Quem Sou Eu?

Rogerio

Re: Quem Sou Eu?

Postby Rogerio » Fri Mar 18, 2016 3:28 pm

Oi Sandra!!
Rogério, não percebo se queres continuar ou se pretendes parar por um tempinho? Qualquer das decisões está ok para mim :)
Desculpe Sandra ,nao me expressei bem. O que eu quis dizer foi que com a pratica de apontar o dedo entendi que nao tem um eu separado das coisas , da vida.As coisas estao acontecendo , mas nao é para um eu um alguem , é a vida se manifestando aparentemente sem nenhuma razao.E ate esse corpo\mente é tambem manisfestaçao acontecendo.Nao ha um eu.Agora mesmo te falando isso , ha muitos condicionamentos a ser olhado.Muitas duvidas e crenças que querem se tornar reais novamente.É como se estivesse compreendendo o processo e nao acreditado !!

Espero nao ter ficado muito confuso
Quero continuar nossas conversas sim!!! Só estou ficando preocupado com a sua paciencia KKKK ... porque como posso dizer que nao existe um eu pela experiencia , e continuar a ver as coisas como se tivesse um eu.(Entende)? Por isso que disse que talves vai levar um tempo.Sinto que estou no processo mas ainda falta algo!

Desculpe o mal entendido

Abraço.

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Mar 18, 2016 3:32 pm

Oi Sandra!!

Recebi o comunicado.
Obrigado pela traduçao!

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Fri Mar 18, 2016 4:23 pm

Parece que a transferência foi adiada.
Quero continuar nossas conversas sim!!! Só estou ficando preocupado com a sua paciencia KKKK
A minha paciência é infinita ;-)
como posso dizer que nao existe um eu pela experiencia
O que é que te faz saber que estás a ter uma experiência?
Uma experiência não é ver, ouvir, tocar, cheirar, saborear (sensações / percepções)?
Se o eu existe, podes experimentá-lo... ou achas que pode existir um eu que não pode ser experimentado?
como posso (...) continuar a ver as coisas como se tivesse um eu.(Entende)?
Entendo :)
E não entendo. Se não consegues encontrar um eu na tua experiência, como é que podes estar a continuar a ver as coisas como se tivesse um eu? Isto não é só uma ideia sobre o que está a acontecer?

Dá-me um exemplo ou dois de como sabes que estás a ver as coisas como se tivesse um eu, se faz favor.

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Mar 18, 2016 6:30 pm

Oi Sandra,
Uma experiência não é ver, ouvir, tocar, cheirar, saborear (sensações / percepções)?
Sim.
Se o eu existe, podes experimentá-lo... ou achas que pode existir um eu que não pode ser experimentado?
Nao posso experimentar um eu.
Se não consegues encontrar um eu na tua experiência, como é que podes estar a continuar a ver as coisas como se tivesse um eu? Isto não é só uma ideia sobre o que está a acontecer?

Dá-me um exemplo ou dois de como sabes que estás a ver as coisas como se tivesse um eu, se faz favor.

É ai que esta o problema.Nao posso experimentar um eu.So tenho a experiencia de ver , sentir tocar ...
Sei que nao tenho controle sobre os pensamentos , mas ainda ha uma identificaçao com eles.
Entao quando estou tranquilo é mais facil ver tudo isso acontecendo sem um eu.Mas na correria do dia a dia fica dificil nao se envolver nos acontecimentos querendo ter controle.
A minha paciência é infinita ;-)
Lindo!! Obrigado

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 22, 2016 1:02 pm

Viva Rogério!
É ai que esta o problema.Nao posso experimentar um eu.So tenho a experiencia de ver , sentir tocar ...
O que é para ti o problema? Não estou a entender!

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Mar 22, 2016 10:19 pm

Olá Sandra!!

O que é para ti o problema? Não estou a entender!
Quando tento encontrar um eu , nao posso encontrar a nao ser como uma ideia, pensamento.Quando olho para os pensamentos nao encontro um controlador deles.Mas a sensaçao de ser alguem ainda e muito forte no dia a dia.Fico me perguntando , sera que nao estou vendo ? Mas é tao simples de ver!! Tem dia que esta tudo tao claro , mais é so mais uma experiencia.No outro as duvidas continua.Confesso que nos ultimos dia , estou mais calmo , menos ansioso,
parece que a respiraçao melhorou sera q isso significa alguma coisa? Acho que nao.Qualquer açao que precisa ser feito no ( trabalho, relacionamentos,familia ...) parece ser ainda que eu q controlo.So quando estou parado e olhando é que vejo que nao ha um eu controlando.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Wed Mar 23, 2016 11:54 am

Olá Rogério!

O que me parece que estás a dizer é que quando olhas vês que o eu é uma ilusão, mas que esse ver não muda dramaticamente o teu dia-a-dia? O que é que pensas que devia ser diferente no teu dia-a-dia?

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Wed Mar 23, 2016 10:50 pm

Olá Sandra!!

[quote="Canfora"]O que me parece que estás a dizer é que quando olhas vês que o eu é uma ilusão, mas que esse ver não muda dramaticamente o teu dia-a-dia?O que é que pensas que devia ser diferente no teu dia-a-dia?

É que no dia-a-dia a sensação de um eu controlador continua.Todos os sentimentos , emoções , pensamentos , me afetam como se o eu fosse separado das coisas.Sei que as experiencias vao continuar aparecendo , mas nao era para esse eu( controlador ) perder a força ? Por exemplo: hoje mesmo passei por uma situaçao de ofensa no serviço.Passei um tempo olhando para aquela situaçao e os sentimentos acontecendo , mas isso ja faz mais de 6 hs e ainda estou com o sentimento (incomodo) e varios pensamentos do que deveria ter falado ou feito.Tudo isso pode ser experiencias acontecendo , mas ainda tudo isso e encarado como algo pessoal (eu).Esses tipos de reaçaoes nao irao diminuir?O que seria exatamente o significado de liberaçao? Antigamente nao poderia olhar para esse processo da forma como estou escrevendo.Ter toda essa visao ja deve significar alguma coisa?E se voce puder falar um pouco ,
o que seria a açao correta? Este corpo/mente reage as experiencias pelas proprias experiencias passadas.Aparentemente sinto que tenho o controle de expressar essas reaçaoes ou nao.Neste caso o que seria uma açao correta?O que seria uma açao de um eu nao separado?

Já falei besteira e perguntas de mais.( To mais aliviado de ter te perguntado essas coisas).

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Thu Mar 24, 2016 1:31 pm

Viva Rogério!
Antigamente nao poderia olhar para esse processo da forma como estou escrevendo.Ter toda essa visao ja deve significar alguma coisa?
Significa que às vezes és capaz de ver o que está a acontecer enquanto está a acontecer.

Tenho a impressão que pensas que esta experiência que está a acontecer agora podia e devia ser diferente do que é? O que é que te leva a acreditar que isso é possível?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Mar 25, 2016 5:07 pm

Olá Sandra!!
Tenho a impressão que pensas que esta experiência que está a acontecer agora podia e devia ser diferente do que é? O que é que te leva a acreditar que isso é possível?
É mais ou menos isso Sandra. Talves tenho criado expectativas de mais. Sempre os grandes mestres falaram de paz , amor , medos , fim do sofrimento .... e nao encontro essas coisas , a nao ser como ideias.Na investigaçao a procura de um eu , sei que nao existe um , mas ansiedade , sofrimento , medos, a principio me afentam como se fosse alguem sentindo , isso que acho que deveria ser diferente.Mas sei que isso nao pode ser possivel.Uma palavra que me veio agora é aceitaçao.Aceitar que esse que acha que estar a sentir ou controlar tambem é um acontecimento,Sei lá!!
Tambem acho que esse estado de ansiedade, desanimo, preguiça, impaciencia iriam diminuir.Mas eles nao vao sumir né? Quando eles surgem nao sao vistos como so experiencias acontecendo.Ai vem as duvidas , culpas ... ( nao Aceitaçao) e começa a investigaçao tudo de novo.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Fri Mar 25, 2016 8:16 pm

Viva Rogério!

Repara como as expetativas estão ligadas às nossas ideias de como a vida deveria ser. E repara como a vida é simplesmente como é (sem que os nossos pensamentos tenham o poder de alterar esta experiência) :)
Uma palavra que me veio agora é aceitaçao.Aceitar que esse que acha que estar a sentir ou controlar tambem é um acontecimento,Sei lá!!
Se observares o que está a acontecer aqui e agora - esta experiência - consegues ver que é só isto que está a acontecer? Consegues ver como o que está a acontecer não podia ser de outra forma? Como este momento é "aceitação" (porque não pode ser de outra forma)? Mesmo quando a experiência que estamos a ter é "negativa", é aceite pela vida em si (é o que está a acontecer...).

Consegues ver como os pensamentos são 99,9% sobre um passado imaginário ou um futuro imaginário?
(estou a dizer que o passado e o futuro são imaginários porque só existem nos pensamentos que estão a acontecer agora)

Consegues ver como um pensamento sobre algo que aconteceu um minuto atrás já é um pensamento sobre o que não está a acontecer e não tem o poder de alterar o que já aconteceu?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Mar 26, 2016 7:45 pm

Oi Sandra!!
Se observares o que está a acontecer aqui e agora - esta experiência - consegues ver que é só isto que está a acontecer? Consegues ver como o que está a acontecer não podia ser de outra forma? Como este momento é "aceitação" (porque não pode ser de outra forma)? Mesmo quando a experiência que estamos a ter é "negativa", é aceite pela vida em si (é o que está a acontecer...).

Estou compreendendo Sandra. A experiencia no agora é a unica coisa real. Mesmo que venha pensamentos de como deveria ser , Nada pode ser diferente do que ja ta sendo.
Consegues ver como os pensamentos são 99,9% sobre um passado imaginário ou um futuro imaginário?
(estou a dizer que o passado e o futuro são imaginários porque só existem nos pensamentos que estão a acontecer agora)
Sim. Sempre no passado ou no futuro.
Consegues ver como um pensamento sobre algo que aconteceu um minuto atrás já é um pensamento sobre o que não está a acontecer e não tem o poder de alterar o que já aconteceu?
Sim.Por exemplo: Senti raiva a um tempo atrás.Os pensamentos sobre esse sentimento nao pode alterar o que aconteceu e que agora nao esta mais acontecendo.

Se os pensamentos fossem vistos apenas como pensamentos , imagens acontecendo nao haveria tanto conflito.
Talves por habito eles se tornam importantes ainda dando a falsa impressão de um eu.Se tivesse estudado e lido menos o que esses homem falam de iluminaçao , despertar , nao teria criado tanta expectativas , ideias e crenças.
Tenho a "sensaçao " de que ainda preciso de um esforço para ter essa compreensao.Mas ta mais facil de ver.

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Sun Mar 27, 2016 7:28 pm

Olá Rogério,

Neste momento, é possível encontrar um eu? Se um eu existe, o que é este eu?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Mar 29, 2016 2:43 am

Olá Sandra!

Neste momento, é possível encontrar um eu? Se um eu existe, o que é este eu?
Nao.Os pensamentos estao sempre aparecendo dando a falsa impressao de um eu.Na maior parte do tempo parece que esses pensamentos nao sao reconhecidos ( como pensamentos) e por isso de tanta duvidas,conflitos.Parece que estou entendendo tudo isso Sandra , mas é como se estivesse distante ,abstrato.Entende?

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 29, 2016 11:03 am

Penso que sim, que entendo Rogério.

Existem certas coisas a acontecer na tua experiência que te levam a pensar que estás distante, abstrato.

Se observares essa experiência com curiosidade, o que é que vês?

Como são as sensações que te levam a pensar que estás distante, abstrato?
Essas sensações são sentidas onde?

Ou são os teus pensamentos sobre o que está a acontecer que te levam a dizer que estás distante, abstrato?

Há alguma razão para pensares que essa experiência não devia estar a acontecer?

Abraço!

Return to “Português”