Page 9 of 17

Re: Way to Light

Posted: Tue Oct 02, 2018 9:32 am
by Canfora
Olá Pedro!

Se precisas de parar, descansar e pensar noutras coisas durante uns dias, não há problema.
Se quiseres continuar sugiro que pares de ler e ver videos sobre estes assuntos enquanto não vires o que pretendes ver, porque só alimentam a tua impressão de que não consegues e que os outros alcançaram algo que tu não consegues alcançar.
todos vocês dizem que é algo natural, simples e evidente.
Sim, é. Se eu te disser que o Harry Potter não existe, esta afirmação não é para ti algo de natural, simples e evidente? Qual é a diferença entre o Harry e o Pedro?
só que eu não "vejo", pelo menos não vejo nada de especial.
Achas que os teus olhos não veem o mesmo que os meus? Olha que "ver" não é um palavra para colocar entre aspas! Ver é mesmo ver. É olhar para a realidade que está aqui à frente do teu nariz. Com os olhos.
por isso faço isso, mas na realidade acho que estou a procurar com a mente, tipo ávido à espera que algo faça click.
Estás à procura do momento "Heureca! "? :)
Os pensamentos... conseguem ver? Se o pensamento "eu" não consegue ver um boi, porque é que continuas a pensar para tentar ver algo? Já o Einstein dizia que "Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results."
e eu sei que com a mente nunca mais chego lá, a mente nunca está satisfeita. por isso vou parar de fazer isso, deixar fluir.
Não me parece que isto seja algo que controles. A fluir já estás tu, mesmo quando não te parece que estás.

Tudo o que te está a acontecer, esta procura, a tua vida, já está a acontecer sem que tu sejas um eu separado. Não é o pensares que não vês/compreendes isto que faz com que o eu exista.
tenho a sensação que estou a desistir e parece que não vou sair do sítio
Não tens de sair do sítio para ver aquilo que estou a apontar. Não é algo que dê trabalho. Não tens de perceber. Não precisas de tempo. Não é necessariamente uma experiência assustadora, especial, transcendente, espiritual. O que tens de ver está aqui agora, tal como é. Observa. Vês um eu?

Bjs,
S

Re: Way to Light

Posted: Tue Oct 02, 2018 12:17 pm
by LightEternal
Bom dia Sandrita,
Se precisas de parar, descansar e pensar noutras coisas durante uns dias, não há problema.
Se quiseres continuar sugiro que pares de ler e ver videos sobre estes assuntos enquanto não vires o que pretendes ver, porque só alimentam a tua impressão de que não consegues e que os outros alcançaram algo que tu não consegues alcançar.
ok, é melhor, fico apenas com a nossa conversa :). realmente eu de ler tanto e ver tanta espiritualidade já me começa a dar um nó no cérebro e a trocar tudo, porque cada qual fala à sua maneira (acabam todos por dizer o mesmo), mas são palavras diferentes e métodos diferentes e depois parece que ando tipo barata tonta :s
Sim, é. Se eu te disser que o Harry Potter não existe, esta afirmação não é para ti algo de natural, simples e evidente? Qual é a diferença entre o Harry e o Pedro?
bem, o Harry Potter é uma criação fictícia de literatura. eu intelectualmente vejo que existem muitos condicionamentos que sugerem um Pedro mas perante observação não vejo nenhum Pedro, só a realidade a decorrer normalmente sem nenhum ator. mas se tenho a convição que não há ninguém, não, ainda não tenho :(. se me apontarem uma arma à cabeça e disserem "tem a certeza que não é o corpo?" eu vou dizer que não.
Achas que os teus olhos não veem o mesmo que os meus? Olha que "ver" não é um palavra para colocar entre aspas! Ver é mesmo ver. É olhar para a realidade que está aqui à frente do teu nariz. Com os olhos.
got it :)
Estás à procura do momento "Heureca! "? :)
Os pensamentos... conseguem ver? Se o pensamento "eu" não consegue ver um boi, porque é que continuas a pensar para tentar ver algo? Já o Einstein dizia que "Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results."
porque é irresistível sabes :D. lembras-te que escrevi há dias atrás que vou parar de tentar forçar/entender com a mente? ora isso passou rápido, quando me apercebi já estava outra vez à procura do momento de compreensão plena :D. aliás parece que qualquer coisa absoluta que decido com a mente dali a pouco estou a desfazer :s
Não me parece que isto seja algo que controles. A fluir já estás tu, mesmo quando não te parece que estás.
lá está.
Não tens de sair do sítio para ver aquilo que estou a apontar. Não é algo que dê trabalho. Não tens de perceber. Não precisas de tempo. Não é necessariamente uma experiência assustadora, especial, transcendente, espiritual. O que tens de ver está aqui agora, tal como é. Observa. Vês um eu?
não, apenas vejo as coisas a acontecerem.

bjs

Re: Way to Light

Posted: Wed Oct 03, 2018 9:50 am
by Canfora
Viva Pedro!
se me apontarem uma arma à cabeça e disserem "tem a certeza que não é o corpo?" eu vou dizer que não.
Pois, eu também. E então? O que é que achas que isso significa?
A auto preservação prova que um eu é real?
já estava outra vez à procura do momento de compreensão plena
Dirias que o que procuras tem de estar aqui, agora?
Ou pensas que podes encontrar tal coisa no futuro?
Ou noutro sítio?
Ou não sabes bem do que andas à procura? :)

Bjs,
S

Re: Way to Light

Posted: Wed Oct 03, 2018 2:56 pm
by LightEternal
Viva Sandra,
Pois, eu também. E então? O que é que achas que isso significa?
A auto preservação prova que um eu é real?
Não foi isso que quis dizer. não era para saber se eu era capaz de descartar o corpo ou não me importasse de viver ou morrer. a ideia era apresentar um cenário tipo de pergunta absoluta, vamos chamar pergunta de um milhão de euros "Você é?" eu respondia "o corpo". basicamente era só um pequeno aparte para demonstrar que ainda acredito minimamente que existo isoladamente como um corpo que está no mundo.

Dirias que o que procuras tem de estar aqui, agora?
Ou pensas que podes encontrar tal coisa no futuro?
Ou noutro sítio?
Ou não sabes bem do que andas à procura? :)
:D aqui já estamos na especulação. mas imagina, eu vejo perante observação direta que não sou mente, não sou autor e não sou separado. mas essa clareza não permanece em mim, desvanece e eu acho que é preciso que algo aconteça para ter o entendimento final. essa clareza só acontece aqui e agora porque é aqui que eu existo, é aqui onde tudo existe, uma amalgama de realidade onde nada é independente. só que como não tenho essa firmeza de "não há um Pedro" eu acabava por me lançar no tempo há procura do proximo insight. por acaso agora já não faço isso, neste momento não existe busca nenhuma mas também não há convicção.

tal como sugeriste antes, depois de 2/3 dias a procurar o "eu" durante as rotinas quotidianas, eu continuo sem encontrá-lo e só encontro sensações corporais, e um vazio por vezes acolhedor. mas também tenho feito o "simplesmente olha" que disseste e esse causa muito mais impacto. ontem estava a caminhar num bosque e estava a ver o que se passa e senti uma ligação tão grande com uma árvore que estava à minha frente que enchi-me de amor e alegria, estava quase a chorar :D

hoje continuo a sentir essa ligação com a realidade, não no sentido "sou uma mesa" ou "sou uma cadeira" :D mas no sentido, "estamos todos juntos" :).

bjs

Re: Way to Light

Posted: Wed Oct 03, 2018 3:59 pm
by Canfora
Olá Pedro,
Não foi isso que quis dizer. não era para saber se eu era capaz de descartar o corpo ou não me importasse de viver ou morrer. a ideia era apresentar um cenário tipo de pergunta absoluta, vamos chamar pergunta de um milhão de euros "Você é?" eu respondia "o corpo". basicamente era só um pequeno aparte para demonstrar que ainda acredito minimamente que existo isoladamente como um corpo que está no mundo.
Ok. Esses pensamentos, esse tipo de raciocínio, essas conversas, provam de alguma forma que um eu real existe?
mas imagina, eu vejo perante observação direta que não sou mente, não sou autor e não sou separado. mas essa clareza não permanece em mim, desvanece
Claro que se desvanece. Nada é permanente! O que é que esperavas que acontecesse?
eu acho que é preciso que algo aconteça para ter o entendimento final. essa clareza só acontece aqui e agora porque é aqui que eu existo, é aqui onde tudo existe, uma amalgama de realidade onde nada é independente. só que como não tenho essa firmeza de "não há um Pedro" eu acabava por me lançar no tempo há procura do proximo insight. por acaso agora já não faço isso, neste momento não existe busca nenhuma mas também não há convicção.
Repara que uma ilusão não pode ter a convicção de que não existe. Mas isto não se trata de te convenceres.
Trata-se de veres. E assimilares o que estás a ver.

Se andares à procura de umas bolachas que compraste, não precisas de te convencer de que estão em cima da mesa da cozinha, pois não? Olhas e lá estão elas (ou não).

Se passares o local onde se encontra o Equador, numa viagem de avião, e não o vires, não vais ficar a convencer-te de que ele pode estar noutro sítio. Sabes que o Equador não é real. Não ficas a pensar "mas se alguém me perguntasse eu apontava para este mapa e dizia aqui está ele, o Equador", cheio de dúvidas sobre o assunto.

Se um eu fosse real, achas que era preciso estares a convencer-te do que quer que fosse? Um eu real seria mais fácil de encontrar do que os dedos da tua mão.
tal como sugeriste antes, depois de 2/3 dias a procurar o "eu" durante as rotinas quotidianas, eu continuo sem encontrá-lo e só encontro sensações corporais, e um vazio por vezes acolhedor. mas também tenho feito o "simplesmente olha" que disseste e esse causa muito mais impacto. ontem estava a caminhar num bosque e estava a ver o que se passa e senti uma ligação tão grande com uma árvore que estava à minha frente que enchi-me de amor e alegria, estava quase a chorar :D
É bom não é? :)
Aproveita mas não te apegues demasiado ao significado que dás a este tipo de experiências.
hoje continuo a sentir essa ligação com a realidade, não no sentido "sou uma mesa" ou "sou uma cadeira" :D mas no sentido, "estamos todos juntos" :).
Sentes-te ligado à realidade ou és o real? Estás separado da realidade ou és a realidade?

Bjs,
S

Re: Way to Light

Posted: Wed Oct 03, 2018 6:26 pm
by LightEternal
Boas Sandra,
Ok. Esses pensamentos, esse tipo de raciocínio, essas conversas, provam de alguma forma que um eu real existe?
não, de tudo, por ainda achar que tenho uma crença num "eu" não faz com que o "eu" exista. é uma fantasia, gosto muito do Natal mas sei que a figura do Pai Natal é irreal.
Claro que se desvanece. Nada é permanente! O que é que esperavas que acontecesse?
ah, já percebi, uma convição acaba por ser uma crença também. aparecem dados novos e já fico em xeque outra vez "ah, afinal não era isto..." :)
Repara que uma ilusão não pode ter a convicção de que não existe. Mas isto não se trata de te convenceres.
Trata-se de veres. E assimilares o que estás a ver.
sim, o "eu" que procura a convição é o "eu" que quer ser "não-eu" :D. se ele nunca existiu para começar também não se pode anular :D.
Se um eu fosse real, achas que era preciso estares a convencer-te do que quer que fosse? Um eu real seria mais fácil de encontrar do que os dedos da tua mão.
sem dúvida, temos uma crença quase inata que somos uma entidade independente que não reparamos que ela só parece emergir quando estamos a criar histórias sobre a realidade, histórias que incluem "eu", "meu"...
É bom não é? :)
Aproveita mas não te apegues demasiado ao significado que dás a este tipo de experiências.
não oh, é mais uma. já tenho um portfólio ;)
Sentes-te ligado à realidade ou és o real? Estás separado da realidade ou és a realidade?
ligado, ligado, há uma ligação maior.

bjs

Re: Way to Light

Posted: Thu Oct 04, 2018 10:09 am
by Canfora
Olá Pedro,

Cá estamos nós numa encruzilhada em que não sei bem o que te diga.

Vamos lá fazer um checkpoint.

Como é que respondias a estas perguntas? (podes obviamente responder em PT)

What experiences?

What thinks?

What does?

What is aware?

Bjs,
S

Re: Way to Light

Posted: Thu Oct 04, 2018 8:15 pm
by LightEternal
Viva Sandra,

olha, não sei :(, eu bem tento ver mas parece que ainda não estou lá :(
What experiences?
nada em particular. a consciência está consciente de tudo e é tudo, logo tudo é experienciado como consciência.
What thinks?
ninguém, os pensamentos aparecem no momento presente como qualquer outro fenómeno efémero. não há um criador de pensamentos.
What does?
ninguém, ações acontecem, atividades acontecem mas não há um autor. tudo já acontece por si só. nem há escolha sequer, isso implicaria duas realidades, uma em que viro à esquerda e outra à direita. mas só há uma realidade logo qualquer alternativa ao momento presente é imaginação. quando observado empiricamente o que se vê é um fluir natural de acontecimentos.
What is aware?
a consciência é.


não sei o que me falta. talvez porque aquilo que deve ser visto ultrapassa o meu entendimento. a tal evidência direta do não-eu. mas não sei dizer quando surgirá. aliás parece que quanto mais me esforço mais foge de mim. é natural que assim seja :D. mas também não quero que fiques presa nesta situação, até porque há muitas pessoas a precisar de guia. talvez seja melhor parar um bocado e eu tento seguir o meu caminho. de qualquer modo já tive bons insights desde que estou no fórum por isso acho estou mais perto de ver a verdade :). que achas?

bjs

Re: Way to Light

Posted: Sat Oct 06, 2018 7:18 pm
by Canfora
Olá!

Obrigada pelo teu post.
mas também não quero que fiques presa nesta situação, até porque há muitas pessoas a precisar de guia. talvez seja melhor parar um bocado e eu tento seguir o meu caminho. de qualquer modo já tive bons insights desde que estou no fórum por isso acho estou mais perto de ver a verdade :). que achas?
Se só dizes isto porque estás preocupado com o meu tempo e as pessoas que estão à espera de um guia eu diria que não devias parar por essas razões. Para mim é bastante fácil guiar em português.
Por mim podemos continuar, ao teu ritmo.
Mas se achares melhor parar e voltar depois ou não voltar de todo, deves fazer o que achares melhor.
não sei o que me falta. talvez porque aquilo que deve ser visto ultrapassa o meu entendimento. a tal evidência direta do não-eu. mas não sei dizer quando surgirá. aliás parece que quanto mais me esforço mais foge de mim.
Senhores, tenho a impressão de que ainda não percebeste o que é "aquilo que deve ser visto".
O que é ver?
E o que é que pode ser visto?

Abraço,
S

Re: Way to Light

Posted: Sun Oct 07, 2018 11:14 am
by LightEternal
Bom dia Sandra,
Se só dizes isto porque estás preocupado com o meu tempo e as pessoas que estão à espera de um guia eu diria que não devias parar por essas razões. Para mim é bastante fácil guiar em português.
Por mim podemos continuar, ao teu ritmo.
Mas se achares melhor parar e voltar depois ou não voltar de todo, deves fazer o que achares melhor.
não, na verdade pareceu-me que ficaste um bocado constrangida com o ponto atual. quando disseste "estamos numa encruzilhada que nem sei que te diga", eu pensei "bem, acabaram-se-lhe as ideias" :D e como achei que se calhar estava tipo peso morto e iamos andar em círculos por isso pensei em terminar. mas se tens mais trunfos e inspiração eu continuo com toda a vontade, o que quero mesmo é ver.
O que é ver?
E o que é que pode ser visto?
bem, ver é ver, ver aquilo que é.

o que pode ser visto? aquilo que é, nada mais.

bjs

Re: Way to Light

Posted: Sun Oct 07, 2018 6:22 pm
by Canfora
Viva Pedro,

As minhas ideias são o resultado das tuas respostas. Às vezes não há nada a dizer sobre o que dizes.
bem, ver é ver, ver aquilo que é.

o que pode ser visto? aquilo que é, nada mais.
Ok. E vês um eu? O que é que vês?

bjs

Re: Way to Light

Posted: Sun Oct 07, 2018 9:32 pm
by LightEternal
Boas Sandra,
As minhas ideias são o resultado das tuas respostas. Às vezes não há nada a dizer sobre o que dizes.
bale :). é para veres como já percebo disto hihihi só que infelizmente para aqui o perceber não serve de nada :(. isto só vai lá de marreta :)
E vês um eu? O que é que vês?
não, não vejo nenhuma entidade que esteja a comandar, de facto, os actos, as palavras são efetuadas mas não o são a um nível consciente, não tenho consciência disso, portanto não posso dizer que sou "eu" que estou a fazer ou tenho autoria sobre alguma coisa. alguma coisa deve haver, alguma força, vá lá, mas não sou eu, um eu autonómo, independente?... hum, olha aqui uma crença, eu sinto que não tenho controle sobre as minhas ações a um nível consciente mas acho que ainda acredito que existe alguma entidade atrás dos meus olhos, que eu não a conheço, que eu não a comando, mas que é independente e que controla este corpo.

não me sinto em comunhão com "aquilo que é", "uno", apesar de considerar que tudo está interligado (impossível descortinar uma única causa para um efeito), acho que a "causa Pedro" interage com o resto mas vive, hum, não consigo acabar o parágrafo :0 . não vive não, o Pedro nunca pode existir separadamente. sem o resto não há Pedro, tem de haver Tudo para haver Pedro. O Pedro é Tudo :0

bjs

Re: Way to Light

Posted: Mon Oct 08, 2018 10:01 am
by Canfora
Bom dia Pedro.
não, não vejo nenhuma entidade que esteja a comandar, de facto, os actos, as palavras são efetuadas mas não o são a um nível consciente, não tenho consciência disso, portanto não posso dizer que sou "eu" que estou a fazer ou tenho autoria sobre alguma coisa. alguma coisa deve haver, alguma força, vá lá, mas não sou eu, um eu autonómo, independente?... hum, olha aqui uma crença, eu sinto que não tenho controle sobre as minhas ações a um nível consciente mas acho que ainda acredito que existe alguma entidade atrás dos meus olhos, que eu não a conheço, que eu não a comando, mas que é independente e que controla este corpo.

não me sinto em comunhão com "aquilo que é", "uno", apesar de considerar que tudo está interligado (impossível descortinar uma única causa para um efeito), acho que a "causa Pedro" interage com o resto mas vive, hum, não consigo acabar o parágrafo :0 . não vive não, o Pedro nunca pode existir separadamente. sem o resto não há Pedro, tem de haver Tudo para haver Pedro. O Pedro é Tudo :0
Esta resposta é 100% intelectual.
Pensaste e respondeste.
Também olhaste?
Observaste o que estava aqui e a acontecer antes de responderes?
Esta história sobre ti.
O que é que a torna real?
Este Pedro de quem falas.
Onde está?
O que é?
Observa... o que é que vês?

Bjs
S

Re: Way to Light

Posted: Mon Oct 08, 2018 5:56 pm
by LightEternal
Boas Sandra,
Esta resposta é 100% intelectual.
Pensaste e respondeste.
Também olhaste?
Observaste o que estava aqui e a acontecer antes de responderes?
Esta história sobre ti.
O que é que a torna real?
Este Pedro de quem falas.
Onde está?
O que é?
Observa... o que é que vês?
sim, ao escrever a resposta entrei em contradição e apercebi-me disso. não posso existir separadamente, é impossível.
de imediato comecei a sentir uma comunhão com tudo, logo com o pc à minha frente, mas mais forte que experiências anteriores, e sentia que eu era "o real", aquilo que estava a acontecer.

hoje ainda me sinto assim. quando me perco nos pensamentos tenho a sensação de estar separado, mas quando estou presente sinto-me englobado no que é, é díficil de explicar, parece um filme, vejo todas as figuras em movimento mas têm todas uma certa aura de surrealidade :s. parecem esboços predispostos a desvanecer, tipo como se fossem todos fenómenos temporários. e depois há aqui uma grande compaixão por tudo. e no meu trabalho tem de existir alguma astúcia e eu hoje parecia que estava tudo zen, tudo perfeito :D. até houve algumas situações que tive de corrigir porque estava a beneficiar indevidamente algumas situações :D.

Esta história sobre ti.
O que é que a torna real?
Este Pedro de quem falas.
Onde está?
O que é?
Observa... o que é que vês?
a história sobre mim é falsa, todos os conceitos e significados são pensamentos. mas acho que ainda há aqui uma crença em qualquer "Pedro", porque ainda me perco muito nos pensamentos sabes. quer dizer não tenho interesse neles, mas fico tantas vezes inconsciente que talvez ainda acredite que esses pensamentos se referem a um "eu" verdadeiro, a uma entidade.

mas não encontro a entidade.
não sei o que é, que forma tem, que energia assume.
Observa... o que é que vês?
só vejo aquilo que está a acontecer. nenhum ator.

bjs

Re: Way to Light

Posted: Tue Oct 09, 2018 5:15 pm
by Canfora
Viva Pedro,

Gostei de ler o teu post. Mas volto a dizer-te que isto não tem nada a ver com experiências de unidade, equanimidade, amor ao próximo e coisas que tais, embora essas experiências saibam muito bem. Identifico-me com essa discrição da tua experiência. Embora neste momento, depois de um dia a trabalhar a um ritmo parvo, não me sinta nada assim!
mas acho que ainda há aqui uma crença em qualquer "Pedro", porque ainda me perco muito nos pensamentos sabes.
Explica-me, sff, o que é que achas que estares perdido em pensamentos significa. E como é que isto está ligado à crença num eu.

Bjs