CONSCIÊNCIA PURA

Dansk, Nederlands, Suomeksi, Portuguesa
Dhyan

CONSCIÊNCIA PURA

Postby Dhyan » Mon Feb 29, 2016 1:58 am

What brings you to Liberation Unleashed?:

Trago as minhas inquietações e dúvidas de como permanecer no que já sou, consciência pura.

What are you looking for? What do you expect from this?:

Procuração liberação da identificação com o corpo e mente. Espero com isso ver a realidade como ela é.

What is your background in terms of seeking and inquiry?:

Estou em caminhos espirituais progressivos desde 1989 e sinto que ainda está faltando algo para a percepção das coisas como elas são.

How ready are you to question your beliefs about who you are and see the truth no matter what? On a scale from one to ten (ten being most ready). : 9

Canfora

Re: CONSCIÊNCIA PURA

Postby Canfora » Mon Mar 07, 2016 12:30 pm

Viva Dhyan e bem vindo ao fórum da LU.
Só vi o teu post hoje e peço desculpas pelo atraso numa resposta! Espero que não tenhas perdido o entusiasmo.

Suponho que sabes como é que estas conversas funcionam? Eu sou só um guia, faço perguntas e tu procuras as tuas respostas na tua experiência imediata.
Trago as minhas inquietações e dúvidas de como permanecer no que já sou, consciência pura.
Acho que o que dizes aqui é muito curioso. Como é que sabes que és consciência pura? O que é que existe na tua experiência que é esta consciência?

Dhyan

Postby Dhyan » Mon Mar 07, 2016 3:11 pm

Viva Dhyan e bem vindo ao fórum da LU.
Só vi o teu post hoje e peço desculpas pelo atraso numa resposta! Espero que não tenhas perdido o entusiasmo.

Suponho que sabes como é que estas conversas funcionam? Eu sou só um guia, faço perguntas e tu procuras as tuas respostas na tua experiência imediata.
Acho que o que dizes aqui é muito curioso. Como é que sabes que és consciência pura? O que é que existe na tua experiência que é esta consciência?
Na realidade ainda não sei ao certo, estou cheio de informações de livros que tenho lido e tendo feito alguns exercícios sugerido pelos autores, mas não dá para saber exatamente que sou consciência pura. Sei que sou consciente de objetos e de pensamentos quando me concentro neles, quando não faço essa concentração fico geralmente no piloto automático, fazendo coisas sem a consciência delas.
Como é o meu primeiro contato, gostaria de saber se respondo como fiz agora pelo Quote ou faço sempre pelo Post Reply?

Canfora

Postby Canfora » Mon Mar 07, 2016 5:05 pm

Como é o meu primeiro contato, gostaria de saber se respondo como fiz agora pelo Quote ou faço sempre pelo Post Reply?
Penso que tens de fazer Post Reply para poder usar a função Quote. Acho que já percebeste como se faz.
Na realidade ainda não sei ao certo, estou cheio de informações de livros que tenho lido e tendo feito alguns exercícios sugerido pelos autores, mas não dá para saber exatamente que sou consciência pura.
Ótimo! A ideia é veres por ti próprio o que é real na tua experiência.
Sei que sou consciente de objetos e de pensamentos quando me concentro neles, quando não faço essa concentração fico geralmente no piloto automático, fazendo coisas sem a consciência delas.
O objetivo desta conversa é verificar experiêncialmente se existe um eu separado da vida, que tem controlo sobre uma parte da existência.

Se eu te disser que um eu não existe, nunca existiu e nunca irá existir, quais são os teus pensamentos, o que é que sentes?

Dhyan

Postby Dhyan » Mon Mar 07, 2016 6:49 pm

Penso que tens de fazer Post Reply para poder usar a função Quote. Acho que já percebeste como se faz.
Na realidade ainda não sei ao certo, estou cheio de informações de livros que tenho lido e tendo feito alguns exercícios sugerido pelos autores, mas não dá para saber exatamente que sou consciência pura.
Ótimo! A ideia é veres por ti próprio o que é real na tua experiência.
Sei que sou consciente de objetos e de pensamentos quando me concentro neles, quando não faço essa concentração fico geralmente no piloto automático, fazendo coisas sem a consciência delas.
O objetivo desta conversa é verificar experiêncialmente se existe um eu separado da vida, que tem controlo sobre uma parte da existência.

Se eu te disser que um eu não existe, nunca existiu e nunca irá existir, quais são os teus pensamentos, o que é que sentes?
Quando li pela primeira vez essa informação, senti um grande alívio, mas ainda está só no intelecto, não consigo perceber de uma forma integrada com o meu dia a dia.

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 08, 2016 11:02 am

Quando li pela primeira vez essa informação, senti um grande alívio, mas ainda está só no intelecto, não consigo perceber de uma forma integrada com o meu dia a dia.
Repara que se não existe um eu, o que está a acontecer no teu dia a dia já está a acontecer sem esse eu.
O que é que pensas que pode vir a mudar se vires com uma certeza absoluta que o eu não existe?
Procuração liberação da identificação com o corpo e mente.
Como é que seria estar liberto da identificação com o corpo e mente?

E, já agora, o que é que encontras na tua experiência que precisa de se libertar da identificação com o corpo e mente? O que é para ti o eu?

Dhyan

Postby Dhyan » Tue Mar 08, 2016 2:44 pm

Repara que se não existe um eu, o que está a acontecer no teu dia a dia já está a acontecer sem esse eu.
O que é que pensas que pode vir a mudar se vires com uma certeza absoluta que o eu não existe?
Procuração liberação da identificação com o corpo e mente.
Como é que seria estar liberto da identificação com o corpo e mente?

E, já agora, o que é que encontras na tua experiência que precisa de se libertar da identificação com o corpo e mente? O que é para ti o eu?
Sandra, muito obrigado pelo seu Amor e disponibilidade nestas orientações.

Mesmo sem ter a certeza absoluta que o eu não existe, as coisas do dia a dia continuarão a acontecer de qualquer forma, não vai mudar nada.

Com a certeza que o eu não existe acredito que acabaria o sofrimento, mas quem é que perceberia que não há o sofrimento ? O eu ou o quê? O que existe que percebe as coisas que não seja o eu?

A minha percepção ainda é que o eu é o que faz e decide as coisas da vida.

A sensação de que é eu que faço e decido, inclusive isso que estou fazendo agora, conversando com você é o que dificulta a libertação da identificação com o corpo e mente.

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 08, 2016 4:39 pm

Obrigada por essas palavras Dhyan! É um prazer!
Vamos fazer um pequeno exercício.
Observa uma das tuas mãos.
Vê como a mão se move.

Se for um eu a fazer a mão mover-se, deves conseguir experimentar esse eu, da mesma forma que consegues ver, ouvir, cheirar, tocar, e mesmo saborear, a mão. Dito de outra forma: se um eu existe, tens de conseguir encontrá-lo na tua experiência, tal como encontras a mão, umas chaves, o computador.

Quando a mão se move, o que é que vês a mover a mão?

Vês um eu a decidir quando e como a mão se vai mover?

Quando a mão deixa de ser mover, é um eu que a faz parar?

Dhyan

Postby Dhyan » Tue Mar 08, 2016 6:09 pm

Vê como a mão se move.

Se for um eu a fazer a mão mover-se, deves conseguir experimentar esse eu, da mesma forma que consegues ver, ouvir, cheirar, tocar, e mesmo saborear, a mão. Dito de outra forma: se um eu existe, tens de conseguir encontrá-lo na tua experiência, tal como encontras a mão, umas chaves, o computador.

Há um pensamento, vontade ou solicitação de alguém que faz a mão se mover, mas não vejo nada, é algo sutil que vem não sei de onde e executa a ação. Não vejo um eu a decidir se mover ou a parar, mas há alguma coisa, energia que dá comando a essa ação. Um corpo humano morto, não tem essa energia e vida que executa as ações, já um corpo vivo, sim, nele há uma energia, vida que torna possível tudo acontecer.

Dhyan

Postby Dhyan » Tue Mar 08, 2016 8:58 pm

Vê como a mão se move.

Há um pensamento, vontade ou solicitação de alguém que faz a mão se mover, mas não vejo nada, é algo sutil que vem não sei de onde e executa a ação. Não vejo um eu a decidir se mover ou a parar, mas há alguma coisa, energia que dá comando a essa ação. Um corpo humano morto, não tem essa energia e vida que executa as ações, já um corpo vivo, sim, nele há uma energia, vida que torna possível tudo acontecer.
Em suma, com o exercício, não consigo experimentar o eu, da mesma forma que experimento as diversas sensações com a mão. Onde está ele? Parece que não existe, mas no geral parece que sim, não tenho o tempo todo essa percepção que não existe.

Canfora

Postby Canfora » Wed Mar 09, 2016 4:42 pm

Onde está ele? Parece que não existe, mas no geral parece que sim, não tenho o tempo todo essa percepção que não existe.
Quando escreves percepção, estás a referir-te à sensação de ser um eu, à sensação de presença, de vida?

Se passares algum tempo a observar/experimentar essa sensação, o que é que encontras?

Uma sensação + pensamentos (isto sou eu) ou um eu, uma entidade?

Dirias que sentes que és um eu sempre ou só de vez em quando? O que é que te faz sentir que és um eu? Consegues dar-me um exemplo ou dois de alturas em que parece que és um eu?

Abraço

Dhyan

Postby Dhyan » Wed Mar 09, 2016 10:53 pm

Onde está ele? Parece que não existe, mas no geral parece que sim, não tenho o tempo todo essa percepção que não existe.
Quando escreves percepção, estás a referir-te à sensação de ser um eu, à sensação de presença, de vida?

Se passares algum tempo a observar/experimentar essa sensação, o que é que encontras?

Uma sensação + pensamentos (isto sou eu) ou um eu, uma entidade?

Dirias que sentes que és um eu sempre ou só de vez em quando? O que é que te faz sentir que és um eu? Consegues dar-me um exemplo ou dois de alturas em que parece que és um eu?

Abraço
Exatamente, com percepção refiro-me à vida, presença.

Ao observar, vejo que a percepção pessoal desaparece, não encontro nada, apenas a vida acontecendo.

Com uma sensação + pensamentos vejo como o meu próprio eu porque estou ali experimentando no meu corpo e mente.

Na maioria dos momentos sinto que sou um eu, mas quando para para observar ele não é experimentado. Sinto que sou um eu porque na minha mente vejo pensamentos e no meu corpo sensações que na maioria dizem respeito a mim. Por exemplo quando percebo emoções e pensamentos que tem haver com o meu jeito de ser e personalidade, aí penso, esse aí sou eu. Agora me veio uma dúvida, quem diz esse aí sou eu?

Canfora

Postby Canfora » Thu Mar 10, 2016 6:07 pm

Viva Dhyan!

Aqui está uma explicação sobre o uso da função Quote:
- quando vais escrever uma resposta, em vez de carregares em "resposta rápida", usas o botão colorido "Post Reply" que está abaixo, no lado esquerdo;
- no sítio onde escreves, colocas o cursor do rato onde queres que as minhas palavras apareçam;
- selecionas com o rato as palavras que queres "quotar";
- carregas no botão lilás/alaranjado "Quote" que está logo acima, no lado direito.
as minhas palavras aparecem num retângulo colorido como este, o que facilita a leitura
- se quiseres verificar se está tudo ok, em vez de carregares em Enviar, carregas em Prever e vês o aspeto do teu post, como se tivesse sido submetido. Depois não te esqueças de Enviar, ou eu não vou ver o teu post.

Agora me veio uma dúvida, quem diz esse aí sou eu?
Essa pergunta é muito boa :)
Ao observar, vejo que a percepção pessoal desaparece, não encontro nada, apenas a vida acontecendo.
Sim, essa também é a minha experiência.
Com uma sensação + pensamentos vejo como o meu próprio eu porque estou ali experimentando no meu corpo e mente.
Repara que estás a dizer que existe um eu que tem um corpo e uma mente. Isto quer dizer que a mente e o corpo não são um eu? Ou achas que existe um eu dentro do corpo que tem uma mente?
Na maioria dos momentos sinto que sou um eu, mas quando para para observar ele não é experimentado.
Consegues descrever essa sensação de ser um eu?
Onde é que está localizada?
Que tamanho é que tem?
A sensação é sempre igual ou está sempre a mudar?

Não te preocupes se te parecer que as respostas são difíceis de encontrar. Não há uma resposta certa ou errada - o que eu pretendo é que olhes para esta sensação de ser um eu (a sintas tal como é) e a descrevas. Para verificares se encontraste um eu ou uma sensação.
Por exemplo quando percebo emoções e pensamentos que tem haver com o meu jeito de ser e personalidade, aí penso, esse aí sou eu.
És então essas emoções e pensamentos?
Como tu próprio disseste muito bem
Agora me veio uma dúvida, quem diz esse aí sou eu?
como é que tu podes ser algo que estás a perceber? Como é que tu podes ser os pensamentos sobre o eu?

Se eu estiver a ir depressa demais diz, se faz favor!

Abraço

Dhyan

Postby Dhyan » Fri Mar 11, 2016 4:03 am

Oi Sandra, o andamento das suas orientações está num bom ritmo, não precisa mudar. Sou muito grato pela sua paciência e compaixão.

Agora revendo o que postei vejo que o que há é a consciência sendo vivida em um corpo e mente.

A sensação de ser um eu é quando estou a pensar nas minha "supostas" decisões.

Está localizado no corpo e o seu tamanho seria todo o proprio corpo.

A sensação está sempre a mudar. Quando estou consciente de algo é a consciência percebendo o corpo e mente como sendo um só e quando não estou consciente as coisas acontecem automaticamente sem uma percepção de quem é quem.

O que me parece é que não encontro o eu mas apenas uma sensação de que o corpo mais as sensações seja o eu.

Naquele momento sim, acredito que as emoções e pensamento seja o eu, mas depois tudo muda e desaparece, perco então essa sensação de que aquilo seja eu, quem sou então?

Abraços

Canfora

Postby Canfora » Fri Mar 11, 2016 3:56 pm

Viva Dhyan!

Apaguei o teu segundo post com as quotes misturadas, espero que não te importes (consigo fazer isso porque tenho permissões de administrador neste site).
Agora revendo o que postei vejo que o que há é a consciência sendo vivida em um corpo e mente.
Como é que sabes que há consciência dentro do corpo e da mente?

Esta consciência é algo que consegues ver, ouvir, cheirar, tocar, saborear - como poderias fazer com uma flor ou com um prato de feijão com arroz?

Como é que sabes que "consciência" não é só uma ideia?

Abraço!

Return to “Other Languages”