Quem Sou Eu?

Rogerio

Re: Quem Sou Eu?

Postby Rogerio » Thu Mar 31, 2016 9:31 pm

Olá Sandra!!

Perdoe a demora para as respostas.Tive um problema com a net.

Existem certas coisas a acontecer na tua experiência que te levam a pensar que estás distante, abstrato.

Se observares essa experiência com curiosidade, o que é que vês?

Acho que é aquilo de que voce falou sobre as expectativas.Ideias de como as coisas deveriam ser.Mesmo sabendo disso,é como se esses pensamentos fossem reais.Terça - feira tentei passar no papel o que iria te escrever, e ficou tao facil de ver os pensamentos acontecendo que tive crise de riso.Mas só foi uma experiencia.
Como são as sensações que te levam a pensar que estás distante, abstrato?
Essas sensações são sentidas onde?
Essas sensações que sao sentidas no peito e estomago fazem surgir pensamentos que vai criando historia do porque isso esta acontecendo.E como deveria ser (Expectativas).O que nao entendo é essa oscilação que hora é tudo muito simples de ver hora os pensamentos parecem ser importantes e reais.
Ou são os teus pensamentos sobre o que está a acontecer que te levam a dizer que estás distante, abstrato?
É ai que esta.Os pensamentos nem sempre é reconhecido como um pensamento.Quando acontece igual a experiencia que falei , tudo fica entendido.
Há alguma razão para pensares que essa experiência não devia estar a acontecer?

Abraço!
Sao so crenças de que se realmente estivesse vendo as coisas do jeito que elas sao , nao estaria se identificando
com essas coisas.

Abraço !

Canfora

Postby Canfora » Fri Apr 01, 2016 11:07 am

Olá Rogério!
Perdoe a demora para as respostas.Tive um problema com a net.
Não faz mal!
Acho que é aquilo de que voce falou sobre as expectativas.Ideias de como as coisas deveriam ser.Mesmo sabendo disso,é como se esses pensamentos fossem reais.Terça - feira tentei passar no papel o que iria te escrever, e ficou tao facil de ver os pensamentos acontecendo que tive crise de riso.Mas só foi uma experiencia.
Ahah, ler isto também me fez rir.
O que é que queres dizer com "só foi uma experiencia."?

Estás à espera de outro tipo de experiências - mais intensas, mais interessantes, fora do comum - extraordinárias?

Ou de que esta experiência não esteja constantemente a mudar?

Já alguma vez experimentaste a ausência de mudanças ou esta experiência é sempre impermanente, um constante "movimento" de percepções, pensamentos, sensações?

Eu acho que é fantástico teres a capacidade de ver os pensamentos a fazer o que os pensamentos fazem!
Essas sensações que sao sentidas no peito e estomago fazem surgir pensamentos que vai criando historia do porque isso esta acontecendo.E como deveria ser (Expectativas).O que nao entendo é essa oscilação que hora é tudo muito simples de ver hora os pensamentos parecem ser importantes e reais.
Esse oscilar entre ver e não ver é normal, imensas pessoas que passaram por este processo dizem que lhes acontece o mesmo.
Sao so crenças de que se realmente estivesse vendo as coisas do jeito que elas sao , nao estaria se identificando com essas coisas.
Eu diria que a identificação de que falas, enquanto está a acontecer, é as coisas do jeito que elas são. Existe um eu que tenha controlo sobre o que está a acontecer?

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Apr 02, 2016 3:17 pm

Olá Sandra!!

Estou usando o quote da mesma forma e esta saindo diferente. O que poderia ser.
Ahah, ler isto também me fez rir.
O que é que queres dizer com "só foi uma experiência."?

Estás à espera de outro tipo de experiências - mais intensas, mais interessantes, fora do comum - extraordinárias?

Ou de que esta experiência não esteja constantemente a mudar?
Não espero ter outras experiências mais intensas...Mas quando tenho estas experiências (Raramente), acredito que teria que ver as coisas sempre daquela forma.E interessante que nestes momentos os pensamentos se tornam sem valor.O que é um grande alivio.Mas tenho a ideia de que teria que permanecer sempre vendo as coisas assim.
Já alguma vez experimentaste a ausência de mudanças ou esta experiência é sempre impermanente, um constante "movimento" de percepções, pensamentos, sensações?
É sempre um constante movimento.
Eu acho que é fantástico teres a capacidade de ver os pensamentos a fazer o que os pensamentos fazem!
Mas voce ve isso tambem ne?
Esse oscilar entre ver e não ver é normal, imensas pessoas que passaram por este processo dizem que lhes acontece o mesmo.
Voce tambem passou por isso? Esse oscilar vai parar? essa experiencia de ver vai permanecer?
Eu diria que a identificação de que falas, enquanto está a acontecer, é as coisas do jeito que elas são. Existe um eu que tenha controlo sobre o que está a acontecer?
Nao tem um controlador, Mas tudo o que nao é aceito parece que preciso fazer alguma coisa.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Sat Apr 02, 2016 7:55 pm

Olá Rogério!

Mexi nas tuas quotes, espero que não te importes. Não consegui perceber o que é que fizeste que as fez ficar como estavam, mas não faz mal nenhum, não te preocupes.
Não espero ter outras experiências mais intensas...Mas quando tenho estas experiências (Raramente), acredito que teria que ver as coisas sempre daquela forma.E interessante que nestes momentos os pensamentos se tornam sem valor.O que é um grande alivio.Mas tenho a ideia de que teria que permanecer sempre vendo as coisas assim.
Eu penso que a maior parte das pessoas começa a explorar estes assuntos porque tem a esperança de alcançar um estado de espírito (não encontro outras palavras para dizer isto, mas penso que vais perceber o que eu quero dizer) em que só se sentem sensações e emoções positivas: paz, amor, alegria, ser uno com tudo o resto, etc, etc.

Um bocado como alcançar o céu na terra, o paraíso. Mas a vida é feita de dualidades e não é possível viver só o que é bom, o que é desejado. E é este desejar algo diferente do que está a acontecer aqui e agora que faz com que se procure escapar ao aqui e agora de todas as formas possíveis e imaginárias, uma das quais a busca espiritual, em que se procura alcançar um certo tipo de experiências.

Só que a vida é o todo, não é feita só de um determinado tipo de experiência. Quando o nosso objetivo é experimentar só coisas boas, tentamos tudo para evitar o outro lado da vida, aquelas experiências que pensamos que não deviamos estar a viver, que não tem valor, que não se enquadram na nossa visão do que queremos para nós.

Mas a vida é como é. Às vezes a nossa experiência é boa, às vezes é horrível. Mas há na totalidade da vida (e nós somos essa mesma vida) uma aceitação dessa totalidade, dessa dualidade, tudo faz parte do mesmo, é tudo vida, a experiência que está a acontecer no momento.

Eu compreendo que tu gostasses de só experimentar aquilo que te faz sentir bem (eu também), mas a vida não é assim, é o tudo, tudo está incluido, tudo é aceite (no sentido de estar a acontecer).
Mas voce ve isso tambem ne?
Sim, se me focar nisso vejo. Mas acontece muitas vezes não pensar sobre isso. Mas depois de ter visto o que a minha guia me apontava - que não existe um eu separado - continuei a olhar durante bastante tempo para a forma como as coisas são e ainda olho para a realidade para a ver como ela é. Mas já não tenho a necessidade de perceber porque é que as coisas são como são, esse achar que é possível entender porque é que as coisas são como são desapareceu ao fim de uns dois anos.
Mas tudo o que nao é aceito parece que preciso fazer alguma coisa.
Fazes sempre aquilo que pensas que precisas de fazer ou às vezes fazes e às vezes não fazes?

Tens algum controle sobre aquilo que vai acontecendo?

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Sun Apr 03, 2016 7:39 pm

Oi Sandra,

Agora o quote ta normal!

Eu penso que a maior parte das pessoas começa a explorar estes assuntos porque tem a esperança de alcançar um estado de espírito (não encontro outras palavras para dizer isto, mas penso que vais perceber o que eu quero dizer) em que só se sentem sensações e emoções positivas: paz, amor, alegria, ser uno com tudo o resto, etc, etc.
Nao espero mais que seja assim.Mas é verdade que no começo criei aquela ideia de nao sofrer por mais nada.
Mas a vida é como é. Às vezes a nossa experiência é boa, às vezes é horrível. Mas há na totalidade da vida (e nós somos essa mesma vida) uma aceitação dessa totalidade, dessa dualidade, tudo faz parte do mesmo, é tudo vida, a experiência que está a acontecer no momento.
Entendo.Quando tudo ta bom agente nem pensa em alguem sentindo, mas quando ta ruim logo vem as reaçoes e nao aceitaçao.Mas voce ve uma situaçao dita como boa ou como má da mesma forma? Essas reaçoes quando vem é muito dificil de ver como apenas reaçoes.è dificil de aceitar , mesmo sabendo que nao posso mudar tal experiencia.

Mas depois de ter visto o que a minha guia me apontava - que não existe um eu separado - continuei a olhar durante bastante tempo para a forma como as coisas são
Sei que cada um tem sua propria experiencia, mas quando voce viu que nao existe um eu separado, as duvidas , buscas, ainda continuou? levou muito tempo ?Porque posso dizer que nao tem um eu separado , mas é como se fosse uma compreensao , um entendimento.Entende? Talvez por ainda ter algumas expectativas ,das quais ja conversmos.
Fazes sempre aquilo que pensas que precisas de fazer ou às vezes fazes e às vezes não fazes?

Tens algum controle sobre aquilo que vai acontecendo?
Nem sempre reajo com aquilo que penso que preciso fazer.Eu sei que fazendo ou nao fazendo nao da para mudar a experiencia que esta acontecendo.É que parece dificil aceitar certa coisas. Emoçoes , preocupaçao, insatisfaçao,
quando aparecem, as reaçoes de nao aceitar isso é muito rapida.A sensaçoes no corpo é forte , que faz reagir com se fosse alguem.O que acho é que voce esta tentando me mostrar que essas reaçoes , sensaçoes, tambem e o que esta acontecer.Nesses momentos e que é preciso olhar.Pois a sensaçao de um eu separado é maior quando surge essas reaçoes ( preocupaçao, afliçao , angustia...).Apesar que é bem dificil olhar quando essas experiencias aparecem.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Mon Apr 04, 2016 9:38 am

Olá Rogério!
è dificil de aceitar , mesmo sabendo que nao posso mudar tal experiencia.
Eu não diria que não podes mudar uma experiência. Existem técnicas que são praticadas para provocar mudanças. O que eu estou a tentar dizer é que quando algo está a acontecer, é o que é. Não é possível alterar o que aconteceu um segundo atrás. Quando começamos a pensar sobre a experiência que estamos a ter, ela já aconteceu. É mais isso.

Tanto aceitar como não aceitar é o que está acontecer. Não aceitar não muda grande coisa, apesar de ser o que está a acontecer. Por vezes não aceitar faz as coisas piorarem.
Nesses momentos e que é preciso olhar.Pois a sensaçao de um eu separado é maior quando surge essas reaçoes ( preocupaçao, afliçao , angustia...).Apesar que é bem dificil olhar quando essas experiencias aparecem.
Mas estás à espera de encontrar um eu nestas situações? Se existe um eu, não é possível encontrar esse eu em todos os momentos? Se olhares agora, encontras um eu?
Porque posso dizer que nao tem um eu separado , mas é como se fosse uma compreensao , um entendimento.Entende?
Não, acho que não entendo. O que é que devia ser diferente?

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Apr 04, 2016 10:43 pm

Olá Sandra!

Eu não diria que não podes mudar uma experiência. Existem técnicas que são praticadas para provocar mudanças. O que eu estou a tentar dizer é que quando algo está a acontecer, é o que é. Não é possível alterar o que aconteceu um segundo atrás. Quando começamos a pensar sobre a experiência que estamos a ter, ela já aconteceu. É mais isso.
Sim, eu entendi.

Mas estás à espera de encontrar um eu nestas situações? Se existe um eu, não é possível encontrar esse eu em todos os momentos? Se olhares agora, encontras um eu?
Nao , acho que quis dizer foi que nestas situaçoes é dificil ver as experiencias pelo que ela é.

Rogerio Escreveu:
Porque posso dizer que nao tem um eu separado , mas é como se fosse uma compreensao , um entendimento.Entende?[/quote]
Não, acho que não entendo. O que é que devia ser diferente?
Acho que teria que esta vendo as coisas pelo q sao , sem oscilar em ver e nao ver.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Tue Apr 05, 2016 10:29 am

Viva Rogério!
Acho que teria que esta vendo as coisas pelo q sao , sem oscilar em ver e nao ver.
O que me parece é que consideras uma destas experiências mais real do que a outra?
Ou seja, pensas que quando não estás a olhar para as coisas como elas são, é porque perdeste o contato com a realidade? E se oscilar e não ver também é o experimentar as coisas pelo q são?
E se a realidade for tudo o que está a acontecer? A totalidade do que está a ser experimentado?

Existe um eu que tem controle sobre o a sua experiência?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Wed Apr 06, 2016 12:34 am

Oi Sandra ,

O que me parece é que consideras uma destas experiências mais real do que a outra?
Ou seja, pensas que quando não estás a olhar para as coisas como elas são, é porque perdeste o contato com a realidade? E se oscilar e não ver também é o experimentar as coisas pelo q são?
E se a realidade for tudo o que está a acontecer? A totalidade do que está a ser experimentado?
Pelas experiencias que tive , quando as coisas sao vistas pelo que elas sao parece que é a coisa real, é uma liberdade de nao dar valor aos pensamentos, sentimentos.Quando nao vistas, é a ilusao do eu reagindo, e neste momento, nem sempre percebido, me dou conta de que nao estou vendo, voltando a fazer a autoinvestigaçao .

Existe um eu que tem controle sobre o a sua experiência?
Nao. Mesmo que as reaçaoes parecem ser alguem controlando, quando bem vistas nao tem um eu no controle.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Wed Apr 06, 2016 10:38 am

Viva Rogério!

Se eu te disser que não existe um eu separado da realidade. Nenhuma entidade que está no comando, nenhum controlador, nenhum observador, nenhum proprietário da vida, que tudo o que existe é a vida a fluir livremente...

Espera, observa e escreve o que aparece? Há medo? Há dúvida? Resistência? Frustração? Algo que quer gritar e voltar atrás, algo que diz que isto não está a funcionar? Ou talvez exista uma sensação de espanto, alegria, alívio?

Repara em tudo o que aparece e escreve sobre isso :)

Rogerio

Postby Rogerio » Thu Apr 07, 2016 7:52 pm

Oi Sandra!!
Se eu te disser que não existe um eu separado da realidade. Nenhuma entidade que está no comando, nenhum controlador, nenhum observador, nenhum proprietário da vida, que tudo o que existe é a vida a fluir livremente...

Espera, observa e escreve o que aparece? Há medo? Há dúvida? Resistência? Frustração? Algo que quer gritar e voltar atrás, algo que diz que isto não está a funcionar? Ou talvez exista uma sensação de espanto, alegria, alívio?

Por mais que na nossas investigaçao nao se pode encontrar um eu , a "sensaçao" e de que as coisas estao acontecendo , aparencendo , para alguem.A atençao sempre esta voltada para os pensamentos , e para este corpo,dando a impressao de ser alguem.Mas como nem sempre esses pensamentos sao vistos como pensamentos , vem as duvidas se estou realmente compreendendo.Nao vejo essa liberdade que é falada pelos mestres, gurus e pelos participantes deste forum.EM poucas experiencias percebi que seria um alivio ver as coisas pelo que sao, por outro lado por mais que entenda o que voce esta indicando , nao ha uma compreensao total.As vezes acho que nao posso entender, as vezes penso que vai levar anos, para perceber o que voce diz...
è mais ou menos isso isso Sandra.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Sat Apr 09, 2016 8:03 pm

Rogério, tens alguma sugestão sobre o que fazer a seguir?
Queres parar por uns dias, queres continuar?

Rogerio

Postby Rogerio » Sun Apr 10, 2016 11:57 pm

Oi Sandra!!

Gostaria de continuar.

Se puder me ajudar gostaria falar sobre pensamentos.Voce olha para os pensamentos sempre como pensamentos ou voce se deixa levar pelo seus conteúdos e de vez em quando dar-se conta que sao pensamentos?
Aparecem muitos pensamentos que hoje é visto sem se dar muita importancia.Mas existem outros, que estao tao enraizados que me "envolvem" trazendo todos os tipos de conflitos e que so depois me dou conta da identificaçao com eles.Tudo o que posso chamar de problemas e dificuldade e por causa da voz dos pensamentos.Quando em forma de duvidas ,de preocupaçao, crenças, ideias, expectativas... é bem mais dificil de se ver como pensamentos.Gostaria de saber se os pensamentos nunca sao importantes ou se eles ficam mais silenciosos com o tempo.Eu nao tenho controle sobre eles , mas se assim for eu sempre vou continuar reagindo da mesma forma?
Se puder me ajude a olhar os pensamentos , pelo que eles sao.Quando vejo que nao ha um eu separado , pensamentos como duvidas , Frustração, resistência , aparecem e sou envolvido por eles.Mas se isso sao so pensamentos , entao me ajude a olhar para isso.

Desculpe tomar seu tempo Sandra , mas ainda tenho muitas duvidas, mas entendo se voce nao quiser mais me guiar

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Mon Apr 11, 2016 10:53 am

Oi Rogério,
Gostaria de continuar.
Continuemos então.
Voce olha para os pensamentos sempre como pensamentos ou voce se deixa levar pelo seus conteúdos e de vez em quando dar-se conta que sao pensamentos?
Ambas as coisas. Mas da maneira como fazes a pergunta parece que exite uma entidade que olha para os pensamentos ou se deixa levar pelos pensamentos. Consegues encontrar esta entidade?
Aparecem muitos pensamentos que hoje é visto sem se dar muita importancia.Mas existem outros, que estao tao enraizados que me "envolvem" trazendo todos os tipos de conflitos e que so depois me dou conta da identificaçao com eles.Tudo o que posso chamar de problemas e dificuldade e por causa da voz dos pensamentos.Quando em forma de duvidas ,de preocupaçao, crenças, ideias, expectativas... é bem mais dificil de se ver como pensamentos.Gostaria de saber se os pensamentos nunca sao importantes ou se eles ficam mais silenciosos com o tempo.Eu nao tenho controle sobre eles , mas se assim for eu sempre vou continuar reagindo da mesma forma?
A forma como reages é determinada pela existência de um eu?
Se puder me ajude a olhar os pensamentos , pelo que eles sao.Quando vejo que nao ha um eu separado , pensamentos como duvidas , Frustração, resistência , aparecem e sou envolvido por eles.Mas se isso sao so pensamentos , entao me ajude a olhar para isso.
Existe um eu que é envolvido pelos pensamentos?

Se fosses o pensador dos pensamentos, conseguias controlar os pensamentos... consegues encontrar este eu que pensa? Os pensamentos sobre o eu são o eu?
Desculpe tomar seu tempo Sandra , mas ainda tenho muitas duvidas, mas entendo se voce nao quiser mais me guiar
Não precisas de pedir desculpa, fico feliz em guiar-te, mas tens que ser tu a procurar as respostas, eu só posso ajudar com perguntas.

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Apr 12, 2016 1:33 am

Oi Sandra!
Continuemos então.
Agradeço!!

Ambas as coisas. Mas da maneira como fazes a pergunta parece que exite uma entidade que olha para os pensamentos ou se deixa levar pelos pensamentos. Consegues encontrar esta entidade?
Parece ser uma entidade que esta a olhar os pensamentos.Mas esse que parece que esta olhando é mais pensamentos né?Por exemplo: Vejo um julgamento ou qualquer outra coisa aparecendo, ai sinto que estou observando esses pensamentos , e vem mais pensamentos tentando controlar os primeiros.Esse observador que parece ser uma entidade é tambem um pensamento certo?

A forma como reages é determinada pela existência de um eu?
Parece que nao.Elas acontecem bem rapidas.Depois que as reaçaoes acontecem , vem as opinioes destas reaçaoes, que cria a ilusao de um eu. É interessante de ver que as opinioes ,ideias do que é certo ou errado Etc..
sempre vem depois da experiencia.
Existe um eu que é envolvido pelos pensamentos?
Vou falar uma besteira!!
Mesmo nao tendo controle sobre os pensamentos , a sensaçao é que os proprios pensamentos É o eu.Se nao existisse pensamento nao existira ninguem.
Se fosses o pensador dos pensamentos, conseguias controlar os pensamentos... consegues encontrar este eu que pensa?

Tenho a sensaçao de que posso pensar o que quiser e na hora que quiser.Mas é so uma impressao né ? Porque se fosse dono dos meus pensamentos eu nunca mais teria pensamentos negativos.
Não precisas de pedir desculpa, fico feliz em guiar-te, mas tens que ser tu a procurar as respostas, eu só posso ajudar com perguntas.
Agradeço por me guiar. Eu acho que me expressei mal na ultima vez.

Abraço

Return to “Português”