Olá Cláudia,
Claro que não estás a ser direta e seca e sei que estás a dar o teu melhor, eu só disse isso porque tenho receio que penses que não me estou a esforçar ( por não estar a ver) e tenho medo que não me guies :( ou aches que não vale a pena.
Nãooooooo! Não te preocupes com nada disso. E não precisas de me convencer de que estás a dar o teu melhor e a ser o mais honesta que consegues ser. Descontrai Cláudia e não te preocupes comigo :)
Dizes que a ilusão vai continuar a acontecer se as condições para isso se proporcionarem - entao so tenho que ver que é ilusão e não é real - tenho que saber não confundir a realidade com ilusão. Estar clara nesse ponto certo? Se não tiver clara nesse ponto a ilusão vai parecer ser real?!
Eu diria que mesmo quando existe claridade a ilusão pode parecer real. Quando vês um arco iris vês um arco iris. Mesmo se souberes que o arco iris não é uma coisa real, sólida, independente e separada, vais continuar a ver o arco iris.
Ou seja, mesmo se vires e souberes que a Cláudia não é uma coisa, uma entidade real, sólida, independente e separada, vai continuar a parecer que és a Cláudia.
Repara que, se é verdade que não és um eu, neste momento não és um eu real. E parece que és. A ilusão de ser um eu é isto, é assim.
Porque só eu sei o que a Cláudia pensa e sente, e ouve , e vê. Tu não tens acesso a isso, é o meu "mundo". Por isso é que digo que eu sou eu, e tu és tu.
Aqui falas de dois eus: o que sabe o que se passa com a Cláudia e a Cláudia.
Observa a tua experiência imediata.
É possível ver/encontrar a Cláudia?
É possível ver/encontrar o eu que sabe o que a Cláudia pensa e sente, e ouve , e vê?
Se a tua resposta for sim para uma destas perguntas ou para as duas, diz-me o que é este eu. Não aquilo que pensas que ele é, mas aquilo que encontras aqui e agora que é a Cláudia ou um eu.
É uma Claudia que está a pensar?
Eu diria que sim, quem é que pode ser? Se o pensamento acontece e eu estou ciente dele (e não tu) eu diria que é o meu pensamento e não teu.
Sugiro que durante algum tempo observes os pensamentos, enquanto eles estão a acontecer. E que depois voltes a tua atenção para a origem dos pensamentos. O que é que vês na origem dos pensamentos? Vês um eu que pensa?
Se a CLaudia é real ou só aparece em pensamentos?
Só aparece em pensamentos. Aliás tudo o que a CLaudia experiência acontece na mente (pensamento). Para ser real tinha que ser independnte o que é impossível. O que seria algo independente? Fora da consciência - impossível certo?
Se consegues ver que a Claudia só aparece em pensamentos dirias, mesmo assim que esta Claudia é um eu real? Os pensamentos sobre o eu são o eu?
O que vejo quando olho?
Não te consigo bem responder. Se só olhar só consigo descrever o que me rodeia, E interiormente (pensamento).
Olha outra vez. Dirias que o que te rodeia + pensamentos são o que existe aqui e agora? É possível encontrar mais alguma coisa para além disso? É possível encontrar um eu aqui e agora?
Estou a tentar entender o porque de eu não ver as coisas como são. Pois ainda vejo a ilusão como ilusão.
Se quando olhas vês o que te rodeia + pensamentos, então eu diria que vês as coisas como são.
Gostava de te mencionar o que eu espero ver, quando a auto realização acontecer: ( se não te importares podes só escrever algo a seguir a cada ponto- pois posso estar bem errada):
- viver no momento. Não desejar que algo seja diferente do que é.
- ver claramente que a pessoa nunca existiu - por isso ninguém morre ou deixa de existir
- ver que não existe nada além do que é no momento
- parar esta busca que me consome
- ser o momento em si ( não sei se isto acontece?!)
Não sei se os meus comentários são utéis. Há uma linha muito ténue entre guiar alguém e ensinar algo e é por isso que a ideia é eu fazer perguntas para tu procurares as respostas e veres por ti. Mas aqui vai uma mistura de comentários e perguntas:
- viver no momento.
É possível viver sem ser neste momento?
Não desejar que algo seja diferente do que é.
Tens algum controle sobre isto? Se não tens agora, porque é que irás ter depois?
- ver claramente que a pessoa nunca existiu
Se olhas para o que está aqui agora e não vês esta pessoa, como é que tal coisa podia existir antes?
por isso ninguém morre ou deixa de existir
Bom, não sei se vais encontrar respostas absolutas sobre a morte. Como saber o que é realmente a morte sem passar por isso?
- ver que não existe nada além do que é no momento
Isto quer dizer que achas que o que não está a acontecer agora é real?
- parar esta busca que me consome
Eu parei ao fim de algum tempo. Mas ao mesmo tempo há tantas coisas interessantes para explorar! Mas eu diria que sim, a busca de respostas, a necessidade de ser algo diferente do que se é pode vir a parar.
- ser o momento em si ( não sei se isto acontece?!)
O que é que imaginas que isto é? Pensas que estás separada deste momento ou que podes ser este momento? Mas para que é que queres ser este momento??
Beijinhos!