Olá Viajante,
Entendo que a ilusão é a impressão de ser essa pessoa, separada do todo, que toma suas próprias decisões.
Esta impressão é uma ilusão? Ou é algo que verdadeiramente sentes?
Se sentes esta impressão onde é que ela parece estar? Como é que ela é?
Imaginava que seria desfeita essa separação, passando a ter a nítida impressão de ser o todo, ou o nada (nesse caso apenas observando a vida seguir seu caminho).
Neste momento tu não és um eu separado. Assim sendo, porque é que a tua experiência - que não é pessoal - iria mudar?
Uma criança até certa idade não tem a impressão de ser algo separado. Mas também não consegue viver a vida como alguém que tem a impressão de ser separado vive. Preferias ser como uma criança e não ter a noção de seres um eu? Achas que isso seria o melhor para ti? A mim dá-me a impressão de que por trás desta expectativa de ter a nítida impressão de ser o todo ou o nada existe um desejo de escapar à presente experiência. Dirias que é isso que se passa? Que preferias ter uma experiência diferente da que estás a ter?
Ontem a noite antes de dormir tive um estalo - "eu" não posso ser alguma coisa, pois isso implica em duas coisas distintas, o "eu" e essa alguma coisa. Existe apenas o ser (verbo).
Sim, mas estás a usar a lógica para te convenceres de que não és um eu separado. É mais simples veres se isto é verdade ou não.
Apesar desse estalo, ainda não existe aquela certeza absoluta de que o "eu" é apenas uma ideia, a certeza que tive naquela experiência de no-self. Também percebo como a mente continua lutando para entender as coisas - "existe apenas o ser, mas ser o que? ser essa pessoa?!". Chega a ser engraçado :)
Exatamente! Quando usas a lógica as dúvidas continuam! E sim, é engraçado :) A lógica é o que cria a ilusão. Também é o que te tenta convencer de que o eu é uma ilusão. Quando lhe dás ouvidos pode ser muito confuso.
Não tenho a nítida impressão de ser o todo (ou o nada), mas acho que também não tinha a nítida impressão de ser esse corpo, era mais a ideia de ser esse corpo.
Não sei se percebo o que queres dizer. Neste momento pensas que és o corpo?
A experiência em si aparentemente não mudou, mas existe uma tendência menor em verbaliza-la.
A experiência são as sensações, as percepçãos, os pensamentos? Se sim, é normal que pareça que não muda uma vez que as sensações, as percepçãos, os pensamentos estão sempre a acontecer e são familiares.
Muito obrigado por estar me ajudando, Sandra!
É um prazer. Tenho a impressão de que estás mais descontraido no que diz respeito a esta busca. Isso é bom. O impulso de saber, de procurar, pode ser muito cansativo.
Abraço,
S