Vida real

Airton

Re: Vida real

Postby Airton » Mon Dec 14, 2020 5:37 pm

Ola, Sandra.
A investigação me deixou bem confuso, leituras pertinente ao tema experiência de outros ,nossa .Parei de ler ouvir vídeos sobre
Seguindo mais as orientações da investigação de olhar pensamentos ficar mais no sentir deu uma clareada ,
O fluxo de pensamentos são uma loucura , não param trazendo sensações , sensações trazendo pensamento , como vc disse mesmo .qdo percebe que não os controla rola um distanciamento.
Outra coisa tbm que percebe que não irão parar , não são produzido por um eu , o eu tbm só um senso adiquirido é um pensamento tbm , outra coisa que percebe é que roubam o momento tiram energia qdo não são visto com distância ,mas tbm não dá pra ficar só olhando os pensamentos né, depois que percebe que não são pessoais , e que não irão parar tendência é perderem crédito.
Não acredito que o eu vá desaparecer , acho que qto mais atento tiver , aos pensamentos e perceber que eles ficam ligados a um condicionamento mais expontaneidade rola .
Abraço Sandra.

Canfora

Postby Canfora » Fri Dec 18, 2020 3:00 pm

Olá Airton,
Não acredito que o eu vá desaparecer
O que é este eu exatamente e onde está?

Em relação aos pensamentos, dirias que só têm aspetos negativos? Ou pensar tem as suas vantagens :) ?

Abraço
S

Airton

Postby Airton » Mon Jan 11, 2021 1:54 am

Ola, Sandra.

O que é este eu exatamente e onde está?
O EU não é real é uma idéia um pensamento que toma posse do corpo e que vai se ficando mais forte com o tempo , uma ilusão que não dá pra encontrar fora do pensamento.

Em relação aos pensamentos, dirias que só têm aspetos negativos? Ou pensar tem as suas vantagens :) ?
Pensamentos eles tem uma distância depois de ver que não tem um eu que os produz , mas eles ficam ali vindo indo , tanto negativo , como positivo , a vantagem é não se envolver tanto com eles . passam .
Abraço ,Sandra.

Canfora

Postby Canfora » Mon Jan 11, 2021 5:01 pm

Viva Airton,
pensamento que toma posse do corpo e que vai se ficando mais forte com o tempo ,
Tens a certeza de que um pensamento toma posse do corpo? Ou fica mais forte com o tempo?

O que é que um pensamento pode fazer exatamente? O pensamento "amarelo" por exemplo. Se pensares "amarelo" e observares, vês que este pensamento pode fazer alguma coisa? E tomar posse do corpo ou ficar mais forte com o tempo?

Abraço
Sandra

Airton

Postby Airton » Wed Jan 20, 2021 1:41 am

Ola, Sandra.
Grato por sua paciência Sandra , espero que esteja tudo bem .
Pensamento , pode só descrever uma sensação ,nomear as sensações que percebe ,o pensamento não toma posse do corpo ele pode rótular , mas não pode possuir algo ,como o exemplo que deu " pensamento AMARELO " é um rótulo .
Mas acho que com o tempo ele pode virar uma crença , no caso Aki 50 anos , a rotina fortalece a crença em "eu * que possui corpo , família profissão . O meio que se vive tbm enfim tudo reforça a crença . Uma crença que está a cair por terra.
Abraço.

Canfora

Postby Canfora » Thu Jan 28, 2021 7:14 pm

Olá Airton, espero que esteja tudo bem contigo, por aqui o país está de quarentena, de momento somos dos países que estão a ser mais afetados pelo covid.

É bom saber que, em termos práticos, os pensamentos pouco podem fazer, não é?
E é bem verdadeiro tudo o que dizes sobre as razões pelas quais é tão forte a ilusão de que um eu existe e é real - a força da crença, a rotina, a sociedade,... isso tudo contribui para a ilusão.
Uma crença que está a cair por terra.
Podes falar mais um bocadinho sobre o que dizes aqui? Dirias que este "cair por terra" é intelectual ou uma experiência ou ambos? O que é que está a mudar exatamente?

Um abraço,
Sandra

Airton

Postby Airton » Sun Jan 31, 2021 7:01 pm

Ola,Sandra.
Por aqui tbm esta bem tenso por conta do covid19, funcionando com restrição.

* Uma crença que está a cair por terra.*
Podes falar mais um bocadinho sobre o que dizes aqui? Dirias que este "cair por terra" é intelectual ou uma experiência ou ambos? O que é que está a mudar exatamente?

Posso sim , acho que melhor forma de expressar é falar que *está caindo por terra * acredito que a forma que estava seguindo nas investigação sobre o *eu* era usando a lógica e não por experiência direta , observa pensamento realmente é a forma mais fácil de ver que não a um *eu* que produz pensamento percebe que não a volição , são desconexos e passam , e como vc disse em termos práticos pouco podem fazer , agora o que tira o eu da jogada mesmo é perceber que o ouvido ouve sem um ouvinte , o olho vê sem alguém fazê-lo , o pensamento eu estou a olhar ou a ouvir surgem , por hábito que antes nunca fora questionado . A forma de expressar *cair por terra* tbm é por conta que mais vem sendo revelado.
Abraço, 'se cuida.'

Canfora

Postby Canfora » Sat Feb 06, 2021 2:18 pm

Viva Airton e obrigada pela tua resposta.

Queres dizer então que não há um eu separado dentro do corpo?

E fora do corpo? Existe alguma coisa que seja um eu?

Um abraço,
Sandra

Airton

Postby Airton » Tue Mar 23, 2021 12:55 am

Olá,Sandra.

R- exato, não tem um *eu* responsável por realizar as funções dos órgãos ,ex respirar, coração bater , que faz a visão acontecer ou ouvido ouvir ...,ou que pode parar os pensamentos , tudo acontece por si ,

R- nem dentro, nem fora .
Abraço .

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 23, 2021 6:04 pm

Viva Airton,
R- exato, não tem um *eu* responsável por realizar as funções dos órgãos ,ex respirar, coração bater , que faz a visão acontecer ou ouvido ouvir ...,ou que pode parar os pensamentos , tudo acontece por si ,

R- nem dentro, nem fora .
Como é ver isto? O que é que te faz sentir? O que é que muda?

Abraço,
S

Airton

Postby Airton » Tue Mar 30, 2021 1:21 pm

Olá, Sandra.
Como é ver isto?
R- ver que não tem um "eu separado" que nunca houve um eu separado é impactante, toda uma vida sendo vivida como um expectador olhando tudo acontecer, como se estivesse de fora da vida , daí descobre que não tem esse "eu separado' da vida para quem as coisas estavam endereçadas , simplesmente tudo acontece , corpo funciona sem um "eu " responsável para fazer ele funcionar. pensamento /emoções continuam
Mas não é para um eu .

O que é que te faz sentir?

R-mais desacelerado , num ritmo mais devagar , menos neurótico não tendo endereço os pensamentos e emoções tendem a dissolver mais rápido .
O que é que muda?
R- tem de continuar lavando bem as mãos passando álcool, continua com vida... Muda mais internamente uma compreensão . Não tem um " eu separado" só vida acontecendo.

Abraço.

Canfora

Postby Canfora » Thu Apr 08, 2021 2:32 pm

Viva Airton, espero que esteja tudo bem contigo e com os teus.

As tuas respostas levam-me a pensar que já viste aquilo que apontamos aqui na LU? Ou tens dúvidas e ainda sentes que há mais coisas a explorar?
mais desacelerado , num ritmo mais devagar , menos neurótico não tendo endereço os pensamentos e emoções tendem a dissolver mais rápido .
Que bom.
tem de continuar lavando bem as mãos passando álcool, continua com vida... Muda mais internamente uma compreensão . Não tem um " eu separado" só vida acontecendo.
Grande verdade :)

Como é que explicavas a alguém que nunca pensou nisto que um eu real não existe? Como é que fazias essa pessoa ver que isto é verdade?

Um abraço,
S

Airton

Postby Airton » Mon Apr 12, 2021 11:45 pm

Olá, Sandra.
O momento é bem tenso aqui no país por conta da pandemia , tivemos uma perca de um familiar , mas estamos bem seguindo as orientações.
Sim já consegui ver o que é apontado aqui na LU.não a dúvidas em relação a isso.
"Acredito que a forma de aponta para alguém é falar para essa pessoa investigar o eu de forma direta , ou seja por ela mesma" .
Quem sabe ela Perceber o corpo funcionando sem um eu fazendo todo os processos acontecer , coração bate por conta , pulmão respira , agora o olhar e bem legal percebe que olhar acontece , ouvir tbm .

Abraço.

Canfora

Postby Canfora » Fri Apr 16, 2021 9:41 am

Viva Airton,
O momento é bem tenso aqui no país por conta da pandemia , tivemos uma perca de um familiar , mas estamos bem seguindo as orientações.
A forma como vivemos parece estar a mudar lentamente. E o Brasil está a passar por maus momentos. Esperemos que tudo melhor.
Sim já consegui ver o que é apontado aqui na LU.não a dúvidas em relação a isso.
"Acredito que a forma de aponta para alguém é falar para essa pessoa investigar o eu de forma direta , ou seja por ela mesma" .
Quem sabe ela Perceber o corpo funcionando sem um eu fazendo todo os processos acontecer , coração bate por conta , pulmão respira , agora o olhar e bem legal percebe que olhar acontece , ouvir tbm .
Sim, é mesmo isso.

Muitas pessoas ficam presas à ideia de que um eu tem de existir porque sentem que há um eu a controlar certas coisas: a respiração, o que acontece, o que se pensa. O que é que vês em relação a isto? Existe um eu real que controla algo? Como é que as coisas acontecem?

Um abraço,
S

Airton

Postby Airton » Wed Apr 21, 2021 12:03 pm

Olá,Sandra

"Muitas pessoas ficam presas à ideia de que um eu tem de existir porque sentem que há um eu a controlar certas coisas: a respiração, o que acontece, o que se pensa. O que é que vês em relação a isto? Existe um eu real que controla algo? Como é que as coisas acontecem?"
R: O que é vês em relação a isto?
Exato, condicionamento já começa quando ganha um nome e é registrado depois vem os contatos com pessoas próximas " minha mãe ,meu pai ,meus irmãos ,com coisas minha casa , minha mamadeira e vai ... Tudo isso vai formando uma história que se toma como pessoal . Por ser tradição não tem como escapar da ideia de ter de controle sobre a vida ,sobre o que pensa .
Existe um eu real que controla algo ?
R: não existe , um eu que controla pensamento eles são desconexos vem e vão ,mudam tempo todo ,como nuvem ,
Não existe um eu a controlar o corpo suas funções . não tem um eu a controlar a vida.
Como é que as coisas acontecem?
R: as coisas acontecem , mistério .vida rolando , é um hábito querer achar resposta pra tudo , "só vida acontecendo"
Abraço.

Return to “Português”