una guía

Rogerio

Re: una guía

Postby Rogerio » Thu Aug 31, 2017 9:26 pm

Olá Jorge,
Rogerio, todas las respuestas que das, me indican una completa comprensión del tema
ahora me gustaría saber ¿cómo se siente el ver estas cosas?, ¿qué experiencia has tenido al ver estas realidades?
É uma boa pergunta Jorge, vou tentar expor alguns pensamentos que aparecem a respeito.

Porque tem um entendimento do tema, parece que estou "evoluindo" na compreensão e de certa forma há um oscilar de "euforia" e de frustração. Vejo os pensamentos que aparecem como expectativas de que em algum momento vai ter um "ahãã ... agora entendi" . Mesmo nao alimentando esses pensamentos de expectativas , ela ainda esta ai de alguma forma. E existe também as experiências que já tive , onde foi como uma paz , algo bem leve e bom, e que os pensamentos dizem que tem que ser mais ou menos daquela forma. Eu entendo Jorge , que no fim, todas essas coisas sao somente mais experiências acontecendo. Estou "olhando para essas coisas". Uma coisa que nao tinha me dado conta , era que eu ainda buscava alguma coisa( uma consciência), e nas nossas ultimas conversas esse querer descobrir algo passou a ser observado também , porque também é uma experiência. Tive uma certa euforia porque da a sensação de estar compreendendo mais , mas é só mais coisas aparecendo né?

Abraço!

Jorge786

Postby Jorge786 » Mon Sep 04, 2017 7:16 pm

Hola Rogerio,

Vejo os pensamentos que aparecem como expectativas de que em algum momento vai ter um "ahãã ... agora entendi"
Es que no hay nada que "entender", es una realización nacida de un simple Ver: ¿hay un yo? No! no hay!
La expectativa es que suceda "algo especial" y eso puede estorbar el acto de Ver simple y directamente; solo por un momento, por un instante, trata de dejar la mente en blanco, y observa... simplemente... directamente
¿qué hay?

E existe também as experiências que já tive , onde foi como uma paz , algo bem leve e bom, e que os pensamentos dizem que tem que ser mais ou menos daquela forma. Eu entendo Jorge , que no fim, todas essas coisas sao somente mais experiências acontecendo
Por eso lo importante NO es un estado específico, los estados son transitorios, pero sirven para observar el momento y en ese momento no hay un yo. ¿lo puedes ver?

mas é só mais coisas aparecendo né?
Todo, todo es una experiencia más

Continúa!!!

Abrazos
Jorge
Tu no eres lo que piensas!
you are not what you think!

Rogerio

Postby Rogerio » Thu Sep 07, 2017 6:59 pm

Olá Jorge,
por un instante, trata de dejar la mente en blanco, y observa... simplemente... directamente
¿qué hay?
Parece ser "difícil" de deixar a mente em branco , mesmo nao seguindo o que a mente diz , sempre tem algo acontecendo. Sempre a atenção esta voltada para coisas acontecendo. MAs quem esta vendo , sentido, pensando? Nada. As resposta que vem sao mais pensamentos , sensações referente a um eu (imagem).

Por eso lo importante NO es un estado específico, los estados son transitorios, pero sirven para observar el momento y en ese momento no hay un yo. ¿lo puedes ver?

E isso que estou investigando. Nas experiências que acontecem , onde esta o eu que experimenta? Encontro mais pensamentos , sentimentos , sensações. Gostaria se fosse possível, me isolar do "mundo" para se concentrar nessas "investigações"...

Todo, todo es una experiencia más

Continúa!!!
A investigação esta mais voltado para encontrar esse "eu" nas experiências. A sensação de eu estou pensando , é só uma sensação. Essa sensação de ser o pensador , é só uma uma sensação + pensamentos. Ao saber que uma imagem/pensamento de um eu esta aparecendo , essa imagem é feito de pensamento. Nao teria essa imagem sem um pensamento.Nao tem pensador sem o pensamento. Quando olho para o pensador ele é pensamentos acontecendo. Talvez esteja escrevendo besteira Jorge, mas parece que este é um ponto importante , as vezes acho que sei o que nao sou : nao sou pensamentos , imagens, crenças, sensações etc ... mas o que tem além disso? Posso responder que é consciência , mas ela no esta separada das experiências né? Estou "olhando" para essas coisas no momento...

Abraço

Jorge786

Postby Jorge786 » Fri Sep 08, 2017 2:43 am

Hola Rogerio,

Parece ser "difícil" de deixar a mente em branco , mesmo nao seguindo o que a mente diz , sempre tem algo acontecendo. Sempre a atenção esta voltada para coisas acontecendo. MAs quem esta vendo , sentido, pensando? Nada. As resposta que vem sao mais pensamentos , sensações referente a um eu (imagem).
Si, tienes razón en lo de "dejar la mente en blanco", me expresé mal, la realidad es ver los pensamientos como lo que son: otra de las "cosas" que suceden, como los sonidos, sabores, olores, etc.
Bien dices, un punto importante es ver que: No es "Rogerio" quien está pensando, es que aparecen pensamientos como "de la nada", Rogerio no los produce, no decide que pensamiento aparecerá.

E isso que estou investigando. Nas experiências que acontecem , onde esta o eu que experimenta? Encontro mais pensamentos , sentimentos , sensações. Gostaria se fosse possível, me isolar do "mundo" para se concentrar nessas "investigações"...
"me gustaría aislarme del mundo" es otro pensamiento más... no es de "Rogerio"

...Posso responder que é consciência , mas ela no esta separada das experiências né? Estou "olhando" para essas coisas no momento...
Ella Es la experiencia, no hay nada más que eso
No hay un "pensador" hay pensamiento, así como no hay un "oidor" hay sonido

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Sep 11, 2017 11:21 pm

Olá Jorge,

Desculpe Jorge, mas nao sei muito o que dizer dessa vez, só surgiu essas duvidas. Só fiquei com um sentimento de que se tudo é espontâneo qual seria objetivo da vida?

Ella Es la experiencia, no hay nada más que eso
No hay un "pensador" hay pensamiento, así como no hay un "oidor" hay sonido

A experiência e consciência é a mesma coisa , nao estao separadas certo? Nao tem um pensador , mais tem pensamentos. MAs a sensação de um eu pensando vai continuar acontecendo ?.NA experiência direta tem a sensação e pensamentos de um Rogério pensando ou fazendo.MAs esse Rogério (pensamentos e sensações) também sao vistos.
E no caso do observador , nao existe o observador só tem objetos?

Abraço

Jorge786

Postby Jorge786 » Tue Sep 12, 2017 3:13 am

Hola Rogerio

Só fiquei com um sentimento de que se tudo é espontâneo qual seria objetivo da vida?
Habría que preguntarse quién quiere saber y porqué, ¿quién necesita un objetivo de la vida?

Nao tem um pensador , mais tem pensamentos. MAs a sensação de um eu pensando vai continuar acontecendo ?
no lo se, ¿tienes la expectativa de que la sensación de un Yo desaparezca?, ¿qué es más importante la sensación o el saber que realmente esa "sensación" es una ilusión?

NA experiência direta tem a sensação e pensamentos de um Rogério pensando ou fazendo.MAs esse Rogério (pensamentos e sensações) também sao vistos.
Pero no tienes una experiencia directa de un "Rogerio" solo tienes experiencia directa de una sensación y un pensamiento ¿es correcto lo que digo?

E no caso do observador , nao existe o observador só tem objetos?
¿tienes experiencia directa de un observador?, ¿tienes experiencia directa de un objeto?

Abrazos

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Sep 15, 2017 12:05 am

Olá Jorge
Habría que preguntarse quién quiere saber y porqué, ¿quién necesita un objetivo de la vida?
Qualquer resposta a essa pergunta, entendo que sao ideias e crenças a respeito. Alias, sempre tive a ideia de objetivos , e isso com certeza nunca me levou a lugar nenhum mesmo!!
no lo se, ¿tienes la expectativa de que la sensación de un Yo desaparezca?, ¿qué es más importante la sensación o el saber que realmente esa "sensación" es una ilusión?
Tenho um pouco de expectativa sim de que essa sensação desapareça, mas entendo que sao ideias a respeito e por ter certas "experiência" de que fazem aparecer essas ideias. Tenho a ideia de que se ela nao desaparecer , sempre haverá sensação de um eu.
Pero no tienes una experiencia directa de un "Rogerio" solo tienes experiencia directa de una sensación y un pensamiento ¿es correcto lo que digo?
Esta correto. Mesmo que esses malditos conteúdos dos pensamentos sao "seguidos" , a experiência direta é apenas dos sentidos e pensamentos .

¿tienes experiencia directa de un observador?, ¿tienes experiencia directa de un objeto?
Nao tenho experiência de um pensador , porque o pensador é um pensamento e imagem.
Nao tenho experiência de um ouvinte , porque o ouvinte é uma imagem , so tem do som
No observador , também sao imagens e pensamentos referentes a "mim" , nao tenho uma experiência de um observador no comando, a nao ser como imagens e pensamentos. MAs os objetos sao reais, talvez nao concretos, mas que aparecem.
O observador também é um objeto(pensamentos, sensações).Tenho experiência de ver uma sensação de ser o observador e o objeto.

Nao tenho certeza também , mas poderia dizer que a experiência direta de um objeto so acontece como uma visao , sensação... entao nao teria a experiência de um objeto e sim dos sentidos....

Abraço

Jorge786

Postby Jorge786 » Fri Sep 15, 2017 5:08 pm

Hola Rogerio,

Me ha gustado leer las respuestas que has dado

Qualquer resposta a essa pergunta, entendo que sao ideias e crenças a respeito. Alias, sempre tive a ideia de objetivos , e isso com certeza nunca me levou a lugar nenhum mesmo!!
Los objetivos, metas e intereses en "la vida" no tienen nada de malo, son parte del todo, lo erróneo es creer que es "uno" quien tiene esas metas, objetivos o intereses, ¿acaso esas cosas surgen desde un "Yo"?, ellas están ahí, nadie las ha "elegido", solo aparecen, como todo.
A tu última frase ¿quién es aquel que dice "...con certeza nunca me llevó a ningún lugar"?... solo el "Yo" se "preocupa" de una cosa así, el "Yo" quiere llegar a "algún lugar", quiere "ser algo más", quiere "lograr cosas", pero todo es libre, observa... esto que sucede ¿tiene propósito? ¿tiene objetivo?, ¿quiere algo?, ¿el sonido quiere algo?, ¿el olor quiere algo?.

Tenho um pouco de expectativa sim de que essa sensação desapareça, mas entendo que sao ideias a respeito e por ter certas "experiência" de que fazem aparecer essas ideias. Tenho a ideia de que se ela nao desaparecer , sempre haverá sensação de um eu.
El "sentido" o "sensación" de un Yo es también parte de la vida, todo eso está sucediendo ahí mismo, sea que la sensación esté o que no esté, es parte de lo mismo.

Esta correto. Mesmo que esses malditos conteúdos dos pensamentos sao "seguidos" , a experiência direta é apenas dos sentidos e pensamentos .
Correcto!, ahora vamos aún más profundo, ¿realmente hay "alguien" "siguiendo" los pensamientos o es solamente otra idea más?, ¿ese "estoy siguiendo", o "estoy siendo llevado" por los pensamientos es "ocasionado" por Rogerio? ¿Rogerio está involucrado en eso?... o es que está sucediendo como todo lo demás... observa... cuéntame lo que encuentras

Nao tenho certeza também , mas poderia dizer que a experiência direta de um objeto so acontece como uma visao , sensação... entao nao teria a experiência de um objeto e sim dos sentidos....
¿hay alguien que tenga el "sentido del olfato"?, ¿o solamente está el olor?
¿alguien que tenga el "sentido de la vista"? ¿o solamente está la visión?
dices "los objetos son reales"... repito: ¿existe la experiencia directa de un objeto o solo de sonidos, colores, olores, sabores, sensaciones táctiles, pensamientos?
la pregunta repetida aquí mil veces es: ¿Hay "alguien ahí detrás" percibiendo sonidos, colores, olores...?

Abrazos

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Sep 23, 2017 12:50 am

Olá Jorge,

Desculpe atrasar com as respostas , mas
Parece que fico esperando um dia especifico para poder responder. Quero responder quando estou com mais "concentrado" nas perguntas.Mas esse dia nunca chega.

Correcto!, ahora vamos aún más profundo, ¿realmente hay "alguien" "siguiendo" los pensamientos o es solamente otra idea más?, ¿ese "estoy siguiendo", o "estoy siendo llevado" por los pensamientos es "ocasionado" por Rogerio? ¿Rogerio está involucrado en eso?... o es que está sucediendo como todo lo demás... observa... cuéntame lo que encuentras
Na experiência nao encontro um eu que segue ou é levado pelos pensamentos. Encontro somente ideias e sensações de que há alguém que segui os pensamentos. Toda a experiência é feita de pensamentos , sensações, visao, audição , etc.... Nos momentos mais difíceis , a experiência é de ser alguém que pensa , que sente que ve etc... Mas esse "alguém" é uma imagem , um pensamentos, uma sensação , nao é alguma coisa concreta. Esse Rogério com todas as sensações de ser alguém é visto na "tela mental". E quem ve Essa "tela Mental"? NAo encontro nada , a nao ser uma forte sensação e ideia de eu. MAs essa sensaçao nao é um eu. Eu sei disso, mas fico nesse oscilar... "Nao consigo dar uma passo alem desse entendimento"

¿hay alguien que tenga el "sentido del olfato"?, ¿o solamente está el olor?
¿alguien que tenga el "sentido de la vista"? ¿o solamente está la visión?
dices "los objetos son reales"... repito: ¿existe la experiencia directa de un objeto o solo de sonidos, colores, olores, sabores, sensaciones táctiles, pensamientos?
la pregunta repetida aquí mil veces es: ¿Hay "alguien ahí detrás" percibiendo sonidos, colores, olores...?

O senso de saber/ver o que acontece, da sensação de ter alguém percebendo as coisas. Mas esse saber/ver nao pode ser visto. Nao entendo o porque essas ideias que há algo por tras se tornam importantes ou sao seguidas, porque o suposto seguidor dessas ideias , sao apenas sensações e ideias .

Eu entendo que o que chamo de objetos reais, so podem ser experimentados como sensações, visao, cores, cheiros e pensamentos. Neste momento o corpo esta sentado digitando e olhando o monitor, mas a experiência da cadeira é de pensamento + sensação , no digitar a experiência e de visao/cores + pensamento + sensação, e o monitor a experiência direta é de visao/cores + pensamentos. Na visao posso perceber vários objetos/formas diferentes e o espaço entre elas, e os pensamentos sobre essas coisas sempre esta junto , talvez por isso é que tenho a ideia de objetos sao reais. MAs o que há é a visao dessas coisas correto?

Abraço

Jorge786

Postby Jorge786 » Mon Sep 25, 2017 9:44 pm

Hola Rogerio
Eu entendo que o que chamo de objetos reais, so podem ser experimentados como sensações, visao, cores, cheiros e pensamentos. Neste momento o corpo esta sentado digitando e olhando o monitor, mas a experiência da cadeira é de pensamento + sensação , no digitar a experiência e de visao/cores + pensamento + sensação, e o monitor a experiência direta é de visao/cores + pensamentos. Na visao posso perceber vários objetos/formas diferentes e o espaço entre elas, e os pensamentos sobre essas coisas sempre esta junto , talvez por isso é que tenho a ideia de objetos sao reais. MAs o que há é a visao dessas coisas correto?
la respuesta a la pregunta que haces debe salir de ti mismo, ¿sientes un cuerpo?, ¿ves un monitor?
¿sientes un "Yo"?, ¿ves un "Yo"?

¿qué es en realidad lo que sientes o lo que ves?

Ahora, por un momento, dejemos de preocuparnos del Yo, de si s o no, de si existes o no, solo observa como sucede, como "funciona" todo, sin juzgar, reporta lo que encuentres.

Abrazos

Rogerio

Postby Rogerio » Wed Sep 27, 2017 2:01 am

Oi Jorge,
la respuesta a la pregunta que haces debe salir de ti mismo, ¿sientes un cuerpo?, ¿ves un monitor?
¿sientes un "Yo"?, ¿ves un "Yo"?
Tem dois processos que acontecem na experiência , que é a experiências dos cinco sentidos que "parece " ser o que é real, e a experiência do pensamento( conhecimentos) que é só no campo mental. Entao na pergunta "¿sientes un cuerpo?" a experiência é de ter sensações e visao , o nome corpo é o conhecimento adquirido que acontece no "mental". Vendo o monitor , a experiência direta é de ver cores ,já os nomes da forma, cores, e do objeto monitor, sao experiência do mental(conhecimento). Agora no caso de sentir e ver um eu, a experiência so acontece no "mental". Tem pensamentos , sensações, imagens, etc... ate posso ver um eu , so que é no campo "mental" nao é algo concreto.

¿qué es en realidad lo que sientes o lo que ves?
Apesar de toda a ideia de que algo sente e ve, quando isso é procurado , encontro mais ideias , pensamentos , imagens...

Ahora, por un momento, dejemos de preocuparnos del Yo, de si s o no, de si existes o no, solo observa como sucede, como "funciona" todo, sin juzgar, reporta lo que encuentres.
De certa forma as coisas acontecem de forma espontânea, as reações do que chamo de eu (vontades) , quando nao sao vistas apenas como reações, me levam para o mental (imaginação).Uns tempos atrás tive uma sensação de que só tinha a consciência das coisas como sao. Tudo continua acontecendo da mesma forma que sempre aconteceu mas eram coisas espontâneas e nao importava quais as opiniões que tinha a respeito porque elas também eram coisas acontecendo. MAs ela nunca permanece.

Abraço

Rogerio

Jorge786

Postby Jorge786 » Wed Sep 27, 2017 10:58 pm

Hola Rogerio
Agora no caso de sentir e ver um eu, a experiência so acontece no "mental". Tem pensamentos , sensações, imagens, etc... ate posso ver um eu , so que é no campo "mental" nao é algo concreto.
si te pinchas con una aguja, ¿la sensación es real?
podemos pensar en una jirafa ¿la jirafa es real?
¿hay una experiencia real de sentir o de ver un "Yo" o es solamente una idea, un pensamiento, una imagen mental?

Rogerio

Postby Rogerio » Thu Sep 28, 2017 11:29 pm

Olá Jorge,
si te pinchas con una aguja, ¿la sensación es real?
Sim. A sensação é real.
podemos pensar en una jirafa ¿la jirafa es real?
Nao é real como algo físico.
¿hay una experiencia real de sentir o de ver un "Yo" o es solamente una idea, un pensamiento, una imagen mental?
É somente uma ideia , pensamento e imagem mental. "Quando digo eu estou com ciúmes" , esse eu é uma imagem, crença... que esta com um sentimento. O sentimento podemos dizer que é real, mas o eu que sente , quando é visto, é só pensamentos, imagens... . O fato de se ver isso na tela mental, da a sensação de ter algo observando , mas procurando essa sensação , só encontro mais ideias e sensação. Nao importa o que se encontra, sempre se tem mais pensamentos acontecendo e sempre a sensação de ter uma observação desses pensamentos.

Abraço

Jorge786

Postby Jorge786 » Fri Sep 29, 2017 2:40 am

Hola Rogerio
Nao importa o que se encontra, sempre se tem mais pensamentos acontecendo e sempre a sensação de ter uma observação desses pensamentos.
¿realmente hay "algo" "observando"?, yo no veo una "sensación" en este caso, ¿realmente hay una sensación o solo es una idea de que hay "algo" ahí observando?...
eso implica que hay "algo aquí" que observa eso que "está allá" ¿es cierto?

como vimos en los ejemplos con el sonido, ¿hay "algo" escuchando los sonidos o solo está el sonido?
si solamente está el sonido entonces ¿dónde está el "observador" y lo "observado"?
en cualquiera de los casos que llamamos "experiencias" sonidos, sabores, sensaciones táctiles, etc. etc.

Abrazos

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Sep 29, 2017 9:59 pm

Olá Jorge,

¿realmente hay "algo" "observando"?, yo no veo una "sensación" en este caso, ¿realmente hay una sensación o solo es una idea de que hay "algo" ahí observando?...
eso implica que hay "algo aquí" que observa eso que "está allá" ¿es cierto?
Quando procuro o observador , sao ideias que aparecem. A suposta sensação que eu disse, vem do fato de perceber o corpo, pensamentos, etc , e nao a sensação de um observador.A ideia e imagem de um eu esta sempre presente.MAs quando ela é observada posso dizer que essa imagem nao sou eu , é só uma imagem. Mas ela é vista, e o próprio fato de ver da a ideia de ter algo. Mas quando procuro este algo, encontro mais ideias a respeito. Parece que tenho a expectativa de encontrar algo, mas nada encontro.
como vimos en los ejemplos con el sonido, ¿hay "algo" escuchando los sonidos o solo está el sonido?
si solamente está el sonido entonces ¿dónde está el "observador" y lo "observado"?
en cualquiera de los casos que llamamos "experiencias" sonidos, sabores, sensaciones táctiles, etc. etc.

Na experiência do som, ocorre o som e a ideia e sensações de ser alguém ouvindo. Mas sao só ideias.
Eu entendo que o observador sao ideias(parece ser bem real, mas automática). Agora no caso do observado é o próprio som mas nao tem localização.

Nas experiências sempre tem a ideia de alguém experimentando.Mas esse alguém é só uma coisa mental. Mas saber que tudo isso esta acontecendo,aparece ideias de encontrar isso que sabe.Eu sei que esse saber e a experiência nao estão separados, mas parecem distintas.

É angustiante tudo isso, o que será que nao estou "olhando". Parece claro que o que sempre chamei de eu , é so uma coisa metal, e nao encontro nada mais por tras disso. Mesmo dizer que sou consciência disso tudo, ainda sim nao posso saber o que é. ( Desafo)

Abraço

Return to “Español”