Re: Eu = Eu
Posted: Sat Aug 15, 2020 5:26 pm
COMETI UM ERRO (CODE EM VEZ DE QUOTE), E NÃO SEI COMO DELETAR O POST ANTERIOR, QUE FOI PUBLICADO EM DUPLICATA.
Viva Sandra,,
O eu empírico chamado dognaldo é e pode ser percebido por fora e por dentro (corpo, emoções, memória etc.). Mas disso não se segue que o dognaldo seja uma substância separada. Pode ser que se reduza a uma ilusão, um feixe de percepções, uma simulação, uma realidade meramente virtual etc.
A questão é como podemos perceber e saber tudo isso (árvore, Papai Noel, dognaldo etc.)?
Como é possível que algo seja ou possa vir a ser percebido?
Quem ou o que percebe?
Como sei algo sobre espaço, tempo, causalidade, substancialidade etc., se essas "coisas" não podem ser percebidas, mas sem as quais nada pode ser percebido?
Abraço,
dognaldo
Viva Sandra,,
Não, não prova; mas também não prova o contrário, a inexistência de um eu.O facto óbvio de que existes prova a existência de um eu?
Se o campo da existência não se esgotar no que chamamos de dentro e de fora. Chamamos de fora o campo espaçotemporal. E de dentro, o campo apenas temporal.Se um eu não pode ser encontrado dentro e se um eu não pode ser encontrado fora, como é que um eu pode existir?
Sei que a árvore no centro da Amazônia existe porque, embora não tenha nunca sido percebida, ela pode vir a ser percebida. O Papai Noel não existe porque ele não nunca foi e nunca será percebido, e não o será porque é impossível que, neste mundo, com estas leis, exista um ente como Papai Noel.Dá-me 3 exemplos de coisas que sabes que existem e explica-me como é que sabes que elas existem, se faz favor, para eu perceber, na prática, como é que sabes se algo é real.
O eu empírico chamado dognaldo é e pode ser percebido por fora e por dentro (corpo, emoções, memória etc.). Mas disso não se segue que o dognaldo seja uma substância separada. Pode ser que se reduza a uma ilusão, um feixe de percepções, uma simulação, uma realidade meramente virtual etc.
A questão é como podemos perceber e saber tudo isso (árvore, Papai Noel, dognaldo etc.)?
Como é possível que algo seja ou possa vir a ser percebido?
Quem ou o que percebe?
Como sei algo sobre espaço, tempo, causalidade, substancialidade etc., se essas "coisas" não podem ser percebidas, mas sem as quais nada pode ser percebido?
Abraço,
dognaldo