Sem mais buscas...

Gabi

Sem mais buscas...

Postby Gabi » Sat Jul 09, 2022 2:19 pm

LU is focused guiding for seeing there is no real, inherent 'self' - what do you understand by this? Que o eu, na minha experiência, só surge quando há pensamentos sobre ele... quando estou cônscio dos pensamentos, quando estou alerta, este pensamento eu, perde a força ou mesmo desaparece rapidamente, mas logo surge outro pensamento eu e eu e eu...(assim como consigo pensar com clareza quando surge o medo etc, se estou atento a isso...) Loops

What are you looking for at LU? Desejo de verdade deixar isso ir, soltar (as expectativas de um eu para se realizar)... apenas ser, viver consciente de tudo o que a existência abarca, e usar esta ferramenta social, o eu, quando realmente for necessário... deixar de criar mais histórias irreais sobre o que não existe...

What do you expect from a guided conversation? Uma percepção ou compreensão não apenas conceitual ou intelectual sobre a não realidade de um eu separado daquilo que é na realidade... Cansei de uma busca, aceito e desejo esta boa conversa... Acho que não preciso mais ir para a Índia, ler livros ou enteógenos para aceitar isto!!! Ri Alto aqui com isso...

What is your experience in terms of spiritual practices, seeking and inquiry? Desde os 15 anos de idade eu questionava sobre quem sou, qual a finalidade da vida/existência, lia Nietzsche, mas comecei com Jostein Gaarder (Sophia e Vita Brevis - rindo aqui...) e outros filósofos tbm... Nunca vi lógica na a aceitação de um deus ou uma causa primeira que estivesse separada do resto, apenas a olhar de cima... Nasci em um país católico, Brasil, e sempre observei que pra mim não fez/faz sentido qualquer tipo de prática devocional ou religiosa... Agora tenho 40 anos, aos 34 anos conheci o Xamanismo e Enteógenos, o que me ajudou um pouco, sim :), a respirar e ampliando o repertório, mas sempre apontando para minha própria direção, dentro, onde devo procurar (a verdade) e não fora... Hoje percebo que esta mesma "busca" me drena a energia e me afasta da realidade do que é, da vida, das relações... Estando cônscio quando surgem os pensamentos, sentimentos e emoções - procuro um eu em mim mesmo e nunca acho, mas quando há distração, a máquina "eu" aparece e parece que é real e é ela quem controla a vida, isso me frustra, tomo consciência de que só há frustração, na verdade, respiro... mas estes loops continuam... O que me trás calma e paz é ficar/estar cônscio do que acontece, sempre que a máquina não assume o "controle"... Loops

On a scale from 1 to 10, how willing are you to question any currently held beliefs about 'self?
11

Canfora

Re: Sem mais buscas...

Postby Canfora » Sun Jul 10, 2022 9:02 pm

Viva Gabi, bem vindo ou bem vinda ao fórum da LU. Eu sou a Sandra e vou ser a tua guia.

Obrigada pela tua introdução, deu para ter uma ideia de onde te encontras neste caminho.

Fiquei com a ideia de que sabes que este fórum se foca na ilusão de que existe um eu separado.

O objetivo é verificares por ti, na tua experiência imediata e com o meu apoio, se o eu é real ou não.

Se eu te disser que:

Não existe um eu separado na realidade. Nada no comando, ninguém a controlar, nenhum observador, nenhum dono da vida; tudo o que existe é vida, fluindo livremente como um movimento.

O que é que acontece? Aparece medo? Aparecem dúvidas? Resistência? Frustração? Vontade de gritar e fugir? Algo que diz que isto não vai funcionar? Ou talvez haja uma sensação de uau, alegria, alívio?

Como é que reages?

Um abraço,
S

Gabi

Postby Gabi » Mon Jul 11, 2022 11:32 am

Bom dia Canfora, agradeço muito por vc me responder...
"
Fiquei com a ideia de que sabes que este fórum se foca na ilusão de que existe um eu separado.
"
Sim!

"Se eu te disser que:

Não existe um eu separado na realidade. Nada no comando, ninguém a controlar, nenhum observador, nenhum dono da vida; tudo o que existe é vida, fluindo livremente como um movimento.

O que é que acontece? Aparece medo? Aparecem dúvidas? Resistência? Frustração? Vontade de gritar e fugir? Algo que diz que isto não vai funcionar? Ou talvez haja uma sensação de uau, alegria, alívio?

Como é que reages?"

Agora não houve nenhuma reação , ao ler...mas quando penso sobre, já senti tudo isso , dúvidas resistência e frustração... Sensações no corpo, entre os olhos, um formigamento na cabeça, angústia... Já senti medo em relação à esta questão, hoje sinto que isso é lógico, mas parece que é conceito, há algo aqui se protegendo, é o q percebo...

Estava lendo o livro das 21 conversas de Ilona... Devo parar? Seguia o conselho do LU enquanto aguardava... Ainda ontem ao ler, percebo esta resistência no corpo e nA mente, me vejo pronto p ir além mas, fico nisso.

Vou reler novamente suas palavras e vou verificar sim, e te escrevo novamente.

Não estou mais triste com isso, estou bem física e mentalmente falando, então fique à vontade pra puxar mais ou empurrar...

Vou aprender a citar até lá, prometo! :)

Muita gratidão Canfora!!!!

Gabi

Postby Gabi » Mon Jul 11, 2022 11:58 am

Bom dia Sandra, agradeço muito por vc me responder...
"
"
Sim!

"Se eu te disser que:

Como é que reages?"

Agora não houve nenhuma reação , ao ler...mas quando penso sobre, já senti tudo isso , dúvidas resistência e frustração... Sensações no corpo, entre os olhos, um formigamento na cabeça, angústia... Já senti medo em relação à esta questão, hoje sinto que isso é lógico, mas parece que é conceito, há algo aqui se protegendo, é o q percebo...

Estava lendo o livro das 21 conversas de Ilona... Devo parar? Seguia o conselho do LU enquanto aguardava... Ainda ontem ao ler, percebo esta resistência no corpo e nA mente, me vejo pronto p ir além mas, fico nisso.

Vou reler novamente suas palavras e vou verificar sim, e te escrevo novamente.

Não estou mais triste com isso, estou bem física e mentalmente falando, então fique à vontade pra puxar mais ou empurrar...

Vou aprender a citar até lá, prometo! :)

Muita gratidão Sandra!!!!

Gabi

Postby Gabi » Mon Jul 11, 2022 2:40 pm

Olá, Sandra, agora sei seu nome, perdão, tentei corrigir e postei novamente sem querer... rs

Quero contar uma.coisa que me aconteceu.

Recebi uma má notícia há um mês, e já está tudo em paz ( um irmão que mora longe me disse estar mal de saúde em.consequência da Covid, ele já está bem!)... Mas qnd recebi a notícia , percebi a emoção surgindo, e como me importo com ele, fiquei triste, e estava vindo um desespero, mas no mesmo momento me lembrei, disso tudo que acredito em conceito, e só observei o que passava, como se desativasse a primeira pessoa da questão...

E no mesmo momento tudo perdeu a força, não fiquei desesperada, a tristeza ainda estava lá, mas não havia alguém.triste... Respirei e respondi a mensagem, nos falamos por telefone e eu não me senti mal, falei o que precisava ser dito, o apoiei etc, ele me agradeceu o cuidado e enfim, saí leve...

Estou contando isso para que saiba que é assim que estou enfrentando os acontecimentos... Não me sinto frio, insensível, ainda me importo, não deixei de agir nem fazer o que precisava. Mas coisas assim não me tomam mais como antes, não me tiram uma relativa paz ao observar ou perceber a vida...

Isto foi estranho, mas fez sentido. Ainda faz sentido... Estou lidando assim com os sentimentos de incapacidade, percebendo que não posso controlar a realidade fora ou dentro de mim... Meus pensamentos velhos, muitos deles , estão perdendo força, alguns perderam completamente e não me afetam...

Quando li sua resposta, não senti nada, foi um texto, e não me tocou, não me provocou i suficiente, tanto quanto quando eu estou a pensar sobre isto... Mas enfim, quando investigar te respondo com verdade... Achei que isso é importante e falei.

...

Dei um tempo.e reli, então vou te responder agora:

Sinto um vazio, há um vazio, um espaço, pouco medo, mas não saio daí, não sei o que fazer...

Há amor aqui, amor pela vida, pelo que é verdadeiro, e isto parece verdade porque sinto que não posso.controlar nada...

Gratidão e até!

Canfora

Postby Canfora » Mon Jul 11, 2022 3:42 pm

Olá Gabi.

Obrigada pelos teus posts.
perdão, tentei corrigir e postei novamente sem querer.
Ahah, sim, não te preocupes com este tipo de coisas. Acredita que aqui não podes fazer nada de errado, mesmo que penses que podes :)

Quando eu quero fazer uma Quote:

1 - coloco o cursor neste campo onde estou a escrever, no sítio onde quero que apareça a Quote
2 - seleciono na tua resposta o teu texto com o cursor do rato (o texto fica "preenchido" a azul
3 - carrego em Quote no menu que está em cima do campo branco onde estou a escrever

Espero que isto ajude.
Se achas que ler o livro da Ilona é útil podes continuar à vontade. Só deves parar se começares a sentir que o que estás a ler te está a deixar confuso, ou inseguro ou a bloquear-te de alguma forma. Está à vontade para partilhares dúvidas ou observações sobre o que vais descobrindo enquanto lês.
Não me sinto frio, insensível, ainda me importo, não deixei de agir nem fazer o que precisava. Mas coisas assim não me tomam mais como antes, não me tiram uma relativa paz ao observar ou perceber a vida...
Ao ler o que partilhaste sobre o que aconteceu quando soubeste que o teu irmão não estava bem (ainda bem que tudo se resolveu pelo melhor!) fiquei com a ideia de que és capaz de ter algumas expetativas sobre o que esta exploração pode mudar em ti e na tua vida. As expetativas que temos sobre este processo são normais, mas quando pensamos que o que vai acontecer deve acontecer de determinada maneira e o que acontece é diferente do que pensamos que devia acontecer, acreditamos com mais facilidade que algo está errado, falta qualquer coisa, fizémos qualquer coisa mal, etc. É sempre bom entrar nesta exploração com olhos de criança, como se tudo fosse novo e não soubéssemos nada. Assim, tudo é uma descoberta, como se fosse a primeira vez que passamos por algo ou reparamos em algo.
Meus pensamentos velhos, muitos deles , estão perdendo força, alguns perderam completamente e não me afetam...
Tenho a impressão de que está a passar por um deixar ir, um render-te para a vida e para o que está a acontecer. Ver que um eu separado não existe também é de certa forma um deixar ir de ideias que temos e que não correspondem àquilo que chamamos realidade.
Sinto um vazio, há um vazio, um espaço, pouco medo, mas não saio daí, não sei o que fazer...
Se sentires medo, ou alguma emoção que pareça estar no caminho, sugiro que te sentes com o que está a acontecer e que observes com curiosidade o que se está a passar. Um pouco como farias se um animal de estimação, um amigo, uma criança estivesse ao pé de ti, a precisar da tua atenção, da tua presença. Observa calmamente o que está a acontecer - mesmo que pareça desagradável - e tenta ver o que está por trás disso.

Se for medo, observa se atrás do medo existe um eu que está em perigo, ou que sente o medo.

Se for aquilo a que chamas-te sentimentos de incapacidade, observa o que está presente e verifica se consegues encontrar um eu a quem esses sentimentos pertencem, um eu incapaz.

Acho que o que escrevi acima dá para teres uma ideia do que é que podes fazer se começares a sentir algo que não te deixe prosseguir com esta nossa investigação, mas se tiveres dúvidas ou dificuldades sobre isto ou outra coisa qualquer diz, mesmo que te pareça que é uma coisa simples ou uma parvoíce. Está à vontade.

Vamos falar sobre as tuas expetativas. Imagina que vês que um eu separado não existe. O que é que pensas que vai acontecer? O que é que pensas que vai mudar? Tens algum medo relacionado com isto?

Um abraço,
s

Gabi

Postby Gabi » Mon Jul 11, 2022 10:04 pm

Gratidão, Sandra!

Não estou usando um PC, então vou descobrir ainda como citar... :)

[ Vamos falar sobre as tuas expetativas. Imagina que vês que um eu separado não existe. O que é que pensas que vai acontecer? O que é que pensas que vai mudar? Tens algum medo relacionado com isto? ]

não penso no que vai acontecer, não estou mais me perdendo em ideias de iluminação... Mas acredito que preencherá algo, este vazio que sinto talvez, não acho que nada mudará, não verei luzes ou ouvirei flautas, mas acho que haverá uma.mudança de perspetiva em.relação à vida... Mas hoje não procuro mais pensar sobre conceitos , ideias e rótulos, mais linguagem pensando sobre linguagem...

Para ser franco, o medo de ficar só é o que vinha à mente antes... Mas por isso lhe relatei aquela história, Pq estou consciente que não mudará nada fora, apenas dentro... Acho que tem um peso que carrego, o que vc chamou de deixar ir... Gratidão!

Lerei mais um pouco hoje, o livro, ou vou me retirar para pensar em paz, e verei o que pode surgir, e venho aqui te contar...

Sobre a história de meu irmão, não sei se me expressei bem, mas o que quis dizer é que me senti mais presente e menos desesperado com uma.situação que antes eu perderia a cabeça afundando em emoções... É isso... Até

Canfora

Postby Canfora » Tue Jul 12, 2022 5:43 pm

Olá Gabi!

A maneira como fizeste a citação funciona muito bem assim, está otimo :) Se não for necessário, não precisas de citar nada.
Sobre a história de meu irmão, não sei se me expressei bem, mas o que quis dizer é que me senti mais presente e menos desesperado com uma.situação que antes eu perderia a cabeça afundando em emoções... É isso...
Sim, acho que te expressaste muito bem, sempre que eu tiver dúvidas sobre o que estás a escrever faço perguntas, para que ambos nos possamos entender melhor.
não penso no que vai acontecer, não estou mais me perdendo em ideias de iluminação... Mas acredito que preencherá algo, este vazio que sinto talvez, não acho que nada mudará, não verei luzes ou ouvirei flautas, mas acho que haverá uma.mudança de perspetiva em.relação à vida... Mas hoje não procuro mais pensar sobre conceitos , ideias e rótulos, mais linguagem pensando sobre linguagem...
Não vale a pena pensar em como é que isto será para ti, somos todos diferentes e esta... chamemos-lhe experiência, é diferente para todos.
Para ser franco, o medo de ficar só é o que vinha à mente antes... Mas por isso lhe relatei aquela história, Pq estou consciente que não mudará nada fora, apenas dentro... Acho que tem um peso que carrego, o que vc chamou de deixar ir...
Medo de ficar só como consequência de ver que um eu real não existe? Repara que se é verdade que o eu não existe, tudo o que te aconteceu e acontece, aconteceu e acontece sem este eu. Veres que algo não existe não faz necessariamente com que aconteça algo de negativo. Ou de positivo. É um bocado como quando uma criança se apercebe que o Pai Natal não é real. A ilusão é vista, mas o Natal continua a acontecer.

O nosso objetivo é verificar se um eu real, separado e independente existe. Para o fazer tens de pensar sobre o que para ti é este eu. O que é e onde está.

Vamos tentar definir o que pensas neste momento que é o eu. (é muito provável que as tuas ideias vão mudando, à medida que vais tentando encontrar este eu)

Se eu neste momento te pedir para me mostrares o teu eu, o que é que me mostrarias?

Um abraço,
S

Gabi

Postby Gabi » Tue Jul 12, 2022 8:23 pm

Bom dia,.Sandra!

O que vejo quando procuro é:

Em pensamento, e numa.sensação na garganta, como um habito, um calo, quando procuro é isto que encontro... Eu não consigo definir o que é, mais do que isso, o que é ou onde encontro um eu...

Sinto como andar em círculos sem pisar em nada... Nada além disso...

Canfora

Postby Canfora » Wed Jul 13, 2022 10:43 am

Olá Gabi,

Obrigada pela tua resposta.

O que é que fizeste para procurar um eu? Se procurares um eu agora, o que é que fazes exatamente?

Quando escreves "em pensamento" o que é que queres dizer com isso?

Abraço,
S

Gabi

Postby Gabi » Wed Jul 13, 2022 5:47 pm

Olá Sandra!

O que eu fiz? Investiguei, pensei...

Se eu procurar agora tenho que pensar sobre "eu", aí vem as sensações que falei...

Quero dizer "em pensamento", que o eu é observado ou percebido em pensamento, pensando, ai surge uma sensação, fraca, de estar presente no corpo, na garganta...

E foco e só resta o pensamento "buscar um eu" , apenas pensamento... É irreal pra mim, mas não vivo isso acho...

Gabi

Postby Gabi » Wed Jul 13, 2022 5:55 pm

Fico confuso, angustiado...

Pensamentos de: se a desejo e escolha, já um eu, mas sei que não desejo, não escolho, mas isto surge junto com um eu...

Vejo confusão e angustia, sem saída...

Consigo olhar pra isso, e surgem mais pensamentos contraditórios

Senti uma leve pressão entre os olhos, cócegas , ao procurar ontem é agora... E ouço um zumbido... Não levo isso em consideração, apenas te relatando tudo que vejo...

Gratidão, Sandra, pelo seu tempo...

Canfora

Postby Canfora » Thu Jul 14, 2022 10:41 am

Olá Gabi,

É normal sentires medo ou ansiedade ou confusão ou teres dúvidas e sensações desconfortáveis.
Estás a fazer algo novo, a sair da tua zona de conforto, a afastares-te daquilo a que estás habituado.
E estás a ir muito bem, consigo perceber que sabes observar e descrever o que vês a acontecer aqui, agora.
Fico confuso, angustiado...

Pensamentos de: se a desejo e escolha, já um eu, mas sei que não desejo, não escolho, mas isto surge junto com um eu...

Vejo confusão e angustia, sem saída...
Fico com a impressão de que os pensamentos que tens podem ser negativos, o que te causa sensações desagradáveis?
Será que tens medo que algo de mau aconteça quando vires que o eu não existe?

Tens algum receio de desaparecer, deixar de ser responsável, deixar de poder fazer as coisas normalmente? Ou de não conseguir ver, de falhar? Qual é a história que está a acontecer por trás das sensações e emoções negativas? Consegues perceber?

Espero que o desconforto passe depressa. Não há razão para ter medo. O que se está a passar contigo é semelhante a ser uma criança que acha que há um monsto embaixo da cama ou no armário. A única maneira de ter a certeza que não há é olhando para esses sítios até se ter a certeza que não está lá nada de assustador.

Um abraço,
S

Gabi

Postby Gabi » Fri Jul 15, 2022 1:13 pm

Bom dia Sandra!!!

Estou a pensar... Investigando... Olhando...Por isso a demora!

Vamos lá:
É normal sentires medo ou ansiedade ou confusão ou teres dúvidas e sensações desconfortáveis.
Estás a fazer algo novo, a sair da tua zona de conforto, a afastares-te daquilo a que estás habituado.
E estás a ir muito bem, consigo perceber que sabes observar e descrever o que vês a acontecer aqui, agora.
Bom te ouvir dizer que é normal... Observar e descrever... Se sei fazer isso, tenho que te dizer que sim, tenho boas expectativas sobre o "não eu", seria leviano se não te contasse... Sei que continuamos a viver, cortar lenha, carregar água... Mas acho que virá uma nova visão sobre a vida, sobre o que é falso ou verdadeiro... Penso nisso sim...
Fico com a impressão de que os pensamentos que tens podem ser negativos, o que te causa sensações desagradáveis?
Será que tens medo que algo de mau aconteça quando vires que o eu não existe?
não sinto que são negativos e não acho que irá me acontecer algo de mau... Mas vou investigar mais...
Tens algum receio de desaparecer, deixar de ser responsável, deixar de poder fazer as coisas normalmente? Ou de não conseguir ver, de falhar? Qual é a história que está a acontecer por trás das sensações e emoções negativas? Consegues perceber?
Não tenho receio de desaparecer ou ser responsável pelo fazer, pela vida, isso não tenho, por isso busco...

Sobre não conseguir ver/falhar, acho que sim, quero muito conseguir... Vou investigar o que está por trás!!!!
Espero que o desconforto passe depressa. Não há razão para ter medo. O que se está a passar contigo é semelhante a ser uma criança que acha que há um monsto embaixo da cama ou no armário. A única maneira de ter a certeza que não há é olhando para esses sítios até se ter a certeza que não está lá nada de assustador.
então, sim, continuarei a olhar, sem medo, espero, mas independentemente do que surgir, seguirei firme, estou bem, e agradeço sua ajuda, viu?

Quando tiver mais coisas, volto aqui pra compartilhar... Até lá, fique à vontade para falar... O que quiser, se achar que preciso de mais algum ponteiro direção empurrão ou "tapa", por favor não hesite, está bem? Kkkkk

Um abraço e gratidão!!!!

Gabi

Postby Gabi » Fri Jul 15, 2022 1:15 pm

Avançooooooo... Aprendi a citar, acho eu... Na verdade há um achar... :)

Até!!

Return to “Português”