ready 4 go
Re: ready 4 go
Bom, e o que é o SER? É assim uma espécie de grande EU?
See and wait. ~~ heard in a Headless zoom meeting
Não Sandra!Bom, e o que é o SER? É assim uma espécie de grande EU?
nisto não tenho qualquer duvida, é um sentir/presença/espaço
No nosso dialogo podem surgir vários eus(da minha parte), como fantasmas perturbados que aproveitam a oportunidade de ter com quem falar :) mas este sentir nada tem com estes diálogos.
Vamos chamar de SER, só para facilitar a conversa, mas este SER não parece ter interesse nos pensamentos, nem os pensamentos interesse neste SER.
Não necessita ser encontrado, basta somente reconhecer sua presença.
Este nosso dialogo é muito bom, porque na busca do eu, de que facilmente se reconhece a sua não existência,
fica claro de que estes pensamentos são vistos, inclusive o pensamento do não eu.
Sou/não sou, faço/não faço etc... tudo isto é visto!
sim, a dualidade no seu melhor :)Sou/não sou, faço/não faço etc... tudo isto é visto!
Bom, e existem compartimentalizações, uma separação entre o que chamas SER e o que chamas pensamentos? Ou seja, a dualidade existe experiencialmente?Vamos chamar de SER, só para facilitar a conversa, mas este SER não parece ter interesse nos pensamentos, nem os pensamentos interesse neste SER.
Aqui e agora, existem níveis de existência, níveis de percepção?
(estamos a sair um bocadinho do inquérito do eu, mas ao mesmo tempo, para existir um eu, tem que existir separação... é esta a tua experiência?)
E um observador do que está a acontecer - é possível observar este observador?
Bom, e existem compartimentalizações, uma separação entre o que chamas SER e o que chamas pensamentos? Ou seja, a dualidade existe experiencialmente?
Parece que sim!para existir um eu, tem que existir separação... é esta a tua experiência?)
Neste processo , formou-se uma nova identidade (o observador) que observa o eu e o SER, como os dois extremos
da "criação", e que não parecem combinar :)
Então tenho uma nova identidade, que é muito mais difícil de descartar, por não ser possível observa-la,E um observador do que está a acontecer - é possível observar este observador?
não tem adjetivos.
No entanto se não me é possível descartar esta nova identidade, é porque provavelmente "cheguei ao fim da linha"
Isto é: não sou o observador mas, "o observar", o verbo!
Então, observar,e tudo que é observado entre estes extremos, só pode ser tudo a mesma coisa :):):)
Não existe eu para descartar, nem quem o descarte, nem quem apanhe os restos :):):)
Tudo existe e nada existe ao mesmo tempo
Filipe!
Bom fim-de-semana :)
Tens a certeza que não existe um observador - apesar de ser óbvio que observar está a acontecer?
O que é que "observa" esta perceção de um observador? Outro observador?
Abraço!
Bom fim-de-semana :)
Tens a certeza que não existe um observador - apesar de ser óbvio que observar está a acontecer?
Abraço!
Ola Sandra!
Bom fim de semana!
observador, objeto e o ato de observar é tudo a mesma coisa.
Mas aqui no que chamamos de realidade não temos ninguém na cama...
Não me parece possível observar o que está por detrás do observador do ponto de vista deste,
Consciência consciente de si mesma!?
Abraço
Bom fim de semana!
Nos meus sonhos lúcidos é muito claro de que tudo que surge faz parte do todo,Tens a certeza que não existe um observador - apesar de ser óbvio que observar está a acontecer?
observador, objeto e o ato de observar é tudo a mesma coisa.
Mas aqui no que chamamos de realidade não temos ninguém na cama...
Não me parece possível observar o que está por detrás do observador do ponto de vista deste,
Abraço
Viva Filipe!
Por falar em ideias, voltemos à questão dos pensamentos.
Se olhares para o conteúdo dos pensamentos, o que é que vês?
Até que ponto os pensamentos estão em sincronia com o que está a acontecer aqui, agora?
Dirias que quase todos os teus pensamentos são sobre algo que já aconteceu (memórias) ou algo que poderá acontecer no futuro (imaginação)?
É possível pensar um pensamento-presente, um pensamento que está sincronizado com o que está a acontecer agora?
Ou os pensamentos sobre o agora são comentários que acontecem depois do "agora" acontecer? Ou seja, são sempre sobre o que acabou de acontecer, sobre o que já não está a acontecer?
Se não te for possível pensar um "pensamento-presente", os pensamentos são uma representação exata do presente? Ou é quando não pensas que estás verdadeiramente presente?
Talvez, não faço ideia.Não me parece possível observar o que está por detrás do observador do ponto de vista deste,
Por falar em ideias, voltemos à questão dos pensamentos.
Se olhares para o conteúdo dos pensamentos, o que é que vês?
Até que ponto os pensamentos estão em sincronia com o que está a acontecer aqui, agora?
Dirias que quase todos os teus pensamentos são sobre algo que já aconteceu (memórias) ou algo que poderá acontecer no futuro (imaginação)?
É possível pensar um pensamento-presente, um pensamento que está sincronizado com o que está a acontecer agora?
Ou os pensamentos sobre o agora são comentários que acontecem depois do "agora" acontecer? Ou seja, são sempre sobre o que acabou de acontecer, sobre o que já não está a acontecer?
Se não te for possível pensar um "pensamento-presente", os pensamentos são uma representação exata do presente? Ou é quando não pensas que estás verdadeiramente presente?
Boa noite Sandra!
Quando estamos com pensamentos sobre passado e futuro, parece que deixamos de estar atentos ao que nos rodeia
e ficamos envolvidos por uma serie de imagens mentais que nos "hipnotiza", mas tudo isso acontece no agora!
Sim é verdade! mas também me parece possível estar presente e ter consciência dos pensamentos,atos e conversa.Se não te for possível pensar um "pensamento-presente", os pensamentos são uma representação exata do presente? Ou é quando não pensas que estás verdadeiramente presente?
Quando estamos com pensamentos sobre passado e futuro, parece que deixamos de estar atentos ao que nos rodeia
e ficamos envolvidos por uma serie de imagens mentais que nos "hipnotiza", mas tudo isso acontece no agora!
Olá Filipe,
Tenho a impressão que andamos às voltas. É verdade que não existe um eu? Se te focares nesta pergunta, qual é a tua resposta imediata?
Abraço,
Sandra
Tenho a impressão que andamos às voltas. É verdade que não existe um eu? Se te focares nesta pergunta, qual é a tua resposta imediata?
Abraço,
Sandra
olá Sandra!
:):):) Os pensamentos são como as cerejas!
Quando penso sobre o assunto encontro vários :) mas numa resposta imediata não havendo tempo para pensar,fica
claro que não está cá ninguém :)
Pensamentos, crenças, conceitos, não têm qualquer importância no presente
Obrigado por me conduzires de volta a "zero"
abraço
Tenho a impressão que andamos às voltas.
:):):) Os pensamentos são como as cerejas!
É verdade que não existe um eu? Se te focares nesta pergunta, qual é a tua resposta imediata?
Quando penso sobre o assunto encontro vários :) mas numa resposta imediata não havendo tempo para pensar,fica
claro que não está cá ninguém :)
Pensamentos, crenças, conceitos, não têm qualquer importância no presente
Obrigado por me conduzires de volta a "zero"
abraço
Viva Filipe, dirias que falta alguma coisa?
Ou tens 100% de certeza de que o eu é uma ilusão?
Não falta nada!Viva Filipe, dirias que falta alguma coisa?
100% claro
Quando não existem dúvidas, é procedimento corrente na LU o guia perguntar 6 questões "finais" - para verificar se está tudo claro.
Se, ao ler as respostas, o guia tiver dúvidas, o diálogo continua. Se não tiver dúvidas, pede a outros guias para ler toda a conversa.
Se os outros guias acharem que algo está pouco claro, colocam questões. Se não houver questões a colocar, existe a possibilidade de entrares para os grupos da LU - no Facebook e, infelizmente, 99,9% em língua inglesa.
Estás interessado em responder a estas perguntas?
Se, ao ler as respostas, o guia tiver dúvidas, o diálogo continua. Se não tiver dúvidas, pede a outros guias para ler toda a conversa.
Se os outros guias acharem que algo está pouco claro, colocam questões. Se não houver questões a colocar, existe a possibilidade de entrares para os grupos da LU - no Facebook e, infelizmente, 99,9% em língua inglesa.
Estás interessado em responder a estas perguntas?
Sim, com muito gosto!Estás interessado em responder a estas perguntas?
Bom dia Filipe!
Aqui estão as 3 primeiras perguntas:
1. Existe uma entidade separada, um "eu", em algum lado, de qualquer maneira, formato ou forma? Houve alguma vez?
2. Explica em detalhe o que é a ilusão do eu separado, quando começou e como funciona, a partir de tua própria experiência. Descrevê-a totalmente como a vês agora.
3. Qual é a sensação de ver isso? Qual é a diferença de antes de começar este diálogo? O que mudou nestes últimos dias?
Aqui estão as 3 primeiras perguntas:
1. Existe uma entidade separada, um "eu", em algum lado, de qualquer maneira, formato ou forma? Houve alguma vez?
2. Explica em detalhe o que é a ilusão do eu separado, quando começou e como funciona, a partir de tua própria experiência. Descrevê-a totalmente como a vês agora.
3. Qual é a sensação de ver isso? Qual é a diferença de antes de começar este diálogo? O que mudou nestes últimos dias?