Olá Sandra,
Porque é que dizes os meus pensamentos? Os pensamentos só podem pertencer-te se o pensador existir. Onde é que está este eu que é suposto estar a pensar?
Consegues vê-lo?
Esse fluxo de pensamentos parece formar esse sentimento da existência de um "eu". Hoje atravessando a rua tive a 'percepção' do pensamento fazendo o meu 'eu'. Mas agora escrevendo 'eu' olho em volta e … estou lá ou melhor dizendo aqui. Já tive isso antes mas não tão claro como hoje de ver que o meu self é um pensamento. Confesso que gostaria de ter algum tipo de epifania, mas mais importante ainda que esse insight fosse permanente. Do jeito que esta é como um fraco vaga-lume na noite escura.
De onde vêm os pensamentos?
Boa pergunta! É um fluxo, a atividade cerebral produz esse fluxo de associações, memórias, etc… tal como o coração tem a sua atividade, os rins, o fígado o cérebro esta produzindo pensamentos. Essa hipótese parte do pressuposto de que não existe consciência sem atividade cerebral.
Para onde vão?
Desaparecem. As vezes é difícil lembrar de alguma coisa interessante que se pensou, eu tomo nota do que posso.
Um pensamento pensa?
Metapensamento ? Ou talvez pensar sobre o pensamento. Sim o pensamento pensa sobre o pensamento.
É possível controlar os pensamentos? Consegues não pensar durante os próximos 10 minutos ou ter só pensamentos felizes durante o resto do dia?
O controle dos pensamentos parece muito difícil. Parece que para os meditadores avançados é possível pensar só quando querem ou precisam, algo para arahants que é o último estâgio de despertar do budismo teravada. Eu não consigo para de pensar ou ter apensa 'pensamentos felizes', mas é possível cultivar sentimentos positivos brahmavihāras (bondade ou benevolencia, compaixão e equanimindade). A prática de metta (compaixão) meditação e uma fonte de felicidade e satisfação muito grande, cria uma sensação de leveza no dia-a-dia. Merece lembrar que 'brain storming' ou outras tecnicas para 'induzir' certo tipo de pensamentos, não controlamos realmente o pensamento, mas criamos condicoes para o pensamento ir numa direcao, digamos assim interessante.
Me parece cada vez mais que o melhor é observar, baixar os filtros e
observar sem embarcar na historia que desenvolvemos ou pelos ser um
personagem melhor nessa historia. Pelo menos tentar eu tento. Se nao
tiver 'eu' na formula, talvez fique mais facil.
Abraços,
Guga