Entendi.. eu investiguei e realmente não existe um eu dentro do corpo.Tenho a impressão que passaste muito rapidamente da investigação de um eu dentro do corpo para a ideia de um observador dentro do corpo. Volta lá a observar o corpo, se faz favor.
Existe um eu, uma entidade dentro do corpo?
Se existe, onde está e o que é?
Há um guia disponível?
Re: Há um guia disponível?
gf
Não existe nem eu.Tenho a impressão que passaste muito rapidamente da investigação de um eu dentro do corpo para a ideia de um observador dentro do corpo. Volta lá a observar o corpo, se faz favor.
gf
Entendi.. eu investiguei e realmente não existe um eu dentro do corpo.Tenho a impressão que passaste muito rapidamente da investigação de um eu dentro do corpo para a ideia de um observador dentro do corpo. Volta lá a observar o corpo, se faz favor.
gf
Fantástico. Como é que sabes que não existe um eu dentro do corpo, o que é que te leva a dizer isso?
Porque investiguei e voltei para dentro do corpo como vc disse, ai notei que não existe o eu. Antes estava olhando só para fora e não conseguia notar.Fantástico. Como é que sabes que não existe um eu dentro do corpo, o que é que te leva a dizer isso?
gf
Obrigada pela explicação!Porque investiguei e voltei para dentro do corpo como vc disse, ai notei que não existe o eu. Antes estava olhando só para fora e não conseguia notar.
Viste então que não existe um eu dentro do corpo, que ao investigares o corpo:
Passemos então a está ideia de que é possível sentir um eu em algum local:Só encontrei membros, carne e sensações.
Se não encontraste um eu dentro do corpo, existe algo fora do corpo que seja um eu?me sinto localizado.
O que é que observas (vês, ouves, cheiras, tocas, provas) que seja um eu?
O que é que encontras que é este eu que se sente localizado?
Abraço
Obrigado !! Não sei exatamente ! mas sinto que estou aqui. Se não existe o eu então porque me sinto nesse lugar aqui agora ? Não era pra me está em todos os lugares ?Obrigada pela explicação!Porque investiguei e voltei para dentro do corpo como vc disse, ai notei que não existe o eu. Antes estava olhando só para fora e não conseguia notar.
Viste então que não existe um eu dentro do corpo, que ao investigares o corpo:Passemos então a está ideia de que é possível sentir um eu em algum local:Só encontrei membros, carne e sensações.Se não encontraste um eu dentro do corpo, existe algo fora do corpo que seja um eu?me sinto localizado.
Abraço
gf
Obrigado !! Não existe um eu também fora de um corpo !!! se não existe dentro do corpo tbm não vai existi fora... Não sei exatamente ! mas sinto que estou aqui. Se não existe o eu então porque me sinto nesse lugar aqui agora ? Não era pra me está em todos os lugares ?Obrigada pela explicação!Porque investiguei e voltei para dentro do corpo como vc disse, ai notei que não existe o eu. Antes estava olhando só para fora e não conseguia notar.
Viste então que não existe um eu dentro do corpo, que ao investigares o corpo:Passemos então a está ideia de que é possível sentir um eu em algum local:Só encontrei membros, carne e sensações.Se não encontraste um eu dentro do corpo, existe algo fora do corpo que seja um eu?me sinto localizado.
Abraço
gf
Olá Dolano,
Para usares corretamente a função Quote (se não conseguires não há problema, mas facilita a leitura):
- quando vais escrever uma resposta, em vez de carregares em "resposta rápida", usas o botão colorido "Post Reply" que está abaixo, no lado esquerdo;
- no sítio onde escreves, colocas o cursor do rato onde queres que as minhas palavras apareçam;
- selecionas com o rato as palavras que queres "quotar";
- carregas no botão lilás/alaranjado "Quote" que está logo acima, no lado direito.
Resumindo deves ver o código escrito como está abaixo, em cor azul claro:
Como é que a descrevias?
É uma sensação ou é um eu?
Consegues encontrar o eu que sente essa sensação?
Vamos olhar para isto de outro ângulo.
Consegues encontrar alguma prova de que há um eu separado de "todos os lugares", separado desta experiência que está a acontecer aqui e agora?
Se tentares ver ou tocar está separação entre ti e o resto, é possível encontrar algum sítio onde tu começas e acabas e o que te rodeia começa e acaba?
Dito de outra maneira - quando andas na rua, por exemplo, a experiência que estás a viver está separada de "todos os lugares"? Ou tu fazes parte de "todos os lugares", parte da vida, como tudo o resto?
Acho que este desenho de uma das artistas da LU mostra muito bem aquilo que estou a tentar dizer - mostra a forma como são os pensamentos que fazem parecer que existem coisas separadas (um gato, uma árvore, um livro):

Para usares corretamente a função Quote (se não conseguires não há problema, mas facilita a leitura):
- quando vais escrever uma resposta, em vez de carregares em "resposta rápida", usas o botão colorido "Post Reply" que está abaixo, no lado esquerdo;
- no sítio onde escreves, colocas o cursor do rato onde queres que as minhas palavras apareçam;
- carregas no botão lilás/alaranjado "Quote" que está logo acima, no lado direito.
- se quiseres verificar se está tudo ok, em vez de carregares em Enviar, carregas em Prever e vês o aspeto do teu post, como se tivesse sido submetido. Depois não te esqueças de Enviar, ou eu não vou ver o teu post.as minhas palavras aparecem num retângulo colorido como este, o que facilita a leitura
Code: Select all
[quote="Canfora"](as minhas palavras que queres copiar)[/quote]Ahah... sim, se não é possível encontrar um eu dentro do corpo, como é que pode existir um eu fora do corpo :)Obrigado !!
Observa esta sensação.Não sei exatamente ! mas sinto que estou aqui.
Como é que a descrevias?
Essa pergunta é fantástica.Se não existe o eu então porque me sinto nesse lugar aqui agora ? Não era pra me está em todos os lugares ?
Consegues encontrar alguma prova de que há um eu separado de "todos os lugares", separado desta experiência que está a acontecer aqui e agora?
Se tentares ver ou tocar está separação entre ti e o resto, é possível encontrar algum sítio onde tu começas e acabas e o que te rodeia começa e acaba?
Dito de outra maneira - quando andas na rua, por exemplo, a experiência que estás a viver está separada de "todos os lugares"? Ou tu fazes parte de "todos os lugares", parte da vida, como tudo o resto?
Acho que este desenho de uma das artistas da LU mostra muito bem aquilo que estou a tentar dizer - mostra a forma como são os pensamentos que fazem parecer que existem coisas separadas (um gato, uma árvore, um livro):

" Dolano .Compreendo realmente !!! agora sim.. Se não existe o eu como poderia está em todos os lugares né ? Foi esclarecedor..Obrigado !!! As vezes quando ando na rua me sinto separado do ambiente ! dificil desassociar do corpo.. raros momentos que consigo ficar vazio, menos sólido. Mas depois volta a sensação ( eu sou o corpo) Quando sinto que estou aqui é sensações misturado com eu.Olá Dolano,
- carregas no botão lilás/alaranjado "Quote" que está logo acima, no lado direito.- se quiseres verificar se está tudo ok, em vez de carregares em Enviar, carregas em Prever e vês o aspeto do teu post, como se tivesse sido submetido. Depois não te esqueças de Enviar, ou eu não vou ver o teu post.as minhas palavras aparecem num retângulo colorido como este, o que facilita a leitura
****************************Code: Select all
[quote="Canfora"](as minhas palavras que queres copiar)[/quote]
Ahah... sim, se não é possível encontrar um eu dentro do corpo, como é que pode existir um eu fora do corpo :)Obrigado !!
Como é que a descrevias?
Essa pergunta é fantástica.Se não existe o eu então porque me sinto nesse lugar aqui agora ? Não era pra me está em todos os lugares ?
gf
" Dolano .Compreendo realmente !!! agora sim.. Se não existe o eu como poderia está em todos os lugares né ? Foi esclarecedor..Obrigado !!! As vezes quando ando na rua me sinto separado do ambiente ! dificil desassociar do corpo.. raros momentos que consigo ficar vazio, menos sólido. Mas depois volta a sensação ( eu sou o corpo) Quando sinto que estou aqui é sensações misturado com eu.Olá Dolano,
- carregas no botão lilás/alaranjado "Quote" que está logo acima, no lado direito.- se quiseres verificar se está tudo ok, em vez de carregares em Enviar, carregas em Prever e vês o aspeto do teu post, como se tivesse sido submetido. Depois não te esqueças de Enviar, ou eu não vou ver o teu post.as minhas palavras aparecem num retângulo colorido como este, o que facilita a leitura
Code: Select all
[quote="Canfora"](as minhas palavras que queres copiar)[/quote]****************************Code: Select all
[list=][/list]
Ahah... sim, se não é possível encontrar um eu dentro do corpo, como é que pode existir um eu fora do corpo :)Obrigado !!
Como é que a descrevias?
Não mais quando olho para o corpo a sensação de está separarado vem a tona.Canfora Escreveu: Essa pergunta é fantástica.
Dolano S Escreveu; Obrigado por me ensinar usar corretamente o Quote.. custei aprender mais acho que agora conseguir Rsr muito bom !
gf
Viva Dolano!
Se não existe um eu, o que é vês que fica vazio, menos sólido?
Como é que as sensações se misturam com um eu?
Abraço
Existe um eu que pode mudar a experiência que está a ter - ficar dessassociado ou ser o corpo? Isto é algo que um eu faça ou controle?Dolano .Compreendo realmente !!! agora sim.. Se não existe o eu como poderia está em todos os lugares né ? Foi esclarecedor..Obrigado !!! As vezes quando ando na rua me sinto separado do ambiente ! dificil desassociar do corpo.. raros momentos que consigo ficar vazio, menos sólido. Mas depois volta a sensação ( eu sou o corpo) Quando sinto que estou aqui é sensações misturado com eu.
Se não existe um eu, o que é vês que fica vazio, menos sólido?
Como é que as sensações se misturam com um eu?
Abraço
Canfora Escreveu: Existe um eu que pode mudar a experiência que está a ter - ficar dessassociado ou ser o corpo? Isto é algo que um eu faça ou controle?Se não existe um eu, o que é vês que fica vazio, menos sólido?Não, realmente não existe. Só sensações e sentimentos.Como é que as sensações se misturam com um eu?Não sei explicar mais parece haver uma experiencia do vazio, as distinções sobre interior e exterior se perdem. etc..Difícil explicar.. mas normalmente quando olho para o corpo parece que o corpo está separado, entende ? Parece que eu sou este corpo, mesmo se não existe um eu eu vou ser o corpo ?
gf
Dolano Escreveu : Veja se como coloquei as mensagens ficaram boas, dessas forma separadinho?? Obrigado !! Abraços !!
gf
Olá Dolano!
Não precisas de fazer as quotes, não te preocupes com isso.
Sim, dá a impressão que o corpo está separado. Mas separado do quê? Da vida? Como é que esse corpo que tu vês pode estar separado do resto da natureza, da totalidade do que é experimentado?
Quando tocas numa fruta, podes afirmar que estás a sentir sensações que são causadas pela existência da fruta. Mesmo com os olhos fechados, consegues perceber se estás a tocar numa banana, ou numa manga, ou numa laranja.
Se fechares os olhos e sentires as sensações que dizes que são o eu que é o corpo, o que é que sentes? Um eu (da mesma forma que é possível sentir uma fruta) ou sensações? É possível sentir um eu?
Abraço
Não precisas de fazer as quotes, não te preocupes com isso.
Sim, dá a impressão que o corpo está separado. Mas separado do quê? Da vida? Como é que esse corpo que tu vês pode estar separado do resto da natureza, da totalidade do que é experimentado?
Quando tocas numa fruta, podes afirmar que estás a sentir sensações que são causadas pela existência da fruta. Mesmo com os olhos fechados, consegues perceber se estás a tocar numa banana, ou numa manga, ou numa laranja.
Se fechares os olhos e sentires as sensações que dizes que são o eu que é o corpo, o que é que sentes? Um eu (da mesma forma que é possível sentir uma fruta) ou sensações? É possível sentir um eu?
Abraço