Vamos fazer um pequeno exercício que eu penso que pode ajudar:
Agarra em qualquer coisa - um copo, uma caneta, um papel.
(fazer de conta não vale! faz mesmo a experiência!)
Responde a estas 3 perguntas:
1. O que é que estás a ver?
2. O que estás a ver é real?
3. Como é que sabes que o que estás a ver é real?
Preciso de ajuda pra me libertar!!
- magicvieira
Re: Preciso de ajuda pra me libertar!!
Agarrei num castiçal que estava aqui na minha beira na mesa.
Estou a ver um objeto construido há muito tempo...
sim é real...
Sei que é real porque é palpável , consigo vê-lo e senti-lo nas mãos...
Estou a ver um objeto construido há muito tempo...
sim é real...
Sei que é real porque é palpável , consigo vê-lo e senti-lo nas mãos...
Sim, o castiçal é real porque é possível vê-lo e senti-lo.Sei que é real porque é palpável , consigo vê-lo e senti-lo nas mãos...
O castiçal está presente na tua experiência - aqui e agora.
Não precisas de pensar no castiçal para saber que está aqui, que existe.
Continuemos com outra coisa:
Deves ter mais ou menos uma ideia de como o Batman é:

1. O Batman é real?
2. Como é que sabes se é real ou não? Qual é a diferença entre o castiçal e o Batman?
- magicvieira
1- não
2- digo que o batman não é real porque só o consigo ver na televisão, ficção assim como outras personagens similares inventadas para entretenimento....
O castiçal eu consigo apalpá-lo e tê-lo nas mãos e também vê-lo perto de mim, o batman apenas o vejo a partir de um aparelho eletrónico, a televisão...
2- digo que o batman não é real porque só o consigo ver na televisão, ficção assim como outras personagens similares inventadas para entretenimento....
O castiçal eu consigo apalpá-lo e tê-lo nas mãos e também vê-lo perto de mim, o batman apenas o vejo a partir de um aparelho eletrónico, a televisão...
Ok, perfeito.
Se eu te pedir para encontrares e descreveres o castiçal fazes isso com a maior das facilidades.
O castiçal pode ser visto e sentido.
Aquilo de que estamos à procura - aqui e agora - é de um eu separado, uma entidade que seja aquilo a que te referes quando dizes "eu".
Se este eu existe, tem que ser tão fácil de encontrar e tão real como o castiçal ou as outras coisas que te rodeiam. Tem que estar onde tu pensas que ele está e tem que ser tão real como o castiçal.
Consegues encontrar um eu que seja tão real como o castiçal?
Se a resposta for sim, o que é este eu e como é que sabes que é um eu?
Se eu te pedir para encontrares e descreveres o castiçal fazes isso com a maior das facilidades.
O castiçal pode ser visto e sentido.
Aquilo de que estamos à procura - aqui e agora - é de um eu separado, uma entidade que seja aquilo a que te referes quando dizes "eu".
Se este eu existe, tem que ser tão fácil de encontrar e tão real como o castiçal ou as outras coisas que te rodeiam. Tem que estar onde tu pensas que ele está e tem que ser tão real como o castiçal.
Consegues encontrar um eu que seja tão real como o castiçal?
Se a resposta for sim, o que é este eu e como é que sabes que é um eu?
- magicvieira
Se eu digo que o castiçal é real porque o vejo de perto e sinto-o, a mesma coisa comigo, eu vejo-me no espelho e se me mordiscar sinto....portanto sou eu, porque também vejo e sinto.....e se o castiçal tem um " eu" porque é apalpado e observado...eu também tenho porque sinto as coisas apalpo e vejo...
Vês um corpo no espelho.eu vejo-me no espelho
Esse corpo é o eu?
Ou é um corpo?
Olha para as tuas mãos.
Estás a ver um eu ou umas mãos?
- magicvieira
é um corpo... sendo que estou a ver umas maos, em vez de um eu
Sim. Olhamos para o corpo ou pensamos "é o meu corpo", o que faz com que nos identifiquemos com o corpo. Parece que o corpo é o eu, que existe um eu dentro do corpo. Mas se observarmos o corpo e se pensarmos no que o corpo é, é possível perceber que o corpo não é o eu.
A linguagem tem um papel muito importante nesta ilusão. Dizemos "o meu braço", "eu sou...", "eu penso...", "eu faço..." e parece que o eu é mais do que uma palavra, um conceito.
Escola, por exemplo, é uma palavra que "aponta" para um edificio com determinadas características, que serve para determinadas funções. Mas escola - uma coisa com características próprias que é uma escola - não existe.
Equador, é uma palavra que "aponta" para uma linha imaginária que está no centro da Terra. O Equador só existe como um conceito, um pensamento, uma palavra.
Brasil, é uma palavra que "aponta" para um local específico, mas o Brasil só existe como um conceito. Se fores até uma das fronteiras do Brasil, não vais encontrar o local onde o Brasil acaba e outro país começa.
Não sei se estou a ajudar ou a complicar. Quais são os teus pensamentos sobre isto tudo?
A linguagem tem um papel muito importante nesta ilusão. Dizemos "o meu braço", "eu sou...", "eu penso...", "eu faço..." e parece que o eu é mais do que uma palavra, um conceito.
Escola, por exemplo, é uma palavra que "aponta" para um edificio com determinadas características, que serve para determinadas funções. Mas escola - uma coisa com características próprias que é uma escola - não existe.
Equador, é uma palavra que "aponta" para uma linha imaginária que está no centro da Terra. O Equador só existe como um conceito, um pensamento, uma palavra.
Brasil, é uma palavra que "aponta" para um local específico, mas o Brasil só existe como um conceito. Se fores até uma das fronteiras do Brasil, não vais encontrar o local onde o Brasil acaba e outro país começa.
Não sei se estou a ajudar ou a complicar. Quais são os teus pensamentos sobre isto tudo?
- magicvieira
sobre o corpo é verdade a linguagem usámos constantemente no cotidiano, a minha mão, o meu pé, etc... então devo referir como o pé em vez de o meu pé ? mas o corpo então pertence a quem ? ou não há ninguém a que ele deva pertencer ?
a da escola não percebi muito bem, mas da linha imaginária- Equador sim, fui ensinado a pensar que existe uma linha que divide o planeta, o Brasil a mesma coisa, entre outros país , só sabemos que acaba porque nos disseram, o que na verdade nenhum país então acaba, sendo tudo uma só coisa ?
a da escola não percebi muito bem, mas da linha imaginária- Equador sim, fui ensinado a pensar que existe uma linha que divide o planeta, o Brasil a mesma coisa, entre outros país , só sabemos que acaba porque nos disseram, o que na verdade nenhum país então acaba, sendo tudo uma só coisa ?
- magicvieira
sobre o corpo é verdade a linguagem usámos constantemente no cotidiano, a minha mão, o meu pé, etc... então devo referir como o pé em vez de o meu pé ? mas o corpo então pertence a quem ? ou não há ninguém a que ele deva pertencer ?
Eu diria que não existem países, nem fronteiras, a não ser nos mapas e nas indicações onde colocaram os nomes que foram dados a determinados sítios. A separação entre países, a existência de países - em termos práticos - não existe e é aceite como sendo real por razões culturais, políticas, práticas. O mundo não é uma coisa só? Existem muitas coisas diferentes no mundo, mas elas são o mundo, não estão separadas umas das outras.a da escola não percebi muito bem, mas da linha imaginária- Equador sim, fui ensinado a pensar que existe uma linha que divide o planeta, o Brasil a mesma coisa, entre outros país , só sabemos que acaba porque nos disseram, o que na verdade nenhum país então acaba, sendo tudo uma só coisa ?
Uma árvore que está num bosque pertence a alguém? Ou uma gaivota, ou um peixe, ou uma nuvem? Um corpo faz parte da natureza, do todo ou está separado do todo?sobre o corpo é verdade a linguagem usámos constantemente no cotidiano, a minha mão, o meu pé, etc... então devo referir como o pé em vez de o meu pé ? mas o corpo então pertence a quem ? ou não há ninguém a que ele deva pertencer ?
- magicvieira
acho que faz parte do todo, não pertencemos a ninguém mas somos um todo ?
Achas que pertences a alguém?
- magicvieira
não... pertenço a ninguém, nós pensamos que pertencemos , mas isso é o apego... é diferente claro