Guia português disponível.

Canfora

Re: Guia português disponível.

Postby Canfora » Mon Aug 04, 2014 3:23 pm

Olá Guga,
Se uma vez realizada a percepção do no-self ela não volta mais, como você relatou.
A crença pode não voltar mais. Mas selfing continua a acontecer. Selfing = a identificação com um eu, o centro imaginário à volta do qual tudo parece gravitar. É uma questão de condicionamento e hábito. A história não acaba quando se vê que a personagem principal é imaginária.
Você mostra o caminho, mas sou eu que tenho que cruzar o portal.
Sim, o trabalho de olhar é todo teu, eu só aponto o dedo :)

Olhando para o teu post, aquilo que percebo é que tu não encontras um eu na realidade mas pensas que o eu existe. É isso que se passa? Se é, precisamos de ver o que é que faz com que penses que o eu existe, o que está por trás da identificação com o eu. É um bocado como um truque de magia. Quando se vê o mágico fazer o truque, parece real. Quando se vê como o truque é feito, por muitas vezes que o mágico faça o truque parecer real é impossível acreditar na ilusão.

Vamos então continuar a descosntruir esta crença no eu...
Observo é não há eu, mas volto a escrever e esta de volta.
O eu é algo que aparece e desaparece?
Consegues olhar para este eu que volta e descrevê-lo?

Abraço,
Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Wed Aug 06, 2014 12:07 pm

Olá Sandra,

Estou na roça de novo e a conexão a internet ainda não esta funcionando. A compania prometeu consertar, mas nao antes de 15 de agosto ! Agora estou de passagem para visitar um parente da minha mulher e parei numa biblioteca publica da cidade mais proxima para ler as mensagens de email. Obrigado pela última resposta, sinto que estamos perto de alguma coisa. Vou responder com calma e refletir sobre o que você escreveu. Estarei de volta a minha casa na próxima segunda-feira.

Abraço forte,

Guga

Canfora

Postby Canfora » Wed Aug 06, 2014 4:40 pm

Olá Guga, obrigada por me dizeres o que se passa.
Um grande abraço para ti também,
Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Mon Aug 11, 2014 9:58 pm

Hi Sandra,

Estou de volta a cidade. Desculpe a interrupção sem aviso.
A crença pode não voltar mais. Mas selfing continua a acontecer. Selfing = a identificação com um eu, o centro imaginário à volta do qual tudo parece gravitar. É uma questão de condicionamento e hábito. A história não acaba quando se vê que a personagem principal é imaginária.

OK, a história não acaba, mas sabendo-se que a personagem principal é imaginária, em princípio você esta livre da história. Como se fosse um ator num filme ou numa peça de teatro. Essa metáfora não é tão simples por que você é a personagem e aqui é a vida real. Se "selfing" acontece como não ser tragado pela história novamente ? Eu tenho momentos de muita paz, mas tensão f
ísica e mental circulam dentro de mim todos os dias com grande intensidade as vezes. Eu vivencio esse drama de "existir" e por isso que quero descobrir a ficção. Mas descobrir mesmo, isto é ter o insight, até lá parece tudo muito intelectual.

Olhando para o teu post, aquilo que percebo é que tu não encontras um eu na realidade mas pensas que o eu existe. É isso que se passa? Se é, precisamos de ver o que é que faz com que penses que o eu existe, o que está por trás da identificação com o eu. É um bocado como um truque de magia. Quando se vê o mágico fazer o truque, parece real. Quando se vê como o truque é feito, por muitas vezes que o mágico faça o truque parecer real é impossível acreditar na ilusão.

Vamos então continuar a descosntruir esta crença no eu...
Sei que o eu é uma ilusão, mas por obra e graça do pensamento, da racionalidade. A psicologia cognitiva esta provando que o ego é uma ilusão (inútil ?) criada pela evolução da mente. Eu observo, eu me questiono: O que é o eu ? O que é essa realidade em que vivemos ? Mas ainda não mordi a fruta. Ainda não vi o truque, sei que ele existe. As vezes até tenho medo disso, mas sigo em frente, não dá para voltar atrás...
O eu é algo que aparece e desaparece?
Consegues olhar para este eu que volta e descrevê-lo?
No mais das vezes é a sensação de que aparece e desaparece. Ultimamente, mais e mais observo minhas ações e percebo que elas acontecem sem que eu esteja por trás delas. É como uma testemunha. O eu que volta é esse que esta falando com você. O meu eu é o fluxo dos meus pensamentos. Quando tenho silêncio ele não esta aqui. Ainda não estou livre dele ou melhor dizendo, ele ainda não esta livre da ilusão de ser. As vezes consigo ter pensamentos como se fosse de outra pessoa real ou imaginária. Parece loucura, mas acontece vez por outra.

Abraços,

Guga

Canfora

Postby Canfora » Tue Aug 12, 2014 9:51 pm

Viva Guga!
O meu eu é o fluxo dos meus pensamentos.
Porque é que dizes os meus pensamentos? Os pensamentos só podem pertencer-te se o pensador existir. Onde é que está este eu que é suposto estar a pensar?
Consegues vê-lo?
De onde vêm os pensamentos?
Para onde vão?
Um pensamento pensa?
É possível controlar os pensamentos? Consegues não pensar durante os próximos 10 minutos ou ter só pensamentos felizes durante o resto do dia?

Abraço, Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Tue Aug 12, 2014 11:43 pm

Olá Sandra,

Porque é que dizes os meus pensamentos? Os pensamentos só podem pertencer-te se o pensador existir. Onde é que está este eu que é suposto estar a pensar?
Consegues vê-lo?
Esse fluxo de pensamentos parece formar esse sentimento da existência de um "eu". Hoje atravessando a rua tive a 'percepção' do pensamento fazendo o meu 'eu'. Mas agora escrevendo 'eu' olho em volta e … estou lá ou melhor dizendo aqui. Já tive isso antes mas não tão claro como hoje de ver que o meu self é um pensamento. Confesso que gostaria de ter algum tipo de epifania, mas mais importante ainda que esse insight fosse permanente. Do jeito que esta é como um fraco vaga-lume na noite escura.

De onde vêm os pensamentos?
Boa pergunta! É um fluxo, a atividade cerebral produz esse fluxo de associações, memórias, etc… tal como o coração tem a sua atividade, os rins, o fígado o cérebro esta produzindo pensamentos. Essa hipótese parte do pressuposto de que não existe consciência sem atividade cerebral.
Para onde vão?
Desaparecem. As vezes é difícil lembrar de alguma coisa interessante que se pensou, eu tomo nota do que posso.
Um pensamento pensa?
Metapensamento ? Ou talvez pensar sobre o pensamento. Sim o pensamento pensa sobre o pensamento.
É possível controlar os pensamentos? Consegues não pensar durante os próximos 10 minutos ou ter só pensamentos felizes durante o resto do dia?
O controle dos pensamentos parece muito difícil. Parece que para os meditadores avançados é possível pensar só quando querem ou precisam, algo para arahants que é o último estâgio de despertar do budismo teravada. Eu não consigo para de pensar ou ter apensa 'pensamentos felizes', mas é possível cultivar sentimentos positivos brahmavihāras (bondade ou benevolencia, compaixão e equanimindade). A prática de metta (compaixão) meditação e uma fonte de felicidade e satisfação muito grande, cria uma sensação de leveza no dia-a-dia. Merece lembrar que 'brain storming' ou outras tecnicas para 'induzir' certo tipo de pensamentos, não controlamos realmente o pensamento, mas criamos condicoes para o pensamento ir numa direcao, digamos assim interessante.

Me parece cada vez mais que o melhor é observar, baixar os filtros e
observar sem embarcar na historia que desenvolvemos ou pelos ser um
personagem melhor nessa historia. Pelo menos tentar eu tento. Se nao
tiver 'eu' na formula, talvez fique mais facil.

Abraços,

Guga

Canfora

Postby Canfora » Wed Aug 13, 2014 10:29 pm

Olá Guga,
Um pensamento pensa?
Metapensamento ? Ou talvez pensar sobre o pensamento. Sim o pensamento pensa sobre o pensamento.
Para lá de pensar sobre isto e olha! Acreditas que os pensamentos são pensados por ti... mas isto é verdade? Este pensador existe? Consegues ver este pensador?

É um pensamento que está a pensar o pensamento seguinte? O pensamento "banana" pensa o pensamento "mar"?

O que é que vês a pensar?

Abraço, Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Thu Aug 14, 2014 11:47 pm

Olá Sandra,
Para lá de pensar sobre isto e olha! Acreditas que os pensamentos são pensados por ti... mas isto é verdade? Este pensador existe? Consegues ver este pensador?
Se os pensamentos não são pensados por 'mim', por quem ou pelo 'o que' os pensamentos são 'pensandos' ? Essa é a primeira pergunta que emerge. Sei que o que esta em questão aqui é a percepção direta dessa realidade e não estamos interessados em filosofias. Não consigo ver esse pensador, exceto no espelho, mas fico a espreita o dia inteiro todos os dias, observando e . . . as coisas não as mesmas. Mas essa percepção de se é como um personagem de ficção eu não tenho.
Consegues ver este pensador?
Eu não 'vejo' esse pensador é a sensação de que 'eu' existo e estou no centro dessa vida. Entendo o fenômeno do 'selfie' que você descreve, mas não é o que acontece comigo.
Este pensador existe? Consegues ver este pensador?
Honestamente, eu não sei o que realmente 'existe'. Há pensamentos, eles vem e vão. Estou convencido de que o conceito do 'eu' como em geral é entendido é incorreto. E acho que é possível experienciar o não-eu, dado as melhores referências que tenho e algumas experiências que me aconteceram.
É um pensamento que está a pensar o pensamento seguinte? O pensamento "banana" pensa o pensamento "mar"?

O que é que vês a pensar?
Se "banana" pensasse "mar" não seria nem uma rima. Pensamentos acontecem, quem esta a pensar ? Na maior parte do tempo sou eu. Mas fico confuso facilmente quando foco nesse eu. O que sou eu, é frágil.

Essa "resistência" ao click da ilusão do eu esta acontecendo deve ser natural ou então teríamos mais gente que alcançou 'stream-entry' e talvez fosse uma idéia mais comum entre nós. Não sei o que fazer, além de me perguntar e observar o que se passa dentro de mim, meus sentimentos, meus estados de espírito, meus pensamentos.
Abraços,

Guga

Canfora

Postby Canfora » Fri Aug 15, 2014 3:10 pm

Olá Guga,
Não consigo ver esse pensador, exceto no espelho
Com isto queres dizer que o corpo é um eu que pensa?
Quando olhas para o espelho onde é que está este eu exatamente?

Abraço, Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Fri Aug 15, 2014 10:49 pm

Olá Sandra,
Com isto queres dizer que o corpo é um eu que pensa?
Quando olhas para o espelho onde é que está este eu exatamente?
Não o corpo não é um 'eu' que pensa. O corpo é parte desse agregado que faz parte desse 'eu'. "Eu não tenho um corpo, o corpo faz parte do eu sou", era a minha reflexão sobre como o problema do corpo e desse ego. Olho para o espelho e vejo a minha cara, isso me identifica para os outros e para mim. Corte-me a cabeça e o resto do meu corpo podia pertence a muitas outras cabeças. Olho para o meu pé, e pergunto-me: estará o meu eu ali ? Claro que não, é só o meu pé, repito o mesmo processo para outras partes do corpo. E não encontro o meu eu lá, apesar de estar aqui comigo. Com esses exercícios de me perguntar o que sou eu, ou onde esta o eu, sinto um tensão. Algo como um cachorro tentando morder o prórprio rabo. Se o cachorro morde rabo descobre que o rabo não era alguma coisa exterior e fora do corpo dele, provavelmente ele vai ter uma pequena dor com a mordida e depois ficará em paz, sem ficar correndo atrás do próprio rabo. Eu sou esse cachorro, mas o rabo não esta lá, eu não encontro o rabo, eu não vejo o rabo.

Como ir além dessa tensão que se interpõe que parece bloqueiar a realização do que realmente existe ?

Canfora

Postby Canfora » Sat Aug 16, 2014 7:32 pm

Olá, Guga!
Como ir além dessa tensão que se interpõe que parece bloqueiar a realização do que realmente existe ?
Quando olhas para o mundo, não está tudo "desbloqueado"? Tudo disponível para ser visto, realizado - no aqui e agora?

Se sentes que há um bloqueio olha para a causa. É realmente um eu que se sente bloqueado? Este eu está aqui presente? Ou tanto o eu como o bloqueio são uma história sobre o que se está a passar agora?

Consegues ver que ao mesmo tempo que em pensamentos há uma história sobre um eu bloqueado, na realidade há uma série de coisas a acontecer que não tem nada a ver com esta história?

Sem essa história, o que é que está a acontecer? O que é que existe? O que é real?

Abraço, Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Sun Aug 17, 2014 10:59 pm

Ola Sandra,
Quando olhas para o mundo, não está tudo "desbloqueado"? Tudo disponível para ser visto, realizado - no aqui e agora?
Nem tudo que é visto é "realizado". As aparências enganam, o que eu entendo por realizar o eu é penetrar na sua aparência.
Se sentes que há um bloqueio olha para a causa. É realmente um eu que se sente bloqueado? Este eu está aqui presente? Ou tanto o eu como o bloqueio são uma história sobre o que se está a passar agora?

Consegues ver que ao mesmo tempo que em pensamentos há uma história sobre um eu bloqueado, na realidade há uma série de coisas a acontecer que não tem nada a ver com esta história?
Não sei qual é a causa dessa sensação de bloqueio. Não é o eu que se sente bloqueado, mas existe uma sensação de bloqueio quando eu tento ver o que essa experiência de ter um eu, de se sentir um eu.
Sem essa história, o que é que está a acontecer? O que é que existe? O que é real?
Não sei com absoluta certeza se essa sensação de "bloqueio" não é mais uma das intermináveis histórias com que enchemos nossas vidas. Eu busco ver o que é essa sensação de alguém ou algo no centro da minha vida. E não sei o que pode existir por trás disso, creio mesmo que não existe nada por trás disso como a doutrina não-self ensina. O melhor julgamento que eu tenho é que a sensação de bloqueio esta a acontecer quando eu observo o que é eu e me esforço para perceber com que ou que esta acontecendo o momento. O que existe ou o que é real para mim é apenas o que esta no campo da consciência em um dado momento, outros "reais" existem no campo intelectual como pensamentos. Por exemplo, eu nunca fui a Austrália, mas confio baseado em fonte segura de que a Austrália existe e mesmo assim se eu for a Austrália o que vai existir para mim serão percepções no campo da consciência.

Porém eu não percebo a sensação de um "eu" do mesmo modo que percebo um som, uma imagem ou um sabor. A sensação do eu esta no centro de todas as outras sensações, não é "vista" apenas como mais uma percepção no campo da consciência como as outras.

Abraço,

Guga
PS: Desculpe responder apenas hoje. Ontem a noite a internet estava terrivelmente lenta quando voltei para casa.

gugabuga

Postby gugabuga » Mon Aug 18, 2014 2:24 pm

Oi,
O melhor julgamento que eu tenho é que a sensação de bloqueio esta a acontecer quando eu observo o que é eu e me esforço para perceber com que ou que esta acontecendo o momento.
correcao: O melhor julgamento que eu tenho é que a sensação de bloqueio esta a acontecer quando eu observo o que é o eu e me esforço para perceber como ou o que esta acontecendo no momento que eu observo o eu.

abracos,

Guga

Canfora

Postby Canfora » Tue Aug 19, 2014 12:38 am

Olá Guga,
o que esta acontecendo no momento que eu observo o eu
Consegues observar o eu? Onde é que está este eu que pode ser observado? O que é que faz este eu ser real, existir?

Abraço, Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Wed Aug 20, 2014 1:40 pm

Oi Sandra,
Consegues observar o eu? Onde é que está este eu que pode ser observado?
Não é possivel observar o eu, com o sentido de ver. O que acontece é voltar a atenção para essa sensação de 'eu aqui e agora'. Eu separado de todo o resto que existe no campo da consciencia. Um som não é um cheiro, um cheiro não é uma imagem e o 'eu' não é nada disso. Parece ser um pensamento. Como que usando pensamentos, como onde esta o eu, existe o eu e etc... vou 'ver' que o eu não existe ? Um pensamento tentando pegar outro pensamento.
O que é que faz este eu ser real, existir?
Eu não sei o que faz ele existir, percebo ele aqui, sinto que estou aqui. Eu me pergunto: aqui onde ? Estranhamente para dentro do meu corpo.

Abraço,

Guga
P.S Desculpe por nao responder ontem. Novamente foi o mesmo problema, chega-se tarde em casa, tem que dar atenção a família e nao se abre o computador. Responderei do trabalho.

Return to “Português”