una guía

Rogerio

Re: una guía

Postby Rogerio » Fri Jul 21, 2017 12:32 am

Olá Jorge,
pero ¿una sensación es certeza de que algo existe realmente?
Nao é uma certeza. è um ideia por nao ver com clareza.
la pregunta es ¿es la mente un "objeto"? ¿porqué consideramos que existe algo como la mente?, la pregunta es importante porque lo mismo pasa con el concepto o la idea del "Yo", es lo mismo.
Nao é um objeto palpável pelo menos. A mente é uma ideia , imagem , como forma de explicar que coisas como pensamento imaginação, podem ser vista. Como essas coisas sao de certa forma percebidas nao sei como, talvez acostumamos a dizer que sao coisas que acontecem na "mente". Parece um mistério! de como isso é possível e como pode ser visto. Mas posso dizer que "mente" é um nome e uma ideia para dizer que pensamentos, imagens, voz, acontecem nela. Podemos saber/ver dos pensamentos , imagens e voz , mas nao podemos saber/ver uma coisa chamada mente. Igual o caso do "eu", porque tambem nao se pode ver uma coisa como um "eu", so as ideias , pensamentos , sentimentos e emoções que parecem ser de um "eu.Fico martelando sobre essa verdade constantemente! Afinal de contas se tudo o que pode ser visto é porque nao sou "eu".

Abraço!

Jorge786

Postby Jorge786 » Fri Jul 21, 2017 4:58 pm

Hola Rogerio,

A mente é uma ideia , imagem , como forma de explicar que coisas como pensamento imaginação, podem ser vista. Como essas coisas sao de certa forma percebidas nao sei como, talvez acostumamos a dizer que sao coisas que acontecem na "mente". Parece um mistério! de como isso é possível e como pode ser visto.
¿Qué es lo que puedes "ver"?
¿puedes ver la mente directamente o solo ves pensamientos?
Tu no eres lo que piensas!
you are not what you think!

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Jul 22, 2017 3:43 pm

Oi Jorge,
¿Qué es lo que puedes "ver"?
¿puedes ver la mente directamente o solo ves pensamientos?
Nao se vê a mente só os pensamentos sao vistos. A visao dos pensamentos é espontanea , depois vem a ideia , sensação e imagem de que é vista em algum "lugar" (mente). Mas esse algum lugar n existe no ser em forma de imagem, ideias e sensaçao. Tive uma duvida , Quando digo que tem consciência dos pensamentos aparecendo , parece que surge outra consciência de ter consciência dos pensamentos( entende). Por exemplo: quando aparece um som , a consciência do som aparecem juntos como se pudesse ver a consciência e o som , como se a consciência se tornasse percebida também.

Abraço

Jorge786

Postby Jorge786 » Sat Jul 22, 2017 4:50 pm

Hola Rogerio
Nao se vê a mente só os pensamentos sao vistos.
Entonces... ¿hay mente?

quando aparece um som , a consciência do som aparecem juntos como se pudesse ver a consciência e o som , como se a consciência se tornasse percebida também.
Interesante, hay que investigar eso, observa si hay algún tiempo, un espacio de tiempo, que se de entre la conciencia del sonido y el sonido en si mismo, si es que son simultáneos entonces ¿qué es lo que observa?, ¿hay algo que observa o lo que supuestamente observa es lo mismo que lo observado, si es lo mismo, podríamos decir que la consciencia de un objeto no está separado del objeto, es lo mismo, es simultáneo, está ocurriendo allí mismo,.... entonces fíjate en lo que hay... solo hay esa consciencia.

No confundas la conciencia del sonido con un pensamiento que diga "allí hay un sonido" ya que eso es otra cosa.

Abrazos
Jorge

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Jul 24, 2017 11:11 pm

Olá Jorge,
Entonces... ¿hay mente?
Parece ter um bloqueio para dizer que tenho certeza de nao ter uma mente. Deve ser por causa de habito de tratar as imagens e pensamentos como uma coisa. Mas nao tem mente. O fato de saber que pensamentos e imagens aparecem , eles aparecem só como imagens e pensamentos. A ideia de tela mental é uma imagem de um local onde se ve os pensamentos, mas nao é uma tela , é imagem e pensamentos.

Interesante, hay que investigar eso, observa si hay algún tiempo, un espacio de tiempo, que se de entre la conciencia del sonido y el sonido en si mismo

Parece que nao saio deste ponto Jorge, ja cheguei a esse ponto outras vezes se tem separação consciência e objeto e parece que nao vou além desse entendimento. Porque quando voce me pergunta só posso responder que nao tem separação. Um som é percebido , e o saber que um som esta acontecendo é imediato.

si es que son simultáneos entonces ¿qué es lo que observa?
A observação se da no momento do som. Nao tem controle do som e nem da observação do som, as duas coisas acontecem simultâneas. Mesmo que tem a ideia de um pensamento que se diz ser alguém observando, a observação é um fato espontâneo.

hay algo que observa o lo que supuestamente observa es lo mismo que lo observado
Essa frase me incomoda a anos! Eu nunca consigo expressar as duvidas que ela ocasiona. Quando diz se tem um observador do som, eu entendo mais ou menos assim: Algo que observa é = A sensação e pensamentos de eu
Algo observado é = O Som.

Entao , quando voce me faz a pergunta : O que observa é o mesmo que o observado , eu entendo que:

Algo que observa é = A sensação e pensamentos de eu . Isso também é observado. Então a sensação de que algo observa e o som , os dois estao sendo observados ao mesmo tempo. Eu entendo que as duas coisas sao diferentes em "formas" , mais as duas coisas sao observadas. O processo continua, Tem uma observação da "ideia de ser algo" , e tem a observação "do som".( nao sei se deu para entender minha duvida).
si es lo mismo, podríamos decir que la consciencia de un objeto no está separado del objeto, es lo mismo, es simultáneo, está ocurriendo allí mismo,.... entonces fíjate en lo que hay... solo hay esa consciencia.
Eu entendo que estou consciente dos pensamentos agora. E que nao tem separação entre pensamentos e o saber destes pensamentos.Mas se voce diz que so tem esta consciência parece que sao sao duas coisas , mas também poderia dizer que so tem o objeto? Porque sao a mesma coisa.

No confundas la conciencia del sonido con un pensamiento que diga "allí hay un sonido" ya que eso es otra cosa.
Os pensamentos ainda confundem porque ainda ele é "seguido" como se fosse uma verdade. No caso de um pensamento que diga "ali tem um som" e o próprio som , as duas coisas sao observadas, ha consciência do pensamento e do som, mas qual a diferença do conhecimento e da consciência? ( Desculpe Jorge, queria chegar num raciocínio com essa pergunta mais "me perdi") Vou deixar assim mesmo .

Abraço

Abraço!!

Jorge786

Postby Jorge786 » Tue Jul 25, 2017 3:29 pm

Hola Rogerio,
Parece ter um bloqueio para dizer que tenho certeza de nao ter uma mente.
Por favor, deja de prestar atención a lo que dicen los pensamientos, presta atención a lo que sucede en realidad, esa es la traba, hay que ver lo que HAY en realidad, no lo que dice un pensamiento que hay

Vuelve a constestar las preguntas desde lo que se ve directamente

Saludos
Jorge

Rogerio

Postby Rogerio » Thu Jul 27, 2017 7:07 pm

Olá Jorge,

Nas minhas ultimas perguntas achei que tinha chegado em um "ponto importante", mas vou tentar tirar as duvidas e ver se respondo de forma mais direta.

Entonces... ¿hay mente?
Nao existe mente. Por experiência direta se tem pensamentos , imagens , etc. Mente é um nome que se da por ter a experiencia de ver/saber.
Interesante, hay que investigar eso, observa si hay algún tiempo, un espacio de tiempo, que se de entre la conciencia del sonido y el sonido en si mismo
Nao entendo muito bem o que quer dizer com o termo "tempo" , mas nao tem separação entre consciência e som.
si es que son simultáneos entonces ¿qué es lo que observa?
A experiência se da no mesmo tempo. Nao tem algo que observa ( apesar das ideias de que tem ) Mas observação se da automático. Quando o som surge , a consciência e o saber dele se da de forma automática.
hay algo que observa o lo que supuestamente observa es lo mismo que lo observado
Ainda tenho dificuldade de entender isso.Na experiência o som acontece , nao tem ninguém no controle para o saber que tem um som.Esse saber(observação, consciência) se da no automático junto com o som.
Apesar de nao ter experiência direta de separação entre consciência e objeto nao entendo o que quer dizer
que os dois sao a mesma coisa.(poderia falar mais sobre isso...)

Abraço

Jorge786

Postby Jorge786 » Fri Jul 28, 2017 3:58 pm

Hola Rogerio,

Nao existe mente. Por experiência direta se tem pensamentos , imagens , etc. Mente é um nome que se da por ter a experiencia de ver/saber.
Muy bien, ahora estamos hablando exclusivamente de lo que hay en la experiencia directa, no de lo que los pensamientos dicen.
Observa esto con detenimiento y confírmalo,
lo que aparece en la experiencia directa es lo único que puedes decir que está ahí:
pensamientos, sonidos, olores, sensaciones, sabores, visiones.
¿es correcto esto?

podemos decir que hay pensamientos, pero ¿podemos decir que lo que los pensamientos "dicen" (el contenido de los pensamientos) es correcto?
una cosa es sentir frío y otra cosa muy distinta es un pensamiento que diga "que frío hace!"... puede ser cierto o no, pero ese pensamiento NO es el frío, ni siquiera es una certeza de hay frío (lo cuál es una cosa relativa)... ¿estamos de acuerdo?

Abrazos
Jorge

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Jul 28, 2017 6:39 pm

Olá Jorge,
que aparece en la experiencia directa es lo único que puedes decir que está ahí:
pensamientos, sonidos, olores, sensaciones, sabores, visiones.
¿es correcto esto?
Correto. E o corpo físico também. Apesar dos cinco sentidos nao esta separado do corpo .
podemos decir que hay pensamientos, pero ¿podemos decir que lo que los pensamientos "dicen" (el contenido de los pensamientos) es correcto?
una cosa es sentir frío y otra cosa muy distinta es un pensamiento que diga "que frío hace!"... puede ser cierto o no, pero ese pensamiento NO es el frío, ni siquiera es una certeza de hay frío (lo cuál es una cosa relativa)... ¿estamos de acuerdo?

Correto. Eu acabo acreditando , "seguindo os pensamentos" (historias) que nao esta acontecendo agora.
Posso ter ansiedade de pensar na dor que vou sentir se tomar injeção, mas esse pensamento nao é a dor. pode ser mais ou menos ou diferente do que os pensamentos dizem.

estamos de acuerdo?

Sim.

Abraço

Jorge786

Postby Jorge786 » Fri Jul 28, 2017 9:49 pm

Hola Rogerio,
Correto. E o corpo físico também. Apesar dos cinco sentidos nao esta separado do corpo .
no es correcto
¿cómo experimentas el cuerpo físico? ¿por medio de qué?
¿experimentas un cuerpo físico o solamente experimentas pensamientos, sonidos, olores, sensaciones, sabores, visiones?

Saludos
Jorge

Jorge786

Postby Jorge786 » Fri Jul 28, 2017 9:59 pm

Luego de que contestes las preguntas de mi post anterior quisiera que realizaras el ejercicio de ver el cuerpo.

Sentado, en silencio, con los ojos cerrados, deja pasar unos 5 0 10 minutos en calma, observa en esos minutos solo la respiración.

Ahora presta atención a las sensaciones, ¿qué se siente?, separa y observa las sensaciones que aparecen una a una.

¿se siente realmente el peso sobre la silla o es solamente una sensación de presión?
¿se sienten realmente las manos o es solo una sensación de temperatura, de presión?
¿Se sienten realmente los pies o es solo una presión en algún lugar?
¿se siente la cabeza, los hombros o solo son ideas de que ellos están ahí?

en fin
¿estás realmente experimentando un cuerpo o solo son sensaciones?

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Jul 29, 2017 4:21 pm

Olá Jorge,
no es correcto
¿cómo experimentas el cuerpo físico? ¿por medio de qué?
¿experimentas un cuerpo físico o solamente experimentas pensamientos, sonidos, olores, sensaciones, sabores, visiones?
Experimento com os sentidos. Principalmente os pensamentos, sensçaoes e visao.
Ahora presta atención a las sensaciones, ¿qué se siente?, separa y observa las sensaciones que aparecen una a una.

¿se siente realmente el peso sobre la silla o es solamente una sensación de presión?
É a sensação de pressão.
¿se sienten realmente las manos o es solo una sensación de temperatura, de presión?
Sao sensações.
¿Se sienten realmente los pies o es solo una presión en algún lugar?

Somente uma pressão e sensação.
¿se siente la cabeza, los hombros o solo son ideas de que ellos están ahí?

Sao só ideias , sinto sensações.
en fin
¿estás realmente experimentando un cuerpo o solo son sensaciones?
Apenas sensações. A experiência direta é de sensações os nomes , conhecimentos , pensamentos vem juntos, mas entendo que a experiência direta nao é o conhecimento(pensamento) é as sensações.

Abraço

Jorge786

Postby Jorge786 » Sat Jul 29, 2017 5:13 pm

Hola Rogerio

Experimento com os sentidos. Principalmente os pensamentos, sensçaoes e visao.
¿"TU" experimentas con los sentidos?
¿"TU" experimentas por medio de los sentidos?
¿"TU" experimentas por medio de los pensamientos o es que HAY el aparecimiento de pensamientos?
¿es cierto eso? ¿realmente sucede así?

revisa con mucha atención, atención a lo que realmente sucede
¿existen los sentidos? o ¿solamente existen pensamientos, sonidos, olores, sensaciones, sabores, visiones?

¿es que hay "alguien" teniendo una experiencia directa o es que la experiencia directa simplemente está ahí?

¡Vamos! ¡sigue adelante! ¡has retomado el camino!

Abrazos
Jorge

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Jul 31, 2017 4:40 pm

Olá Jorge,
¿"TU" experimentas con los sentidos?
¿"TU" experimentas por medio de los sentidos?
¿"TU" experimentas por medio de los pensamientos o es que HAY el aparecimiento de pensamientos?
¿es cierto eso? ¿realmente sucede así?

revisa con mucha atención, atención a lo que realmente sucede
¿existen los sentidos? o ¿solamente existen pensamientos, sonidos, olores, sensaciones, sabores, visiones?

¿es que hay "alguien" teniendo una experiencia directa o es que la experiencia directa simplemente está ahí?

¡Vamos! ¡sigue adelante! ¡has retomado el camino!
Na experiência das coisas ocorre o processo de pensamentos juntos, existe o som e o pensamentos sobre o som.Mas o pensamento também é uma experiência observada. Entao quando voce pergunta ¿"TU" experimentas con los sentidos? a resposta é nao. Existe a experiência do som, da visao, etc... essa é a experiência direta, o resto é pensamento acontecendo. O pensamento surge como que : Eu escuto, ou eu tenho a experiência direta, Mas só tem a experiência direta de um pensamento aparecendo.

Abraço!

Jorge786

Postby Jorge786 » Wed Aug 02, 2017 4:28 pm

Hola Rogerio,

Estoy ocupado con cambio de casa, estimo que puedo responderte en un par de días, sigue con la investigación, cualquier novedad la escribes por favor.

Saludos
Jorge

Return to “Español”