Quem Sou Eu?

Canfora

Re: Quem Sou Eu?

Postby Canfora » Tue Apr 12, 2016 12:13 pm

Rogério, bom dia!
Vou falar uma besteira!!
Mesmo nao tendo controle sobre os pensamentos , a sensaçao é que os proprios pensamentos É o eu.Se nao existisse pensamento nao existira ninguem.
Bom, se o eu é os pensamentos, o que é que acontece a este eu quando não estás a pensar? Ou estás 100% do tempo a pensar?

Pensamos sobre tantas e tantas coisas... estás a dizer que todos estes pensamentos são o eu? Haverá uns que são mais o eu do que outros? Ou só os pensamentos sobre o eu é que são o eu?
O que é que faz com que um pensamento seja um eu?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Wed Apr 13, 2016 12:30 am

Olá Sandra!!
Bom, se o eu é os pensamentos, o que é que acontece a este eu quando não estás a pensar? Ou estás 100% do tempo a pensar?

Pensamos sobre tantas e tantas coisas... estás a dizer que todos estes pensamentos são o eu? Haverá uns que são mais o eu do que outros? Ou só os pensamentos sobre o eu é que são o eu?
O que é que faz com que um pensamento seja um eu?
Acho que estou ainda misturando ver com ideias. Talvez eu quis dizer é que a atençao esta o tempo todo olhando para os pensamentos. Mas essa atençao tambem acontece sem um eu .Cada vez me convenso mais que tudo é ideias, sobre ideias e mais ideias.Mas quem da valor , importância para as ideias , pensamentos?

Na nossa ultima conversa fiquei tenso quando voce disse que parecia que uma entidade ,observador , estava olhando para os pensamentos.Acho que sempre foi assim o olhar. Mas vou tentar ver isso nos proximos dias.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Wed Apr 13, 2016 11:52 am

Rogério, fico a aguardar o teu próximo post.

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Apr 15, 2016 4:03 pm

Oi Sandra!

Existe alguns momentos que me dou conta que este estado de observaçao ou atençao tambem estar acontecer sem um eu.Qualquer fenomeno que aconteça pode ser visto.É um pouco sutil ainda , mais da para ver que esses fenomenos nao esta acontecendo para um eu ou um eu fazendo(controlando) alguma coisa.Poderia ate dizer que as coisas estao acontecendo para elas mesmas.Esses ultimos dias, quando a ansiedade , preocupaçao, desanimo,atençao,etc aparecem fico a perguntar quem é que esta a fazer ou receber estas experiencias. E acabo percebendo que isso é o que esta acontecer e que nao encontro um eu que participa dessas coisas.Mesmo que a sensaçao de um eu esta lá eu nunca o encontro na investigaçao.Parece que ainda ha um esforço para ver.Mas quem é que se esforça? O esforço tambem acontece sem um controlador.Vou continuar olhando para isso.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Fri Apr 15, 2016 4:12 pm

Estás a ir muito bem. Muito bem mesmo.
É otimo ver que andas à procura das tuas respostas na tua experiência.
Obrigada por me dizeres o que se está a passar contigo, Rogério.

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Apr 18, 2016 9:22 pm

Oi Sandra!!

So queria te avisar que ainda estou aqui!! Esta um pouco dificil esses dias , mas nao esquece de mim!

Grande abraço!!!

Canfora

Postby Canfora » Tue Apr 19, 2016 10:40 am

Rogério,
Precisas de ajuda?
O que é que se passa?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Thu Apr 21, 2016 9:05 pm

Olá Sandra,

Rogério,
Precisas de ajuda?
O que é que se passa?
Ainda ha investigaçao da existencia de um eu.Por mais que nao encontre um , a investigaçao continua.Ha ainda o oscilar de ver e nao ver.Percebo que enquanto nao compreender este oscilar nao poderia guiar alguem como voce esta fazendo comigo.Voce sempre ve onde estou vendo e onde estou me iludindo com as ideias.Estou olhando para isso ainda , e nao sabia o que dizer e perguntar. Se puder, poderia falar alguma coisa sobre identificaçao?Ela acontece muito rapido , por mais que possa ser so uma ideia, a identificaçao com os pensamentos nao para.Se nao existisse a identifiçao com as coisas , entao as coisas seriam vistas pelo que sao , sem a resposta de pensamentos condicionados.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Fri Apr 22, 2016 10:00 am

Olá Rogério,
Se nao existisse a identifiçao com as coisas , entao as coisas seriam vistas pelo que sao
Percebo o que queres dizer, mas... o que é que te leva a pensar que a identificação não é "as coisas vistas pelo que são"? O que eu quero dizer com isto é que existe uma experiência a acontecer e por vezes nessa experiência identificação acontece.

Porque é que achas que não devia acontecer?

Consegues encontrar um eu que tenha controlo sobre a experiência (seja separado da experiência de forma a conseguir alterá-la como quer?)?

O que é a identificação exatamente?

Existem pensamentos a acontecer. Por vezes estes pensamentos estão em primeiro plano, por vezes são secundários (não ocupam toda a tua atenção).

E existem pensamentos que afirmam que quando os pensamentos estão em primeiro plano existe um eu que está "preso" num estado de identificação, como se esse eu existisse e entrasse e saisse de determinados estados. Mas será que esta ideia é verdadeira? Há um eu a entrar e sair de estados de atenção e mentais diferentes ou esses estados acontecem sem um eu?

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Apr 26, 2016 1:14 am

Oi Sandra!
E existem pensamentos que afirmam que quando os pensamentos estão em primeiro plano existe um eu que está "preso" num estado de identificação, como se esse eu existisse e entrasse e saisse de determinados estados. Mas será que esta ideia é verdadeira? Há um eu a entrar e sair de estados de atenção e mentais diferentes ou esses estados acontecem sem um eu?
As coisas acontecem sem um eu. As vezes percebo que todas as duvidas é a " briga " entre pensamentos.Tudo o que tenho de duvidas ou perguntas , quando sao vistas , parece ser so ideias , crenças e imagens a respeito.Fico neste circulo vicioso. Mesmo sabendo disso fico na expectativa ( mais Ideias de novo !) De que falta um clic..., sem mais duvidas de nada!
Parece que sempre tenho que ficar investigando para poder ver os processos acontecendo.Sempre estou indagando , quem observa , quem investiga, quem deseja, quem se identifica Etc , mas o processo continua. Estou mais focado nessas investigaçoes , que é quase um desespero ! KKK Mas é isso por enquanto.

Desculpe a demora Sandra! É que as vezes nem sei o que responder .As vezes tenho clareza do que te falar, mas é so passar umas horas que surgem todas as duvidas de novo.

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Tue Apr 26, 2016 11:58 am

Olá Rogério!
Desculpe a demora Sandra! É que as vezes nem sei o que responder .As vezes tenho clareza do que te falar, mas é so passar umas horas que surgem todas as duvidas de novo.
Compreendo, não faz mal, não te preocupes.
As coisas acontecem sem um eu. As vezes percebo que todas as duvidas é a " briga " entre pensamentos.Tudo o que tenho de duvidas ou perguntas , quando sao vistas , parece ser so ideias , crenças e imagens a respeito.Fico neste circulo vicioso. Mesmo sabendo disso fico na expectativa ( mais Ideias de novo !) De que falta um clic..., sem mais duvidas de nada!
Parece que sempre tenho que ficar investigando para poder ver os processos acontecendo.Sempre estou indagando , quem observa , quem investiga, quem deseja, quem se identifica Etc , mas o processo continua. Estou mais focado nessas investigaçoes , que é quase um desespero ! KKK Mas é isso por enquanto.
Porque é que investigas, qual é o teu objetivo, o que é que te motiva?

É alguma coisa que gostasses de mudar em ti?

Se for esse o caso, não precisas de me dizer o quê é que pensas que devia ser direrente, mas já consideraste a hipótese de que, se não existe um eu, não há nada de inerentemente errado contigo?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Apr 30, 2016 9:21 pm

Olá Sandra!
Porque é que investigas, qual é o teu objetivo, o que é que te motiva?
Sei que ja falamos sobre as expectativas , mais no fundo parece que espero alguma coisa, uma especie de clareza igual algumas poucas experiencias que tive.Acho que de tanto dar credito a personagens como Jesus, Buda,Ramana,
Krishnamurti... e pessoas daqui do forum , fico com a sensaçao de que esta faltando algo.
É alguma coisa que gostasses de mudar em ti?
Se for esse o caso, não precisas de me dizer o quê é que pensas que devia ser direrente, mas já consideraste a hipótese de que, se não existe um eu, não há nada de inerentemente errado contigo?
Se eu pudesse mudaria varias coisas.Quando as coisas nao estao bem , é automatico a nao aceitação das minhas reações.Aqui é uma coisa que nao entendo.Eu vou continuar agindo e reagindo as circunstâncias que aparecem como sempre foi? Eu entendo intelectualmente que sem a existencia de um eu , nao importaria que tipo de reaçao este personagem possa ter , pois veria que nao a ninguem que estivesse fazendo alguma coisa ou alguem que quisesse controlar alguma coisa .Mas os pensamentos estao o tempo todo aparecendo e a maioria das vezes fico preso na suas historias.Nao entendo porque esses pensamentos de tornam tao importantes.Para ver , ouvir, cheirar, etc é facil ,acontece e passa sem dar tanta importancia , mas com os pesamentos é dificil.

Estou "me" perguntando quem é o observador de tudo isso.Eu achava que estava observando os sentimentos , pensamentos, vendo todo o processo de como as coisas sao, mas esse observador é as mesmas coisas, mesma ideia, o julgador de tudo o que acontece , entao ele tambem é pensamentos?Sem pensamentos o que esse corpo poderia fazer?

Obrigado

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Sun May 01, 2016 9:03 pm

Olá! Dia ocupado, respondo amanhã.

Canfora

Postby Canfora » Mon May 02, 2016 1:04 pm

Olá Rogério,
Acho que de tanto dar credito a personagens como Jesus, Buda,Ramana,
Krishnamurti... e pessoas daqui do forum , fico com a sensaçao de que esta faltando algo.
O que é que achas que falta? E, se não consegues encontrar um eu, o que é que sente a falta de algo?

Consegues descrever esta experiência de sentir a falta de algo? O que é que pensas, o que é que sentes? Que provas é que tens de que aqui e agora falta algo?
Sem pensamentos o que esse corpo poderia fazer?
Boa pergunta. Mas se olhares para isto de outro ponto de vista, pode ser que seja mais fácil encontrar a resposta:

Os pensamentos fazem o corpo fazer algo?

É preciso pensar para respirar, mexer as mãos, piscar os olhos, coçar uma comichão?

Quando estás a dormir - o corpo deixa de funcionar?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Wed May 04, 2016 1:30 am

Olá Sandra!!
O que é que achas que falta? E, se não consegues encontrar um eu, o que é que sente a falta de algo?
Consegues descrever esta experiência de sentir a falta de algo? O que é que pensas, o que é que sentes? Que provas é que tens de que aqui e agora falta algo?

Por dar valor a certos personagens (Mestres ,Avatares,gurus...) existe a crença de que deveria ver a experiencias que eles falam, ex: amor, paz , silencio....
Por nao encontrar um eu a nao ser como um acumulo de de imagens , memorias, lembranças,conhecimentos,posso dizer que esse sentimento de que falta algo vem da propria crença(pensamentos de que falta algo), como acredito que deveria ser.Ai vem sentimentos de ansiedade , raiva, frustração, de que nao vejo o que voce tenta me mostrar.Nao da para provar que aqui e agora falta algo porque tudo isso sao só ideias de como poderia ser.

Os pensamentos fazem o corpo fazer algo?

É preciso pensar para respirar, mexer as mãos, piscar os olhos, coçar uma comichão?

Quando estás a dormir - o corpo deixa de funcionar?
Realmente para o corpo nao é preciso pensamentos.

Abraço

Return to “Português”