Há um guia disponível?

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
Canfora

Re: Há um guia disponível?

Postby Canfora » Sun Mar 13, 2016 8:37 pm

Podes tentar fazer essa experiência:
Primeiro, com os olhos fechados, sente uma fruta.
Depois, com os olhos fechados, sente o eu.
Qual é a diferença entre sentir algo que existe e sentir algo que... bom... sentes que existe ou não? O que é que descobres sobre o sentir um eu se fizeres esta experiência?

Dolano S.

Postby Dolano S. » Sun Mar 13, 2016 11:25 pm

Olá Dolano!

Não precisas de fazer as quotes, não te preocupes com isso.

Sim, dá a impressão que o corpo está separado. Mas separado do quê? Da vida? Como é que esse corpo que tu vês pode estar separado do resto da natureza, da totalidade do que é experimentado?

Quando tocas numa fruta, podes afirmar que estás a sentir sensações que são causadas pela existência da fruta. Mesmo com os olhos fechados, consegues perceber se estás a tocar numa banana, ou numa manga, ou numa laranja.

Se fechares os olhos e sentires as sensações que dizes que são o eu que é o corpo, o que é que sentes? Um eu (da mesma forma que é possível sentir uma fruta) ou sensações? É possível sentir um eu?

Abraço
Canfora escreveu; Sim, dá a impressão que o corpo está separado. Mas separado do quê? Da vida? Como é que esse corpo que tu vês pode estar separado do resto da natureza, da totalidade do que é experimentado?
Realmente não é possível está separado de nada. Antes tinha uma ideia que o limite da separação seria o vazio. Acreditava que só as formas os objetos existia. Mas agora vejo que não podemos está separado nem daquilo que denominamos como vazio. Muito esclarecedor da forma que tu fala. Obrigado !!
Canfora Escreveu ; Quando tocas numa fruta, podes afirmar que estás a sentir sensações que são causadas pela existência da fruta. Mesmo com os olhos fechados, consegues perceber se estás a tocar numa banana, ou numa manga, ou numa laranja.

Se fechares os olhos e sentires as sensações que dizes que são o eu que é o corpo, o que é que sentes? Um eu (da mesma forma que é possível sentir uma fruta) ou sensações? É possível sentir um eu?
Não é possível sentir um eu, apenas sensações.. percebo agora que só quando analiso, penso, é que vem a ideia do eu. quando olha para o corpo ai vem o pensamento de separação.. mais se não pensar não há um eu. Abraços !
gf

Canfora

Postby Canfora » Mon Mar 14, 2016 11:39 am

Uau! Fico feliz com as tuas respostas. Sim, a separação só parece existir por causa da forma como pensamos, mas se tentarmos achar limites, fronteiras, provas de que essa separação existe, não é possível encontrar separação.

Consegues ver como a linguagem faz parecer que existe um eu?

Quando dizemos "eu respiro" ou "eu penso" ou "eu quero" - dá a impressão que existe um eu.

Seria mais "verdadeiro" dizer "respirar está a acontecer" ou "pensar está a acontecer ou "querer está a acontecer" ou algo parecido, em que se expressasse uma vivência que não implica a existência de um sujeito.

Pensar, por exemplo - já falámos sobre os pensamentos? Penso que não. Se observares os pensamentos o que é que vês?

Os pensamentos pensam?

Há um eu a pensar?

Há um eu a controlar os pensamentos?

Abraço!

Dolano S.

Postby Dolano S. » Wed Mar 16, 2016 2:30 am

Canfora Escreveu: Consegues ver como a linguagem faz parecer que existe um eu?

Quando dizemos "eu respiro" ou "eu penso" ou "eu quero" - dá a impressão que existe um eu.

Seria mais "verdadeiro" dizer "respirar está a acontecer" ou "pensar está a acontecer ou "querer está a acontecer" ou algo parecido, em que se expressasse uma vivência que não implica a existência de um sujeito.

Pensar, por exemplo - já falámos sobre os pensamentos? Penso que não. Se observares os pensamentos o que é que vês?

Os pensamentos pensam?

Há um eu a pensar?

Há um eu a controlar os pensamentos?
OIha, sempre que faço essa investigação sobre os pensamentos parece que existe alguém a pensar os pensamentos. É muito nítido e claro que existe alguém a pensar os pensamentos. E que não existe ninguém a fazer nada também, que Ramesh Balsekar sempre dizia que tudo acontece e não existe uma fazedor, uma entidade que faz. Não consigo perceber isso. Parece que sou eu que decido fazer várias coisas. Exemplo: Eu DECIDO IR TOMAR UM COPO DÁGUA. Quem decidiu ir tomar um copo dágua ?
gf

Canfora

Postby Canfora » Wed Mar 16, 2016 1:54 pm

parece que existe alguém a pensar os pensamentos
Se há alguém a pensar, este alguém não é só um pensamento e tu podes encontrar este pensador. Se te sentares num lugar sossegado a observar os pensamentos o que é que vês que está a pensar?
Exemplo: Eu DECIDO IR TOMAR UM COPO DÁGUA. Quem decidiu ir tomar um copo dágua ?
Boa pergunta.
Da próxima vez que fores tomar um copo de água observa o que está a acontecer:
- o corpo faz o que tem a fazer e os pensamentos contam a história do "eu decido" ou há um eu presente a decidir que vai tomar um copo de água - a decidir ir à cozinha, os movimentos do corpo, o copo que vai agarrar, tudo, tudo, tudo?

Nunca te aconteceu ires à cozinha beber água a pensar em coisas que nada tem a ver com a decisão de tomar água?

Quando tomas banho, por exemplo. Tens que decidir tudo o que vais fazer? Ou na maioria do tempo, tomar banho está a acontecer enquanto pensas numa série de outras coisas que não tem nada a ver com tomar banho?

Dolano S.

Postby Dolano S. » Thu Mar 17, 2016 12:05 am

Realmente.. faço coisas pensando em outras totalmente diferentes. Parece que o corpo age automático.
gf

Canfora

Postby Canfora » Thu Mar 17, 2016 1:19 pm

Um eu é necessário para fazer acontecer alguma coisa no corpo?
Respirar, digerir, olhar, ouvir, andar, sarar uma ferida...

Há um eu presente a fazer as coisas acontecerem? Diz-me o que andas a ver acontecer, se não não sei o que se passa contigo :)

Dolano S.

Postby Dolano S. » Fri Mar 18, 2016 1:04 am

Realmente !!! estou percebendo que o eu não é necessário para nada. Só tem uma dúvida.. quando estou tranquilo e calmo, quando tudo vai bem, é fácil sentir que não existe um eu. Mas quando alguém me faz raiva ou me provoca, ou quando estou em um situação difícil; ai parece que o eu instala. Ai não consigo sentir ausência do eu. Me sinto separado e quero atacá-lo !! Esses são os momentos mais importantes para nos sentirmos sem esse eu, mas não consigo. Queria sua orientação nesse ponto. Abraços !!!!
gf

Canfora

Postby Canfora » Fri Mar 18, 2016 11:21 am

Olá Dolano!

Deves ter recebido um mail com este aviso, mas aqui está uma tradução:

"Nós estaremos migrando nosso site (http: //www.liberation unleashed.com) e
este fórum para um novo servidor hoje, bem como fazer alguma manutenção em ambos.
Isso significa que tanto o site e fórum será desligada a partir das 15:00
Hora Central Europeia de hoje (18 de Março de 2016).
Nós ainda não temos uma indicação da duração deste tempo de inatividade, mas
pode levar até 48 horas. Todos os usuários registrados receberão um e-mail quando
LU estiver on-line novamente."

É possível que o forum esteja fora do ar durante 48 horas ou mais.

Canfora

Postby Canfora » Fri Mar 18, 2016 11:38 am

A Ilona (uma das fundadoras deste site) escreveu hoje um post no Facebook que eu vou traduzir para aqui, porque acho que tem tudo a ver com a tua questão. Aqui vai:

"Não é interessante que quando algo agradável acontece, quando estamos alegres e felizes, nós não perguntamos - porque é que isso está acontecendo? Nós apenas desfrutamos desse sentimento agradável.

Mas quando algo desagradável acontece, quando nos sentimos como uma porcaria, irritado, frustrado, desesperado, deprimido, nós questionamento por que está acontecendo comigo?!? Porque é que esta emoção está aqui, como se livrar dela, como nunca sentir isso de novo?

Se é agradável ou não, nenhum sentimento é final. As emoções não são estados sólidos. Eles vêm para ser experimentados.

Sentir frustração é o que nos leva a olhar a realidade, o sofrimento nos coloca no caminho certo para encontrar a verdade, a dor é um professor e é parte da vida. Estamos acostumados a fugir da dor e buscar o prazer. Prazer e dor são igualmente necessários na experiência humana. Fugindo de emoções indesejadas não é uma opção que vai nos libertar delas.

Ser abertos significa permitir que todos os sentimentos, bons, maus e os feios, sejam sentidos, sem julgar nada como sendo errado.

A diferença entre procurar e encontrar é tão simples como isto - busca é procurar algo que não está aqui e achar é olhar para o que está aqui."

Dolano S.

Postby Dolano S. » Sat Mar 19, 2016 1:49 am

Muito bom o texto !!!! Obrigado !!
gf

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 22, 2016 1:06 pm

Olá! Como é que vão as coisas? Tens alguma dúvida? Ou consegues ver que o eu é uma ilusão?
Abraço

Dolano S.

Postby Dolano S. » Wed Mar 23, 2016 2:07 am

Olha estou bem.. obrigado !! olha, aos poucos com a investigação que vc me ajudou estou conseguindo ver realmente que o eu é um ilusão. Parece que ele existe só sem a investigação e observação. Agora vejo que faz sentido tudo que os grandes Mestres diziam , para voltarmos para dentro. Gostaria de te perguntar sobre o "eu sou" que os Mestres sempre falam. o que seria esse Eu sou ? seria o mesmo que nossa essencia ?
gf

Canfora

Postby Canfora » Wed Mar 23, 2016 12:06 pm

Para mim o "eu sou" é mais um "isto é". Esta experiência é.
Aparentemente existe um eu a experimentar separado desta experiência, mas quando investigamos vemos que o eu é também esta experiência, não é uma entidade separada que tem controle sobre uma experiência que é pessoal, que lhe pertence e que consegue controlar de acordo com a sua vontade.

Ver que o eu não existe como uma entidade separada pode ser um primeiro passo que leva a uma investigação de outras crenças.

Vês alguma coisa que te leve a acreditar que existe uma essencia que é um "eu sou"?

Dolano S.

Postby Dolano S. » Thu Mar 24, 2016 3:35 am

O que me faz sentir esse Eu sou é como se ele fosse um vazio que intermeia o corpo e todas as sensações. O que chamamos de corpo é apenas processos dinâmicos que aparecem nesse Eu Sou e mesmo tempo é ele. Esse dispositivo me ajuda muito.
gf

Return to “Other Languages”