Alguém para me guiar nesta busca?

Viajante

Re: Alguém para me guiar nesta busca?

Postby Viajante » Tue Jul 31, 2018 11:19 pm

Olá, Sandra!
Existem ideias que podemos verificar que são verdadeiras e ideias que podemos verificar que não são verdadeiras.
Concordas comigo?
Sim.
Consegues dar-me 2 ou 3 exemplos de ideias que apontam para a verdade e 2 ou 3 exemplos de ideias que sabes que não são reais?
São ideias que apontam para algo real: "maçã", "pêra". São ideias que apontam para algo irreal: "papai noel", "coelho da páscoa".
Como é que distingues umas das outras? Como é que sabes quais são reais e quais não são?
As que são reais apontam para algo que pode ser encontrado na realidade. As que não são, apontam para algo que não pode ser encontrado.

O eu parece ser outra dessas ideias que apontam para algo que não existe. Por exemplo, quando estou ouvindo música num fone de ouvido, não parece haver um eu ouvindo a música. Existe a ideia de um eu, mas ideias não ouvem músicas. E também existe a música acontecendo, mas aparentemente sem ninguém por trás fazendo ela acontecer.

A impressão que se tem é que esse eu estaria por trás de tudo, fazendo tudo acontecer. Ele pensa, ele ouve, ele fala. Mas não é possível encontrar ninguém fazendo essas ações. Elas parecem simplesmente acontecer. Esse eu também está associado a imagem desse corpo, e de fato é possível ver essas ações refletidas nesse corpo, mas não é possível dizer que ele é que as está fazendo. É como ver o vento soprando e imaginar que ele de fato está por trás disso.

Tenho tentado observar no dia-a-dia se essa ideia de eu aponta para algo real.

É um nó meio difícil de desatar, mas as coisas estão ficando mais claras :)

Abraços,
Cordialmente,
Viajante

Canfora

Postby Canfora » Wed Aug 01, 2018 10:28 am

Olá Viajante, obrigada pela tua resposta!
Tenho tentado observar no dia-a-dia se essa ideia de eu aponta para algo real.
Tens andado à procura de algo (a assumir que existe algo que pode ser encontrado) ou a olhar para (a ver a realidade como ela é)?

Consegues ver o que está aqui como é agora?

Se neste momento te pedir para descreveres o que é real, o que é que me dirias?

Abraço,
S

Viajante

Postby Viajante » Mon Aug 06, 2018 12:47 am

Olá Sandra! Agradeço pelas orientações.
Tens andado à procura de algo (a assumir que existe algo que pode ser encontrado) ou a olhar para (a ver a realidade como ela é)?
Tenho tentado olhar para a realidade como ela é.
Consegues ver o que está aqui como é agora?

Se neste momento te pedir para descreveres o que é real, o que é que me dirias?
Esta experiência é real, mas percebo como nela se misturam aquilo que existe "fisicamente", com aquilo que existe apenas na imaginação. Enquanto estava meditando sobre suas perguntas, nesse fim de semana, percebi que existia essa suposição de que um eu é necessário para essa experiência ocorrer, quando considerei que esta experiência poderia ser suportada não por esse eu, mas sim pela existência como um todo, tive uma maior clareza do que estava acontecendo.

Até então tinha a impressão de que apenas os pensamentos ocorriam na imaginação, mas por alguns momentos tive a consciência de que não só os pensamentos ocorrem na imaginação, como o eu pensando. Na experiência se misturam aquilo que existe "fisicamente", com a história desse eu. Perceber isso não mudou drasticamente minha experiência, mas ao longo do dia percebia que já não acreditava mais da mesma forma naquela história sendo contada.

Mas engraçado que esse distanciamento da história desse eu que havia ontem, não parece mais ocorrer hoje. Aparentemente voltei a levar a sério a história desse eu. Talvez não tenha visto com clareza suficiente, não sei. Lembro que na experiência de no-self que tive no passado, o eu como história foi visto com ainda maior clareza, bem como a inexistência do passado e futuro, existindo apenas o agora. Talvez essa expectativa de ver com maior clareza também esteja no caminho.

Alguma sugestão? Obrigado pela ajuda!

Abraços,
Cordialmente,
Viajante

Canfora

Postby Canfora » Mon Aug 06, 2018 10:08 am

Viva Viajante!

Bom trabalho, acho que estás a ter uns bons insights. Mas também podes ter os insights depois de ver a ilusão. Se estiveres sempre à espera de compreender, se investigares com o objectivo de saber em vez de ver, vais ter sempre a impressão de que falta qualquer coisa e a necessidade de compreender vai alimentando a ilusão de que existe um eu que ainda não viu a ilusão. Isto é sobre ver a realidade, não é sobre compreender como funciona.

Voltemos ao básico.

Por uns momentos observa o que está aqui tal como é.

Dirias que o que está aqui agora tem de mudar para aceitares que o eu separado é uma ilusão? Que mudança é que gostavas que acontecesse?

Olha para o que te rodeia.

Os pensamentos sobre o eu conseguem materializar e desmaterializar um eu real? O eu é algo que vem e vai, que aparece e desaparece?
Aparentemente voltei a levar a sério a história desse eu. Talvez não tenha visto com clareza suficiente, não sei.
Observa o que está aqui agora. Mais claro do que isto é impossível!
Este eu que leva a sério a história do eu existe? Onde está?

Abraço,
S

Viajante

Postby Viajante » Tue Aug 14, 2018 3:14 pm

Olá Sandra,

Obrigado pelas orientações!
Por uns momentos observa o que está aqui tal como é.

Dirias que o que está aqui agora tem de mudar para aceitares que o eu separado é uma ilusão? Que mudança é que gostavas que acontecesse?
Existe essa impressão de ser um eu separado. Talvez eu só precise ver pelo menos uma vez, com plena clareza, que isso não passa de uma impressão. Já tive algumas experiências, mas nunca parecem ser o suficiente.
Os pensamentos sobre o eu conseguem materializar e desmaterializar um eu real? O eu é algo que vem e vai, que aparece e desaparece?
A impressão que passa é que o corpo está sempre ali, e eu sou o corpo. O que aparece e desaparece são apenas meus pensamentos, mas o corpo está sempre ali.
Este eu que leva a sério a história do eu existe? Onde está?
Existe esse corpo e existem esses pensamentos sobre estar levando a sério a história de que o eu existe. De fato esses pensamentos não descrevem nada que possa ser visto - existe apenas o corpo, não é possível ver que ele está levando a sério essa história - mas talvez por conseguir perceber esses pensamentos, assumo que eu seja o corpo, e logo o corpo é esse eu que está levando a sério a história.

Pareço estar andando em círculos. Obrigado pela paciência.

Abraços,
Nelson
Cordialmente,
Viajante

Canfora

Postby Canfora » Wed Aug 15, 2018 2:06 pm

Viva Nelson,
Pareço estar andando em círculos.
Pareces estar a andar em circulos porque os pensamentos são circulares.
É normal. É isso que os pensamentos fazem. Criam a ilusão de que um eu é real.
A única forma de este circulo parar é olhando para o que está aqui agora.
É investigar. É ver.
Não precisas de pensar para ver, pois não?
Se não te focares nos pensamentos, o que é que vês?
Ver com os olhos. Observar.
O que é que existe aqui?
É possível ver um eu?

Abraço,
S

Viajante

Postby Viajante » Tue Aug 21, 2018 1:48 am

Olá Sandra,

Obrigado pelas orientações.
O que é que existe aqui?
Existe a paisagem, sons, sensações, e pensamentos.
É possível ver um eu?
Os pensamentos dizem que eu estou vendo, ouvindo, sentindo e pensando.

O corpo aparentemente está vendo, ouvindo, sentindo e pensando.

E é possível ver o corpo. E como eu assumo ser o corpo, é possível ver o eu.

---

No fundo noto o quanto isso é falho, pois na experiência direta realmente só existe a paisagem, os sons, as sensações, e os pensamentos acontecendo. De fato, não é possível ver o "eu" que está a realizar essas ações. Mas como é possível ver o corpo, e ele aparentemente está realizando essas ações, ainda não vi motivos para não acreditar ser o corpo.

A frustração é grande. Parece ser tão óbvio mas ao mesmo tempo tão difícil.

Abraços,
Nelson
Cordialmente,
Viajante

Viajante

Postby Viajante » Mon Sep 03, 2018 1:22 am

Não costumas ficar muito tempo sem responder. Espero que você esteja bem, Sandra!
Cordialmente,
Viajante

Canfora

Postby Canfora » Mon Sep 10, 2018 10:02 am

Olá Nelson! Estive de férias. Mas aqui estou :) Está tudo bem, obrigada.
O que é que dirias que é difícil?

A tua experiência atual é difícil?
É difícil pensar sobre isto?
É difícil estar à espera que algo aconteça?
É difícil tentar ver aquilo que imaginas que devias ver?
Ou estar à espera de algo que pensas que devia acontecer?

Abraço,
S

Viajante

Postby Viajante » Tue Sep 11, 2018 3:53 am

Olá Sandra,
Olá Nelson! Estive de férias. Mas aqui estou :) Está tudo bem, obrigada.
Que bom.. :)
O que é que dirias que é difícil?

A tua experiência atual é difícil?
É difícil pensar sobre isto?
É difícil estar à espera que algo aconteça?
É difícil tentar ver aquilo que imaginas que devias ver?
Ou estar à espera de algo que pensas que devia acontecer?
É difícil "estar a espera de algo que pensas que devia acontecer". Ou mais precisamente, é difícil fazer essa mudança de perspectiva acontecer. Por mais que eu observe que não existe um "eu" por trás de cada ação, observando, pensando, nada parece mudar, como se eu não estivesse investigando corretamente.

Abraços,
Nelson
Cordialmente,
Viajante

Canfora

Postby Canfora » Tue Sep 11, 2018 4:02 pm

Olá Nelson,

Compreendo perfeitamente o que me dizes. Conheces a história da Alice no outro lado do espelho? Digo isto porque foi o que a tua resposta me fez aparecer em pensamentos. Tal como a Alice, tu tens neste momento acesso aos dois lados do espelho. Um dos lados é imaginário. O outro é real. E é por acreditares que o real devia corresponder ao imaginário que faz com que não vejas que já lá estás, que sempre lá estiveste. Image
Por mais que eu observe que não existe um "eu" por trás de cada ação, observando, pensando, nada parece mudar, como se eu não estivesse investigando corretamente.
Acreditas que há algo que tu não tens e deves alcançar.
Por mais que eu observe que não existe um "eu" por trás de cada ação, observando, pensando
E ao mesmo tempo vês que o eu que pensas ser não pode ser encontrado.

Estás a encarar as coisas ao contrário. Tens a esperança que o real mude, de forma a saberes que o eu não existe.

Partes do principio que o que pensas é real e que o que vês é ilusório. É um bocado como esperar que o Natal nunca mais aconteça porque o Pai Natal não existe.

Mas se é verdade que ao investigar vês que um eu não está aqui agora, estás a fazer a investigação da forma correta!

Consegues perceber porque é que não confias nos teus sentidos?

O que existe aqui e agora que te leva a pensar que um eu é real?

Abraço,
S

Viajante

Postby Viajante » Fri Sep 14, 2018 2:06 am

Olá Sandra,
Compreendo perfeitamente o que me dizes. Conheces a história da Alice no outro lado do espelho? Digo isto porque foi o que a tua resposta me fez aparecer em pensamentos. Tal como a Alice, tu tens neste momento acesso aos dois lados do espelho. Um dos lados é imaginário. O outro é real. E é por acreditares que o real devia corresponder ao imaginário que faz com que não vejas que já lá estás, que sempre lá estiveste.
Obrigado pela metáfora, me trouxe alguns insights.
Mas se é verdade que ao investigar vês que um eu não está aqui agora, estás a fazer a investigação da forma correta!
Resumindo o ponto onde estou. Entendo que temos a impressão de existir um eu separado que realiza as ações, como ver, ouvir, pensar. E que esse eu também é esse que tem um passado e almeja um futuro. Inclusive que esse eu é esse que é o corpo.

Apesar dessa impressão, ninguém de fora nunca viu esse eu separado que realiza as ações. Tudo o que viram foram as ações acontecendo. Da mesma forma, de "dentro" também não é possível ver esse eu realizando as ações. Existem apenas as ações ocorrendo.

Assim, se esse eu nunca foi visto por ninguém, nem nunca foi visto "de dentro", é provável não exista. Provavelmente é apenas uma ideia como Universidade, que associa várias coisas, mas que na realidade é apenas uma ideia que precisa estar na mente de alguém para existir.

Na mesma linha, o eu seria como a ideia por trás de qualquer objeto. No fundo não existe essa separação de objeto e do todo. A ideia de objeto é apenas um conceito para facilitar a comunicação, medições, etc.

Fica nítido que meu entendimento acaba sendo uma mistura de lógica e experiência...
Consegues perceber porque é que não confias nos teus sentidos?

O que existe aqui e agora que te leva a pensar que um eu é real?
Existe essa ideia de que se existe a experiência, existe alguém a tendo. Da mesma forma existe essa dúvida sobre "então quem sabe que não existe um eu?".

Percebo as falhas nessas ideias, mas nada muda.

Agradeço pela paciência, Sandra :)

Abraços,
Nelson
Cordialmente,
Viajante

Canfora

Postby Canfora » Fri Sep 14, 2018 3:06 pm

Olá Nelson!

O que é que precisava de mudar para veres que o eu é uma ilusão?
Dito de outra forma, do que é que estás à procura?

Abraço,
S

Viajante

Postby Viajante » Sun Sep 16, 2018 1:14 am

Olá Sandra, obrigado pelas perguntas.
O que é que precisava de mudar para veres que o eu é uma ilusão?
Dito de outra forma, do que é que estás à procura?
De algo que mostre claramente que o eu não existe. Uma experiência que mostre claramente isso. Por mais absurdo que pareça, a ausência desse eu na experiência não parece ser suficiente.

Existe essa impressão de que esse eu está olhando para essa tela, mas quando questiono quem então está percebendo essa impressão, é possível notar que essa sensação/objeto mental vai se desfazendo, mas a qualquer distração ela volta, como uma cortina que se fecha.

Existe também essa vontade de não ser esse eu, de estar cansado de ser esse eu, como uma negação dele. Não sei se isso atrapalha de alguma forma.

Abraços,
Nelson
Cordialmente,
Viajante

Canfora

Postby Canfora » Sun Sep 16, 2018 9:33 am

Olá Nelson,
De algo que mostre claramente que o eu não existe. Uma experiência que mostre claramente isso.
Talvez devesses procurar por uma experiência que mostre que o eu existe? :)
Existe também essa vontade de não ser esse eu, de estar cansado de ser esse eu, como uma negação dele. Não sei se isso atrapalha de alguma forma.
Bom, sim, é provável que este tipo de vontade alimente a ilusão.

Passas muito tempo focado em ti próprio? Ou também tens interesses que te levem a pensar e fazer coisas que te agradem e distraiam?

Se tens a tendência para te criticares de forma negativa, já procuraste formas mais saudáveis de pensar, para te aceitares melhor como és? Com algum esforço é possível combater certas tendências que por vezes temos e não nos fazem bem nenhum.

Abraço,
S

Return to “Português”