Olá Jorge,
Entonces... ¿hay mente?
Parece ter um bloqueio para dizer que tenho certeza de nao ter uma mente. Deve ser por causa de habito de tratar as imagens e pensamentos como uma coisa. Mas nao tem mente. O fato de saber que pensamentos e imagens aparecem , eles aparecem só como imagens e pensamentos. A ideia de tela mental é uma imagem de um local onde se ve os pensamentos, mas nao é uma tela , é imagem e pensamentos.
Interesante, hay que investigar eso, observa si hay algún tiempo, un espacio de tiempo, que se de entre la conciencia del sonido y el sonido en si mismo
Parece que nao saio deste ponto Jorge, ja cheguei a esse ponto outras vezes se tem separação consciência e objeto e parece que nao vou além desse entendimento. Porque quando voce me pergunta só posso responder que nao tem separação. Um som é percebido , e o saber que um som esta acontecendo é imediato.
si es que son simultáneos entonces ¿qué es lo que observa?
A observação se da no momento do som. Nao tem controle do som e nem da observação do som, as duas coisas acontecem simultâneas. Mesmo que tem a ideia de um pensamento que se diz ser alguém observando, a observação é um fato espontâneo.
hay algo que observa o lo que supuestamente observa es lo mismo que lo observado
Essa frase me incomoda a anos! Eu nunca consigo expressar as duvidas que ela ocasiona. Quando diz se tem um observador do som, eu entendo mais ou menos assim: Algo que observa é = A sensação e pensamentos de eu
Algo observado é = O Som.
Entao , quando voce me faz a pergunta : O que observa é o mesmo que o observado , eu entendo que:
Algo que observa é = A sensação e pensamentos de eu . Isso também é observado. Então a sensação de que algo observa e o som , os dois estao sendo observados ao mesmo tempo. Eu entendo que as duas coisas sao diferentes em "formas" , mais as duas coisas sao observadas. O processo continua, Tem uma observação da "ideia de ser algo" , e tem a observação "do som".( nao sei se deu para entender minha duvida).
si es lo mismo, podríamos decir que la consciencia de un objeto no está separado del objeto, es lo mismo, es simultáneo, está ocurriendo allí mismo,.... entonces fíjate en lo que hay... solo hay esa consciencia.
Eu entendo que estou consciente dos pensamentos agora. E que nao tem separação entre pensamentos e o saber destes pensamentos.Mas se voce diz que so tem esta consciência parece que sao sao duas coisas , mas também poderia dizer que so tem o objeto? Porque sao a mesma coisa.
No confundas la conciencia del sonido con un pensamiento que diga "allí hay un sonido" ya que eso es otra cosa.
Os pensamentos ainda confundem porque ainda ele é "seguido" como se fosse uma verdade. No caso de um pensamento que diga "ali tem um som" e o próprio som , as duas coisas sao observadas, ha consciência do pensamento e do som, mas qual a diferença do conhecimento e da consciência? ( Desculpe Jorge, queria chegar num raciocínio com essa pergunta mais "me perdi") Vou deixar assim mesmo .
Abraço
Abraço!!