À procura do entendimento

Tigwar

Re: À procura do entendimento

Postby Tigwar » Fri Nov 30, 2018 1:38 pm

Fez sentido sim. Vai de muito de encontro ao que eu disse.

Provavelmente porque é por demais evidente que tu existes
Mas será que existo? Quando penso nisso não é claro se existo. Acho que sou parte de um todo, embora não seja evidente no quotidiano. E portanto não há nenhum eu que exista. (Depois de reler o seguimento do texto, dá-me ideia que estamos a falar do mesmo).
Pergunto-me porque é que te sentiste um bocado triste
Acho que é porque ainda existe sofrimento. Há um desejo intimo de ir ao fundo da questão, sabes? :)

Queres partilhar os teus thoughts?
Bem, secalhar as coisas são muito simples, e a mente tem tendência a complicar. Continuam a existir dúvidas, mas uma abordagem mais "terapeutica" é simplesmente aceitar a dúvida e continuar a prática. Quando saio de um curso de meditação tenho sempre a sensação que tudo está a fluir, e que é tudo incrivelmente simples. É mais uma questão de cultivar confiança. A dúvida pode ser um obstáculo em si.

Fico muito contente por haver forums como este e voluntários assim. Acho que as pessoas estão a ganhar cada vez mais sensibilidade para estas questões e que realmente há uma mudança importante a acontecer.
Estou muito grato por tudo :)

Um abraço,
Frederico

Canfora

Postby Canfora » Fri Nov 30, 2018 4:49 pm

Viva Frederico!

Obrigada pela tua resposta e pelas palavras gentis.

Sim, por vezes sofremos. O sofrimento faz parte desta vida de seres humanos. Fazer a distinção entre o que é sofrimento "real" - relativo a algo concreto que está a acontecer aqui e agora - e o que é sofrimento criado pela mente - relativo ao que não está a acontecer aqui e agora (lembranças, imaginação, pensamentos futuristas etc) - pode ajudar bastante. Embora seja necessária prática para conseguir distinguir entre o que está realmente a acontecer (que até pode ser desagradável, mas tem a virtude de estar realmente a acontecer) e o que não está a acontecer. Consegues fazer esta distinção?

Bjs

Tigwar

Postby Tigwar » Fri Nov 30, 2018 5:23 pm

O passado não existe. Eu acho que o sofrimento só existe quando estamos a operar sobre a "lente" da mente. Quando estamos simplesmente a "Ser" surgem as qualidades do Presente. A um nível subtil todos sabemos o que é este Ser. Por outras palavras a ausência de neurose, de negatividade, é este "Ser", que se tivesse de o caracterizar é felicidade, alegria e plenitude.
Não sei se vai de encontro ao que querias dizer.

Canfora

Postby Canfora » Sat Dec 01, 2018 7:28 pm

Compreendo o que dizes. O que é que pensas que esse "Ser" de que falas é?

Tigwar

Postby Tigwar » Sun Dec 02, 2018 7:29 pm

Compreendo o que dizes. O que é que pensas que esse "Ser" de que falas é?
Olá.
Sinceramente acho que está para além de "rótulos" e palavras. É pureza, é algo que está para além do tempo, é infinito.
(Não queria levar isto para espiritualidade, mas é a melhor forma que tenho de descrever :P )

Canfora

Postby Canfora » Mon Dec 03, 2018 5:00 pm

E dirias que está aonde?
E qual é a sua relação com a ilusão do eu separado?

Tigwar

Postby Tigwar » Sat Dec 08, 2018 10:00 pm

E dirias que está aonde?
Bem, se o descrever com a "essência" das coisas diria que está presente em todo o lado. Mas acho que é muito fácil perdemo-nos nas traduções que damos à palavra.

[/quote]
E qual é a sua relação com a ilusão do eu separado?
[/quote]

Se tudo é essencialmente o mesmo, se há "Unidade", então não há nenhum eu separado.

Fico com a impressão, de que já me tinha apercebido da ilusão do eu, embora recentemente tenha ficado mais evidente. Pela tua experiência, e com base na nossa conversa, quais são os teus "thoughts"?

Abraço,
Frederico

Canfora

Postby Canfora » Sun Dec 09, 2018 7:48 pm

Acho que estás a abordar isto usando a lógica. Pensar é o que cria a ilusão. Por isso, não é a pensar que vês a ilusão.
Se tudo é essencialmente o mesmo, se há "Unidade", então não há nenhum eu separado.
Isto é um pensamento. Como é que sabes se é verdadeiro?

Bjs

Return to “Português”