Way to Light

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
LightEternal

Re: Way to Light

Postby LightEternal » Tue Oct 09, 2018 5:40 pm

Boas Sandra,
Gostei de ler o teu post. Mas volto a dizer-te que isto não tem nada a ver com experiências de unidade, equanimidade, amor ao próximo e coisas que tais, embora essas experiências saibam muito bem. Identifico-me com essa discrição da tua experiência. Embora neste momento, depois de um dia a trabalhar a um ritmo parvo, não me sinta nada assim!
pois, já me disseste tantas vezes isso que realmente começo a achar que isto é uma realização crua de algo que ainda não atingi, e não tem nada a ver com experiências angelicais :D. acho que quando vir e se realmente for uma coisa banalíssima vou dar com a cabeça na parede :D
Explica-me, sff, o que é que achas que estares perdido em pensamentos significa. E como é que isto está ligado à crença num eu.
tipo, vou na rua, surge qualquer pensamento sobre qualquer coisa que aconteceu, no trabalho, na família, nos hobbys, na espiritualidade (aprecia), seja o que for... eu noto que há uma tendência para dar continuidade à história. tipo ela refere-se ao Pedro logo tem interesse. portanto se eu me interesso pela história é porque ainda acredito na personagem Pedro e o que anda à volta dela. se eu tivesse o dado factual (a visão, a convição, a prova....) que não há nenhuma entidade atrás dos meus olhos, não estaria interessado na conversa mental porque via que tudo o que diz respeito a essa entidade são utopias, referem-se a algo que não existe.

bjs
Pedro

Canfora

Postby Canfora » Tue Oct 09, 2018 7:21 pm

Viva Pedro,
pois, já me disseste tantas vezes isso que realmente começo a achar que isto é uma realização crua de algo que ainda não atingi, e não tem nada a ver com experiências angelicais :D. acho que quando vir e se realmente for uma coisa banalíssima vou dar com a cabeça na parede :D
Ahah! Não serias o primeiro! Eu não diria que é banal. E ao mesmo tempo é. Mas não dá para descrever. Dá e não dá. Enfim.
tipo, vou na rua, surge qualquer pensamento sobre qualquer coisa que aconteceu, no trabalho, na família, nos hobbys, na espiritualidade (aprecia), seja o que for... eu noto que há uma tendência para dar continuidade à história. tipo ela refere-se ao Pedro logo tem interesse. portanto se eu me interesso pela história é porque ainda acredito na personagem Pedro e o que anda à volta dela.
Mas porque raio é que não havias de te interessar pela fascinante história do Pedro? Preferias ficar fascinado pela história da vizinha do lado?

Podes acreditar na história e na personagem. Mas e o Pedro? Há alguma coisa que prove que é real para além da história em si? Se é realmente real onde está este eu real, o Pedro?
se eu tivesse o dado factual (a visão, a convição, a prova....) que não há nenhuma entidade atrás dos meus olhos, não estaria interessado na conversa mental porque via que tudo o que diz respeito a essa entidade são utopias, referem-se a algo que não existe.
Migo, imagina que estás numa mesa de operações.
Estás a fazer uma cirurgia exatamente na zona atrás dos olhos (nada de grave, vais ficar bem).
Imagina que alguém grava a operação com um telemóvel e que depois vês a gravação.

Diz-me lá. Vais ver um pequeno eu dentro do corpo, uma entidade localizada atrás dos olhos? O que é que ias ver?

Que dados fatuais é que são necessários para além do que ias ver na gravação?

Bjs
S

LightEternal

Postby LightEternal » Wed Oct 10, 2018 5:25 pm

Viva Sandra
Podes acreditar na história e na personagem. Mas e o Pedro? Há alguma coisa que prove que é real para além da história em si? Se é realmente real onde está este eu real, o Pedro?
bem, a história não é real, porque havia de acreditar nela? se for uma história do passado, é uma coleção de memórias (pensamentos) logo não é real. se for uma história do futuro idem aspas. mesmo que seja uma história sobre o momento presente, continua a ser irreal, o que eu penso sobre a realidade não é a realidade. é como ler um livro de fição, posso gostar do livro mas nunca vou levar aquilo muito a sério porque sei que não é real.

o Pedro-mente eu sei que não é verdade. eu tenho de pensar para dizer "está aqui o Pedro", porque sem história não está aqui ninguém, nada. se conduzir um carro não é preciso pensar "eu, pedro estou a conduzir um carro", o carro simplesmente é conduzido, sem pensamento não há direitos de autoria.

o problema é que ainda acho que tenho crença no Pedro-corpo, uma entidade separada, mesmo sabendo que o corpo não pode existir separado da realidade.
Imagina que alguém grava a operação com um telemóvel e que depois vês a gravação.

Diz-me lá. Vais ver um pequeno eu dentro do corpo, uma entidade localizada atrás dos olhos? O que é que ias ver?

Que dados fatuais é que são necessários para além do que ias ver na gravação?
não ia ver nada, via o cérebro apenas. aliás até acho normal não encontrar nenhuma entidade. mas isso não quer dizer que o cérebro não produza a consciência e portanto um estado consciente de um corpo separado.

bjs

Canfora

Postby Canfora » Thu Oct 11, 2018 10:46 am

Viva Pedro, bom dia.
o problema é que ainda acho que tenho crença no Pedro-corpo, uma entidade separada, mesmo sabendo que o corpo não pode existir separado da realidade.
Isto é um problema para o quê? Para o corpo? Para os pensamentos? Para as emoções?? O que é que aqui e agora tem problemas?
não ia ver nada, via o cérebro apenas. aliás até acho normal não encontrar nenhuma entidade. mas isso não quer dizer que o cérebro não produza a consciência e portanto um estado consciente de um corpo separado.
Talvez sim, talvez não. O que é que isso prova?

Bjs

LightEternal

Postby LightEternal » Thu Oct 11, 2018 3:17 pm

Viva Sandra,
Isto é um problema para o quê? Para o corpo? Para os pensamentos? Para as emoções?? O que é que aqui e agora tem problemas?
acho que é um problema para saber a verdade :). se eu acho que sou o corpo não vejo que sou "o real".
aqui e agora não há problemas, nunca há. no máximo existem situações que são lidadas.
Talvez sim, talvez não. O que é que isso prova?
o corpo separado... não é? quer dizer, entrando no conhecimento espiritual, isto é tudo um jogo de consciência. tudo é consciência assumindo diferentes formas e cores, certo? portanto é essa consciência universal que ilumina e dá vida ao corpo. mas eu acho ao contrário, que a consciência provêm do corpo. o corpo é que dá sustento à consciência. mas sinceramente não sei para que serve essa ilação, afinal quer a consciência seja do corpo ou do cosmos, a questão é se existe alguma entidade independente a viver no corpo.

bjs

Canfora

Postby Canfora » Fri Oct 12, 2018 9:06 am

Viva Pedro,
acho que é um problema para saber a verdade :). se eu acho que sou o corpo não vejo que sou "o real".
aqui e agora não há problemas, nunca há. no máximo existem situações que são lidadas.
Não respondeste à minha pergunta. Se não encontras um eu, o que é que tem problemas?

bjs

LightEternal

Postby LightEternal » Fri Oct 12, 2018 3:37 pm

Viva Sandra,
Não respondeste à minha pergunta. Se não encontras um eu, o que é que tem problemas?
ah, a entidade? para ninguém então. as coisas acontecem mas não estão relacionadas com ninguém. não havendo entidade não há centro. nada tem problemas.

bjs

Canfora

Postby Canfora » Sun Oct 14, 2018 2:54 pm

Olá Pedro,

As tuas respostas parecem-me contraditórias. Por um lado dizes que não vês, que questionas. Por outro lado afirmas que não existe uma entidade. Sim e sopas. Podes tentar explicar o que é que se passa?

Se acreditas que és um eu, o que é para ti este eu?

Bjs

LightEternal

Postby LightEternal » Mon Oct 15, 2018 12:18 pm

Bom dia Sandra,

é, também acho que sim, há pouca clareza em mim.

então é assim: quando procuro um eu, uma entidade, um centro de comando, a tal coisa que assume a noção "o meu corpo", "a minha visão", etc... não encontro nada.

mas se me perguntares, se há de facto "um eu" neste corpo, eu digo não sei, não tenho a certeza, não estou convicto que exista um centro aqui, mas também não posso dizer que não há centro nenhum, tenho dúvidas :(.

tenho feito aquilo que pediste, de procurar o "eu" no meio do funcionamento quotidiano, e a única coisa que encontro é um vazio, um campo aberto. na realidade parece uma coisa óbvia que só pode haver vazio, mas tenho para aqui qualquer crença que isso só não basta... :(

no outro dia vi um video, é da LU por isso acho que não há confusão ou contradições.

https://www.youtube.com/watch?v=wyNwhK2Ur1c

o sr. diz que normalmente quando olhamos a realidade estamos a ver o passado, o que não percebi muito bem... e que tudo o que era preciso era um momento de visão pura. mas honestamente não sei como fazer isso, não posso olhar mais que o olhar normal. o que ele quer dizer?

bjs

Canfora

Postby Canfora » Mon Oct 15, 2018 12:57 pm

Viva Pedro,
tenho feito aquilo que pediste, de procurar o "eu" no meio do funcionamento quotidiano, e a única coisa que encontro é um vazio, um campo aberto. na realidade parece uma coisa óbvia que só pode haver vazio, mas tenho para aqui qualquer crença que isso só não basta... :(
Conegues ver o vazio da não existência de um eu? Mas se o eu separado não existe, como é que podes ver a sua ausência?

Coloca um copo em cima de uma mesa. Observa.
Tira o copo de cima da mesa. Observa.
É possível encontrar ou ver de alguma forma o vazio deixado pelo copo?

É possível ver a ausência, o vazio deixado pelo que não está presente?
o sr. diz que normalmente quando olhamos a realidade estamos a ver o passado, o que não percebi muito bem... e que tudo o que era preciso era um momento de visão pura. mas honestamente não sei como fazer isso, não posso olhar mais que o olhar normal. o que ele quer dizer?
Suponho que ele quer dizer que tens de ver o que está aqui agora tal como é. Acho que o que ele diz não é mais do que isto.
mas se me perguntares, se há de facto "um eu" neste corpo, eu digo não sei, não tenho a certeza, não estou convicto que exista um centro aqui, mas também não posso dizer que não há centro nenhum, tenho dúvidas :(.
Quais são as tuas dúvidas em relação a isto?

Bjs,
S

LightEternal

Postby LightEternal » Mon Oct 15, 2018 6:04 pm

Viva Sandra,
Conegues ver o vazio da não existência de um eu? Mas se o eu separado não existe, como é que podes ver a sua ausência?
sim, era uma forma de dizer. nada, talvez nada seja a palavra mais aproximada. se procurar um eu não há nada, só este campo aberto que está sempre aqui.
Coloca um copo em cima de uma mesa. Observa.
Tira o copo de cima da mesa. Observa.
É possível encontrar ou ver de alguma forma o vazio deixado pelo copo?
não. são sempre momentos distintos e o momento é como é. o copo em cima da mesa é um momento. a mesa sem o copo é outro momento. aliás nem é sem o copo, é a mesa. o vazio do passado nunca se encontra, o passado não deixa vazio. cada momento é como é. não deixa ausência.
Suponho que ele quer dizer que tens de ver o que está aqui agora tal como é. Acho que o que ele diz não é mais do que isto.
ok, é o que estou a fazer :)
Quais são as tuas dúvidas em relação a isto?
se esta técnica de procurar o "eu" através do scanner corporal é suficiente. eu continuo a fazer isso mas não sei se vai dissipar esta dúvida se o "eu" está aqui ou não. porque sempre que procuro o "eu" esbarro com o "nada", é verdade. mas e depois? percebes? não me parece que isso sirva de muito ou que vá trazer alguma mudança na minha vida. eu continuo igual. é verdade que sinto regularmente paz e presença mas não me sinto de todo uno com o que é :s. mas se tu disseres keep going, eu continuo a fazer isso.

desculpa estar a ser chato :), é 100% honestidade.

bjs

Canfora

Postby Canfora » Tue Oct 16, 2018 10:11 am

Viva Pedro,
desculpa estar a ser chato :), é 100% honestidade.
Não és chato. Obrigada pela honestidade! Não sei se já percebeste mas eu sou persistente. E tu também :)
mas e depois? percebes? não me parece que isso sirva de muito ou que vá trazer alguma mudança na minha vida. eu continuo igual.
Adoro a forma como fazes futurologia. Consegues saber o que é que vai acontecer daqui a um minuto?

Sabes, a ilusão do eu pode ser considerada um processo, uma forma específica de pensar e de estar. Compreendo que queiras mudar. Mas este processo está simplesmente a acontecer. Consegues vê-lo a acontecer? É difícil alterar aquilo de que não estamos conscientes. E, quando estamos conscientes do que se passa, a determinada altura percebes que não é algo que controles e pimba, aceitas. Ou aceitas que não estás a aceitar.

Se isto que dizes é verdade - que tu não mudas - deves conseguir ver este eu, tal como podes ver um copo.

Consegues ver o eu que não muda? Como é que ele é? Onde está?

Bjs

LightEternal

Postby LightEternal » Tue Oct 16, 2018 2:27 pm

Boa tarde Sandrita,
Sabes, a ilusão do eu pode ser considerada um processo, uma forma específica de pensar e de estar. Compreendo que queiras mudar. Mas este processo está simplesmente a acontecer. Consegues vê-lo a acontecer? É difícil alterar aquilo de que não estamos conscientes. E, quando estamos conscientes do que se passa, a determinada altura percebes que não é algo que controles e pimba, aceitas. Ou aceitas que não estás a aceitar.
eu reparo a diferença brutal que há entre estar na realidade e pensar sobre a vida, seja passado, presente ou futuro. mas acho que ainda não vi a ilusão do eu, pelo menos como são os pensamentos que fabricam a noção de eu, mas lá chegarei :)

uma pessoa começa a ficar impaciente sabes, porque esta sensação de insatisfação não me larga, por isso sinto a necessidade que algo devia acontecer para eu perceber a minha natureza. o que é irónico, porque é precisamente esta sensação de insatisfação que reforça o eu separado. Enfim.
Se isto que dizes é verdade - que tu não mudas - deves conseguir ver este eu, tal como podes ver um copo.

Consegues ver o eu que não muda? Como é que ele é? Onde está?
não, não há eu nenhum que muda e não muda. a única coisa que não muda é o campo aberto, a consciência, sempre aqui. o eu de que falo basicamente é um pensamento que sugere que a vida atual não é suficiente, e que eu ainda não cheguei para perceber que não há aqui ninguém :p. portanto o eu está a gozar com a minha cara :D

bjs

Canfora

Postby Canfora » Wed Oct 17, 2018 9:10 am

Viva Pedro,

É normal sentires impaciência e insatisfação. De certa forma estás a andar em círculos.
sinto a necessidade que algo devia acontecer para eu perceber a minha natureza
Porque é que tens esta necessidade?
Qual seria a vantagem de perceberes a tua natureza? Não basta ser, é preciso perceber?
que eu ainda não cheguei lá para perceber que não há aqui ninguém :p. portanto o eu está a gozar com a minha cara :D
Não precisas de perceber para ver. Quando olhas, vês alguém?

Bjs

LightEternal

Postby LightEternal » Wed Oct 17, 2018 10:36 pm

Boas Sandra,

desculpa o tarde da resposta, mas hoje não deu para mais,
Porque é que tens esta necessidade?
Qual seria a vantagem de perceberes a tua natureza? Não basta ser, é preciso perceber?
ok, então deixo-me estar como estou? eu não me importo mas fico apreensivo porque parece que não vou sair do sítio.
Não precisas de perceber para ver. Quando olhas, vês alguém?
nadinha, mas essa percepção não me chega para ver que não está aqui ninguém. acho que ainda tenho aquela crença inconsciente que está aqui alguma entidade, subterrânea, separada. falta o click :).

ontem quando te respondi aconteceu uma coisa curiosa, começei a notar com profundidade a diferença entre o mundo criado pelos pensamentos (the second life) e a realidade. parecia que eu conseguia ver, por cima da camada de pensamentos, a realidade sempre fresca, sempre presente. isto tudo acompanhado por paz e tranquilidade. e hoje estava a falar com uma pessoa e mais uma vez senti que não estava ninguém a testemunhar o real, só havia o real. fonix. só que claro que isto não dura. dali a umas horas lá apareceu o toninho outra vez :p

então vamos recapitular o que descobri até agora:

1 - conscientemente não encontro nenhuma entidade separada daquilo que é. observa-se olhares, comportamentos, audições, etc, mas não pertencem a ninguém. na realidade não existe um receptor de experiência, só a experiência. e nessa experiência não há um interior/exterior. só experiência.

2 - não encontro um autor, alguém responsável pelas ações. conscientemente não tomo decisões.

3 - não há um pensador. há pensamentos.

4 - sentimentos idem aspas.

5 - a vida corre em sentido ininteligível, não programado e desconhecido.

acho que tudo isto eu consegui ver através da observação simples. mas continuo a sentir-me incompleto e separado. falta qualquer coisa Sandra.

vamos entrar um bocado na especulação e vê o que te suscita.

talvez:

- eu acredite que exista uma entidade inconsciente separada que é responsável pelas minhas ações, pensamentos, etc.... e como não consigo desmascarar essa entidade porque não a vejo, acredito que ela está a operar nos bastidores.

ou

- isto tudo é demasiadamente simples que eu não consigo ver. um bocado como procurar os óculos pela casa e descobri-los na cara :D.

bjs

Return to “Other Languages”