Nunes

Canfora

Re: Nunes

Postby Canfora » Mon Jun 12, 2017 10:06 am

Olá Claudia!

A vida é. Existe uma Claudia separada da vida?

Essa sensação de estar atrás dos olhos é constante? Ou só surge se começares a procurar a localização de um eu no corpo? Se o eu parece estar atrás dos olhos, isso quer dizer que não está num pé, num rim, na pele? O que é que existe atrás dos olhos que possa ser um eu? Uma sensação a que chamas eu é um eu, ou é uma sensação? Há alguma coisa de especial nessa sensação que te leve a dizer que ela é um eu?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Mon Jun 12, 2017 9:32 pm

olá Sandra,

Se existe uma Cláudia separado da vida?
Ainda estou a tentar entender este conceito. Separada da vida, eu diria que não. Eu não consigo encontrar a Claudia como encontro a caneta , sem ser este corpo. Este corpo consigo encontrar.

A sensação de estar por detrás dos olhos não é constante - foi óptimo ver isso, pois parece que houve uma abertura. È um facto que durante o dia eu não tenho noção que estou por detrás dos olhos. A única coisa que acontece é quando tenho que integarir com alguém que tomo a posição de estar aqui e a outra pessoa estar ali. Mas eu só penso que a outra pessoa está ali porque primeiro tomo por garantido que sou uma pessoa , e por isso assumo a outra pessoa ser também . Mas ok isto é assumido, pois nem sempre durante o dia eu tenho a noção de ser uma pessoa. Á vezes que estou tão concentrada no que estou a fazer que nem ocorre o pensamento de ser alguém.

Sim só surge se eu estiver a procurar uma localização OU quando estou a íntegarir com alguém.

O que existe por detrás dos olhos que possa ser um eu?
Nada, só a noção de eu ter a perspectiva do mundo a partir deste corpo, dos meus sentidos etc - podes por favor dizer alguma coisa em relação a isto? Por exemplo, eu tenho noção do mundo a partir deste corpo, e por exemplo não do teu? Se eu não existo como pessoa então porque eu não sinto as tuas sensações? Porque é que tu não sentes as minhas?

Não há nada se especial na sensação que me leve a dizer que é um eu, mas só a perspectiva do mundo.

beijinho

Canfora

Postby Canfora » Tue Jun 13, 2017 2:25 pm

Olá Claudia,
Se existe uma Cláudia separado da vida?
Ainda estou a tentar entender este conceito. Separada da vida, eu diria que não. Eu não consigo encontrar a Claudia como encontro a caneta , sem ser este corpo. Este corpo consigo encontrar.
Se observares o que está aqui, dirias que existe alguma separação entre a vida e o corpo? Ou o corpo é vida também?
A única coisa que acontece é quando tenho que integarir com alguém que tomo a posição de estar aqui e a outra pessoa estar ali.
Se vês que o que parece estar aqui a interagir é o corpo, existe algo no corpo que tem de ser ligado para as interações acontecerem? É possível fazer o oposto - não interagir de todo, não tomar nenhuma posição?

Há algo no corpo que é ligado ou desligado e que faz com que pareça que um eu está aqui? Como é que isto acontece?
O que existe por detrás dos olhos que possa ser um eu?
Nada, só a noção de eu ter a perspectiva do mundo a partir deste corpo, dos meus sentidos etc - podes por favor dizer alguma coisa em relação a isto? Por exemplo, eu tenho noção do mundo a partir deste corpo, e por exemplo não do teu? Se eu não existo como pessoa então porque eu não sinto as tuas sensações? Porque é que tu não sentes as minhas?
Este corpo respira e esse corpo também respira. Dirias que o facto de este corpo respirar e tu não sentires esta respiração, prova que aqui existe um eu e aí existe outro eu?

Sentir sensações é diferente de sentir respirações?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Tue Jun 13, 2017 11:01 pm

Olá Sandra,

O corpo é vida também. Sandra e os pensamentos? Que realidade teem? Também são vida porque não são separamos do resto. Existem como o corpo existe? O que quero dizer é que tal como tenho a noção do corpo porque estou consciente dele, também estou consciente de um pensamento. Sinto que este ponto é importante para mim.

Não nada tem de ser ligado para o corpo interagir , simplesmente o corpo responde naturalmente, mas parece existir uma localização aqui e outra ali. Pelo menos é como te vejo a ti. Sinto que estou a falar com alguém. Tu respondes independente de mim!!!! És separada de mim! Ok.. agora estou confusa. Afinal há separação.

Se não interagir de tudo não haverá comunicação!

O corpo responde naturalmente. Pensamentos acontecem e consequentemente há uma acção que se segue.

Sim , eu diria que tu respiras, tens o teu eu, e eu tenho o meu.
Ok.. fizeste me reflectir aqui..... sentir sensações é diferente de sentir respirações?. Hum... o conteúdo muda, mas na realidade é só algo que estou consciente. Estranho Isto.

Obrigado

Canfora

Postby Canfora » Wed Jun 14, 2017 2:27 pm

Olá Claudia,

Tenho a impressão de que para ti o que estamos aqui a fazer é considerado uma aprendizagem. Estás a tentar aprender o quê? Para ver o que está aqui, é necessário entender o que está aqui? Se olhares para uma maçã não é evidente que a maçã existe e é vermelha ou verde ou amarela? é preciso entender porque é que a maçã é como é, para saber se ela existe e descrever como ela é? Da mesma forma, é necessário entender o que é um pensamento para verificar se há uma entidade a pensar? O que é que vês a pensar?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Wed Jun 14, 2017 10:46 pm

OLa Sandra,

Eu não acho que esteja a querer aprender nada só simplesmente analisar a minha experiência.

Sinto me muito confusa em relação à tantas coisas. Já nao sei o que é verdade ou não, dai eu he ter perguntado em relação aos pensamentos.. pois os pensamentos são constantes em mim.

É uma das partes em que mais tenho dificuldade.

Entendo o que queres dizer quando falas que para ver o que está aqui não preciso de pensar nisso.

Perguntas se há uma entidade a pensar?
O pensamento acontece. E eu concluo - estou a pensar.
Quando estou a comer - concluo estou a comer.
Quando estou a contar - concluo estou a cantar.

Perguntas se há alguém - diria que sim e não. Sim no sentido de, essas acções estarem a acontecer e eu estar consciente delas MAS no entanto, quando a situação está a acontece no momento, parece ser só a ação, depois vem o pensamento e diz, estou a fazer, isto ou aquilo, mas é como se fosse uma narrativa.

Não sei porque assumo que sou eu que estou por detrás das acções, mas TAmbem não sei como viver sem ter essa noção de estar lá.. aí pah.. que confusão !

BEijinho e muito obrigado

Canfora

Postby Canfora » Thu Jun 15, 2017 4:25 pm

Olá Claudia,

Esperas viver sem a noção de estar viva? O que é que queres dizer com isto?
Confusão é um estado mental. Da mesma forma que vês esta confusão a acontecer, consegues ver se há aqui um eu que está confuso? O que é que vês se olhares para esta experiencia? Vês um eu confuso ou pensamentos contraditórios?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Thu Jun 15, 2017 11:26 pm

Olá Sandra,

Viver sem noção de estar viva?
Bom ,se não tu me estás a tentar mostrar que a pessoa vão existe, que um eu existe, então sim. Não há um eu que esteja vivo. Certo??

Acho que a noção do que eu poder ser imaginada.

Se confusão está a acontecer sim eu diria que estou confusa, o eu está confuso . Mas se o eu não existe quem está confuso?? Só a sensação de confusao existe,mas ninguém está confuso.

Ok então há diferença entre a sensação de confusão, e atribuir esse sentimento a alguém? É estranho isto.

Vejo um eu confuso? Sim , se eu estiver há espera de uma conclusão sobre algo e isso não estiver a acontecer. mas NÃO, se não houver um objectivo, ou algo a que chegar. será que me estou a fazer entender?

Beijinho

Canfora

Postby Canfora » Fri Jun 16, 2017 10:48 am

Olá Claudia,
Vejo um eu confuso? Sim
Onde?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Fri Jun 16, 2017 10:37 pm

Olá Sandra,

Onde??

Mas se sou eu que estou confusa como te explicar onde estou?

Confusão existe. Se há um eu que está confuso eu diria que eu estou, porque o sentimento de confusão existe em mim.. ahhhhhh..... ok!!!!!

O facto de eu dizer em mim e não em ti é só um meio de comunicar?! Só pode ser.
Não não vejo um eu confuso, eu só estou consciente que confusão está a acontecer. Quando digo eu estou confusa estou a assumir que um eu está confuso.. mas sim só existe o conceito "sentir confusão" e não um eu que está confuso. Como provo isso? Porque não encontro o eu, e sim só o "sentir confusão ".

Muito obrigado

Canfora

Postby Canfora » Sat Jun 17, 2017 1:35 pm

Olá Claudia,

Se não encontras um eu, de que outras provas precisas para ver que um eu não existe?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Sun Jun 18, 2017 10:10 pm

Olá querida,

Boa pergunta.
Não sei.

apesar de não encontrar este eu, tudo esta como dantes.. ainda continuo a pensar como um eu, etc.

Não vejo nenhum "ah ha" , nem nada que não soubesse antes. Talvez ainda não me habituei á ideia ou então acho que não estou bem consciente das consequências de viver sem um eu, ou acreditando que este eu não existe.

Achas que será melhor eu ficar por aqui por Agora e reflectir em tudo que já discutimos e ver como a vida é sabendo que este eu não existe etc?

Espero não estar a ser intrusiva mas gostava de te conhecer um dia, gostava de falar contigo.
Vives em Portugal?
Eu tenho 32 anos e vivo no País de GAles (por agora).

beijinho

Canfora

Postby Canfora » Mon Jun 19, 2017 11:02 am

Claudia!

Se eu consegui ver isto tu também consegues, por isso pára lá com os não seis e os está tudo como dantes, faltam as consequências, etc, etc.

Onde é que existe um eu que está prestes a dar um tempo ou a desistir? Onde? Olha à tua volta e diz-me se encontras este eu.

Um eu verdadeiro, um eu tão real como um dedo ou um gato, em vez de pensamentos da treta sobre um eu.

Onde é que está este eu que supostamente pensa como um eu??

Onde é que o vês?

E se não o vês, o que é que vês?

Beijinhos,
S

Sim, vivo em Portugal e recuso-me a dizer quantos anos tenho :)

Nunes

Postby Nunes » Tue Jun 20, 2017 10:20 pm

Olá Sandra,

Tenho que confessar que dei umas gargalhadas lendo o teu último post :)

Não respondi ontem pois estive a ler as nossas conversas de novo.. refletindo etc

Gostava de te dizer que o eu não existe e já está!! Mas não consigo!

A única coisa que sei, é que Ok eu não encontro esse eu, MAs eu também nunca pensei encontrar esse eu., como posso encontrar algo que eu sou???? Eu não sou um objecto que possa encontrar.. eu não posso "sair" de mim para me "ver" a mim própria!!!

sei que por muito que procure não vou encontrar... é como se por exemplo me pedisses para eu dar um passo para a frente ou para traz de "mim".. é impossível.

nao sei porque mas tenho esta necessidade de dar resposta a algo.. talvez pelo facto de ainda não ter acontecido, com isto quero dizer a descoberta, o enlightment .

Não sei se para ti é frustrante o facto de me estares a ajudar tanto e eu não estar a Apresentar "resultados".

Podes até te rir mas não há nada nada que eu queira MAIS na vida que "ver" a verdade. Sei que posso passar o resto da vida sem saber, mas sei que sempre vou ter isto em mim e não vou descansar até acontecer.

beijinho

Canfora

Postby Canfora » Wed Jun 21, 2017 9:59 am

Bom dia Claúdia,
Tenho que confessar que dei umas gargalhadas lendo o teu último post :)
:)
Não respondi ontem pois estive a ler as nossas conversas de novo.. refletindo etc

Tudo bem, a tua honestidade é apreciada. A sério.

Dizes que:
e dizes que:
Eu não sou um objecto que possa encontrar..
O que me parece que está aqui a acontecer são duas crenças - duas formas de interpretar o que está a acontecer que te mantém aparentemente bloqueada - a aparecer quando pensas sobre isto: "eu não consigo dizer que o eu não existe" e "eu não sou um objeto que possa encontrar".

"Eu não sou um objecto que possa encontrar.." - isto é algo que consegues verificar observando o que existe na tua experiência? Em que é que te baseias para dizer isto?
nao sei porque mas tenho esta necessidade de dar resposta a algo.. talvez pelo facto de ainda não ter acontecido, com isto quero dizer a descoberta, o enlightment
Eu diria que "talvez pelo facto de ainda não ter acontecido" é um pensamento. Concordas?
Se olhares para o que está a acontecer agora - a sério... olha em teu redor para o que está aqui e sente o que está a acontecer, sem pensares sobre isso - há algo que te leve a acreditar que existe algo escondido? Algo a ser alcançado para além disto? Algo que não está aqui? Onde é que poderia estar este acontecimento de que estás à espera? Onde é que poderia estar o enlightment? E, se é verdade que sabes que não és um objeto que se pode encontrar, o que é que pensas que precisa de respostas, de descobertas e de enlightment?

Alguma destas coisas que pensas que precisas de alcançar (para quê? para quem?) poderá existir fora dos pensamentos - na realidade concreta? Respostas e enlightment é algo que pode ser encontrado fora de pensamentos?
Não sei se para ti é frustrante o facto de me estares a ajudar tanto e eu não estar a Apresentar "resultados".
Bom, confesso que não encaro isto como estar a ajudar alguém a obter resultados. Com toda a franqueza, não questiono porque é que guio aqui no forum. Guiar acontece e pronto, é tão simples quanto isso (repara que já faço isto há vários anos e, como tudo aquilo que se pratica, a minha experiência e motivações foram mudando). De vez em quando posso sentir frustração - entre muitas outras coisas... - mas, como já te disse antes, não te preocupes comigo.
Podes até te rir mas não há nada nada que eu queira MAIS na vida que "ver" a verdade. Sei que posso passar o resto da vida sem saber, mas sei que sempre vou ter isto em mim e não vou descansar até acontecer.
Meu Deus, não percebo. A sério. A verdade não é aquilo que vês quando olhas ao teu redor? Não está sempre aqui. evidente, disponível? Onde é que a vida - existe outra verdade para além de viver? - está a acontecer? Em pensamentos ou no que pode ser experienciado agora? O que mais há que possa ser a verdade para além deste momento, do que está aqui?

Beijinhos,
S

Return to “Português”