Guia português disponível.

Canfora

Re: Guia português disponível.

Postby Canfora » Sat Sep 27, 2014 1:53 pm

:)

Canfora

Postby Canfora » Mon Sep 29, 2014 10:04 am

Olá Guga, vamos continuar?

gugabuga

Postby gugabuga » Mon Sep 29, 2014 9:52 pm

Olá Sandra,

Sim, vamos continuar.
Desculpe a ausência, mas fui para a roça no dia seguinte e não consegui conectar-me nem a internet nem ao 'ego'. Digo isso por que não se pode agarrar um ego, um eu por que são fenômenos mentais. E acho que devemos evitar qualquer discussão teórica em torno disso, será contraprodutivo. O fato é tenho muitas razões para crer que o 'eu' tal qual o percebemos é uma 'ilusão' e ver através dessa ilusão é o que estou tentando fazer. Vale ainda acrescentar que eu acho que entendo a sua insistência em dizer que não existe nada. Eu tive um pitada desse nada, não havia nada ninguém dentro de mim, isso aconteceu no banheiro como já te relatei. Ver os pensamentos acontecendo sem a 'minha' participação já aconteceu algumas vezes e acho que esta ficando mais comum observar isso. Eu gostaria de poder dizer para você que ver a ilusão do eu é uma constante na minha vida e que não sou mais prisioneiro desse truque da nossa mente. Mas ainda não é o caso. Eu insisto em observar, investigar e etc...

Tentando agarrar 'o eu' eu agarro essa voz dentro da minha cabeça que sou eu. Ou seja os meus pensamentos. Insisto nisso, claro que não agarro nada, a tensão cresce e eu paro.

Abraços,

Guga

Canfora

Postby Canfora » Tue Sep 30, 2014 10:25 am

Olá Guga,
(...) não consegui conectar-me nem a internet nem ao 'ego'. Digo isso por que não se pode agarrar um ego, um eu por que são fenômenos mentais.
O que é que queres dizer com isto? O ego existe ou não existe? Encontraste um ego ou não encontraste um ego?
E acho que devemos evitar qualquer discussão teórica em torno disso, será contraprodutivo.
Pensas que estamos a discutir teoria? O que é que te leva a pensar isso?
O fato é tenho muitas razões para crer que o 'eu' tal qual o percebemos é uma 'ilusão' e ver através dessa ilusão é o que estou tentando fazer.
Essas razões são teorias? Se te baseares em teorias, como é que queres ver a ilusão? As teorias mantém a ilusão.
Vale ainda acrescentar que eu acho que entendo a sua insistência em dizer que não existe nada.
A única coisa que eu digo é que não existe um eu separado. E o que espero que faças é verificares na tua experiência se é verdade ou não. Não deves acreditar em nada do que eu digo. Se não verificares por ti, estamos a ir por um beco sem saída.
Eu tive um pitada desse nada, não havia nada ninguém dentro de mim, isso aconteceu no banheiro como já te relatei.
E agora, há alguém dentro de ti? Basta olhar para a tua experiência - para o que está acontecer aqui e agora - para ver a resposta, Guga.
Ver os pensamentos acontecendo sem a 'minha' participação já aconteceu algumas vezes e acho que esta ficando mais comum observar isso.
Ótimo.
Eu gostaria de poder dizer para você que ver a ilusão do eu é uma constante na minha vida e que não sou mais prisioneiro desse truque da nossa mente.
Não é a tua vida. É só vida a acontecer sem um eu. A ilusão é vista ou não. Mas não existe um prisioneiro da mente. Só como uma hitória sobre o que está a acontecer.
Eu insisto em observar, investigar e etc...
Observar, investigar acontece. Se olhares, consegues encontrar o sujeito que observa e investiga?
Tentando agarrar 'o eu' eu agarro essa voz dentro da minha cabeça que sou eu. Ou seja os meus pensamentos. Insisto nisso, claro que não agarro nada, a tensão cresce e eu paro.
Quando dizes que não agarras nada, estás a dizer que não existe um eu a pensar? Se vês que não existe um eu a pensar sempre que olhas para os pensamentos, isso não é suficiente para veres que não há um eu a pensar? Porque é que insistes?

Abraço, Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Tue Sep 30, 2014 9:32 pm

Cara Sandra,

Obrigado pela resposta detalhada. Terminei de trabalhar ainda agora, estou muito cansado e preciso de uma cabeça fresca para me fazer entender e não fazer mais confusão entre nós.
Boa noite,

Guga

gugabuga

Postby gugabuga » Wed Oct 01, 2014 10:38 pm

Cara Sandra,
O que é que queres dizer com isto? O ego existe ou não existe? Encontraste um ego ou não encontraste um ego?
Não agarrei nada por que não se pode agarrar um fenômeno mental.
Pensas que estamos a discutir teoria? O que é que te leva a pensar isso?

gugabuga wrote:O fato é tenho muitas razões para crer que o 'eu' tal qual o percebemos é uma 'ilusão' e ver através dessa ilusão é o que estou tentando fazer.

Essas razões são teorias? Se te baseares em teorias, como é que queres ver a ilusão? As teorias mantém a ilusão.

gugabuga wrote:Vale ainda acrescentar que eu acho que entendo a sua insistência em dizer que não existe nada.
A única coisa que eu digo é que não existe um eu separado. E o que espero que faças é verificares na tua experiência se é verdade ou não. Não deves acreditar em nada do que eu digo. Se não verificares por ti, estamos a ir por um beco sem saída.

Esta claro para mim que tem que ser um experiência, uma verificação que eu tenho que fazer.
E agora, há alguém dentro de ti? Basta olhar para a tua experiência - para o que está acontecer aqui e agora - para ver a resposta, Guga.

Agora há alguém dentro de mim, mas as coisas não são como antes. . . Coisas 'engraçadas' acontecem, estou alguns dias muito antenado no momento. Outras vezes não venho para esse esta tão facilmente. Um vazio acontece e esta tudo ok. Mas parece que 'selfie', não apenas acontece, mas apega-se a essa realidade é como alguém se afogando e agarrando-se a vida. Sinto um forte tensão nos momentos que estou investigando ativamente, é o afogado, afogando-se.
Não é a tua vida. É só vida a acontecer sem um eu. A ilusão é vista ou não. Mas não existe um prisioneiro da mente. Só como uma hitória sobre o que está a acontecer.
Não é a minha vidam não é a sua vida, não é a vida de ninguém. Tudo apenas acontece. Então o que estamos fazendo aqui ? Tudo é apenas histórias, então não há nada para nós conversarmos aqui.
Observar, investigar acontece. Se olhares, consegues encontrar o sujeito que observa e investiga?
O sujeito que observa e investiga acontece.
Quando dizes que não agarras nada, estás a dizer que não existe um eu a pensar? Se vês que não existe um eu a pensar sempre que olhas para os pensamentos, isso não é suficiente para veres que não há um eu a pensar? Porque é que insistes?
Eu não insisto com nada, simplesmente esta aqui, acontece. E se o que você diz é verdade, minha conclusão é que não há nada há fazer. Eu olho, acontece ou não de ver que esse eu que nós experimentamos não é, o que nós usualmente pensamos que é. Se eu não vejo, não vejo, tenho que olhar de novo e novo... Existe outra saída ?

Abraços,

Guga

Canfora

Postby Canfora » Thu Oct 02, 2014 3:09 pm

Olá Guga e obrigada pela tua resposta.

O que é que está a acontecer aqui e agora?

Digamos que a resposta é "Eu estou a olhar para o écran do computador".

Nesta frase acima há uma série de pensamentos sobre o que se passa aqui e agora:

Eu - sujeito

estou a olhar - ação

para o écran do computador - objeto.

Olha para a experiência em si.

Vês o eu?

Vês a ação?

Vês o objeto?

Descreve a experiência, se faz favor.

Abraço, Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Thu Oct 02, 2014 11:17 pm

Oi Sandra,
 Digamos que a resposta é "Eu estou a olhar para o écran do computador".

Nesta frase acima há uma série de pensamentos sobre o que se passa aqui e agora:

Eu - sujeito

estou a olhar - ação

para o écran do computador - objeto.

Olha para a experiência em si.

Vês o eu?

Vês a ação?

Vês o objeto?

Descreve a experiência, se faz favor.
Estou a digitar essa resposta para você. Sim eu estou aqui, muito obrigado. Novamente eu não vejo o eu. O eu acontece. ´O laptop esta quente no meu colo. Esse teclado é macio e fácil de digitar. Estou cansado e já preocupado com o que tenho que fazer amanhã. Busco observar o que mais teria pra te descrever, mas nada me ocorre, apesar de gostar de teclar nesse laptop.

Abraços,

Guga

Canfora

Postby Canfora » Fri Oct 03, 2014 1:12 pm

Olá Guga,

"Estou a digitar essa resposta para você. Sim eu estou aqui, muito obrigado. Novamente eu não vejo o eu. O eu acontece. ´O laptop esta quente no meu colo. Esse teclado é macio e fácil de digitar. Estou cansado e já preocupado com o que tenho que fazer amanhã. Busco observar o que mais teria pra te descrever, mas nada me ocorre, apesar de gostar de teclar nesse laptop."

O que descreves são pensamentos.
Podias descrever o que acontece durante a experiência de olhar para o écran?

Abraço, Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Fri Oct 03, 2014 11:03 pm

Cara Sandra,

"... não vejo..", "... esta quente...", "...é macio...", "... estou cansado..." e etc.. são palavras que expressam uma experiência qualquer onde eu não vejo, algo esta quente, outra coisa é macio e finalmente estou cansado.

Sobre a minha experiência de olhar para o ecrãn do laptop... vejo o ecrã do laptop, o branco salienta-se nos meus olhos, meus olhos ardem, esta tarde e estou cansado.

Abraços,

Guga

Canfora

Postby Canfora » Sat Oct 04, 2014 10:43 am

Olá Guga,

Começo a ter a impressão de que outro guia, com uma forma de guiar diferente da minha, podia ser mais útil do que eu. És da mesma opinião?

Abraço, Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Sun Oct 05, 2014 11:28 pm

Cara Sandra,

Eu não sei se esse é o caso. Apenas sei que mesmo que eu veja o "vazio" do que se passa dentro de mim, ainda não estou livre das histórias que a minha mente produz. Dito em outras palavras eu ainda acredito nas alucinações que vejo no deserto. Se nos momentos de paz em que estou com o meu objecto de meditação e sinto-me leve e livre. Mas fora dessas situação mesmo que tudo esteja ok, há uma tensão subjacente a tudo e apenas preciso me distrair disso, lendo os jornais ou vendo tv.

Abraços,

Guga

Canfora

Postby Canfora » Mon Oct 06, 2014 1:32 pm

Olá Guga,

Neste momento, não me parece que eu seja a pessoa que te pode ajudar.
Sugiro que, em http://liberationunleashed.com/nation/viewforum.php?f=4, leias alguns dos diálogos e abras um novo tópico a solicitar um dos guias cujo estilo te agrade.

Foi um prazer acompanhar-te e desejo que encontres aquilo que procuras com a maior brevidade possível.

Abraços, Sandra

gugabuga

Postby gugabuga » Mon Oct 06, 2014 8:07 pm

Cara Sandra,

Obrigado por tudo. Pela disponibilidade e pela boa fé.

Abraços,

Guga

Return to “Português”