismo. Não são todas uma manifestação de uma vida a ser vivida?
O que é que te leva a pensar que a vida se devia adequar aos teus desejos? Por que carga de água é que a vida devia ser como tu gostarias que fosse? Repara que nem tu próprio te encaixas nas tuas ideias sobre o que és e sobre o que devias ser, quanto mais a desgraçada da vida no seu geral.
E agora, vou ali beber um café. Até à próxima.
Bjs,
S
:) Sabes, fico feliz de ter ver a achar piada a isto. Eu acho que esta exploração tem um lado muito cómico.ainda hoje vinha a conduzir o carro e até me ri sozinho conforme as coisas apareciam e desapareciam da estrada.
Hmmm.... E quando estás em pleno mode Pedro, há algo a acontecer que é pessoal? Ou intransitório?os pensamentos aparecem, as sensações aparecem, os comportamentos são feitos mas não reportam a ninguém, são fenómenos do momento presente. sinto tudo muito impessoal, transitório, surreal até.
Compreendo a impressão de surrealismo. Suponho que seja causada pela impressão de que és uma espécie de observador separado do que está acontecer? Se sim, talvez devas questionar a existência deste observador do tipo sureal e separado?
Se é verdade que um eu verdadeiro não existe, o que é que isso implica em termos daquilo que tens experimentado durante toda a tua vida? As experiências que viveste e vives atualmente não tem acontecido todas sem a presença de um eu sólido, independente, permanente, separado? As boas, as más, as piores que más, as fantásticas, o mesmismo. Não são todas uma manifestação de uma vida a ser vivida?
O que é que te leva a pensar que a vida se devia adequar aos teus desejos? Por que carga de água é que a vida devia ser como tu gostarias que fosse? Repara que nem tu próprio te encaixas nas tuas ideias sobre o que és e sobre o que devias ser, quanto mais a desgraçada da vida no seu geral.
E agora, vou ali beber um café. Até à próxima.
Bjs,
S
- LightEternal
Bom dia Sandra :)
ontem não consegui responder porque foi de loucos :D
mas na prática a diferença é muito pouca, é só dizer que todas as histórias que contamos a nós próprios sobre o "eu" e a "minha vida" perdem toda a relevância. só ficamos com aquilo que existe neste momento. só isso é verdade. as experiências sempre aconteceram sem alguém a percepcionar. a vida decorre por si própria, sem autor. a linguagem e o pensamento é que sugerem o contrário.
bjs
ontem não consegui responder porque foi de loucos :D
hum, não, mas estando a ser bombardeado por pensamentos sobre como eu e a vida deviam ser, dá a impressão que algo pessoal se passa, "a minha vida", "a minha situação" e por aí...Hmmm.... E quando estás em pleno mode Pedro, há algo a acontecer que é pessoal? Ou intransitório?
não sei dizer, eu começo a desconfiar de todas as experiências angelicais, extrasensoriais e por aí fora... começo a pressentir que mesmo isso são mais fenómenos transitórios por isso nem me entusiasmam nem me arrefecem. aliás hoje não me sinto nada assim, sinto-me banalíssimo :DCompreendo a impressão de surrealismo. Suponho que seja causada pela impressão de que és uma espécie de observador separado do que está acontecer? Se sim, talvez devas questionar a existência deste observador do tipo sureal e separado?
sim, isso é que custa mais a engolir. realizar que toda esta vida nunca aconteceu a ninguém é dose. quer dizer os fenómenos aconteceram sem dúvida, mas nunca se relacionaram com alguém sólido, separado e independente. foram fenómenos da vida em movimento, naquele momento, naquele lugar.Se é verdade que um eu verdadeiro não existe, o que é que isso implica em termos daquilo que tens experimentado durante toda a tua vida? As experiências que viveste e vives atualmente não tem acontecido todas sem a presença de um eu sólido, independente, permanente, separado? As boas, as más, as piores que más, as fantásticas, o mesmismo. Não são todas uma manifestação de uma vida a ser vivida?
mas na prática a diferença é muito pouca, é só dizer que todas as histórias que contamos a nós próprios sobre o "eu" e a "minha vida" perdem toda a relevância. só ficamos com aquilo que existe neste momento. só isso é verdade. as experiências sempre aconteceram sem alguém a percepcionar. a vida decorre por si própria, sem autor. a linguagem e o pensamento é que sugerem o contrário.
sim, mas acho que já não estou tanto assim, tão autocentrado. é claro que não gosto que as coisas corram mal, de ser criticado, and so on, mas não dou tanto crédito a isso. mesmo quando as coisas correm bem fico feliz mas não me ponho em bicos de pés, sobretudo quando a mente sugere "devia ser sempre assim" :DO que é que te leva a pensar que a vida se devia adequar aos teus desejos? Por que carga de água é que a vida devia ser como tu gostarias que fosse? Repara que nem tu próprio te encaixas nas tuas ideias sobre o que és e sobre o que devias ser, quanto mais a desgraçada da vida no seu geral.
bjs
Viva Pedro,
Tenho a impressão que te estás a tentar moldar para caber no papel do Pedro perfeitinho e controlado.
Ahhh.... mas olha que isto não tem nada a ver com ficares zen e calminho e perfeitinho e diferente do que és.
A ideia é - olhando para o que este aqui agora - ver o que está aqui agora - tal como é.
E nesse é ver se um eu real existe.
Consegues fazer isto?
Bjs,
S
Tenho a impressão que te estás a tentar moldar para caber no papel do Pedro perfeitinho e controlado.
Ahhh.... mas olha que isto não tem nada a ver com ficares zen e calminho e perfeitinho e diferente do que és.
A ideia é - olhando para o que este aqui agora - ver o que está aqui agora - tal como é.
Consegues fazer isto?
Bjs,
S
- LightEternal
Sim, é verdade. eu adoro o Pedro Buda, mas o Pedro Buda não se instala, aparece e desaparece, o que é uma chatice do crl :((((( :D
agora eu não acho que atualmente esteja à procura de um estado, ou pelo menos não tanto como fazia antes. mas nesse ver "aquilo que é" eu realmente não vejo nenhuma entidade, nenhum observador, fazedor, etc... mas essa percepção não fica. é um momento de vazio, bonito, caloroso mas apenas e só. continuo a fazer isso?
bjs
a LU tem aquele site de quotes, então eu leio uma por dia e eles enfatizam muito essa questão que isto não tem nada a ver com estados, e tu também já martelaste isso e o Jim também.Ahhh.... mas olha que isto não tem nada a ver com ficares zen e calminho e perfeitinho e diferente do que és.
Consegues fazer isto?
agora eu não acho que atualmente esteja à procura de um estado, ou pelo menos não tanto como fazia antes. mas nesse ver "aquilo que é" eu realmente não vejo nenhuma entidade, nenhum observador, fazedor, etc... mas essa percepção não fica. é um momento de vazio, bonito, caloroso mas apenas e só. continuo a fazer isso?
bjs
Viva Pedro,
Bjs
Bom, existe alguma percepção que fique? Qual é?essa percepção não fica
Bjs
- LightEternal
Boa noite Sandra,
Pois, não fazia sentido ficar, tudo é transitório, porquê essa percepção em particular havia de ficar? :D
aliás durante o dia nós temos imensos momentos de não-eu, só nunca reparamos nisso.
bisou
Pois, não fazia sentido ficar, tudo é transitório, porquê essa percepção em particular havia de ficar? :D
aliás durante o dia nós temos imensos momentos de não-eu, só nunca reparamos nisso.
bisou
Ahhh... e momentos de eu? Temos. Descreve-me um, sff.
Bjs
Bjs
- LightEternal
Bom dia Sandra,
os momentos "não-eu" eu diria que são quando as coisas estão simplesmente a acontecer, estamos a falar, estamos a escrever, etc... Quando estamos tão dentro da situação que não há uma percepção de alguém que está a fazer alguma coisa. só há o acontecimento.
bjs
pois não temos não :D. tipo quando estou absorto nos pensamentos, há uma história que está a decorrer e é a crença nessa história que dá a sensação que a história diz respeito a alguém, ao "eu", à "minha vida". portanto esses são os momentos do "eu", ou pelo menos os momentos que despoletam uma crença no "eu".Ahhh... e momentos de eu? Temos. Descreve-me um, sff.
os momentos "não-eu" eu diria que são quando as coisas estão simplesmente a acontecer, estamos a falar, estamos a escrever, etc... Quando estamos tão dentro da situação que não há uma percepção de alguém que está a fazer alguma coisa. só há o acontecimento.
bjs
Viva Pedro,
Obrigada pela tua resposta.
Como é que vão as coisas? Dirias que tens a certeza de que um eu separado não existe, ou tens dúvidas?
Bjs,
S
Obrigada pela tua resposta.
Como é que vão as coisas? Dirias que tens a certeza de que um eu separado não existe, ou tens dúvidas?
Bjs,
S
- LightEternal
Viva Sandra,
não sei bem responder. mas acho que lá no fundo ainda acredito que há aqui alguma entidade independente. fisicamente já percebi que não podemos existir independente dos outros elementos. mas mentalmente acho que há qualquer coisa pessoal, só minha, já não digo no cérebro, mas em algum lado. talvez por o trance ser forte, ainda me arrasta numa crença que alguém está a pensar, alguém está a viver com uma história a decorrer....
bjs
não sei bem responder. mas acho que lá no fundo ainda acredito que há aqui alguma entidade independente. fisicamente já percebi que não podemos existir independente dos outros elementos. mas mentalmente acho que há qualquer coisa pessoal, só minha, já não digo no cérebro, mas em algum lado. talvez por o trance ser forte, ainda me arrasta numa crença que alguém está a pensar, alguém está a viver com uma história a decorrer....
bjs