Nunes

Nunes

Re: Nunes

Postby Nunes » Mon Jun 26, 2017 10:37 pm

OLa Sandra,

Obrigado pelo teu último e-mail. Fiquei uns dias só a ler o que é escreveste.

Eu não sou um objectivo que possa encontrar?
Sim eu baseio me na minha experiência para dizer isto. Eu não sou um objecto MAS tudo o que existe, tudo o que eu tenho consciência DE é um objecto.

Dizes que o facto de ainda não ter acontecido (enlightment) é um pensamento - hum!!! Sim é um pensamento que está a Constantar algo.

É engraçado que se o pensamnto não interferir , não há nada que esteja escondido. Mas é impossível parar o pensamento, ou viver sem a mente. SAndra, obrigado por teres mencionado este ponto. Sim definitivamente o pensamento parece criar uma "realidade" paralela ao que está a acontecer.. como se o pensamento tivesse mais realidade do que o que está a acontecer no momento. Se parar e olhar vejo que o momento é completo. O pensamento faz parecer o que é incompleto. Sinto que tenho que me relembrar deste ponto.
Isto leva me a outra questão - então por exemplo, parece que o que me faz sentir incompleta é o Não aceitar as coisas como são e o facto de querer que algo seja diferente! Por pensar que se algo fosse diferente do que é e se molde aos meus gostos tudo seria Perfeito. Isto seria impossível.

Querer que algo seja diferente sim é um pensamento.

Parece me então que se aceitar as coisas como são,e ver a realidade como é sem querer que nada seja diferente é o que procuro?

beijinho

Canfora

Postby Canfora » Tue Jun 27, 2017 12:07 pm

Olá Claúdia, bom dia!
Eu não sou um objectivo que possa encontrar?
Sim eu baseio me na minha experiência para dizer isto. Eu não sou um objecto MAS tudo o que existe, tudo o que eu tenho consciência DE é um objecto.
Dizeres que tens consciência de objetos não é dizeres algo que te foi ensinado? É verdade que é possível ter consciência de objetos ou quando dizes que tens consciência de objetos queres dizer que pensas que tens consciência de objetos?

Imagina que vens de outro planeta e não sabes nada sobre o que existe aqui. Como é que ias chegar à conclusão de que tudo são objetos?

Por outras palavras, estás a usar a label objetos para falares sobre o que está aqui. Mas, se usares os sentidos, como sabes que o que está aqui é um conjunto de objetos?

Experimenta ver o que é possível saber sobre aquilo que descrevemos como colocar as mãos debaixo de água. Se colocares as mãos debaixo de água a correr, é verdade que estás a sentir dois objetos: a água e as mãos?

Quando fazes esta experiência - em vez de pensares sobre isto - onde é que as mãos acabam e a água começa? Encontras provas da existência de objetos?
Dizes que o facto de ainda não ter acontecido (enlightment) é um pensamento - hum!!! Sim é um pensamento que está a Constantar algo.
Como é que um pensamento constata algo? Se olhares para os pensamentos, vês os pensamentos a constatar o que quer que seja?
Parece me então que se aceitar as coisas como são,e ver a realidade como é sem querer que nada seja diferente é o que procuro?
Mas, Cláudia, quem é que procura, o que é que procura? Dentro do é da realidade, existe algo de separado, que procura outra realidade? O que é que seria este eu que procura encontrar-se ou negar a sua existência?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Tue Jun 27, 2017 10:17 pm

Ola minha querida,

Gostei muito de ler teus comentários, pois criou muita reflexão de minha parte. OBrigado.

Ter consciência de objectos - ensinado?
Bom, os nomes dos objectos sim foi ensinado, Mas há distinções nos obejctos (cor,tamanho, textura etc) que os definem.

É verdade que é possível ter consciência de objectos?? Que óptima Pergunta.
Eu diria que sim, e não é pensamento! Por exemplo, estou. Ter consciência do iPad pois esta á minha frente. COmo poderia ser pensamento?? É o iPad, não é um cão. O que dirias?

Se usar os sentidos, chamaria o que é está aqui objectos????
Outra vez. Adorei a pergunta.
Bom, deixou me um pouco sem palavras! Se usar os sentidos.. parece uma relação muito mais directa ao que é. Ok... é o pensamento que contextualiza!!! Ok :)

Aos maos debaixo da água?
Só existem sensações ao nível dos sentidos, se bem que de olhos abertos, consigo distinguir as mãos da água. Hum... e tu??

A visão distingue dois objectos, por exemplo, a mão tem uma cor diferente da agua! Em termos de outras sensações não consigo distinguir. A água nas mãos é só uma sensação.

Se olhar para os pensamentos - constatam alguma coisa?
Bom, estou a olhar para o iPad - é o pensamento que me diz isto. O que dirias? Isto não é constatar?

Sandra, com esta última resposta, estás a tocar em todo o conflito que sinto é não consigo desvendar!!!
Aqui vai:
tu dizes:" quem é que procura? SIM .. QUEM?? Opah não sei.
" o que é que procura" - talvez o que acha que este momento é incompleto..não sei, é talvez pense que se algo "acontecer" vai revelar algo que ainda não sei..

"Existe algo de separado" - podes não acreditar mas ainda não entendo esta pergunta do eu separado!! Tudo o que sei é o que constato.. se é separado não sei mas acho que não.. separado de que? Só há o que está aqui.. mas depois e o que não está?? Digo isto porque parece que procuro o que não está aqui.. mas isto não faz sentido.. acho que me estou a confundir.

beijinho

Canfora

Postby Canfora » Wed Jun 28, 2017 9:13 am

Olá Cláudia,
Gostei muito de ler teus comentários, pois criou muita reflexão de minha parte. OBrigado.
Se as minhas perguntas te fazem refletir, continuas a pensar sobre isto. O que explica continuares à procura de respostas e ficares confusa.
É verdade que é possível ter consciência de objectos?? Que óptima Pergunta.
Eu diria que sim, e não é pensamento! Por exemplo, estou. Ter consciência do iPad pois esta á minha frente. COmo poderia ser pensamento?? É o iPad, não é um cão. O que dirias?
E uma Cláudia? É possível encontrar uma Cláudia, tal como se faz com um iPad? Ou com um cão?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Wed Jun 28, 2017 8:15 pm

Olá Sandra,

Sim a Claudia esta aqui. Sinto o corpo dela, vejo as mãos dela e os pés. As outras pessoas também me chamam Claudia.

Quando chamam o meu nome eu respondo. Tu também falas comigo. Estou aqui. Dentro deste corpo e o iPad esta á minha frente, e o meu cão está também no meu campo de visão.

beijinho

Canfora

Postby Canfora » Thu Jun 29, 2017 9:00 am

Olá Cláudia, bom dia!
Sinto o corpo dela, vejo as mãos dela e os pés.
O que é que sente o corpo, o que é que vê?

Beijinhos,
S

Canfora

Postby Canfora » Thu Jun 29, 2017 9:07 am

Claudia, imagina que vês que o eu é uma ilusão. Esta possibilidade faz com que sintas algum receio? Tens medo do que pode acontecer? Medo de mudar? Medo de perder o controle? Medo de não conseguir fazer aquilo que tens de fazer? Medo de não conseguir fazer isto? Medo de deixar para trás a Claudia que está nesta busca, se calhar há bastante tempo?

Nunes

Postby Nunes » Thu Jun 29, 2017 9:42 pm

Olá Sandra,

O que é que sente o corpo? O que é que vê.
BOOM!!!!!!!!! A razão pela qual estou bloqueada. Não sei! Gostava de analisar esta importante descoberta!!!!
Sinto que não pode ser nada encontrável pois se for encontrável será um objecto! Como vou saber?? Opah esta é sem duvida a minha maior dúvida! Não consigo sair deste ponto.

Eu não tenho medo nem receio, aliás muito, mas MUITO pelo contrário!! Fico super entusiasmada por saber que há mais na vida para além da pessoa que penso ser. Este ser limitado, com receio de tudo, sempre á procura da tão desejada felicidade completa!

A única coisa que me deixa um pouco receosa, é só o facto de cá dentro eu pensar como será possível viver neste mundo sem a noção do eu, mas assim que descobrir que o eu nunca existiu, então a minha relação com o mundo é com o outro será diferente pois será só uma forma de comunicar , sem validade absoluta.

Sandra...... ajuda me!!!!! :)

beijinho grande

Canfora

Postby Canfora » Fri Jun 30, 2017 10:00 am

Olá Claudia, bom dia.

Se eu agora te disser para olhares e veres algo, o que é que fazes?

Se tivesses que explicar a alguém o que é olhar, o que é ver, neste contexto da LU, o que é que dirias?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Fri Jun 30, 2017 10:35 pm

OLa Sandra,

:)

muito obrigado pela tua ultima pergunta!

Por um momento tive de parar.. parar tudo.. e VER!

Pensei que sabia a resposta para essa pergunta, e sempre levei como garantido.

Se me perguntares para eu olhar e ver algo, eu perguntaria, olhar para o que? É impossível olhar para algo que não está presente. Teria de saber qual o objecto que era suposto eu olhar.

Ok, a segunda pergunta.
Se tivesse de explicar a alguém eu diria:
Consegues ver a pessoa que pensas que és a fazer seja o que for?
Bom, para isso acontecer eu teria que ver a Claudia algures a fazer, ver, etc etc. Isto é impossível, porque eu não me consigo ver a mim própria.

Sandra!!!!!! É isto que te referes quando me fazes a mesma pergunta?
Deste lado eu diria então que não, não consigo ver a Cláudia a fazer nada, porque só existe a ação em si mas ninguém a faze la!

Estou a escrever te este e-mail.. há algo a acontecer? Sim, "estou a escrever o e-mail" está alguém faze lo? A ação está a acontecer mas não consigo localizar alguém, só o que está a acontecer.

Beijinho grande

Canfora

Postby Canfora » Sat Jul 01, 2017 6:51 pm

Ola Claudia,

Este computador nao escreve alguns acentos!
Por um momento tive de parar.. parar tudo.. e VER!
E o que e que viste? Descreve o que ves agora.

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Sat Jul 01, 2017 9:29 pm

Olá Sandra,

O que vi?
Bem.. quando me pediste para descrever a pessoa que penso ser, parei.. e quis te descrever essa pessoa. Como se estivesse a descrever uma maçã por exemplo. Não consegui ver essa pessoa para te poder descrever. O que tinha para te descrever eram só pensamentos sobre essa pessoa. Só isso. Pensamento sobre a pessoa.

O que vejo agora?
iPad, cor, Sons, texturas..

beijinho e muito obrigado

Canfora

Postby Canfora » Mon Jul 03, 2017 9:04 am

Olá Claudia,

E os pensamentos sobre a pessoa são a pessoa?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Mon Jul 03, 2017 9:38 pm

Olá Sandra,

Nao os pensamentos sobre a pessoa não são a pessoa! Aliás se analisar o que a pessoa é , é só um conjunto de pensamentos, hábitos, memórias etc. Nada físico ou real.

Outra coisa que me vem á cabeça é o facto do que existe á "minha" volta.
Por exemplo, parece existir um mundo em que eu vivo. Mas aqui acho que estou a assumir algo que parece duradouro. Por exemplo, eu penso "amanhã vou trabalhar" . Parece que há uma continuidade de eventos que parece provar a existência de algo. Por exemplo, o sítio onde trabalho, o lugar físico .

Achas que temos de explorar esta parte também? Como ver o mundo em que vivo a partir do facto da pessoa em si não Existir.

Beijinho

Canfora

Postby Canfora » Tue Jul 04, 2017 10:51 am

Olá Claudia,
Achas que temos de explorar esta parte também? Como ver o mundo em que vivo a partir do facto da pessoa em si não Existir.
Eu diria que o mundo que vês já está a ser visto a partir desse facto. A forma como pensas sobre o mundo em que vives pode mudar, mas o mundo foi sempre o que é. Ou esperas que este mundo se transforme em algo de diferente?
Nao os pensamentos sobre a pessoa não são a pessoa! Aliás se analisar o que a pessoa é , é só um conjunto de pensamentos, hábitos, memórias etc. Nada físico ou real.
Então o que é que é real neste momento?

Beijinhos,
S

Return to “Português”