Oi Jorge,
¿Se puede ver claramente eso?, es decir, ¿los sentimientos, pensamientos, etc. no le suceden a un YO?
es decir que simplemente suceden.
Acredito que se realmente tivesse visto isso claramente ,entao nao estaria mais buscando "entender". Mas por outo lado, pensamentos, sentimentos etc sao coisas que acontecem sem minha vontade e controle. Entao que nao tem um eu ou alguma coisa.Nao entendo como posso dizer para voce que um eu nao existe , e ainda nao ver as coisas do jeito que voce vem mostrando.nao entendo o que bloqueia essa visao e fico preocupado com o que voce vai achar ou desistir de me guiar.Porque se digo que sei que um eu nao existe entao seria o fim.
Lo importante es VER por lo menos por un momento que el Yo es una ilusión, que no está ahí, que nunca estuvo, que esto que sucede entonces sucede "automáticamente", sin el más mínimo control, sin la más mínima posibilidad de que sea de otra forma, que realmente no está nadie leyendo ni nadie escribiendo, a pesar de que la lectura, la aparente comprensión, la escritura, todo, todo eso está sucediendo sin una entidad que esté haciendo.
Ver so por um momento, já nao seria o suficiente de ver o que é ilusão? Ou esses momentos de que acho que foi ver claramente foi mais ilusão? Ate aqui posso dizer que é uma ilusão , porque quando se tenta encontrar um eu, encontro pensamentos , sentimentos , sensações, corpo, emoções referente a "mim". E essas coisas nao pode ser alguém porque elas nao estao o tempo todo aqui, vem e vão, nao são palpáveis ou concretas. Por tudo isso nao ser algo palpável, é tudo ilusão?
Porque a ideia de "eu" só aparece dessa forma abstrata, como uma sensação , imagem, pensamentos, Etc... será que vejo a ilusão como se fosse algo real? E se nao é real , o que tem além disso? Posso dizer consciência , e por raras vezes eu entendo que as coisas sao vistas como automáticas.Sei que essa consciência é de forma automática e impessoal igual a visao que se tem deste computador agora, nao tenho escolha para essa visao acontecer. Mas no geral ( pode ate ser um habito), parece ser que tem algo tendo consciência, mas nao se encontra esse algo( Frustrante...).
Luego de ver eso con claridad, la "sensación" de un yo puede aparecer de repente, puede aparecer cuando hay una "reacción" emocional o cualquier otra cosa, pero ya "sabemos" que no hay un Yo, puede que el espejismo se mantenga, pero ya sabemos que es un espejismo, incluso puedes dudar de si es un espejismo o no, pero solo basta ver nuevamente con claridad para darse cuenta que el Yo es una ilusión.
Eu entendo que tudo é visto acontecendo, Mas existem certos pensamentos , sentimentos e emoções, que tomam "conta" da situação e eles nao sao vistos como objetos acontecendo e sim como se fossem uma coisa minha(apesar de eu insistir que sei que nao tem um eu).Ja faz alguns dias que estou com uma angustia ou ansiedade continua, e entao passo algum tempo observando essas sensações e encontro pensamentos de por que, o que fazer, etc.Mesmo que elas diminuam, nesses momento é difícil dar conta de que o eu é uma ilusão.( entende?) Fico pensando que deve ter um "clic" de ver que o eu é uma ilusão ao ponto de nao ter "duvidas" sobre essas coisas.Sim?
Abraço
Rogerio