CONSCIÊNCIA PURA

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
Dhyan

Re: CONSCIÊNCIA PURA

Postby Dhyan » Fri Mar 11, 2016 7:47 pm

Se entendi, primeiro clico em Post Reply, faço as respostas e depois clico em Quote, está correto? Esse último que postei e esse agora foi assim, tudo OK?

Na realidade, acredito que seja a consciência porque ela observa o corpo e a mente, se não for, o que é então?

Não consigo ter as sensações do corpo/mente com a consciência, mas acho que é algo sutil que dá vida ao corpo e mente e observa tudo.

Dhyan

Postby Dhyan » Fri Mar 11, 2016 7:47 pm

Se entendi, primeiro clico em Post Reply, faço as respostas e depois clico em Quote, está correto? Esse último que postei e esse agora foi assim, tudo OK?

Na realidade, acredito que seja a consciência porque ela observa o corpo e a mente, se não for, o que é então?

Não consigo ter as sensações do corpo/mente com a consciência, mas acho que é algo sutil que dá vida ao corpo e mente e observa tudo.

Canfora

Postby Canfora » Sat Mar 12, 2016 3:24 pm

Se fizeres isso a quote apanha tudo o que tu escreveste, como aconteceu no teu segundo post.
Não precisas de usar a função quote, eu percebo bem o que escreves.
A ideia da função quote é copiar as minhas frases, de forma a poderes comentá-las. como eu costumo fazer com as tuas. Assim:
Quando dizes que acreditas que és a consciência - isto quer dizer que na tua experiência tens a percepção de ser algo e que chamas a esse algo consciência? Ou que aprendeste que há uma coisa que é a consciência e acreditas que é isso que és?

Ou seja, consciência é algo que acreditas que exista ou é possível comprovar a existência desta consciência na tua experiência? Se em vez de consciência, usasses a palavra vida, experiência, relidade, mudava alguma coisa?

Abraço!

Dhyan

Postby Dhyan » Sat Mar 12, 2016 5:02 pm

De fato, se ampliar o conceito de consciência para experiência, vida, realidade, torna-se mais claro definir o que está acontecendo e sendo experimentado, em suma a vida.

Canfora

Postby Canfora » Sat Mar 12, 2016 7:51 pm

Sim, a vida não precisa que nos identifiquemos com ideias para ser como é.
Vamos fazer um ponto de situação?
Não existe um eu separado - é verdade, não é verdade?
Diz-me o que pensas sobre isto e o que é que andas a fazer para saber se é verdade ou não :)

Abraço

Dhyan

Postby Dhyan » Sun Mar 13, 2016 2:29 am

Penso que seja verdade que não há um eu separado, quando paro para observar e experimentar os acontecimentos fica mais claro, mas depois com o envolvimento automático nas situações da vida perdemos essa consciência. Como fazer para que essa realidade esteja sempre presente?

Canfora

Postby Canfora » Sun Mar 13, 2016 8:42 pm

Penso que seja verdade que não há um eu separado,
O que é que te leva a pensar que um eu não existe? O que é que vês que confirme estes pensamentos?
com o envolvimento automático nas situações da vida perdemos essa consciência. Como fazer para que essa realidade esteja sempre presente?
Repara que se é verdade que não existe um eu - a tua experiência atual já é essa realidade. Mesmo quando ages no mundo como um eu, não és um eu.
O que é que pensas que devia ser diferente?

Dhyan

Postby Dhyan » Mon Mar 14, 2016 3:12 pm

Percebo que as diferenças entre cada pessoa são características genéticas, de condicionamento cultural e crenças assimiladas, mas na sua essência o que vejo é que não há um eu e sim a vida como um todo acontecendo nos vários corpos/mente e todo o universo. O que me dá a sensação de confirmação disso é quando vejo os bebês na sua inocência, os animais, etc.
Mesmo sabendo que não há um eu, as experiências do dia a dia são conduzidas por esse personagem, somente quando tomo consciência disso, como num experimento ou numa meditação é que percebo a ilusão.

Canfora

Postby Canfora » Mon Mar 14, 2016 6:03 pm

O que me dá a sensação de confirmação disso é quando vejo os bebês na sua inocência, os animais, etc.
Sim, é mais fácil ver que todos somos de certa forma o mesmo quando se observam bebês e animais. A minha cadela ajudou bastante nisso. Também gosto muito de olhar as árvores, as plantas, o mar e o céu.
as experiências do dia a dia são conduzidas por esse personagem
Compreendo o que queres dizer. Mas há realmente um personagem a conduzir experiências ou só existem as experiências - o que inclui o pensar que uma personagem conduz as experiêncas do dia a dia?

O que eu penso que estás a dizer é que quando focas a atenção na tua experiência vês que não existe um eu, mas que no resto do tempo é como se um eu existisse. É isto o que se passa?

Dhyan

Postby Dhyan » Mon Mar 14, 2016 8:54 pm

A Natureza com todo o seu ecossistema realmente é completa e nos dá uma grande lição de totalidade.
É exatamente isso que se passa, no focar da experiência vejo que não existe um eu, mas na maior parte do tempo é como se um eu existisse.
Mas, os momentos de pensar que o personagem existe e os momentos de experimentos que ele não existe é assim para todos, ou temos como ser apenas, experimentos, vivências, acontecimentos apenas sabendo discernir entre um e outro momento? Agora estou num momento de totalidade sem um eu, ah, agora estou pensando que sou esse personagem...

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 15, 2016 4:00 pm

Eu diria que a maioria das pessoas quando vê que o eu é uma ilusão oscila entre o ver e o duvidar.
O que é normal. Passamos tantos anos a acreditar na ilusão que ela continua a acontecer como antes (um pouco como quando olhamos para um arco-íris e nunca pensamos que é uma ilusão de ótica).

O que se passa neste momento comigo - eu vi que o eu é uma ilusão há quase 3 anos - é o ter deixado de pensar sobre o assunto. O que é um grande alívio. Mas durante bastante tempo os meus hábitos continuaram como eram antes: continuei a procurar respostas, a tentar controlar e aprefeiçoar o meu "eu", a tentar fugir à realidade tal como ela é. O que não quer dizer que contigo aconteça o mesmo, cada caminho é diferente.

Ver que o eu é ilusório não é um fim, de certa forma é um começo. É possível que existam outras ilusões, outras crenças a serem exploradas, a deixarem de fazer sentido.

Dirias que algo mudou desde que começámos esta conversa?
Há algo na tua experiência que penses que devia ser diferente do que é?

Abraço

Dhyan

Postby Dhyan » Tue Mar 15, 2016 4:24 pm

Mudou bastante, achava que fosse mais complicado esse entendimento, mas é simples, embora não seja fácil dado o condicionamento de toda uma vida que todos nós temos. Como para cada um é uma experiência diferente, para mim está sendo um início a conta gotas, não chega a ser um marco espetacular, mas é um início importante. Acredito que cada um tem o seu momento, então não deveria ser diferente do que é.
Abraços.

Canfora

Postby Canfora » Wed Mar 16, 2016 12:34 pm

Como é que explicavas este ver que não existe um eu a um amigo que nunca tivesse ouvido falar sobre isso?

Dhyan

Postby Dhyan » Wed Mar 16, 2016 1:18 pm

Posso tentar explicar iniciando pela pureza das crianças, os animais, a natureza, e que a vida no universo está simplesmente acontecendo e que não há nada separado, assim não será diferente para nós que fazemos parte desse mesmo contexto, mas ele com certeza vai me chamar de louco.

Canfora

Postby Canfora » Wed Mar 16, 2016 4:00 pm

Posso tentar explicar iniciando pela pureza das crianças, os animais, a natureza, e que a vida no universo está simplesmente acontecendo e que não há nada separado, assim não será diferente para nós que fazemos parte desse mesmo contexto, mas ele com certeza vai me chamar de louco.
É possível que sim. Obrigada pela tua resposta.
achava que fosse mais complicado esse entendimento, mas é simples, embora não seja fácil dado o condicionamento de toda uma vida que todos nós temos.
Sim, este entendimento é mais simples do que parece. Pode ser tão simples que a maioria das pessoas não acredita que o que esta a ver é o que está a ser apontado pelo guia e acaba por não ver para além dos pensamentos.

Neste momento tens alguma dúvida? Ou é 100% claro que um eu não existe?

Há mais alguma coisa de que queiras falar?

Abraço

Return to “Other Languages”